sábado, 24 de novembro de 2012

Caldo de Piranha

Novo Site 

Na próxima semana um novo Layout do site odivisor.com.br entrará no ar e deixaremos de ser blogspot voltando a ser site comercial, a empresa Trinix Sistemas encerrou os trabalhos e agora acontecerá a fase de treinamentos para os atualizadores. A expectativa é de que até sexta o novo site esteja no ar. Não haverá momentaneamente nenhum evento para marcar a volta do novo site.

PMDB de Diamantino não fará eleição

Ao que tudo indica o PMDB de Diamantino não fará eleição para a renovação do diretório municipal. A determinação é da executiva estadual em documento enviado ao diretório local do partido. Segundo fonte a manobra visa evitar que o partido saia do controle do atual grupo que mantém o controle sob a agremiação há vários anos.

Um filiado procurou nossa redação e de posse da cópia do documento aonde estipula a data limite para a realização da eleição como sendo 25 de novembro, disse esta indignado e que caso não ocorra a eleição estará procurando outra agremiação "já é difícil fazer politica ainda mais quando um grupo se acha dono do partido e não abre espaço para reoxigenação partidária com novas forças". afirmou revoltado o filiado do PMDB que pediu para não ter o nome revelado.

Este mesmo filiado disse a nossa reportagem que esta ocorrendo uma manobra para filiar um produtor rural e um comerciante com a finalidade de lança-los como pré candidatos a prefeito em 2016 e que até camisetas já foram feitas com a frase "D16" em alusão a possível filiação desse comerciante ao partido.

Tentamos entrar em contato com a direção do partido em Diamantino mas não obtivemos exito.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Celito elege sucessor e fará parte do conselho estadual da OAB




O advogado Celito Bernardi, que presidiu a OAB nos últimos três anos, disse que as eleições transcorreram com muita tranquilidade, com a participação da maioria dos advogados aptos a votar e fez uma análise sobre a eleição estadua, aonde o candidato Mauricio Aude, da chapa "Pela Ordem. Para os Advogados" teve 59 votos contra 11 votos para a chapa "A OAB é muito mais" liderada pelo advogado José Moreno Sanches. A chapa "OAB 100% você" liderava pelo advogado Piu da Silva não obteve votos na secional de Diamantino. 

Celito analisou como positivoa eleição de Gildo Capeleto e entendeu como uma aprovação da gestão atual e acredita que Gildo terá todas as condições de continuar representando a classe e que em menos de três anos a gestão de Celito conseguiu mais que dobrar o numero de advogados votando e ligou esse fato ao crescimento da região que esta abrindo campo para novos profissionais. Bernardi ainda confirmou que fará parte do conselho estadual da OAB caso a chapa de Mauricio Aude vença a eleição para a OAB no estado.

Fonte: Marcio Mendes - Jornal O Divisor
Foto: Carlos Richele

Gildo Capeleto é eleito presidente da OAB de Diamantino



O advogado Gildo Capeleto, que encabeçou a chapa única que concorria a eleição para sub-seção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Diamantino, foi eleito presidente por votação secreta realizada na sala da OAB, no Fórum da Comarca de Diamantino na tarde da ultima sexta feira (23). 

A votação, que começou pela manhã, terminou as 17 horas. A chapa "OAB em ação", liderada pelo advogado Gildo Capeleto, sagrou-se vitoriosa cotando com 60 votos a favor, 7 votos brancos e 3 votos nulos, totalizando 70 votantes. 

Gildo afirmou que ficou surpreso positivamente em função da votação expressiva nos votos válidos fortalecendo ainda mais o compromisso com a classe. Capeleto ainda informou que o mandato será de três anos. A chapa vencedora foi composta com: Gildo Capeleto - presidente, Dejair, de Rosário Oeste, vice-presidente, Valentina Manrique de Diamantino tesoureira, Erica Cassati - secretária, Elton Ramos sub-secretário e Eduardo Capistrano - Delegado da Caixa de Assistência. 

Em entrevista ao site O Divisor, Gildo afirmou que "a expectativa é dar continuidade ao trabalho que a gestão de Celito vem realizando com a busca de união total da classe com a OAB forte, participativa e presente" e citou que possui uma proposta inovadora e pretende colocar em prática buscando a facilitação aos meios eletrônicos como certidões e acessos da população ao judiciário. 

Segundo Celito Bernardi, atual presidente da OAB de Diamantino, a posse simbólica dos eleitos para a OAB de Diamantino deverá acontecer na primeira quinzena de janeiro de 2013 porém a gestão atual terminará o mandato no dia 31 de dezembro de 2013.


Fonte: Marcio Mendes - Jornal O Divisor
Foto: Carlos Richele

Saúde de Diamantino divulga programação do Dia Mundial da Luta Contra AIDS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Diamantino, por meio do Serviço de Atenção Especializada (SAE - CTA) realizará a campanha “Fique Sabendo – Faça o Teste de AIDS, sífilis e hepatites virais”, em alusão ao Dia Mundial da Luta Contra AIDS, celebrado na data de 1º de dezembro, a qual abrangerá ações do Laço Vermelho. 

De acordo com a coordenadora do SAE - CTA de Diamantino, Cilene Cavalcante de Carvalho, o tema da campanha será: “Eu vivo com HIV e sei disso. A diferença entre nós é que você pode ter o vírus e não saber. Vá a uma unidade de saúde e faça o teste de AIDS”. 

O objetivo da campanha é uma ampla e intensa mobilização da sociedade; em todos os meios de comunicação, no sentido de promover e oportunizar o diagnóstico da AIDS, sífilis e hepatites, bem como a mobilização para que as pessoas façam o teste rápido ou sorológico, na Unidade de Saúde mais próxima de sua casa. 

O SAE - CTA e as Estratégias de Saúde da Família (ESFs) estarão desenvolvendo ações durante todo este período, com ênfase maior no dia 30 de novembro, que será o Dia “D” da campanha, com: reuniões em salas de espera; atividades de grupo; divulgação do teste rápido para comunidade através dos ACS e intensificação da realização do teste rápido. 

Serão realizadas palestras educativas nas escolas e fazendas; divulgação através de debate na Rádio com médico e enfermeiro; realização de teste rápido na feira livre; exposição do Laço Vermelho, faixas e cartazes nos principais pontos do comércio, bancos, faculdades, escolas e prédios públicos; entrega de folders e kits para comunidade durante o período da campanha. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Oportunidades de Emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:


*AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
*CORTE E COSTURA COM EXPERIÊNCIA
*AUXILIAR DE LIMPEZA
*FAXINEIRA
*AUXILIAR MECÂNICO DE MOTOS
*DOMÉSTICA
*SECRETÁRIA

*ATENDENTE VENDEDORA
*SERVIÇOS GERAIS PARA FAZENDA
*ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO
*ENCARREGADO DE PRODUÇÃO
*ELETRICISTA INDUSTRIAL
*ANALISTA CONTÁBIL
*ELETRICISTA PARA CARROS EM GERAL



Os interessados deverão procurar a agência no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS. Mais informações pelos telefones: 65-33362742 ou 65- 8453-7896.

Fonte: Sine-Diamantino

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Regularização Ambiental é tema de palestra para produtores rurais de Diamantino


O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) de Diamantino realiza nesta sexta-feira (23.11) uma palestra sobre Regularização Ambiental, com o Instituto Centro Vida (ICV), de Cuiabá. 

A Regulaização Ambiental é a adequação da área junto ao poder público no que diz respeito a Licenciamento Ambiental, Autorização Ambiental de Funcionamento, Certidão de Dispensa, Outorga de Direito de Uso de Recursos Hídricos,Cadastro de Uso Insignificante,Supressão de Vegetação Nativa e Intervenção em Área de Preservação Permanente. 

A partir da entrada em vigor do novo Código Florestal, os Estados e o Distrito Federal terão prazo de um ano, prorrogável por apenas mais doze meses, para implantar Programas de Regularização Ambiental (PRAs) de posses e propriedades rurais, cujas normas gerais serão definidas pela União em até 180 dias após a publicação da lei. O produtor rural também terá dois anos para aderir ao PRA, desde que tenha feito a sua inscrição no Cadastro Ambiental Rural. 

A palestra é uma reunião extraordinária do CMDRS e acontece as 14 horas no plenário da Câmara Municipal de Diamantino.

Fonte: Redação / O Divisor

Por meio do teatro alunos de Diamantino aprendem reciclar


Os alunos da rede municipal e estadual de Diamantino, juntamente com o grupo Viver Legal, participaram do evento educativo “Cena Ambiental - Teatro Itinerante”, realizado nesta quarta-feira (21.11) no Centro de Eventos.

De acordo com o produtor, Renato Augusto, o intuito do teatro é mostrar aos alunos a importância da reciclagem e de dar os devidos fins aos materiais que podem ser reutilizados.


Com muita interação, o teatro com animais mecanizados, seguido de apoio audiovisual por meio de televisores espalhados pelo Centro de Eventos, os alunos aprenderam de forma lúdica a importância de destinar o lixo para ser lucrativo e não danoso ao meio ambiente.


“Essa peça teatral que apresentamos aqui em Diamantino tem objetivo de fazer com que as crianças propaguem em casa o que aprenderam. O material reciclável gera renda e traz benefícios para o planeta”, afirmou o produtor do evento.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Cadeia Pública de Diamantino oferece cursos para detentos


A Cadeia Pública de Diamantino está promovendo o curso de capacitação para pintor de obras para os detentos da unidade. O curso tem duração de 160 horas, que são dividas entre relações humanas, segurança do trabalho e a parte técnica que a profissão exige.

De acordo com o instrutor do curso, Claudir Luiz Femtzke, o curso se baseia nos conhecimentos sobre o ofício, na segurança do trabalho, higiene e relação interpessoal. “Nós abordamos os assuntos que vão desde a preparação da tinta, a escolha do material, conhecimento das ferramentas, até na relação com o cliente, como deve se portar”, disse.

Segundo Claudir, quem faz o curso está dando o primeiro passo para se tornar um profissional quando ganhar a liberdade. “Aqui o aluno vai ter toda a noção do preparo da superfície, ele vai conhecer os tipos de tinta, como preparar as misturas, ele vai ser um profissional com conhecimento teórico e prático”, completa.

Para o professor, quem for aproveitar o curso quando sair do sistema prisional vai encontrar um campo de trabalho promissor. “A construção civil está com falta de mão de obra tanto para pedreiro quanto para pintor e quem quiser seguir na profissão terá muitas chances, pois o mercado necessita de mão de obra qualificada”, conta.

“O curso prepara para o mercado de trabalho também, quando chegar lá fora, o aluno vai saber quais seus direitos, deveres e obrigações. O objetivo é dar uma qualificação para que quando o preso sair, ter uma chance de recomeçar a vida”, finaliza Claudir.

Para o detento Wesley Eduardo da Silva Alencar o curso é importante para quem está preso a aprender uma profissão. “O curso e muito bom, o professor é ótimo, ele está explicando tudo pra nós. É uma vantagem pra nós, a direção está dando oportunidade para os presos e é uma oportunidade pra gente conseguir um trabalho quando sair”, diz.

O curso visa a capacitação do detento durante o tempo que ele permanece na unidade prisional e, para Wesley, isso é muito importante. “Hoje em dia todo mundo precisa fazer um curso, aqui sempre teve vários cursos . Eu espero conseguir um emprego, já que o professor disse que a área é boa, e deixar de fazer coisa errada”, finalizou.

Atualmente a Cadeia Pública de Diamantino está com 50 detentos.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor

Hospital de Diamantino fechará em 180 dias




Após uma reunião entre a Congregação das Irmãzinhas da Imaculada Conceição e a Associação do Lar São Francisco ficou decidido que o Hospital São João Batista será devolvido para as Irmãs e, num prazo de 180 dias, a unidade será fechada. A decisão dos freis deve-se ao desgaste e a instabilidade causada por atrasos no repasse das verbas estaduais. 

De acordo com o administrador do Hospital, a Associação dos Freis tem um contrato direto com a Congregação das Irmãs e, após uma avaliação de desempenho e condições de trabalho, a Associação decidiu encerrar o convênio com as irmãs. “Não vimos uma solução, uma possibilidade de melhora, por isso a Associação, nós freis, estamos deixando Diamantino e entregando o hospital para as Irmãs”, comunicou o frei.

Segundo frei Tarcísio, o Hospital continuará funcionando normalmente o que vai mudar é somente a administração. “Nós, frades, ficaremos aqui até o final de dezembro para poder devolver a gestão para as irmãs de uma forma tranqüila. Em assembléia, as irmãs avaliaram a história delas aqui, as condições humanas, a Congregação dela decidiu pelo encerramento das atividades. Com muito pesar, com muita resistência em tomar essa decisão, mas elas não tinham mais condições de manter essa obra”, explicou. 

‘Nesse prazo de 180 dias que determina a lei para o fechamento de uma unidade hospitalar, as irmãs vão fazer a gestão desse hospital mantendo o atendimento o mais regular possível e esperamos que nesse período de 180 dias apareça uma solução, uma proposta, para que não se concretize o fechamento do hospital”, contou o gesto do Hospital. 

O frei conta que todos os órgãos já foram comunicados. ‘Já protocolamos o comunicado na Secretaria Estadual de Saúde, já comunicamos o Polo Regional de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde’. Segundo a Irmã Maria Aparecida, conselheira da Congregação, as atividades da entidade serão voltadas para o social. ‘Nós vamos atender o lado social, obras assistenciais, não temos mais condições de manter o hospital’, pontuou. Ainda, segundo a irmã, o Lar São Roque não será afetado pelo fechamento do hospital. 

A responsabilidade da administração do Hospital passará para Demilson Oliveira, que faz parte da equipe administrativa da sede da Congregação. Segundo ele todos os compromissos serão honrados. “Os funcionários já foram comunicados, todos eles receberão todos os seus direitos trabalhistas conforme manda a lei’, explicou. 

Demilson enfatizou que a decisão de encerrar as atividades foi tomada porque a unidade ainda tem saúde financeira para saldar seus compromissos. “Ainda temos esse repasse, o que nos da um suporte para fazer o acerto trabalhista de maneira correta conforme deve ser feito’. 

Frei Tarcísio ainda lembra que todas as metas do hospital são alcançadas e superadas. ‘Isso nos dá uma certa tranqüilidade, pois isso mostra que o trabalho está sendo bem feito. Mas ver a possibilidade do enceramento deste Hospital numa região carente, numa região que não vai ter serviço hospitalar com as condições que tem o São João Batista é preocupante, mas a gente não em mais condições”. 

O frei onta ainda que, se ninguém assumir o Hospital, toda a parte de internação e cirurgia terá que ser feita em Cuiabá. “Vamos voltar à cultura da ambulância, que todo dia leva paciente para Cuiabá, aumentando muito o fluxo e os prontos atendimentos de cada cidade terá que ter uma eficiência maior para solucionar os casos, já que não terá mais o suporte do Hospital’. 

‘Embora pareça difícil, embora seja duro a gente perceber essa situação, nós temos 180 dias em que uma proposta, uma negociação possa reverter essa situação. Eu disse para os funcionários e digo para a população que é um tempo de esperança e a gente permita que Deus haja nessa história nesses 180 dias. A Saúde é obrigação do Estado e a população tem cobrar a quem de direito, que é a Secretaria Estadual de Saúde. A saúde não é dever dos freis, não é dever das irmãs, nós viemos para somar. A responsabilidade é dos Estado, é ele quem deve ser cobrado’, finalizou.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor

Diamantino: Caminhoneiro morre atropelado por moto ao aguardar socorro

Um homem de 55 anos morreu em um acidente no quilômetro 632 da BR-364, próximo a Diamantino, a 209 quilômetros de Cuiabá, nesta quarta-feira (21). De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o caminhoneiro estava parado na pista por problemas mecânicos e aguardava socorro quando um motociclista que trafegava pelo local se assustou com um veículo que vinha na direção contrária.

Ao sair para o acostamento, a motocicleta atingiu o caminhoneiro que morreu no local. "Parece que o motoqueiro se assustou, desviou para o acostamento e atropelou o motorista que estava parado", disse um policial ao G1. Segundo a PRF, o motorista estava sozinho no veículo. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML). Já o motociclista foi encaminhado a um hospital de Diamantino onde está em observação.

Fonte: G1 MT

Oportunidades de Emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:

*AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO
*FRENTISTA
*AUXILIAR DE LIMPEZA
*ATENDENTE VENDEDORA
*SERVIÇOS GERAIS PARA FAZENDA
*ENCARREGADO DE MANUTENÇÃO
*ENCARREGADO DE PRODUÇÃO
*ELETRICISTA INDUSTRIAL
*ANALISTA CONTÁBIL
*ELETRICISTA PARA CARROS EM GERAL





Os interessados deverão procurar a agência no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS. Mais informações pelos telefones: 65-33362742 ou 65- 8453-7896.

Fonte: Sine-Diamantino 

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Diamantino: Beneficiários do Bonfilho Cocco II são convocados pela Ação Social

A Secretaria Municipal de Ação Social de Diamantino, através do Setor de Habitação, convoca as pessoas que constam na listagem abaixo (nomes também no site www.diamantino.mt.gov.br) para comparecerem à reunião das 165 U.H. - Núcleo Bonfilho Cocco II - 3º etapa, na data de 22/11/2012 (quinta-feira) às 18h30 na Câmara Municipal de Diamantino, pois serão tratados assuntos de interesse dos beneficiários.

Relação dos convocados
*Adriana Ciotta
*Alenir do Espírito Santo Arruda
*Aline Mendes de Arruda
*Alvina Fortes dos Santos
*Alzenir Nogueira de Souza
*Ana Lúcia Dias da Silva
*Ana Paula Pedroso Wonsoski
*Andrea de Almeida Araujo
*Andrea Poleze
*Andrea Santana de Sales
*Andreia Patricia Guioti
*Andrelina Porcina Padilha
*Antônia Rodrigues da Silva
*Aparecida Alves Ferreira
*Aparecida Cosme de Moura
*Aurea Ferreira de Oliveira
*Carlos Dias Horta
*Carmem Silva Soares Pereira
*Célia Divina Nery
*Cintia Araujo de Souza
*Cleide Cordeiro Maciel
*Cleonice Hurtado
*Cleuzinete José do Nascimento
*Cristiane Benedita Jusceline de Souza
*Darlize Batista Gonçalves
*Dayane Pessoa dos Santos
*Devirge Aquino da Costa
*Diana Gomes de Souza
*Dorvalice José da Silva
*Edilene Santana
*Edna Franero Marins
*Edna Souza Pereira
*Eliana da Silva
*Eliane Alves de Souza Lesbon
*Eliane de Souza Frota
*Eliane Martins Del Fiol Lima
*Elisângela da Silva
*Enedina Machado do santos
*Estela Beatriz Oliveira Keppi
*Eva Barbosa Pimentel
*Eva Batista de Oliveira Tochio
*Fátima Cristina da Rosa
*Gilmara Freire Quenoizore
*Gisele Pereira Theodoro
*Giselle Maria Silva dos Santos
*Halsia Velasquio Lima Alencar
*Hellen de Souza Vasconcellos
*Herica Patrícia Ramalho Vanderley
*Heuga de Pinho
*Higino Confessor de Magalhães
*Ilda Aparecida Fermiano
*Ilda Xande Simões
*Isabel Félix Pereira
*Ivani de Jesus Molina
*Izanete Soares de Oliveira
*Jacilene Maria de Almeida
*Jacira Meiei
*Janaina Rodrigues de Lima
*Janete de Lourdes Morisso
*Jaqueline Ferreira R. Fechtner
*Jaqueline Gomes da Silva
*Joanete Nonato da Silva
*Jorge Fermino da Cruz
*Josiane Augusta da Silva
*Josiane Gonçalves da Silva
*Josielma Carla da Silva
*Joviana de Jesus Molina
*Joziane Pereira Conceição
*Juceli Amaro de Souza
*Jucelia da Silva Soares
*Jucelia Lourenço de Almeida
*Júlia Maria de Jesus
*Juliana Cristina Ferreira da Silva
*Juliana Cristina S. Nonato
*Julieta Pires de Carvalho Costa
*Juscelia de Jesus Molina
*Katia Cristina Faria de Barros
*Kátia Pedrina da Silva
*Katxlene Lorene Cardoso
*Leandra Carmo da Silva
*Leia Gomes da Silva
*Lindaray Arruda Santana
*Lizete Francisca da Silva
*Lori Borges
*Lourdes Maria Lourenço
*Lourdes Pinto de Oliveira
*Lourival da Costa oliveira
*Luana Almeida Albuquerque
*Lucélia Regina Vanni
*Luciane Pereira Balieiro
*Lucineide dos Anjos Silva
*Márcia Regina Santos Souza
*Marelene Moraes Jacob
*Maria Alice Pego de Souza
*Maria Aparecida Silva Ferreira
*Maria Arantes Natalino
*Maria Benedita da Silva Paula
*Maria Conceição Martins
*Maria da Conceição Linhares
*Maria Isabel Arruda Paim
*Maria José Vieira
*Maria Luiza de Paula Cruz
*Maria Margarete Rodrigues de Souza
*Marilene Gonçalves de Oliveira
*Marilza Correa
*Marina Pereira da Silva
*Marinalva Dias de Santana
*Marizete Del Castanhel
*Marta de Oliveira Rodrigues
*Mary de Freitas
*Michele Lopes de Oliveira Santos
*Mirian Lima Nogueira
*Nair Mendes da Silva
*Nair Pereira dos Santos
*Nilceia Ferreira de Miranda
*Nize Ferreira Lemes
*Odalina da Silva Almeida
*Orlinda Pereira da Silva
*Patrícia Queli Elebrok
*Rainynglidy Herculano Rodrigues Prata
*Raquel Rodrigues da Silva
*Rosélia Maria da Silva
*Rosimar Rodrigues Cardoso
*Rosinare Lopes Macedo
*Sandra Maria de Santana
*Sebastiana Greice de Arruda
*Selice Maria do Carmo Oliveira
*Shirley Maria de Oliveira
*Silma Coimbra Moreira
*Simone de Souza Ramos
*Simone Santos Rodrigues
*Sirleide Amorim dos Santos
*Solange Soares Paulino
*Sueli Aparecida Rocha
*Sueli Lima dos Santos
*Sueli Soares de Lima
*Suellen Carla Feitosa
*Suzana Aparecida da Guia
*Terezinha Pereira dos Santos
*Urbana de Souza
*Valdirene Ferreira da Rocha
*Valéria Pereira
*Valkiria Santana da Guia
*Vânia Almeida dos Santos
*Vanilde Ribeiro Ferreira
*Vera Lúcia Fontes de Souza
*Vera Lúcia Oliveira Mello
*Vera Lúcia Rodrigues Abreu
*Zenaide Gonçalina de Almeida
*Zolide Carolo

SMEC de Diamantino realizou o 1º FestiDança


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC) promoveu no dia 14 de novembro o 1º FestiDança para alunos do ensino infantil até o ensino médio das escolas públicas municipais, estatuais e do ensino particular.

O evento cultural que aconteceu no Ginásio de Esportes do bairro Buriti contou com a participação de 10 escolas e atraiu mais de mil pessoas.

Para professora Leoni Bueno Gonçalves, é muito importante haver interação entre alunos, arte e comunidade.

A Apae e o Grupo Viver Legal participaram do evento como convidados.

Classificação:
Modalidade: Educação Infantil

1º lugar: EMEI Criança Feliz – Grupo Bonequinhas de Lata – Música: Boneca de lata
2º lugar: Escola Castro Alves – Grupo Encanto da Caeté – Música: Pororó

Modalidade: 1º Ciclo
1º lugar: Escola João Batista de Almeida – Grupo Dançando Carimbó – Música: Carimbó
2º lugar: Escola Castorina Sabo Mendes – Grupo Tacacá com Açaí – Música: Garota do Tacacá

Modalidade: 2º Ciclo
1º lugar: Escola Piaget – Grupo Aprender dançando é mais divertido – Música: Mix África e ritmos mundiais
2º lugar: Escola Castorina Sabo Mendes – Grupo Free Step Boys – Música: Mix dance

Modalidade: 3º Ciclo
1º lugar: Escola Castro Alves – Grupo Afrodite – Música: Pérola Negra 
2º lugar: Escola Lápis de Cor – Gropo Expressão – Música: Pout-pourri Remix

Modalidade: Ensino Médio
1º lugar: Escola Décio Furigo – Grupo The Brilhants – Música: Sensual Remix
2º lugar: Escola Castro Alves – Grupo Clássico – Música: Medley Valsa de Straus – Pout pourri

Ao final 1º FestiDança foram entregues os prêmios do Projeto Campo Limpo, ficando a seguinte premiação:

Concurso de desenho Campo Limpo 2012 – 4º ano
Tema: O meio ambiente e o bem estra no campo

1º lugar: Escola Elza M. Q. Oliveira; aluna: Larissa Dias; prêmio: Tablet
2º lugar: Escola Maria Euzébia Ferreira; aluna: Andressa Ulidiane Caldas; prêmio: bicicleta
3º lugar: Escola Castorina Sabo Mendes; aluna: Isadora A. Santos; prêmio: bicicleta

Concurso de redação Campo Limpo 2012 – 5º ano
Tema: Minhas atitudes para transformar o planeta em um lugar melhor para viver

1º lugar: Escola Décio Furigo; aluna Mayara Alvez Picco; prêmio: Tablet
2º lugar: Escola Elza M.Q. Oliveira; aluno: Leandro G. Costa; prêmio: bicicleta
3º lugar: Escola Décio Furigo; aluno: Higor Mendonça R. Martins; prêmio: bicicleta

Fonte: Assessoria de Imprensa

Justiça do Trabalho em Diamantino e Colíder vai leiloar imóveis na 5ª

A justiça trabalhista vai leiloar imóveis e outros bens, nesta 5ª feira (22), às 9h, no fórum, para quitar dívidas de empresas e empregadores com funcionários em Colíder e cidades da comarca, que saíram de suas empresas e não receberem todos os direitos.

O edital prevê a venda de 14 hectares do imóvel rural em Itaúba, com valor mínimo de R$ 25 mil, outro imóvel rural, no mesmo município, com área de 968,00 ha, valor R$ 2,1 milhão e 1.293 hectares no município de Marcelândia por R$ 1,9 milhão.

Será leiloado um Fiat Strada ano 2006 com lance mínimo de R$ 19 mil, carregadeira Caterpillar, modelo número 966, por R$ 75 mil e 35 metros cúbicos de madeira para caixaria, sendo a mescla angelin saia, pau óleo, birolo, farinha seca e pente de macado, serrado em tábuas, valor R$ 13,6 mil.

Em Diamantino, também haverá leilãna quinta, na sede da Justiça do Trabalho, às 9h, dos seguintes bens: imóvel rural com 622,0524 ha, em Diamantino, valor R$ 3,4 milhões; 815,87 m² de um terreno rural com área de 2,7 hectares, com salão comercial, com medida aproximada de 120 m² - próximo ao terminal rodoviário de Diamantino, com valor mínimo de R$ 151 mil. Vão ser ofertados 2.545 litros de etanol, com preço na bomba de R$ 2,08 o litro, e 1.381 litros de gasolina, com preço de bomba de R$ 3,13 totalizando R$ 5, 2 mil o etanol e R$ 4,3 mil de gasolina.

Fonte: Só Notícias

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Alto Paraguai e Denise e outros 30 municipios ficarão sem verbas da vigilância sanitária

Trinta e dois municípios -diversos deles no Nortão- vão ficar, por um determinado período, sem verbas para o setor de vigilância sanitária porque não repassaram as informações obrigatórias para continuarem recebendo os recursos. Essa medida adotada pelo Ministério da Saúde é para controlar a aplicação correta dos recursos. Para voltar a recebê-los, as prefeituras devem atualizar os dados no sistema nacional. Os valores repassados variam de uma cidade para outra.

Entre as cidades afetadas estão Alta Floresta, Sorriso, Marcelândia, Alto Paraguai, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Curvelândia, Denise, Figueirópolis D"Oeste, Glória D"Oeste, Indiavaí, Jauru, Lambari D"Oeste, Marcelândia, Nova Nazaré, Novo Santo Antônio, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal, Ribeirão Cascalheira, Rondolândia, Rosário Oeste, Salto do Céu, Santa Carmem, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, Santa Terezinha, Santo Antônio do Leverger, Tabaporã e Vila Bela da Santíssima Trindade.

De acordo com a portaria n° 2.601, publicada na última sexta-feira os municípios e estados que não cadastraram o serviço no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (SNCES) ou não forneceram informações regulares pelo Sistema de Informação Ambulatorial (SIA/SUS) perderam o repasse referente ao terceiro quadrimestre de 2012.

Fonte: Redação Só Notícias

Suspeitos de matar agente em motim são identificados em MT, diz delegada

Agente Wesley Santos, morto durante motim em
penitenciária de Cuiabá (Foto: Reprodução/TVCA)
“Quem matou ele foi a polícia. O laudo não consta que meu filho foi morto com uma arma branca”. A afirmação é da lavadeira Dirce Maria da Silva, de 52 anos, mãe do agente prisional Wesley da Silva Santos, de 24 anos, que foi morto há exato 1 ano e cinco meses durante um motim que foi controladao pela Polícia Militar na Penitenciária Central do Estado, em Cuiabá. Além de Wesley, outro detento também morreu na ação.

A Polícia Civil retomou as investigações e já sabe, inclusive, quem são os responsáveis pela morte do agente prisional. Ao G1, a delegada da Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que comanda as investigações, Anaíde de Barros, afirmou que ouviu detentos, agentes prisionais e policiais militares. “As provas documentais, a perícia e as oitivas realizadas já dão para elucidar o que realmente aconteceu naquele dia”, afirmou.

O inquérito, no entanto, não foi concluído, segundo Anaíde, porque uma testemunha ainda precisa ser ouvida. “Nos próximos 10 dias eu creio que vou encerrar esse inquérito e vamos divulgar quem são os responsáveis pela morte do agente”, destacou.

O motim ocorreu quando os presos dos raios 2, 3 e 4 deixavam as celas para serem atendidos pela Defensoria Pública e pelo setor clínico da unidade prisional no dia 20 de junho de 2011. Um grupo de 25 reeducandos iniciou o motim no corredor central da unidade e fez refém três agentes prisionais, entre eles, Wesley Santos que atuava no terceiro plantão na unidade.

A morte de Wesley causou polêmica e estranhamento entre as instituições da segurança pública de Mato Grosso por conta de divergências na causa da morte da vítima. O então secretário de Gestão Penitenciária, José Antônio Chaves, deixou o cargo um dia após ter afirmado que o agente teria sido morto por disparo de espingarda usada pela Polícia Militar. “Só os PMs estavam com esta arma”, afirmou o secretário à época.

A declaração de Chaves contrariou a conclusão de um laudo divulgado pelo Instituto Médico Legal (IML) dois dias depois da morte do agente. O documento concluiu que um golpe de arma artesanal atingiu o coração de Wesley e a agressão teria sido preponderante para a morte dele. Em decorrência do golpe, segundo o laudo, o agente perdeu muito sangue e morreu.

Motim na Penitenciária Central do Estado terminou
com agente e detento mortos (Foto: Ericksen Vital)
Dois meses depois do fato, outro laudo elaborado pela Criminalística da Polícia Civil apontou que não foi encontrado sangue do agente nas armas artesanais supostamente utilizadas para matar Wesley. Ao G1, a delegada Anaíde de Barros preferiu não revelar se um novo laudo foi feito para confrontar as conclusões dos anteriores.

Além do agente, o reeducando Uenes dos Santos, de 22 anos, também morreu durante o motim na penitenciária. Conforme informou o laudo do IML, a morte foi causada pelo tiro disparado da escopeta de um dos policiais militares que tentavam acabar com o motim. Ele morreu por perda excessiva de sangue.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários de Mato Grosso, João Batista, a pergunta que ainda falta ser respondida é de que forma o agente prisional foi morto. “É interessante saber como ele morreu. Eu não posso provar, mas se ele tivesse sido morto pelos presos a morte teria um peso. Os presos alegaram que não foram eles. Se for comprovado que o tiro partiu da PM é diferente porque o disparo não foi proposital porque os PMs estavam tentando tirá-lo das mãos dos presos”, explicou Batista.

Ainda para Batista, a morte de um agente prisional durante um motim, que não acontecia desde 1989 reflete a falta de estrutura do sistema prisional. “Na Penitenciária Central existem dois mil presos que são vigiados por apenas 15 agentes. Mesmo com a morte do Wesley, a insegurança e a superlotação ainda continuam”, destacou o representante dos agentes prisionais.

Indenização
Dona Dirce tenta provar na Justiça há mais de um ano que tem direito à pensão no valor de R$ 886 pela morte de Wesley. Doente e sem renda, ela disse ao G1 que dependia da renda do filho para viver. “Ele era meu único filho solteiro. Não deixou filhos e me ajudava muito em casa. O estado quer que eu prove que ele me mantinha financeiramente. O Wesley sempre me ajudou. Quando não trabalhava vendia picolé na rua para ajudar em casa”, afirmou.

A família ainda entrou na Justiça com um pedido de indenização contra o governo de Mato Grosso. Na ação, a mãe da vítima pede R$ 283 mil como reparação. "A Justiça tem que ser feita. Quem tirou a vida dele tem que ser punido", finalizou a mãe da vítima ao G1.

Fonte: G1-MT

CALDO DE PIRANHA

Nova Maringá - Disputa por Cargos
A briga por cargos na próxima gestão em Nova Maringá está acirrada. Muitas promessas para poucos cargos hehehehe. E agora João como vai sair dessa? Promessa é dívida hehehehehe.

A Secretaria de Educação é a mais concorrida, sete pessoas querem ser nomeadas kakakakakaka, mas só pode um ou será uma? Vamos esperar pra ver hehehe.

Há especulações que o novo Secretário de Obras seja um servidor de carreira. O motorista de caminhão Protázio. O mesmo vestiu a camisa na política e agora espera ser contemplado, ele já provou que é bom de serviço. Mas tem outros também querendo hehehehe. Quem assumirá?

A pasta da Saúde deverá ser da Enfermeira Leosandra? ou da Enfermeira Leila? ou da Bernadeth? Mas, ventos sopram pros lados de São José do Rio Claro, onde um antigo conhecido do povo de Nova Maringá pode voltar, será? É esperar pra ver kakakakakakaka.

Tem correligionário querendo ser Chefe das Compras, outro quer o Financeiro hehehehe a vontade é muita pra poucos cargos.

E os Candidatos a Vereadores que não se elegeram? Também querem uma boquinha?

Nova Maringá - Compra de Votos
Tem Vereador eleito que segundo comentam pela cidade gastaram mais de 50.000,00 e na Prestação de contas informa que não gastou nem 3.000,00. A casa ainda pode cair hehehehe.

Um eleitor deixou escapar que ganhou de um certo Vereador reeleito várias corridas de táxi para Diamantino. Destino INSS hehehe outros comentaram que ganharam exames caros e até padrão. O bicho ainda vai pegar. MP agora é com vocês.

Plantio de soja é encerrado em 12 municípios e chega a 88.5% em todo o Mato Grosso

O semeio da safra de soja 2012/12 está encerrado em 12 municípios de Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Vera, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Itaúba, Chapada dos Guimarães e Campo Verde).

Conforme levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), o porcentual de cobertura das plantadeiras em todo o Estado chega a 88.5% dos 7.890 milhões de hectares a serem plantados. O ritmo está 5.3% abaixo do índice registrado no ano passado.

Além dos que já finalizaram os trabalhos, também estão próximos de cobrir 100% os municípios de Primavera do Leste, Jaciara, Juscimeira, São José do Rio Claro, Santo Antônio do Leste e Sapezal, com 95% de suas áreas plantadas. Campo de Júlio e Campo Novo dos Parecis chegaram a 92 e 90%, respectivamente.

As regiões onde a estiagem castigou no mês de outubro são as mais atrasadas com o plantio. No Centro-Sul mato-grossense, Diamantino, Tangará da Serra e Santo Antônio do Leverger ainda têm cerca de 20 a 28% de área a semear. A região Nordeste do Estado, no Araguaia, é a que está com o trabalho mais prejudicado, com cerca de 45% ainda a concluir.

Para as regiões que tiveram boas precipitações pluviais e a soja já está em desenvolvimento, os agricultores começam a ficar preocupados com as doenças, como a ferrugem asiática. Em Lucas do Rio Verde e Alto Araguaia, por exemplo, já houve registros de focos da doença.

Engenheiros agrônomos estimam que, nesta safra, por causa das condições climáticas, os sojicultores necessitarão efetuar mais aplicação de agrotóxicos que na safra anterior.

Fonte: Agroolhar

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Caldo de Piranha

Eleição no PMDB Diamantinense

Deveria estar previsto para até o próximo dia 25 de novembro a eleição para o diretório municipal do PMDB de Diamantino. Fato este, ao que parece, não deverá ocorrer pois parte do diretório está fazendo corpo mole em realizar a reunião para decidir sobre a eleição. Segundo uma fonte, é o medo de perder o comando do partido que tem feito com que a eleição não seja realizada. Na quarta-feira mais informações e o convite para que o ex-prefeito Chico Mendes filie-se ao PMDB de Diamantino.

Caldo de Piranha

News evangélicos

Nada contra, mas ainda sou do tempo em que evangélico era chamado de ‘crente’ e, em Diamantino, apenas duas igrejas existiam, além da católica, e eram respeitadas, Cristã e Assembléia. Agora, no mesmo espaço de festa mundana, ocorre festa evangélica. Aff... É o fim do mundo mesmo!!! Esse mundo mudou mesmo ou eu que fiquei desatualizado? Daqui uns dias terá festa mundana no cabaré e, no outro dia, festa evangélica. E ainda terá gente dizendo tudo bem, nada haver...

Caldo de Piranha

Novo Staff

O futuro novo staff do prefeito Juviano Lincoln para o próximo mandato deverá ser anunciado somente em dezembro, ao menos foi o que disse o prefeito a esta coluna. Lincoln não revelou nomes, mas disse que setores como contabilidade e RH sofrerão mudanças para modernização. O prefeito ordenou a troca do sistema que gerenciava a prefeitura local.

Thamires e Andrey vencem concurso Garota e Garoto Universitário em Diamantino


A realização da edição 2012 do Concurso Garoto e Garota Universitários de Diamantino, contou com seis casais participantes e aconteceu com casa cheia, na boate Tribo, na noite da última sexta-feira (16.11), consagrando assim o evento marcante da cidade. 

A realização ficou por conta do já conhecido Wilson Pinheiro. O ambiente foi agradável e animado e o proprietário da casa, Belmiro Junior, recepcionava todos na entrada de sua boate, que abrigou a todos para este, que é hoje considerado o mais importante evento do meio universitário na cidade, que possui duas faculdades particulares. Ao final em, função até mesmo do espaço, o desfile não demorou a acontecer. 

Thamires Oliveira ficou em primeiro lugar no feminino e Andrey Pinheiro em primeiro lugar masculino, que por ironia do destino ambos são namorados. O segundo lugar feminino ficou com Janys Broeto e o terceiro lugar ficou Poliana Romanin e, no masculino, ficou com Alan Carlos na segunda colocação e o terceiro colocado ficou com Renan Aderle.



Fonte: O Divisor

Centro Integrado de Operações de Segurança deve ser instalado em Diamantino

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) deve expandir a atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para 12 cidades do interior e, entre elas estão Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Diamantino, Juína, Barra do Garças, Primavera do Leste e Vila Rica. Com tudo, ainda não há previão das instalações. O processo de interiorização do Ciosp e da Inteligência Policial teve começou no início do ano, em Cáceres, com a implantação do Centro de Comando e Controle e Inteligência (C3i), que passa adequações. 

Segundo o coordenador do Ciosp, o centro das regionais terá a estrutura na proporção da cidade. "Teremos no local o atendimento automatizado, e a informação já vai para o despachador em outra sala. Esse despachador só vai fazer a operação de rádio e de controle de ocorrência. O local terá também o setor de monitoramento de câmeras, integrando as corporações, além do espaço para a Inteligência Estratégica", explicou. 

Além disso, existe um trabalho de comunicação. "Se a cidade é Sinop, por exemplo, o município de Vera pertence à regional de Sinop então, colocaríamos as chamadas telefônicas de Vera para serem atendidas em Sinop. Irá funcionar como uma central ampliada, como é o Ciosp em Cuiabá e Várzea Grande. Quem liga de Várzea Grande, a chamada cai na Central, em Cuiabá, que despacha a viatura em Várzea Grande para atendimento da ocorrência lá. As cidades polos do interior passariam a ser centrais", disse o coordenador.

O projeto de expansão do Ciosp em Mato Grosso está em andamento e depende apenas da questão financeira do Estado. "Acredito que esse é um caminho que tem que ser seguido pela segurança pública. Temos isso consolidado nas instituições e junto ao governador porque verificamos que é importante e é dessa forma que precisamos trabalhar para obtermos melhores resultados na Segurança", falou.

Fonte: Só Notícias

Motocicleta é atingida por carro no Centro de Diamantino


Um acidente na Rua Almirante Batista das Neves deixou duas pessoas feridas na última sexta-feira (16.11). Uma moto Honda Bizz, placa NJN 6617, de Rosário Oeste transitava pela via quando foi atingida pelo veículo VW Gol, placa ARM 9993, de Nobres. 

De acordo com o boletim de ocorrência, o carro seguia pela Rua Marechal Rondon e não viu a motocicleta que desrespeitou o sinal de Pare, sendo atingida na lateral. Willi Alves dos Anjos, de 22 anos, e Izaías Mendes de Oliveira, 26, sofreram escoriações pelo corpo e foram encaminhados para o Pronto Atendimento de Diamantino. 

A Policia Militar foi acionada e tomou as devidas providências. Os envolvidos e os respectivos veículos foram encaminhados para a Polícia Civil.


Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor 

DIAMANTINO: TRE selecionará novos juízes eleitorais para 5 comercas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso abriu inscrições para Juízes de Direito em efetivo exercício nas Comarcas de Rondonópolis, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Sinop e Diamantino que desejarem concorrer à titularidade da 10ª, 20ª, 21ª, 32ª e 7ª Zonas Eleitorais, com sede nos respectivos municípios. Os interessados nas vagas abertas para a 10ª, 20ª, 21ª, e 32ª terão até o dia 13 para encaminharem as inscrições ao TRE. Já para a 7ª zona eleitoral de Diamantino o prazo vai até 16.

A habilitação para concorrer à titularidade da 10ª, 20ª, 21ª, 32ª e 7ª Zonas Eleitorais será realizada por meio de ofício endereçado à Presidência do TRE-MT. O ofício deverá ser protocolizado no próprio Tribunal, ou enviado via aparelho fac-símile pelo telefone (65) 3362-8150, até a data estipulada nos editais para o encerramento das inscrições, sendo necessária a confirmação do recebimento dos ofícios encaminhados via fax.

Os candidatos às vagas deverão declarar no ofício a não incidência nos impedimentos previstos no artigo 14, parágrafo 3º da Lei nº 4.737/65, e apresentar a declaração prevista no artigo 3º do Provimento CRE nº 10/2012.