sexta-feira, 20 de julho de 2012

Caldo de piranha

“Já ganhou” Em função da falta de compromisso com o comercio local, um candidato a vereador devera declarar independência da campanha do Lincoln ainda hoje isso se não ocorrer a renuncia da candidatura do vereador.

Acompanhe por aqui todo o desenrolar desse acontecimento e reviravolta. Companheiro é companheiro..

Educação Inclusiva é pauta no processo escolar de Denise



Educação de qualidade, que atenda a comunidade como um todo, na busca pela alfabetização e preparação das pessoas para o mercado de trabalho e formação intelectual e profissional, sempre foram objetivos da administração municipal que investiu ao longo dos quase quatro anos de gestão, recursos consideráveis na implementação de uma politica educacional moderna e instrutiva. 

Com essa visão ampla é que o município acaba de participar do Curso de Formação de Gestores e Educadores do Programa de Educação Inclusiva, com o tema Direito à Diversidade, representado pelo Secretário Municipal de Educação Edvaldo Carnaúba e a professora Dilza Pinheiro. O evento aconteceu no Hotel Mato Grosso Palace, em Cuiabá. O objetivo é de disseminar a politica de construção de sistemas educacionais inclusivos, apoiando a implementação do Programa de Educação Inclusiva nos municípios do Estado, notadamente de Denise. 

O prefeito municipal de Denise José Roberto Torres, disse que o município atende hoje cinco alunos especiais no ensino regular, acompanhados cada um por uma monitora, como forma de proporcionar-lhes condições adequadas de alfabetização. “A nossa determinação e de assegurar oportunidade a todos de estar em sala de aula, aprender e alcançar seus objetivos, assim, estamos inserindo-os no mundo global” destacou José Roberto. 

O Secretário Municipal de Educação Edvaldo Carnaúba, esclareceu que a implantação da sala de recursos e um Núcleo de Atendimento Especializado (NAEE) com especialistas, assegurará igualdade de acesso a educação, integrando o individuo na vida econômica e social da comunidade. “O objetivo é assegurar educação de qualidade, que se concretiza a medida que o Poder Executivo oportuniza a todos o acesso a educação” frisou o secretário.

Fonte: Spartacus Assessoria

Presidente da AMM lamenta falecimento do vice-prefeito de Acorizal

O vice-prefeito de Acorizal, Evans Monteiro da Silva, faleceu na madrugada desta sexta-feira (20), em São Paulo, vítima de uma parada cardíaca. Ele tinha 64 anos e deixa esposa e quatro filhos. Ele estava internado no hospital Beneficência Portuguesa há mais de um mês e na última semana foi submetido a uma cirurgia para reconstrução de uma veia do coração.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios e prefeito de Acorizal, Meraldo Figueiredo Sá, lamentou o falecimento do seu vice, que era conhecido como Caçula. “Mais que um homem público exemplar, Caçula foi um grande companheiro, amigo, leal, e vai deixar muitas saudades em toda a população de Acorizal”, assinalou.

Ele foi vice nas duas gestões do prefeito Meraldo Sá (2005/2008 e 2009/2012). O vice-prefeito era natural de Acorizal, onde iniciou sua carreira política como vereador, em 1969. De 1973 a 1976 exerceu o cargo de vice-prefeito da cidade, na gestão do então prefeito Antonio Hermenegildo. De 1985 a 1987 exerceu a função de fiscal estadual.

De 1989 a 1992 foi secretário municipal de Transportes e Obras. O corpo será trasladado de São Paulo para Acorizal, onde será velado nesta sexta-feira, na Câmara Municipal. O sepultamento será neste sábado, em Acorizal.

Fonte: Agência de Notícias da AMM

Firenze Energética apoia eventos cultural e esportivo em Nortelândia

A Firenze Energética, que opera a Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santana I, do Grupo Interalli, em Nortelândia, está apoiando financeiramente dois importantes eventos comunitários na cidade, como parte da sua politica de responsabilidade social. A empresa, através do diretor executivo Fabricio Slaviero Fumagalli, afirmou que a responsabilidade social do grupo empresarial é voltada para investimentos nas áreas ambiental, social e cultural, fomentando esses setores com recursos e ou ações de impacto direto na vida das pessoas.

“A Firenze Energética é consciente da sua responsabilidade social para com a população de Nortelândia e estamos de diversas formas participando de diversos projetos na comunidade, desde os de geração de emprego e renda até os que acabamos de firmar parceria, mas nosso foco principal é o meio ambiente, onde pretendemos intensificar nossas ações” esclareceu o executivo. No campo cultural e religioso, a empresa está apoiando a 53ª edição da tradicional Festa de Santana, evento que ao longos dos anos vem servindo de ligação entre o passado e o presente da cidade, movimentando a economia e entrelaçando as pessoas de todas as idades.

“Este evento possui uma característica peculiar e é um dos principais corredores da história da cidade, de fundamental importância para a sociedade” destacou Fabricio Slaviero. Outra participação do grupo empresarial é na área esportiva, com uma pequena contribuição financeira ao time do Flamengo de Nortelândia, que tem se destacado no campeonato amador municipal. O diretor aposta no esporte como ferramenta de integração da comunidade, principalmente da juventude, contribuindo de forma fundamental para a saúde das pessoas.

A empresa tem mantido parcerias produtivas em diversas áreas do município, apoiando iniciativas desenvolvidas pela Prefeitura Municipal de Nortelândia, que visam transformar a economia e gerar emprego e renda a população de baixa renda. A decisão da empresa de apoiar projetos sociais reflete a consciência do compromisso que uma organização deve ter para com a sociedade, que no caso especifico se cristaliza através de atos e atitudes que afetem positivamente, de modo bastante amplo a comunidade onde atua, agindo efetivamente e coerentemente no que tange a seu papel específico na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados, de suas famílias, e principalmente da comunidade local e da sociedade. 

“Estamos sempre apoiando as iniciativas apresentadas, não só pela administração municipal, bem como pela sociedade civil organizada, desde que esses projetos incidam diretamente sobre a vida da população como um todo, é o caso do Parque Agroindustrial e do Projeto Is Mary Jeans” afirmou Fumagalli A Firenze Energética firmou parceria, ao patrocinar a reforma e ampliação de barracões no parque agroindustrial, que abrigam diversos projetos de geração de emprego. 

No prédio reformado pela empresa foram investidos aproximadamente R$ 100 mil reais, e é sede do Projeto IS MARY JEANS, tocado por um grupo de mulheres que costuram para grandes empresas de Mato Grosso e do Brasil. As mulheres deixaram de serem economicamente inativas e passaram a contribuir com a renda familiar, alcançando ganhos que ultrapassam R$ 800 reais mensal, transformando suas vidas e de suas famílias, melhorando a qualidade de vida e movimentando a economia de Nortelândia.

Fonte: Spartacus Assessoria

Jangada é contemplada com sala de estabilização e população terá atendimento 24h na saúde


O município de Jangada foi contemplado neste mês de julho com uma sala de estabilização, que consiste em um espaço exclusivo para atendimento de urgências e emergências, com médico e equipe de enfermagem que atenderão em regime de plantão, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. O projeto inicial foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em 2010. 

Durante todo este período, foi passando por modificações até que o Ministério da Saúde entendeu a necessidade e contemplou o município. O custeio das equipes fica por conta do Governo Federal, mas terá contra partida de recursos municipais. O Secretário de Saúde Marcelo Santana disse, em entrevista ao JangadaMT, que a sala de estabilização será instalada no centro municipal de Saúde. 

“A instalação desta sala atenderá um antigo anseio da população, que é o atendimento médico 24 horas”, ressaltou. A estrutura funcionará como local de assistência temporária e estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Atende paciente crítico/grave, ou seja, aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas a processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em saúde mental.

Fonte: Jangada MT

Morre vice-prefeito de Acorizal

Morreu, esta madrugada, o vice-prefeito de Acorizal, Evans Monteiro da Silva, popularmente conhecido como Caçula. Monteiro faleceu em São Paulo, quando estava em recuperação após realizar cirurgia no coração. 

O corpo deverá chegar ao município por volta das 15h. Caçula vinha sofrendo da saúde há algum tempo. O prefeito Meraldo Sá lamentou a morte de seu vice. “ele estava comigo desde 2004, desde meu primeiro mandato. Acorizal está em luto”, disse.

Fonte: Acorimais.com.br

Candidatos a prefeito de Jangada ainda fazem campanha “tímida”

Os quatro candidatos a prefeito de Jangada fazem ainda fazem uma campanha “tímida”, ou pelo menos, sem grandes manifestações. O famoso “arrastão” de militantes em comércios e residências ainda não foi registrado no município. 

Gauchinho (PSD), Garrincha (DEM), Ginaldo (PSOL) e Rosenwal (PP) ainda não realizaram nenhuma mobilização de grande porte. O único a lançar material de campanha, até esta segunda feira, foi o atual prefeito Gauchinho.

Fonte: Jangada MT

Homem é preso com quase 300kg de droga em Jangada




Um homem, 26 anos, foi preso nesta quinta-feira (19) quando transportava 298 quilos de maconha em uma pick-up Fiat Strada de cor branca na BR-364, na cidade de Jangada (80 Km ao norte de Cuiabá). O flagrante, por volta das 11h, foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) durante abordagem de rotina.

A droga, dividida em 214 tabletes estava escondida atrás dos bancos do veículo embaixo de cobertores e logo foi vista pelos policiais quando abriram a porta do veículo. Aos agentes da PRF, Luiz alegou não ter conhecimento da droga e disse que havia saído de Tangará da Serra com destino a cidade de Nova Mutum. O suspeito que até então não tinha nenhuma passagem pela Polícia, estava calmo e mesmo detido em flagrante com o carregamento de droga apresentava bastante tranquilidade. Sua versão de que não sabia da existência do entorpecente claro, não convenceu os agentes da PRF que acionaram a Polícia Federal (PF) para assumir o caso.

Na bagagem do condutor também foram encontrados 100 comprimidos do medicamento Erectalis 20mg Tadalafil, em 5 cartelas cada uma contendo 20 compridos. Ele viajava sozinho na Fiat Strada com placa NUD 3867 de Nova Mutum e foi abordado na altura do Km 503, nas proximidades do trevo de acesso à cidade de Barra do Bugres. Ele foi conduzido para a sede da PF em Cuiabá juntamente com o carregamento de entorpecente. Esta foi a segunda apreensão de grande quantidade de drogas realizada em 2 dias em Mato Grosso.

Nesta quarta-feira (18) 3 homens foram presos e indiciados por tráfico de entorpecente, associação e tráfico internacional ao serem presos com 245 Km de pasta-base de cocaína no aeroporto municipal de Nova Ubiratã. A droga havia saído da Bolívia em um avião cessna que foi monitorado até descer e repassar a droga para uma caminhonete S-10.

Fonte: GAZETA DIGITAL

Valores da família é tema de palestra educacional em Santo Afonso

Pais e alunos do município de Santo Afonso participaram no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de uma palestra proferida pelo Padre Arlindo Adriano, pároco da comunidade local, abordando o tema Valores da Família, como parte do Projeto Família x Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A titular da educação enfatizou a importância de trabalhar o tema junto a comunidade, pois acredita que é na família que devem ser cultivados valores essenciais como afeto, respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade, incidindo diretamente na convivência familiar do aluno no ambiente escolar.

 “São qualidades relevantes para o processo de crescimento educacional e familiar das pessoas. De modo que estamos otimistas com o sucesso do projeto, haja vista que temos o apoio e parcerias da ação social, cras, saúde, conselho tutelar, policia militar, legislativo, executivo, igrejas e toda a comunidade escolar” pontuou Maria Clara. Os organizadores acreditam que a escola, no seu dia a dia, deve ser aberta à participação da família, construindo com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto, e por outro lado, os pais devem entender que a escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para outras pessoas.

 “A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual” ressaltou a secretária. Ainda de acordo com os idealizadores e executores do Projeto Família x Escola é preciso que todos entendam plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho. 

Os pais, em mostrar os valores da vida e fazer com que os filhos compreendam a sua missão, os filhos, em ajudar os pais a se unirem sempre mais, fazendo cumprir dignamente sua missão. “A responsabilidade institucional de ensino é da escola e a responsabilidade de educar na plenitude é da família” concluiu Maria Clara.

Fonte: Spartacus Assessoria

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Adriano entra no páreo contra Lírio; disputa fica acirrada em Nova Mutum

Após quase entrar sozinho na disputa pela reeleição em Nova Mutum pela indefinição dos adversários, o prefeito Lírio Lautenschlager (PMDB) ganhou um adversário de “peso” mesmo depois de encerrado o prazo para registro de candidatura. Adriano Pivetta (PDT), ex-prefeito do município por 2 mandatos e irmão do ex-deputado e candidato em Lucas do Rio Verde, Otaviano Pivetta (PDT), será o candidato da oposição.

Adriano entrou no páreo em substituição a Leandro Felix (PSDC), que tinha como vice Marcelo Ribeiro (PPS). Acontece que, segundo o pedetista, o vice estava em débito com a Justiça Eleitoral por não ter votado e nem justificado no primeiro turno das eleições 2006 e acabou tendo o registro indeferido. “Então, alteramos o candidato. O Leandro cancelou a disputa como prefeito e será meu vice. Eu tinha decidido não participar, mas infelizmente ficamos sem opção”, declarou em entrevista ao RDNews nesta quinta (19). O grupo do ex-prefeito, no entanto, acabou perdendo apoio com a decisão inicial de não encarar a disputa e agora vai para a “briga” com apenas 5 partidos.

A coligação é formada por PSDC, PPS, PDT, PP e PRB. Lírio, por sua vez, cooptou 13 legendas para seu arco de aliança: PMDB, PSD, PSDB, PTB, PT, DEM, PSC, PPL, PV, PSOL, PSL, PR, PT do B e PSB. Mesmo com o número reduzido de partidos, o mais novo candidato acredita que há tempo hábil para reverter qualquer situação contrária. “Alguns partidos realmente resolveram apoiar o prefeito quando decidi não disputar. Ficamos com um grupo pequeno e com pouco tempo de televisão. Mas não existe eleição tranquila e vamos trabalhar para ganhar”.

Fonte: RD News

Brasileiro concorre ao prêmio de melhor professor dos EUA

Alexandre Lopes foi eleito o melhor entre 180 mil professores da Flórida


O brasileiro Alexandre Lopes, que dá aula para crianças
especiais na Carol City Elementary, na Flórida

ma pesquisa mundial aponta que as mulheres tem o QI (Quociente de Inteligência) maior do que os homens. No último século, as mulheres ficaram sempre atrás em testes que medem o QI. Mas, agora, pela primeira vez, um levantamento realizado pelo pesquisador americano James Flynn, uma das maiores autoridades mundiais no assunto, confirmou que as mulheres passaram à frente dos homens - com uma vantagem de um ponto, em média. 

 Flynn aplicou testes na Europa, Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Argentina e constatou que ambos os sexos melhoraram o desempenho nos testes de QI nos últimos 100 anos, mas elas melhoraram num ritmo mais rápido. O pesquisador diz que os resultados mais altos são consequência da vida moderna da mulher, que é mais complexa. 

Mas que ainda é preciso de mais pesquisas para afirmar por que as mulheres estão se saindo melhor. Entre as hipóteses levantadas para explicar a melhor inteligência das mulheres está no fato de que, antes, elas não tinham as mesmas oportunidades educacionais que os homens e, por isso, iam pior nos testes. Outra hipótese é que as mulheres foram obrigadas a desempenhar múltiplas tarefas, em casa e no trabalho, e com isso desenvolveram um raciocínio mais complexo. 

Especialistas criticam, porém, as comparações. “O QI foi sendo deturpado, perdeu o sentido original e passou a ser associado com uma medida de inteligência e não é exatamente isso”, afirma a neurocientista, Suzana Herculano- Houzel. “O corpo da mulher é menor. 

A cabeça da mulher é menor. O cérebro que dorme dentro dessa cabeça é menor e tem menos neurônio. Não por isso tem menos inteligência. Em uma infinidade de atividades, as mulheres são enormemente superiores ao homem e são mais econômicas, utilizam menos neurônio para fazer a mesma coisa”, diz outro neurocientista, Ivan Izquierdo.

Fonte: G1

Agricultor familiar testa cultivares de feijoeiro comum em Rosário Oeste

Com objetivo de reforçar o cultivo do feijão na agricultura familiar foram instaladas Unidades Demonstrativas (UD) de feijoeiro comum, na propriedade do produtor rural, Antônio Luiz da Silva Filho, no assentamento Forquilha do Rio Manso, no município de Rosário Oeste (128 km ao Norte de Cuiabá), numa área de um hectare, para avaliar o desenvolvimento de oito variedades.

Foi apresentado para os produtores da região o trabalho executado pela Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e produtor rural. Desde 2011, Antônio Filho tem feito teste com as cultivares BRS Pontal, BRS Marfim, BRS Agreste, BRS Radiante, BRS Campeiro, BRS Pitanga, BRS Embaixador e BRS Executivo. Além do acompanhamento no campo é feito o teste de panela para verificar qual a variedade é aceita na mesa da família.

A produtora rural e mulher do Antônio, Lucilene Gomes Duarte é a responsável pela escolha do melhor feijão. Segundo ela, a variedade que ‘apresentar um caldo grosso após o cozimento é considerado o feijão ideal para ser servido em qualquer refeição. As cultivares aprovadas no teste de panela e na mesa foram Radiante, Pitanga, Campeiro, Esplendor e Valente. Antônio comenta que não gostava de feijão preto, não tinha o hábito em consumir e hoje, devido o teste de panela realizado a variedade Campeiro é a mais apreciada em sua casa.

Ele destaca que a cultura do feijoeiro é uma alternativa de renda para os produtores rurais e as sementes oferecidas pela Empaer ajudam na escolha do feijão a ser cultivado. O pesquisador da Empaer, Valter Martins de Almeida, ressalta que para difundir a cadeia produtiva do feijão é necessário o trabalho conjunto da pesquisa, extensão rural e produtor.

Essa integração já possibilitou a instalação da UD de feijoeiro comum em 15 municípios do Estado, disponibilizando para a semeadura 16 cultivares de feijão dos grupos comerciais preto, carioca, mulatinho, roxinho, exportação e jalo. Martins enfatiza que a parceria nessa região conta com a participação do supervisor da Empaer, Amarildo Sampaio Anchieta e o técnico agropecuário, Elias Queiroz, que repassam para os produtores orientações sobre época de semeadura, espaçamento, tratamento de sementes, controle de pragas e doenças.

Amarildo fala que a intenção é identificar as cultivares adaptáveis na região e repassar as sementes melhoradas para os produtores interessados. O produtor rural Selmar Gehlen Zandona possui uma área de 60 hectares e a sua principal atividade econômica é a bovinocultura de leite. Ele pretende diversificar e veio conhecer a Unidade Demonstrativa de feijoeiro para verificar a técnica e as variedades implantadas. 

O produtor Antônio Rodrigues planta arroz para a subsistência e pretende produzir feijão também. Já o produtor rural Carlos Ildemar Souza de Oliveira plantou em sua propriedade a variedade BRS Radiante e ficou satisfeito, pois não teve ataque de pragas e doenças em sua lavoura. O gerente do Banco do Brasil do município de Nobres, Marcídio Sebba, participou da apresentação da Unidade no Sítio Santa Lúcia, e esclareceu sobre linhas de crédito para financiar a produção. Sebba adverte que é necessário ter a documentação de posse da terra para solicitar crédito e diversificar a produção.

Fonte: UEMBÊ - ACORIZAL

Acidente entre viatura da PM e caminhão mata 2 na BR-158

Foto de Reprodução/GD
Grave acidente na BR-158, próximo ao município de Bom Jesus do Araguaia (983 km a nordeste de Cuiabá), envolvendo uma viatura da Polícia Militar de Confresa e um caminhão, na manhã desta quinta-feira (19), matou 2 pessoas e deixou outras duas feridas. 

Segundo a PRF, uma das vítimas é o soldado da PM, Glacione Silva Sousa, 23. A outra vítima ainda não foi identificada, mas trata-se também de um homem. 

Eles ficaram presos nas ferragens. Outras duas vítimas são mulheres, que foram socorridas e encaminhadas para o Hospital Municipal de Água Boa (730 km a leste da Capital). Colisão aconteceu por volta das 8h30 da manhã, porém, apenas a perícia irá constatar as causas do acidente.

Por: Izabel Barrizon 
Fonte: GD/No Poder

Futsal masculino de Diamantino é vice-campeão nos Jogos Escolares Regionais




A equipe masculina de futsal, categoria B de 12 a 14 anos, da escola Nilce Maria Magalhães (Diamantino) perdeu para escola Pio Machado (Acorizal) por 6 a 1 na manhã desta quinta-feira (19.07) na quadra poliesportiva do bairro Novo Diamantino e ficou em segundo lugar na categoria.

De acordo com a técnica da escola Nilce Maria Magalhães a derrota tem sabor de vitória pelo esforço de toda equipe.

“Terminamos de cabeça erguida, somos uma equipe e para nós chegar à final já é uma vitória”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Igor Leite

Basquete de Diamantino vence Rosário Oeste e fica com ouro nos Jogos Escolares Regionais

 Aluno da escola Plácido de Castro, Lucas da Silva foi destaque no basquete

Equipe liderada pelo técnico Marcos Pereira é bicampeã no basquete

A equipe masculina de basquete da escola Plácido de Castro (Diamantino), categoria A de 15 a 17 anos, venceu por 61 X 48 a equipe da escola Elizabet Pereira de (Rosário Oeste) na manhã desta quinta-feira (19.07) quadra na Luciano Lump no bairro da Ponte. 

Invicta na oitava edição dos Jogos Escolares Regionais a equipe liderada pelo técnico Marcos Pereira disputará a etapa estadual da competição em Primavera do Leste. Com mais essa conquista o basquete de Diamantino é bicampeão nos Jogos Escolares Regionais, sendo que em 2011 foi o vencedor em Barra do Bugres. “Treinamos muito para mantermos uma equipe preparada, a gente confia nesses meninos, não foi fácil, mas graças a Deus obtivemos um bom resultado”, comemorou o técnico da equipe diamantinense. 

O aluno de Diamantino, Lucas da Silva foi o cestinha com 100 pontos e o nome destaque dos Jogos na modalidade.

 Fonte: Assessoria de Imprensa

Tabelas - Jogos Escolares Regionais dos dias 18 e 19








Nova Mutum: Secretaria de Ação e Promoção Social muda de nome

A Secretaria de Ação e Promoção Social a partir da Lei nº 1.570, sancionada em 10 de julho pelo prefeito de Nova Mutum, Lírio Lautenschlager, passa a ser denominada por Secretaria de Assistência Social. A mudança visa instituir efetivamente as políticas públicas de direitos sociais no município. Conforme o texto, “fica instituído que a Secretaria Municipal de Ação e Promoção Social, criada em 18 de novembro de 2003 agora Assistência Social, órgão da Administração Pública será responsável pela execução da Política Municipal de Assistência Social”.

“Ação e Promoção Social é uma das atribuições da Assistência Social, com a finalidade de se promover ações. O conceito de assistência social, no entanto, é baseado em uma política de assistência e tem como mote o Sistema Único de Assistência Social (Suas). Com a mudança, cria-se a partir de agora uma política social que garanta os direitos sociais dos cidadãos mutuenses”, esclarece a assessora técnica, assistente social Janete Aparecida Soares. 

De acordo com a assistente social, a alteração no nome é apenas formal e não interfere a política já desenvolvida no município. "Desde a implantação do trabalho no município, o objetivo sempre foi à sincronia de ação locais junto as determinação da esfera federal", afirmou Janete. 

AÇÕES

Entre os órgãos que integram a Secretaria de Assistência Social estão o Centro de Referência em Assistência Social (Cras), que atua como uma unidade referencial de proteção social básica do Sistema Único da Assistência Social (Suas) e tem como objetivo planejar, coordenar e executar as políticas públicas de assistência social, dirigido a pessoas em situação de vulnerabilidade social, serviços de convivência para idosos e pessoas portadoras de necessidades físicas especiais, bem como a capacitação e a inclusão produtiva. Mais de 2 mil famílias estão cadastradas atualmente e participam de ações integradas de fortalecimento de vínculos e ampliação do acesso aos direitos de cidadania, entre outras competências.

Outro órgão, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), unidade que oferta serviços especializados e contínuos as famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto, etc.) está desde 2011 em atuação no município. 

A atenção especializada e continuada tem foco na família e a situação vivenciada, garantindo o acesso a direitos socioassistenciais, por meio da potencialização de recursos e capacidade de proteção. Um corpo composto por psicólogos, assistência social auxiliam o trabalho na unidade. 

 Além do Cras e Creas, o Centro de Atendimento Integrado à Criança e ao Adolescente (Caica) criado em 2009 oferta uma rede de atendimento de acordo com parâmetros legais do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) que oferece oficinas de dança e música (aulas de instrumentais e de formação), canto, teatro, artes, informática e esportes para crianças de zero a seis anos (ASEF), crianças e adolescentes de 7 a 15 anos e 11 meses (PETI), e cursos profissionalizantes para os jovens acima de 16 anos através do Projovem Adolescente.

 Ainda, a Secretaria de Assistência Social através do Conselho Municipal de Habitação trabalha na diminuição do déficit habitacional a partir da disponibilização de Programas Habitacionais como Minha Casa, Minha Vida, Casa na Planta, entre outros, todos do Governo Federal.

Fonte: Assessoria de Imprensa

MP pede impugnação de 11 candidatos a vereador em Santo Afonso; Itamar Daltro declara patrimônio de R$ 3 milhões

Além de ter supostamente uma das campanhas mais caras da 17ª Zona Eleitoral, levando-se em conta a estimativa de gastos apontadas pelos candidatos, o município de Santo Afonso também é o que mais teve pedidos de impugnação propostos pelo Ministério Público Eleitoral, através do promotor Thiago Scarpelini Vieira, num total de 11 ações. 

Os candidatos que tiveram seus registros impugnados pelo MPE são Aldilâine da Silva Moraes dos Santos (PSD), Berenice Nogueira Gomes (PV), Gonçalo Pedroso da Silva (PTB), Helena Simões de Lima Felisbino (PP)João Evangelista (PSD), Josiney Batista de Souza (PSD), Kátia Regina Alves da Silva (PSB), Miguel Joaquim Solano (PDT), Rozinalva Dias da Rocha (PSD), ValterValter Souza Neves (PSD), Vanderlei Leal de Souza (PR). 

Outro fato que chama atenção no processo eleitoral de Santo Afonso é o patrimônio dos candidatos a vereador, notadamente o do atual presidente da Câmara Municipal, vereador Itamar Silva Daltro, que declarou bens da ordem de R$ 3 milhões de reais. Outro que possui uma grande fortuna, se comparados aos demais candidatos a eleições proporcionais, é o candidato a vereador por Nova Marilândia, atual vice-prefeito Ademar Soave (DEM), que já foi vereador por três mandatos no município.

Soave declarou ao TSE, que possui uma casa em alvenaria avaliada em R$ 40 mil reais, um lote urbano no Jardim Planalto no valor de R$ 10 mil reais, duas áreas de terras rurais avaliadas em R$ 2.800 milhões, um gol rallye ano 2005 em R$ 20 mil reais e 200 cabeças de gado em R$ 150 mil reais.

Fonte: Repórter News

Campanha de Santo Afonso pode ser uma das mais caras da região; candidato estima gastos em R$ 1 milhão de reais

Se levar em conta a estimativa de gastos apresentadas pelos candidatos a eleição majoritária dos municípios que compõe a 17ª Zona Eleitoral de Arenápolis, a do município de Santo Afonso deve ser uma das mais caras da região. 

O prefeito e candidato a reeleição Silvio Souto (PSD) estimou gastar em sua campanha R$ 1 milhão de reais, já o seu principal rival e ex-prefeito Venceslau Botelho de Campos (PR), o Gordo Salim, declarou a Justiça Eleitoral que irá gastar R$ 300 mil reais, o ex-vereador Washington Lopes (PDT), o Negão, estimou em R$ 120 mil reais a campanha pela sucessão municipal. 

Em Nova Marilândia, o candidato único Wenner Santos (PR) informou que pretende gastar R$ 60 mil reais. Em Arenápolis, Adisney Meira (PMN), o Ney da Saúde, estimou em R$ 70 mil reais sua campanha, enquanto que Farid Tenório (DEM) R$ 500 mil, o médico João Vicente (PV) R$ 350 mil, e o empresário José Mauro Figueiredo (PRB) disse que irá gastar apenas R$ 30 mil.

O professor Gervásio Quinteiro (PSB) que enfrentará o prefeito Neurilan Fraga (PSD) em Nortelândia estimou os gastos de campanha em R$ 400 mil reais, enquanto que o candidato à reeleição declarou gastar metade desse valor, ou seja, R$ 200 mil reais.

Fonte: Repórter News

MP apresenta impugnação contra três candidatos a vereador de Nova Marilândia; candidato a vereador é o mais rico com patrimônio avaliado em R$ 3 milhões

Município com apenas uma candidatura única a prefeito, liderada pelo jovem Wenner dos Santos, com uma coligação formada por sete partidos (PR / PMDB / PT / PP / PSD / PSB / DEM), o Ministério Público Eleitoral impugnou apenas três candidaturas a vereador, sendo Damião Bonetti do Nascimento (PP), Edivan Raimundo da Silva dos Santos (PSD) e José Soares de Araújo (PR).

Os candidatos terão um prazo para se defenderem das alegações feitas pelo promotor eleitoral Thiago Scarpelini Vieira, representante do Ministério Público Eleitoral da 17ª Zona, com sede em Arenápolis, após, caberá a Juíza Augusta Pruchantsky decidir pela manutenção ou não das impugnações.

O candidato a prefeito Wenner dos Santos, declarou a Justiça Eleitoral, possuir um patrimônio pessoal no valor de R$ 210 mil reais, e estimou o gasto de sua campanha em R$ 60 mil reais.




Seq.

Descrição do bem

Tipo do bem

Valor do bem (R$)

Total: 210.000,00
1
FAZENDA OLHO D`GUA, LOCALIDADE GLEBA POMPÉIA
Outros bens imóveis

100.000,00
2
120 CABECAS DE GADO
Outros bens móveis

60.000,00
3
COROLLA 2011
Outros bens móveis

50.000,00



O que chama a atenção na disputa eleitoral de Nova Marilândia, é a declaração de bens de um dos candidatos a vereador, totalizando pouco mais de R$ 3 milhões de reais, podendo ser um dos candidatos as eleições proporcional mais “ricos” de Mato Grosso.

 Trata-se do atual vice-prefeito Ademar Soave (DEM), que já foi vereador por três mandatos no município. Soave declarou ao TSE, que possui uma casa em alvenaria avaliada em R$ 40 mil reais, um lote urbano no Jardim Planalto no valor de R$ 10 mil reais, duas áreas de terras rurais avaliadas em R$ 2.800 milhões, um gol rallye ano 2005 em R$ 20 mil reais e 200 cabeças de gado em R$ 150 mil reais.


Veja o que declaram os demais candidatos a vereador: 


Adriano Dalfior (DEM)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 228.392,00
1
GOL ANO 2005/2005
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
21.000,00
2
CASA EM NOVA MARILANDIA
Casa
35.000,00
3
UMA CASA NA CIDADE DE VARZEA GRANDE
Aeronave
70.000,00
4
COROLLA ANO 2009/2010
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
57.392,00
5
UM APARTAMENTO NA CIDADE DE VARZEA GRANDE
Outros bens imóveis
45.000,00

Damião (PP)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 22.000,00
1
UMA PARATI ANO 96 MODELO 96
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
10.000,00
2
UNO ANO 2004/2005
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
12.000,00

Donizeti da Ótica
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 20.000,00
1
DOIS TERRENOS
Terreno
20.000,00

Divanzinho (PP)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 60.000,00
1
CASA DE ALVENARIA
Prédio residencial
60.000,00

Gilmar Paniça (PR)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 330.000,00
1
PARATI 2008/2009
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
30.000,00
2
CAMINHÃO MERCEDES-BENZ MODELO 1113 ANO 77
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
35.000,00
3
DOIS AVIARIOS
Outros bens imóveis
200.000,00
4
UMA CASA DE MADEIRA
Casa
50.000,00
5
UMA FIRMA DENOMINADA (GM PANIÇA ME) NOME FANTASIA FARINHEIRA
Outros bens imóveis
15.000,00

Davi Dalfior
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 30.000,00
1
CHACARA URBANA 5HA
Outros bens imóveis
30.000,00

Zezinho Baiano (PT)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 23.000,00
1
CASA DE ALVENARIA
Outros bens imóveis
20.000,00
2
C10 78 BRANCA
Outros bens móveis
3.000,00

Zé Soares (PR)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 192.000,00
1
UM COROLLA
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
30.000,00
2
UM AVIARIO
Outros bens imóveis
100.000,00
3
UM CORSA
Veículo automotor terrestre: caminhão, automóvel, moto, etc.
17.000,00
4
UMA CASA EM ALVENARIA
Casa
45.000,00

Juarezão (PP)
Seq.
Descrição do bem
Tipo do bem
Valor do bem (R$)
Total: 100.000,00
1
UM AVIARIO
Outros bens imóveis
100.000,00