sábado, 7 de julho de 2012

Participação em inauguração de obras está proibida para candidatos

A partir deste sábado (07.07), os candidatos ao Executivo e Legislativo nas eleições deste ano estão proibidos de participarem de inauguração de obras púbicas ou fazer pronunciamentos em rádio e TV fora do horário eleitoral. A única exceção será quando a Justiça Eleitoral autorizar.

As regras eleitorais também vetam nomeações, contratações ou demissões sem justa causa de servidores públicos até a posse dos eleitos nas disputas. Apenas está autorizado o ato para cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança.

Também está proibido o repasse de recursos da União aos Estados e municípios, e dos Estados aos municípios. Será permitido apenas o destino de valores para obras já autorizadas ou que estejam em execução, além de situações de emergência ou calamidade pública.

Fonte: Portal Prudentino

Sindicato acusa JBS-Friboi de maltratar funcionários


A empresa JBS/Friboi, que possui frigoríficos nas cidades de Alta Floresta, Colíder e Matupá, em Mato Grosso, foi acusada no Ministério Público do Trabalho (MPT) de não cumprir normas trabalhistas e de prevenção a doenças e acidentes de trabalho.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Carnes e Laticínios do Portal da Amazônia (Sintracal), que protocolou a denúncia no MPT de Alta Floresta (830 km ao Norte da Capital) e na Federação dos Trabalhadores nas Indústrias de Mato Grosso (Fetiemt), a empresa estaria obrigando funcionários doentes e acidentados a trabalharem, mesmo com dores.

 Consta na denúncia que, nos frigoríficos citados, os trabalhadores são submetidos a condições análogas ao trabalho escravo, tendo o acesso à água e aos sanitários de maneira escassa e controlada. “Os frigoríficos em nossa região, de maneira geral, se transformaram em fábricas de moer gente, com a complacência e a omissão do Estado”, diz trecho do documento.

Segundo a entidade, os funcionários da JBS/Friboi são constantemente submetidos a jornadas diárias exaustivas, trabalhando duas horas seguidas, com o agravante de estarem em áreas de risco e insalubres, sendo obrigados a vender os dias de abono de férias.

Os trabalhadores também teriam reclamado à entidade da escassez e demora dos ônibus, fazendo com que eles gastem mais de duas horas para chegar ao trabalho. Segundo a entidade, a visita de fiscais de órgãos competentes às unidades da JBS/Friboi é erceada pela empresa. Os auditores são acompanhados de encarregados que minimizaiam as falhas encontradas e barrariam o acesso aos trabalhadores, que não têm oportunidade de falarem com os fiscais, sem serem observados.

O sindicato e a Fetiemt reivindicam a implantação, nos frigoríficos da JBS/Friboi, do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO).

Saúde em risco 

De acordo com a denúncia feita no MPT, os trabalhadores da Friboi não contam com equipamentos de proteção individual suficiente – como luvas anticortes e botas antitérmicas –, chegando, muitas vezes, a entrar em contato direto com sangue e vísceras de animais.

Quando oferecido, o material seria de baixa qualidade e demoraria a ser substituído em caso de danos. A empresa também não estaria disponibilizando agasalhos nem dando o intervalo correto para quem trabalha em baixas temperaturas.

O sindicato ainda acusa a empresa de falsificar laudos técnicos sobre as condições de trabalho no local, justificando, assim, o não pagamento do adicional por insalubridade. As denúncias de danos à saúde vão além. A entidade sindical pontua que dezenas de funcionários apresentam lesões na coluna e sintomas de doenças, como a tendinite, mas são mantidos em serviço e, em muitos casos, demitidos logo após o vencimento do período de 12 meses de estabilidade.

Segundo o sindicato, é grande o número de acidentes e doenças do trabalho não notificadas, já que a empresa não emite CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) ao INSS. Um dos relatos mais graves feitos pela entidade teria ocorrido no frigorífico de Matupá (695 km ao Norte da Capital), onde um trabalhador teria sofrido queimaduras graves por não estar usando luvas de proteção e teria sido obrigado a continuar trabalhando com o membro “em carne viva”.

Assédio moral 

 A entidade ressaltou ainda nas denúncias que, caso esteja doente e entregue atestado médico, o funcionário da JBS/Friboi não recebe abono por produção, muito menos cesta básica, tendo descontado de seu salário o transporte e a alimentação referentes ao período de ausência, prática que foi denunciada como assédio moral.

Outro lado 

A reportagem do MidiaNews entrou em contato com a assessoria da Friboi/JBS, que afirmou que a empresa não foi notificada e não tem conhecimento oficial das denúncias. Segundo a assessoria, as informações não procedem e a empresa sempre ouviu seus funcionários, nunca atrapalhando o contato deles com os fiscais do trabalho ou com o sindicato. Assim que for notificada, a assessoria disse que a empresa irá apurar as denúncias para checar a veracidade dos fatos.

Fonte: Midia News

Comunidade da Raizama recebe curso de confecção de peças intimas

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) em parceria com a Prefeitura Municipal de Jangada, através da Secretaria de Promoção e Assistência Social, realizou entre os dias 2 e 6 deste mês, um curso de confecção de peças intimas, ministrado pela instrutora Rute Klem. 

 A 1ª Dama do Município e Secretária de Promoção Social, Elizangela Kemer, agradeceu a parceria com o SENAR e destacou que o curso vai ser muito importante para cada um dos participantes. 

 “O desenvolvimento de conhecimentos e habilidades relativos ao corte e costura de peças íntimas básicas, através da utilização de moldes prontos”, afirmou Elizangela ao JangadaMT. “A confecção pode representar um aumento da renda familiar, possibilitando uma economia, bem como um ganho extra na sua comercialização com familiares e vizinhos”, finalizou.

Fonte: Jangada MT.com.br

Diamantino é sede dos Jogos Escolares Regionais que inicia dia 14 de julho


A Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel) e a Secretaria de Estado de Educação (SEDUC), serão parceiras na realização da oitava edição dos Jogos Escolares Regionais, no período de 14 a 20 de julho, no município Diamantino.

 Para o secretário José de Assis Guaresqui, os Jogos Escolares permitem maior fomento do esporte entre os jovens. “A escola não é somente instrumento de formação educacional, ela tem também um outro papel muito relevante que é contribuir para o incremento dos cidadãos, promovendo também o incremento do esporte em todo interior”, justificou.

 O evento será disputado nas categorias 15 a 17 anos e 12 a 14 anos, nas categorias A e B, nas modalidades de futsal, handebol, vôlei e basquete. Participam do evento os municípios de Nova Marilândia, Barra do Bugres, Acorizal, Denise, Nobres, Nova Olímpia, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Tangará da Serra, Alto Paraguai, Nortelândia, Jangada, dentre outros.

 O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Esportes e Lazer e Secretaria de Estado de Educação, e Prefeituras dos municípios.

Fonte: Esportes\Seel-MT

Carreta bate de frente com carro e deixa 2 mortos e 2 feridos em MT

A Polícia Rodoviária Federal confirmou que Ariane dos Santos Terra, 27 anos, e Flavio Rivadávio Resende Sotto, 24 anos, morreram em acidente, ontem, por volta das 22h50, na BR-163, a cerca de 4 quilômetros do Posto Gil. 


Eles estavam em um Nissan Livina, placas de Claudia, quando ocorreu a colisão com um caminhão Mercedes-Benz 1938, com placas de Nova Mutum. Conforme a PRF, as suspeitas são que o caminhão estaria fazendo uma ultrapassagem indevida quando houve a colisão frontal com o veículo de passeio. O condutor do caminhão, 27 anos, foi socorrido com lesões graves. 


O motorista do Nissan, 34 anos, também ficou ferido e está hospitalizado. Não foi confirmado o estado de saúde de ambos. Os corpos de Ariane e Flavio estão em uma funerária em Diamantino. Ariane trabalhava em Claudia (90 km de Sinop), em uma agência bancária. 


O corpo dela será trasladado para Cuiabá. O corpo de Flavio será trasladado para Rondonópolis. Após o acidente, a pista ficou interditada por alguma tempo até que carreta e carro fossem retirados. Em instantes, mais detalhes. 


Fonte: Só Notícias/Karoline Kuhn

Frente fria chega a MT neste fim de semana e temperatura cai até 10ºC

A capital mato-grossense amanheceu
 com termômetros registrando 16ºC.

Uma frente fria originada no sul do continente deve provocar a diminuição da temperatura em parte do estado. De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), a temperatura máxima nas regiões Sul e Sudoeste de Mato Grosso não devem passar dos 26º. 


 O fim de semana em Cuiabá já começa nublado e a frente fria. A sexta-feira foi de muito calor com a temperatura atingindo 37º, mas neste sábado os termômetros registraram 16º na capital, representando uma queda de 21ºC. 

A temperatura mínima será de 14º com máxima podendo chegar a 28º. Já no domingo, a temperatura mínima pode chegar a 13º e a máxima até 26º. Em Rondonópolis pode chegar a 15º no sábado e, no domingo, a 12º. A região Norte de Mato Grosso, há predomínio de sol e calor durante todo o final de semana. A temperatura em Sinop chega a 33 no sábado e a 32º, no domingo.

Fonte: Do G1 MT

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Diamantino: Inscrição aberta para o Processo Seletivo da UNED

A Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) está com inscrição aberta para o Processo Seletivo 2012/2 “Inverno Quente”, os cursos ofertados são: Administração (20 vagas no período noturno), Educação Física (20 vagas noturno) e Enfermagem (20 vagas diurno e 50 vagas noturno).

 A inscrição no valor de R$ 20,00 ocorre até 27 de julho no Centro de Atendimento (C.A) da própria faculdade. O interessado em ingressar no curso de Direito neste segundo semestre pode fazer como ‘Aluno Especial’, modalidade em que o aluno escolhe na grade somente as disciplinas que enseja cursar para aperfeiçoamento. 

 No ‘Aluno Especial’ o discente cursa a disciplina escolhida junto com o discente regular, com carga horária e avaliação da mesma forma. Além do aperfeiçoamento é possível antecipar disciplinas antes de ingressar da forma integral.

Mais informações: Site: http://www.uned.edu.br/ ; Telefone: (65) 3336-1001

Fonte: Assessoria de Imprensa

Vítimas de acidente de avião em Nova Ubiratã foram sepultadas em Presidente Prudente, SP




A Politec de Sinop/MT deverá apontar as causas da queda do monomotor que vitimou dois irmãos dracenenses na última quarta-feira (04.07). Silvano Silva Batista, 57, e Itamar da Silva Batista, 52, morreram carbonizados.

Após decolar da Fazenda Dracena, de propriedade dos irmãos, a aeronave caiu logo em seguida, provocando a explosão. Segundo a Politec, eles já haviam efetuado outras quatro viagens da cidade de Dracena com a mesma aeronave e, desta vez, retornavam depois de tratarem de negócios no Distrito de Santa Terezinha do Rio do Ferro, cerca de 85 quilômetros de Nova Ubiratã.

"Não houve tempo nem de tentar salvar ou tira-los do avião, porque assim que bateu no solo as chamas já tomaram conta da aeronave, não sendo possível fazer nada", comenta um dos funcionários da fazenda, que trabalhava próximo ao local da queda.

De acordo com relatos colhidos pela Politec, a aeronave decolou e fez uma curva para a esquerda, cerca de 30 metros de altura, quando de forma repentina baixou a frente e perdeu a estabilidade.

A polícia técnica também investiga a informação de que uma hélice havia apresentado problema na viagem de São Paulo para o Mato Grosso e teria sido consertada pelo próprio dono do avião - Silvano Silva Batista – considerado excelente piloto e grande conhecedor de mecânica de aeronaves. Este deverá ser um dos pontos de partida dos trabalhos periciais.

A Fazenda Dracena fica localizada a sete quilômetros do Distrito de Santa Terezinha do Rio do Ferro, mais conhecido como Bambuzal. São mais de 70 quilômetros de estrada sem pavimentação. Com vários desvios, o trecho é de difícil acesso e impossibilitou a chegada com maior rapidez por parte da pericia, que se deslocou de Sinop, distante 180 quilômetros de Nova Ubiratã. O local foi isolado pela Policia Militar.

Nascido em Dracena, SP, Silvano era pecuarista. Já Itamar residia em Presidente Prudente, SP, onde atuava como empresário no ramo de marmoraria.

Conhecido como "líder nato" na Paróquia Nossa Senhora do Carmo da Vila Maristela, Itamar era coordenador de acampamentos e ministro da eucaristia. Itamar era casado com a juíza titular da Vara do Trabalho de Presidente Venceslau, Eliana Felix Batista.

Os corpos foram sepultados na tarde de quinta-feira (05.07), em Presidente Prudente, SP.

Fonte: Portal Prudentino (Com Rádio Sorriso)
Fotos: MT Notícias

Até o momento Diamantino tem 62 candidatos a vereador; Alto Paraguai tem 52


Diamantino tem até esta sexta-feira (06.07) 62 candidatos a vereador galgando as nove cadeiras do Poder Legislativo local. 

 A coligação de Milton Criveletto (DEM) não conseguiu registrar candidatura até o dia 05 de julho e terá mais 48 horas para regularizar a situação, caso consiga aumentará o número de candidatos a vereador. Para majoritária até o momento são candidatos: Amarildo da Constard (PTN) com Antônio Monteiro ‘da Feit’ (PRB); Darcy Capistrano (PDT) com Claudimar Barbacovi ‘Gaucho’ (PSDB) e Juviano Lincoln (PSD) com Valdinei Teodoro (PSC).

 Em Alto Paraguai são 52 candidatos também pretendendo espaço nas nove cadeiras existentes. Os candidatos a prefeito são Adair José Alves Moreira (PMDB) com Luiz Gonzaga (PSD) e Emerson Almeida (PTB) com Diane Alves (PR).

Diamantino tem em torno de 15 mil eleitores e Alto Paraguai 5.700.

Fonte: Redação – O Divisor

Martinello de Diamantino é furtada, prejuízo sai mais caro do que objeto furtado



Na madrugada desta sexta-feira (06.07) o vidro da loja de eletrodomésticos Martinello foi quebrado a pedrada e uma caixa de som furtada. O prejuízo com os danos materiais podem chegar a R$ 10 mil segundo informações de um funcionário da loja, já o objeto furtado custa menos de R$ 600,00. 

 Uma televisão LCD 3D 40” foi danificada, uma pedra atingiu a tela do televisor, os vidros da fachada caíram com o impacto da pedrada. A Polícia Militar foi chamada pelo gerente Aderil Amaral, porém até o fechamento desta matéria ninguém foi preso. 

Fonte: Redação – O Divisor
Foto: Laércio Guidio

CALDO DE PIRANHA

Em Alto Paraguai

Na cidade de Alto Paraguai os candidatos a prefeito são:

 Adair José (PMDB) tendo Luiz Gonzaga (PSD) como vice 

Emerson Almeida (PTB) tendo Diane Alves (PR) como vice

Nova Mutum: Hoje é o último dia da vacina da gotinha


Quem não tomou a vacina contra a pólio (poliomielite ou paralisia infantil) tem ainda hoje a última oportunidade para fazê-lo. Pelo menos até agora não há nenhuma indicação do Ministério da Saúde, com vistas à prorrogação da Campanha que vem sendo realizada desde o último dia 16 de junho. 

Até ontem à tarde, Nova Mutum, segundo a Secretaria de Saúde, já havia ultrapassado o índice mínimo, chegando aos 96,50% de cobertura vacina, com a aplicação de 2.592 doses de um universo de 2.686. O horário de vacinação é das 7h às 11h e das 13h às 15h. 

Já a unidade que funcionava junto ao hospital, está em novo endereço, agora em área anexa ao PSF Araras, e permanecerá em funcionamento até às 18h.

 “Nossa expectativa é que os pais aproveitem este último dia, para levar crianças menores de cinco anos até uma das unidades do PSF para que recebam a gotinha”, convoca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, enfermeira Luciane Mayer.

 Segundo os registros da Secretaria, por faixa etária, até ontem haviam sido imunizadas 613 crianças menores de um ano, com 113,10% de cobertura; 556 crianças de um ano, com índice de proteção de 102,58%; 473 crianças de dois anos, o que corresponde a uma proteção de 91,49%; 491 crianças de três anos, com cobertura de 91,78%; e 459 de quatro anos, com imunização 83,45%.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nova Mutum: protocoladas 46 candidaturas a vereador e duas a prefeito


Representantes de duas coligações que vão disputar a prefeitura de Nova Mutum e as nove cadeiras do Legislativo protocolaram, há instantes, no Cartório Eleitoral da 5ª Zona, as respectivas candidaturas. Confirma-se o nome do atual prefeito Lírio Lautenschlager (PMDB) à reeleição, tendo como vice Neuri Secchi (PSD). 

A oposição será encabeçada por Leandro Félix (PSDC), junto com Marcelo Ribeiro (PPS). Juntos, somam-se 46 candidatos a vereador. Lírio e Neuri conseguiram reunir uma frente, com seis siglas partidárias, que tem como slogan "Quem trabalha continua", além de outras oito siglas com o slogan "Novo caminho sustentável". 

Ao todo, a situação tem 36 candidatos a vereador, sendo 24 homens e 12 mulheres. Com esse número alcança-se o percentual de 30% de candidatos do sexo feminino, exigidos pela legislação eleitoral. Leandro e Marcelo reúnem seis siglas e terão um total 10 candidatos a vereador. Destes, 8 homens e 3 mulheres, também respeitando os 30%. Segundo informações da assessoria da coligação, um quarto nome, também mulher, deve registrar candidatura, de forma individual, amanhã, aumentando o quadro para 11 candidatos e o total geral para 47. 

O slogan definido para o registro é "Nova Mutum de cara nova". Agora, seguindo o que determina a Lei Eleitoral, eventuais problemas, ou inconsistência documental, serão informadas para os pretensos candidatos, para solução em 72 horas a contar do momento da comunicação, caso contrário o registro da candidatura é cancelado.

Fonte: Só Notícias

Silval anuncia construção de 30 novas escolas em MT

Governador Silval posa com alunas, durante anúncio de investimentos


O governador Silval Barbosa (PMDB) anunciou nesta quinta-feira (05), em Cuiabá, a construção de 30 novas escolas e 18 quadras poliesportivas, além das reformas de mais de 130 escolas. O anúncio aconteceu durante solenidade no Palácio Paiaguás. 

 No total, serão investidos R$ 168,7 milhões da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o governo Federal, via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Os recursos já estão assegurados junto aos ministérios da Educação e Planejamento, e as novas unidades serão construídas para escolas que estão instaladas em prédios antigos ou deteriorados. 

Das novas escolas, seis serão construídas na área rural e as demais na área urbana. Os municípios de Rondonópolis, Várzea Grande e Sinop serão priorizados. “É um dia especial, pois temos a oportunidade de anunciar, não só a conclusão dos projetos, mas investimentos de quase R$ 170 milhões, além de outros R$ 10 milhões para aquisição de transformadores, que serão instalados junto às escolas que receberam o projeto de climatização”, disse Silval. 

 Ele afirmou que a meta do governo é reformar e climatizar 100% das unidades escolares de Mato Grosso. Silval enfatizou a parceria com o governo Federal e disse que, até o final deste ano, 50% das escolas já estarão climatizadas, assim como o programa de implantação de bibliotecas e laboratórios em todas das escolas do Estado. 

 O governador destacou, ainda, os investimentos realizados na qualificação continuada dos profissionais da Educação - e o fato de Mato Grosso pagar um salário acima do piso nacional estabelecido pelo governo Federal. As novas escolas terão entre seis e 18 salas de aula, biblioteca, laboratórios, banheiros adaptados e demais dependências administrativas.

Fonte: Midia News

Acidente na avenida mata sobrinho do deputado Pedro Henry


O estudante de medicina Ricardo Antunes Henry, de 20 anos, morreu, na madrugada desta sexta-feira (6), após perder o controle do automóvel Toyota Corola cinza que dirigia e chocar-se com um poste. 

 Ricardo, que era filho do ex-prefeito de Cáceres (225 km a Oeste de Cuiabá), Ricardo Henry (PP) , e sobrinho do deputado federal Pedro Henry (PP), seguia pela Avenida Fernando Corrêa e, próximo à rotatória em frente ao McDonalds, acabou batendo num poste na calçada. 

 No banco do passageiro viajava o estudante Alex Nunes de Figueiredo, de 19, que foi levado em estado grave ao Pronto-Socorro de Cuiabá e deverá ser transferido para um hospital particular. O acidente ocorreu por volta das 3 horas, segundo registro da Polícia Militar. Segundo policiais da Divisão de Delitos de Trânsito, da Delegacia do Complexo do Coxipó, Ricardo seguia em direção ao Coxipó, quando ocorreu o acidente. 

 O choque foi tão violento que o automóvel “abraçou” o poste, que cedeu na base. Os dois ocupantes do automóvel ficaram presos nas ferragens, sendo resgatados pelo Corpo de Bombeiros. Os air-bags não foram suficientes para evitar a morte do estudante. 

 Familiares das vítimas estiveram no local. Um amigo entrou em contato com o deputado Pedro Henry, que está em São Paulo. Os policiais acrescentaram que o laudo de local irá explicar as reais causas do acidente. O delegado Cristian Cabral instaurou inquérito para apurar o trágico acidente.

Fonte: Midia News

Propaganda eleitoral fica liberada a partir desta sexta para candidatos


A três meses de serem testados nas urnas, candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador de todo o país iniciam nesta sexta-feira (6) a corrida nas ruas e na rede para garantir uma vaga nas eleições municipais. Na largada da propaganda eleitoral, os postulantes a cargos públicos estão autorizados a promover comícios, usar carros de som e tentar atrair os eleitores pela internet.

A propaganda em programas de TV e rádio, entretanto, começa só em 21 de agosto. Como nas últimas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vedou nas campanhas anúncios em outdoors, realização de showmícios e mesmo a participação de artistas com o objetivo de animar comícios e reuniões eleitorais. No rol de proibições nas campanhas constam também práticas como a distribuição de brindes, cestas básicas e outros tipos de vantagens materiais aos eleitores.

Da mesma forma, não será tolerado pela Justiça Eleitoral a colagem de propagandas eleitorais em bens públicos, como postes, viadutos, passarelas ou pontes. Quem descumprir a norma sentirá no bolso. As multas irão oscilar entre R$ 2 mil e R$ 8 mil. O acesso dos candidatos à web, que promete ser uma das vedetes da disputa de 7 de outubro, será limitado.

 O TSE editou uma resolução para definir o que será permitido no mundo virtual. Segundo as regras da Justiça, está liberada a publicação de sites para fins eleitorais, desde que o endereço eletrônico da página tenha sido informado aos cartórios eleitorais. Também está permitido o uso de e-mail, blogs e redes sociais, como Facebook e Twitter. 


 Os políticos que concorrem a assentos em prefeituras e Câmara de Vereadores, por outro lado, estão proibidos de recorrer a qualquer espécie de propaganda eleitoral paga na internet. Anúncios em sites de empresas jornalísticas ou mesmo de entidades ou empresas podem causar multas aos candidatos. E para proteger os internautas de avalanches de mensagens indesejadas, os chamados spams, o TSE determinou que os e-mails disparados pelos pretendentes a gestores públicos ou parlamentares disponibilizem mecanismos de descadastramento.


 Quando o eleitor recorrer ao dispositivo, manifestando que não deseja mais receber as mensagens, os comitês eleitorais terão até 48 horas para retirar o internauta da lista de destinatários. Caso a ação não seja cumprida dentro do prazo, a Justiça poderá aplicar multa de R$ 100 por mensagem enviada ao eleitor insatisfeito. Propaganda no rádio e na televisão Ponto alto das campanhas políticas, a transmissão da propaganda eleitoral no rádio e na TV será deflagrada somente em 21 de agosto. 


Neste ano, os programas dos candidatos se estenderão até 4 de outubro, três dias antes da votação. Já nos municípios onde houver a necessidade de segundo turno, a rodada adicional de propaganda gratuita deverá começar no máximo em 13 de outubro, encerrando-se no dia 26 do mesmo mês. A propaganda eleitoral dos candidatos a prefeito e vice-prefeito no rádio será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30. 


Os programas televisivos, contudo, serão exibidos das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. Para os postulantes a cadeiras de vereador, a grade eleitoral será transmitida às terças, quintas-feiras e sábados, nos mesmos horários. 


 Por: Fabiano Costa
 Fonte: Do G1

ELEIÇÕES2012


Coligação “coragem para mudar” é a primeira a registrar candidaturas em Rosário


O presidente da comissão provisória municipal do PT do B, César Lima do Nascimento conseguiu uma liminar junto Tribunal Regional Eleitoral – T.R.E de Mato Grosso e entrou com requerimento de registro de candidatura a prefeito na Justiça Eleitoral na tarde de ontem (05).

O PT do B é considerado um “nanico” em Rosário Oeste com apenas 38 filiados, inclusive o presidente César Lima encontra-se com problemas em sua filiação, todavia o candidato está muito confiante em seu projeto de conquistar o executivo a partir de 2013.

Caso todos consigam efetivar seus registros junto à Justiça Eleitoral, serão quatro candidatos majoritários em Rosário Oeste: João do Ouro Verde, Alex da Boa Saúde, Lélio Coelho e César Lima. A partir de hoje (06) está liberada a propaganda eleitoral, conforme a legislação vigente, vedado à televisão e rádio, que serão autorizado a partir do mês de agosto.

Fonte: Agitos Rosario.com

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Aparício desabafa e diz que PTN não tem competência nem para reunir um grupo

Eleição 2012 – Diamantino



 
Depois de sair da coligação com o PTN, o PT de Diamantino ganhou espaço na imprensa para explicações e desabafos, Aparício Valeriano de Siqueira disse que foi imposta a substituição imediata do nome do candidato a vice-prefeito da coligação de Amarildo da Constard (PTN), que até então seria ele e atribuiu a mudança repentina como preconceito.

 “Sou negro e assumo a minha negritude, ando de cabeça erguida”, afirmou.. Aparício citou além das questões raciais, a religião, dizendo que o pré-candidato do PTN Amarildo da Constard, que é evangélico, usa o nome de Deus em vão. “Não adianta citar Deus para ganhar votos. Respeito todas as religiões e estão usando o santo nome de Deus em vão, isso é abominável”, declarou.

 Durante entrevista Aparício disse que o PTN o excluiu alegando que o petista tem muita rejeição e que Amarildo está em ascensão e não poderia correr riscos. “Quer dizer que eu sou um risco?”, questionou. O presidente do PT em Diamantino, Jacildo Siqueira afirmou que o Amarildo tinha um grupo para ganhar a eleição e deixou uma pergunta no ar: “Quem é que não tem rejeição?”.

 A coligação do PTN seria com mais quatro partidos: PT, PV, PSL e PRB, desses somente o último partido continua e indicou o pré-candidato a vice, sendo escolhido Antônio Monteiro de Freitas, o Antônio da Feit, na chapa intitulada “É tempo de mudar”.

Fonte: Redação – O Divisor

Jornal suíço prepara reportagem sobre soja de Nova Mutum


Não é de hoje que a produção brasileira de soja atrai olhares de todo o mundo. Volta e meia alguma publicação internacional recomenda a seus jornalistas ou correspondentes a produção de reportagens especiais acerca do assunto. 

Desde ontem, por exemplo, está em mutum o correspondente, aqui no Brasil, do Jornal suiço Neue Zürcher Zeitung AG, Tjerk Brühwiller. Nesses dois dias, o jornalista colheu informações com produtores locais e também aproveitou para conversar com o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Oduvaldo Lopes Ferreira. 

O contato foi logo no início da tarde, quando o jornalista pôde ter uma visão mais ampla sobre o momento atual e as perspectivas do agronegócio mutuense. De acordo com Tjerk, inicialmente a matéria previa uma reportagem especial com grandes produtores, chamados “reis da soja”, mas acabou derivando para a entrevista com empresários rurais. 

O objetivo, segundo o jornalista, era justamente uma abordagem sobre “os avanços da soja brasileira, já que o país é um produtor cada vez mais importante” para o cenário mundial. O material, segundo o jornalista, será publicado na revista mensal da publicação, a NZZFolio, com circulação prevista para agosto. Com a mudança na orientação da pauta, Nova Mutum passa a ser quase que uma parada obrigatória. E não deu outra, ainda em Cuiabá Tjerk foi recomendado para que não deixasse Nova Mutum fora da sua matéria. 

Ao final da conversa com o secretário, o jornalista se disse bastante satisfeito com o material recolhido. “Aqui tem empresas rurais modernas”, assegurou. Para Tjerk, a iniciativa de Nova Mutum em buscar a implantação de um programa como o MutumGap, cuja de certificação está baseada no padrão GlobalGap, é uma grande sacada, pois os consumidores, sobretudo, os da União Europeia estão se voltando cada vez mais para o consumo de soja não transgênico. 

“Hoje o mercado mais importante ainda continua sendo a China, país no qual não há tanta restrição à soja transgênica, mas para quem busca outros mercados, certamente essa é uma preocupação válida”, disse.

Fonte: Assessoria de imprensa

"Apagão no Eleitoral" adia sessões no TRE e greve fecha cartórios

O “apagão no eleitoral”, movimento grevista dos servidores, praticamente paralisou as atividades no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. E nesta quinta-feira, 5, o movimento deverá atingir o ápice, com o ultimo prazo para registro de candidaturas dos políticos escolhidos em convenções partidárias para o pleito de outubro. 

O presidente do TER, desembargador Rui Ramos, teve que suspender as sessões do Pleno e determinou corte em praticamente todos os trabalhos. O diretor-geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, informou que há várias zonas eleitorais cujos Cartórios Eleitorais estão parados devido à greve, que começou no dia 21 de junho e que deverá ter o seu ápice nesta quinta-feira, no encerramento dos registros das candidaturas para as eleições de outubro. 

Segundo os números oficiais, 25 Cartórios estão em greve, e até os gabinetes aderiram à manifestação. Dentre os cartórios com maior problema, sem nenhum Servidor concursado trabalhando, estão os de Cáceres, Sinop, Sapezal, Guarantã do Norte, Barra do Garças, Rio Branco, Rondonópolis e Barra do Bugres, além de Cuiabá. 

 No encontro com os servidores, Ramos manifestou grande preocupação com o andamento dos registros das candidaturas e pediu que o sindicato interceda junto à categoria para que este trabalho da Justiça Eleitoral não seja inviabilizado. “Estamos tentando acertar com os servidores remanescentes a manutenção das atividades essenciais” – disse.

 Ele se reuniu com o sindicato da categoria em greve e disse apoiar a reivindicação da classe. “Torço por vocês e não vou radicalizar, acho que vocês tem total razão de reivindicar a reposição das perdas salariais", - disse . Ramos externou que não gostaria que a responsabilidade dos trabalhos dos cartórios ficasse exclusivamente com os requisitados, e sugeriu que os servidores efetivos que estão participando da greve façam um rodízio e mantenham pelo menos um deles nos cartórios. 

 O presidente do Sindijufe-MT, por sua vez, disse que a negociação neste sentido é possível, mas ressaltou que a proposta deve ser discutida e aprovada pela base da categoria, em assembleia. Eles debateram a questão no começo da noite e decidiram deliberar sobre o pedido em assembleia, nesta quinta-feira. será às 14 horas, no mesmo local, em frente do TRE, onde os servidores estarão acampados

Fonte: 24Horas News

MPE irá cobrar o cumprimento da Lei da Ficha Limpa, diz promotor

Promotor eleitoral Antônio Sérgio Cordeiro Piedade garante atuação do MPE em MT Antonio Piedade diz que Ministério Público vai atuar para que eleições sejam limpas


O promotor eleitoral de Cuiabá, Antônio Sérgio Cordeiro Piedade, garantiu, nesta quarta-feira (4), que Ministério Público irá agir para garantir o cumprimento da Lei da Ficha Limpa nas eleições deste ano, em Mato Grosso.

 Um dos benefícios da nova lei, na avaliação dele, é que ela não tem o caráter de sanção e, sim, é uma condição jurídica para o requerente ser candidato a cargo público. Não se leva em conta a culpa do delito, somente a existência de um dado objetivo, que é a condenação. “Candidatura vem de candidus, de alguém que tenha uma vida e uma biografia impoluta, uma reputação ilibada(...). 

Agora, como que um indivíduo vai para a vida pública com um passado dálmata, todo manchado? Não dá. Isso cria um mau estar e o cidadão fala cadê as autoridades constituídas, cadê o Ministério Público?”, afirmou. O promotor defendeu que as mesmas regras adotadas para quem quer investir em uma carreira jurídica, como magistrado e promotor, devem ser adotadas para os que postulam uma vaga em um pleito eleitoral. 

 “Para esses cargos, é feita uma varredura na vida do candidato que poderá ocupar um cargo público”, exemplificou. Avanço O principal avanço apontado pelo promotor, trazido na Lei da Ficha Limpa, é no que diz respeito aos julgamentos de colegiado, que passaram a ser considerados como requisitos para que um candidato possa ser considerado elegível.

 “Por exemplo, uma ação de improbidade administrativa ajuizada passa pelo crivo do juiz, o Tribunal de Justiça decide manter a decisão de Primeira Instância, esse cidadão vai entrar com recursos para protelar o máximo e antes ele permanecia eternamente elegível. Hoje não. Ainda que não tenha transitado em julgado a sentença penal condenatória, o individual passa a ter essa condição negativa e ele passa a ser inelegível”, destacou. 

Fonte: Mídia News

DEMOCRÁTICO: Após votação Hugo Garcia tem como vice empresária

Em convenção o PSD – Partido Social Democrático, realizou no dia 30 a escolha dos vereadores e do vice prefeito do candidato a prefeito Hugo Garcia. Na ocasião foram votados em dois turnos, a escolha do vice prefeito. 

Na primeira votação os dois mais votados disputaram uma especie de segundo turno. Na primeira votação ficou com quatro votos, o vereador Cleiton Taborda (PMDB), logo em seguida o vereador Nilson P. Juvenal (Nilsinho), (PP) com cinco votos. Os dois mais votados foram: Marcio Matschinske (PSDB) com sete e Mirian Strey (PSB) com nove votos.

 Após intervalo para conversações, foi retomada a segunda votação. Desse vez disputaram Marcio e Mirian, com seguinte resultado: Marcio Matschinske com 11 votos e Mirian com 14 votos, sendo então ela escolhida para vice e aplaudida pelos presentes. Após a escolha e divulgação do nome da vice, alguns correlegionários ficaram insatisfeitos com a derrota do pré candidato Marcio e se puseram contrario a escolha da vice, alegando “traíragem” com o pré-candidato derrotado. 

Para o candidato Hugo Garcia a melhor forma encontrada para a escolha de um nome dentre tantos teria sido essa. “Estamos procurando uma melhor forma, mais democrática para governar essa cidade e acima dos interesses pessoais”, destacou Hugo. Hugo ainda demonstrou empatia pelos protesto, por saber o que sente após um resultado negativo após abertura das urnas.

 A coligação terá 25 candidatos a vereadores como: os vereadores Cleiton Taborda (PMDB), Renatinho (PSD), Uelem Campos (PPS), Leomario Taborda – Grilo (PSD), Junior Pacoval (PSD), Carlinho Mecânico (PSD), Jair da Saúde (PMDB), PASTOR Cedenir, Roberto Dicchof (PMDB), Alessandro do Ônibus (PSD), Reginaldo “Nied” (PSD), Sandra Haubricht (PP), Nilsinho (PP), Simone Pintado (PP), Nilva Marcanzone (PSDB), Vilmar de Pinho (PSB), Itor Camargo (PSD), Washinton – Champonalli (PSD), Ezequiel Costa (PSD).

Fonte: Trivelatonews.com.br

Santa Rita do Trivelato


Após convenção do PDT de Morandini, Egon Hoepers declara apoio

A ultima convenção realizada dia (30), foi a do partido do atual prefeito Roberto Morandini, PDT – Partido Democrático Trabalhista. Na convenção definida, tem como vice a atual vice-prefeita Alvina Strey, PT – Partido dos Trabalhadores. 

A surpresa ficou por conta da desistência da candidatura do agro-empresario Egon Hoepers (PR), que decidiu apoiar o nome de Morandini. Antes da convenção Egon velou comentários para uma atenção maior do gestor a comunidade. 

Egon foi enfático ao dizer que sua comunidade merece mais atenção pela importância a qual tem ao município. “Espero que tenhamos as promessas cumprida com a Pacoval”, frisou Hoepers. Egon é uma figura importante na politica local, e com sua vinda ao grupo a candidatura de Morandini, terá mais peso. 

Outro nome inesperado de apoio foi a de Vandir Matschinske, filho do falecido ex-prefeito Ilson Matschinske Morandini ficou agradecido pelo apoio e disse que irá fazer os ajustes necessários. “Quero agradecer a todos que estão apoiando não ao meu nome, mas um projeto melhor para Santa Rita do Trivelato”. A coligação terá como partidos o PV, DEM, PT, PR e PDT.

Fonte: Trivelatonews.com.br

Governador não descarta chance de ser candidato em 2014


Em entrevista concedida ao programa Chamada Geral, da Rádio Mega FM, o governador Silval Barbosa (PMDB) não descartou a possibilidade de concorrer a uma vaga de senador ou de deputado federal nas eleições de 2014


Como não pode concorrer à reeleição, esse seria o caminho para continuar na vida pública. Embora não descarte essa possibilidade, Silval Barbosa afirma que gostaria de ficar os 4 anos no governo do estado. Diz que sua missão termina somente em 2014. Contudo, se houver um chamamento do partido solicitando que pleiteie uma vaga proporcional ou majoritária, ele pode atender. 


 Caso vá se eleger, Silval Barbosa terá que deixar o governo em abril de 2014. Dessa forma, assumiria o comando do estado o vice-governador, Chico Daltro (PSD), que se cacifaria para concorrer à reeleição em 2014. Essa seria a chance do PSD se firmar como um dos maiores partidos do estado.



Fonte: PNB on line

Amigos de Nova Mutum lançam CD

Apresentação dos artistas locais antecipou show da
dupla sertaneja Fernando e Sorocaba
Afinados por uma mesma paixão chamada música. O mote resultou na gravação de um CD lançado na última terça-feira, em Nova Mutum, durante as comemorações alusivas ao aniversário de 24 anos de emancipação política administrativa do município.

“Amigos de Nova Mutum” busca fomentar o trabalho dos pratas da casa em incentivo aos artistas locais. O projeto encabeçado pelo cantor e compositor Nil Júnior tomou forma no início deste ano, como explica o próprio artista.

 “A ideia foi apresentada aos artistas e apoiadores em março deste ano e as gravações iniciadas no mês de maio no estúdio RC’ Studios, na capital paulista”, explicou o cantor. Concluído no final do mês de junho, o CD traz 17 faixas inéditas, sendo duas músicas interpretadas por um dos cada oito artistas participantes.

“São faixas que vão desde modão ao sertanejo universitário, com uma coletânea bem diversificada”, revela Nil. A divulgação entre rádios e canais de televisão do município é intensa, mas a intenção é buscar a região e Estado de Mato Grosso. “Temos tido grande aceitação desde a divulgação nas rádios e TVs. O objetivo é buscar contatos em toda região e também Estado e divulgar ainda mais o trabalho promovendo apresentações de um trabalho tão especial como é este CD”, finaliza o cantor.

Artistas Uma das cantoras participantes das gravações, Mônica Barreto comenta que desde os três anos têm contato com a música. O pai, Ramon Barreto é quem sempre incentivou a filha na carreira. “Sempre me vi cantando e a partir da realização do trabalho quero conseguir realizar a gravação do meu primeiro CD solo”, revela a moça.

Além de Nil Júnior e Mônica Barreto, compõe o projeto os artistas Joel Bruno e Dornelles, Billy Frare, Chyquinho e Alexandry, Banda Mega Ritmos, Marcus Vinícius e Marcelo Moreno. Cada um deles a partir de agora tem a missão de comercializar 500 exemplares de CD cada com renda revertida automaticamente para o próprio artista. Mais informações pelo telefone (65) 3308-3510 ou (65) 9635-8802.

Fonte: Assessoria de Imprensa/ Bianca Lima

'Realizei um sonho' diz cuiabana que vai representar MT no Miss Brasil

Letícia Hauch vai representar MT no Miss Brasil
(Foto: Arthur Passos/David Borges/Divulgação)
A nova Miss Mato Grosso diz que realizou um sonho de infância. A cuiabana Letícia Vitorina Hauch concorreu com 16 candidatas e acabou escolhida no último fim de semana a mais bela de Mato Grosso. Com apenas 19 anos, Letícia irá representar o estado no maior concurso de beleza do país, o Miss Brasil 2012, no dia 13 de setembro, em São Paulo. Além de viver a emoção de uma conquista, ela agora assume a responsabilidade de representar a beleza das mulheres mato-grossenses.

 O concurso foi realizado em Sinop, cidade distante 503 km de Cuiabá, e levou à escolha de Letícia dentre 16 representantes de vários municípios de Mato Grosso. Entre as finalistas ficaram a Miss Rayanne Oliveira, de Campo Verde, a segunda colocada, e a Miss Geovana Bertolini, de Várzea Grande, em terceiro.

Acostumada às passarelas desde os 15 anos de idade, a jovem sempre teve o sonho de conquistar o título de Miss e buscou a realização ao lado da família, que sempre a apoiou em suas escolhas. "Sempre participei de vários concursos de beleza até ser escolhida a Miss Cuiabá, em maio deste ano, e chegar à conquista do título de Miss Mato Grosso. Este título foi a realização de um sonho meu e de minha família”, contou a jovem em entrevista ao G1.

 Apesar do foco que deve manter na carreira de modelo, a estudante de engenharia civil em Cuiabá não pretende abandonar os estudos.Diante de fortes concorrentes no concurso de beleza, Letícia afirma que a desenvoltura e a simpatia foram suas grandes aliadas para conquistar os jurados. "Apesar do nervosismo inevitável, acredito que tive um bom desempenho principalmente durante as perguntas.

Uma delas foi sobre porque deveria ser escolhida e a outra foi sobre a importância do esporte para a Copa do Mundo de 2014", afirmou. Letícia revela que o título foi apenas uma de suas conquistas durante o concurso. Segundo ela, a preparação às vésperas foi fundamental para a aproximação das candidatas, que de concorrentes se tornaram amigas.

 "Chegamos na última quinta-feira em Sinop e dividi o quarto no hotel com duas candidatas, com quem posso dizer que dividi muita alegria e descontração de onde surgiram fortes amizades”, relatou. Como prêmio de R$ 20 mil em tratamentos estéticos com um cirurgião plástico oficial do concurso, Silas Vicente Barbosa Junior, Letícia pretende fazer uma avaliação sobre os ajustes necessários e continuar com a mesma preparação que mantinha antes do concurso, baseados nos cuidados com a alimentação e em exercícios físicos.


Miss Campo Verde e Miss Várzea Grande ficaram em segundo e terceiro lugar no concurso, respectivamente 
Fonte: G1

MEC divulga resultado da primeira chamada do Prouni



saiba mais


O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira (5) o resultado da primeira chamada do Programa Universidade para Todos (ProUni), que oferece bolsas de estudo em instituições de ensino superior. O candidato selecionado tem entre esta quinta-feira até o dia 13 de julho para comparecer à instituição de ensino em que vai estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula. 

A segunda chamada está prevista para o dia 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26 do mesmo mês. Nesta edição, o Prouni registrou a participação de 456.973 candidatos e 874.273 inscrições — cada estudante teve o direito de fazer até duas opções de cursos. Eles concorrem a 90.311 bolsas de estudos de graduação em 1.316 instituições particulares de educação superior de todo o país.

O número de cursos chega a 322. As unidades da Federação com maior número de inscritos foram São Paulo (132.220), Minas Gerais (117.175), Bahia (72.233), Rio de Janeiro (64.776) e Rio Grande do Sul (62.585).

 Lista de espera

 Ao fim das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma podem pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das bolsas eventualmente ainda não ocupadas.

 O período para manifestação de interesse na lista irá de 2 a 4 de agosto próximo. Ao fim desse prazo, a partir de 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes. Puderam se candidatar às 52.487 bolsas integrais estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 933).

As 37.824 bolsas parciais (50% da mensalidade) foram destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa. Criado em 2004, o ProUni já ofereceu mais de 1 milhão de bolsas de estudos em cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

Fonte: Do G1

Governador nomeia adjunto como novo secretário de Fazenda de MT

Marcel de Cursi era secretário-adjunto de Receitas
Públicas da Sefaz (Foto: Josi Petengil/ Secom-MT)
O governador Silval Barbosa (PMDB) nomeou o então secretário-adjunto da Receita Pública da Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), Marcel de Cursi, como novo secretário de Fazenda.

 Ele vai substituir Edmilson dos Santos, que foi remanejado para a Secretaria Extraordinária de Acompanhamento da Logística Intermodal de Transportes da Casa Civil. As exonerações e nomeações foram publicadas no Diário Oficial que circula nesta quinta-feira (5).

As mudanças passam a valer a partir de agora. Edmilson, que desde 2010 estava à frente da Sefaz, assumiu o cargo antes ocupado pelo ex-secretário Francisco Vuolo. A pasta ligada à Casa Civil é responsável por desenvolver e executar projetos referentes a aeroportos, ferrovias e hidrovias, assim como preparar essas áreas para que Cuiabá receba os jogos da Copa do Mundo de 2014.

Marcel de Cursi é servidor efetivo estadual e Edmilson é ex-secretário-adjunto de Fazenda. Também já exerceu outras funções na administração pública. Já foi secretário de Administração e Finanças do município de Campo Novo do Parecis, a 397 quilômetros de Cuiabá.

Fonte: Do G1

MT tem um dos piores índices do País de transparência no Poder Público

Mato Grosso tem um dos piores índices do país de transparência relacionado ao poder público. De acordo com a organização “Índice Transparência”, o estado ocupa o 21° lugar no ranking entre os estados, com a nota 3,93. Recentemente a deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou um projeto de lei que pede a instalação do “Portal da Transparência” na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

O projeto prevê a ampla divulgação, por meio de site da internet, da relação dos servidores, gestão fiscal, verbas indenizatórias e processos licitatórios e contratos. “É muito estranho a “casa do povo” não tenha transparência em seus atos administrativos. Hoje com a aprovação da Lei de Acesso a Informação a divulgação dos gastos da assembleia é imperativa.

É direito de todos, que pagam impostos, a publicidade de todos os gastos do poder legislativo”, dispara a deputada. Segundo Luciane o parlamento tem que dar o exemplo. “Neste sentido acho que precisamos de novos exemplos na direção do Legislativo Estadual. Vivemos em uma época de transparência. Se o cidadão quer ver quanto o governo federal gasta, ele vai no portal transparência da união. No Estado o TJ dá um ótimo exemplo também.

O cidadão pode ver no Portal Transparência do tribunal dados como: receitas, despesas e licitações de obras. No site da Assembléia não há este dispositivo”, alertou Segundo o projeto de lei, no link Relação de Servidores irá constar informações do quadro de pessoal da AL, com nome, lotação e simbologias remuneratórias.

Já o link Gestão Fiscal será um espaço para divulgação de relatórios quadrimestrais e anuais, com a finalidade de informar a população sobre os investimentos com pessoal e fluxo de caixa. Enquanto o espaço verbas indenizatórias vai conter a publicação mensal da prestação de contas dos deputados da AL, no que tange as verbas indenizatórias destinadas ao pagamento das despesas de custeio os nomes dos deputados, suas despesas e os respectivos nomes e CNPJ dos fornecedores.

 Ainda conforme a iniciativa parlamentar a Assembléia deverá divulgar o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários. E ainda banco de preços; empresas penalizadas; convênios; passagens e diárias; decisões da Mesa Diretora; licitações; legislação aplicável.

 Devem constar também no site da assembleia as proposições legislativas e os andamentos e pareceres atualizados dos projetos de emenda constitucional; Lei Complementar; Lei Ordinária; Lei Delegada; decreto Legislativo; Resolução; Indicação; Moção e Requerimento.

Fonte: Olhar Direto/Da Redação - Laura Petraglia

Senado aprova seguro-desemprego para quem ficar sem trabalho após a safra


Valor de um salário mínimo poderá ser pago
pelo prazo de três meses, a cada dois anos
O Senado aprovou nesta quarta-feira (4) o pagamento de seguro-desemprego ao trabalhador rural contratado em períodos de safra que, depois da colheita, perde o emprego. Pelo projeto aprovado na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) em caráter terminativo, o benefício no valor de um salário mínimo poderá ser pago pelo prazo de três meses, a cada dois anos. A matéria ainda precisa ser votada na Câmara dos Deputados.

Segundo o texto aprovado na CAS, caberá ao Codefat (Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador) estabelecer as aplicações das regras impostas ao trabalhador rural. O projeto estabelece que o trabalhador terá que preencher uma série de requisitos para receber o benefício.

Um deles é comprovar comprovar que foi contratado para trabalhar apenas no período de safra, por um prazo total mínimo de oito meses, durante os últimos dois anos. Será exigido ainda que o trabalhador rural não tenha exercido, durante o período contratado para a colheita, qualquer outra atividade remunerada fora do âmbito rural.

 O interessado deve estar desempregado e não pode receber qualquer outro benefício continuado pago pela Previdência Social. Além disso, para ter direito ao benefício, o trabalhador rural não pode ter renda própria de qualquer natureza que seja suficiente à sua manutenção e da família. Pelo projeto, o pagamento do seguro-desemprego será cancelado no caso de início de atividade remunerada, de recebimento de qualquer outro salário ou benefício.

Fonte: R7

Mãe é detida como suspeita de ter matado os dois filhos



Policiais e peritos em frente à
 casa onde os irmãos foram mortos: filicídio
A dona de casa Lucilei Souza dos Santos, de 30 anos, foi detida pela polícia de Água Boa (a 743 km de Cuiabá) como suspeita de ter matado os dois filhos, C.A.G.S, de 5 anos, e C.A.G.S., de dois. Eles foram encontrados com sinais de estrangulamento na tarde desta quarta-feira (4).

 O crime, tipificado como filicídio (quando o pai ou a mãe mata o filho), chocou a cidade. Após passar por exames em um hospital, a mulher foi ouvida pelo delegado Antônio Moura Filho, responsável pelo caso. Sua versão foi considerada contraditória em alguns pontos. Primeiro, ela disse à Polícia Militar que, por volta das 6h30, teria aberto a porta dos fundos da casa e, em seguida, foi atacada por um homem.

 Durante depoimento à Polícia Civil, ela disse que ficou desacordada, mas que não se lembrava da causa do desmaio ou do que havia acontecido dentro da casa. No depoimento, ela disse que retomou a consciência e pediu ajuda aos vizinhos. Só depois ela teria percebido que os filhos estavam mortos e caídos no chão. 

 Sem marcas de violência

Os pais dos meninos mortos,
 durante o velório: dona de casa é suspeita
 De acordo com os médicos que realizaram o atendimento, a mulher apresentou ferimentos nos lábios e um arranhão no nariz.

Porém, os médicos afirmaram que ela não tinha sinais de que teria sofrido alguma pancada - e que os ferimentos eram leves, e não possibilitariam que ela desmaiasse. Roberto Carlos Gomes da Silva, de 33 anos, pai das crianças, afirmou ao Água Boa News que não suspeitava de quem poderia ter cometido o crime brutal.

 “Eu não sei por que tanta maldade, pois não levaram nada, havia um carro seminovo, na frente da casa, e não foi roubado”, disse. No momento em que as crianças foram estranguladas, ele estava trabalhando no Frigorífico Friboi. Roberto vive maritalmente com Liucilei há mais de seis anos. Eles moravam em Canarana e se mudaram para Água Boa a pouco mais de um ano. Eles não têm outros filhos.

Fonte: Clodoeste Kassu, do Água Boa News