terça-feira, 20 de novembro de 2012

Plantio de soja é encerrado em 12 municípios e chega a 88.5% em todo o Mato Grosso

O semeio da safra de soja 2012/12 está encerrado em 12 municípios de Mato Grosso (Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Nova Mutum, Vera, Tapurah, Santa Rita do Trivelato, Ipiranga do Norte, Nova Ubiratã, Itaúba, Chapada dos Guimarães e Campo Verde).

Conforme levantamento do Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea), o porcentual de cobertura das plantadeiras em todo o Estado chega a 88.5% dos 7.890 milhões de hectares a serem plantados. O ritmo está 5.3% abaixo do índice registrado no ano passado.

Além dos que já finalizaram os trabalhos, também estão próximos de cobrir 100% os municípios de Primavera do Leste, Jaciara, Juscimeira, São José do Rio Claro, Santo Antônio do Leste e Sapezal, com 95% de suas áreas plantadas. Campo de Júlio e Campo Novo dos Parecis chegaram a 92 e 90%, respectivamente.

As regiões onde a estiagem castigou no mês de outubro são as mais atrasadas com o plantio. No Centro-Sul mato-grossense, Diamantino, Tangará da Serra e Santo Antônio do Leverger ainda têm cerca de 20 a 28% de área a semear. A região Nordeste do Estado, no Araguaia, é a que está com o trabalho mais prejudicado, com cerca de 45% ainda a concluir.

Para as regiões que tiveram boas precipitações pluviais e a soja já está em desenvolvimento, os agricultores começam a ficar preocupados com as doenças, como a ferrugem asiática. Em Lucas do Rio Verde e Alto Araguaia, por exemplo, já houve registros de focos da doença.

Engenheiros agrônomos estimam que, nesta safra, por causa das condições climáticas, os sojicultores necessitarão efetuar mais aplicação de agrotóxicos que na safra anterior.

Fonte: Agroolhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário