sábado, 16 de março de 2013

Judo Kid realizou mais um Sopão Solidário


Desta vez a cidade de Alto Paraguai e o bairro Bela Vista foram agraciado com a presença do Sopão Solidário, um projeto desenvolvido pelo professor Carlos Fernandes da Academia Sandokan. 

Além de sérvio o Sopão Solidário nos bairros carentes dos município, o projeto ainda propicia aulas de judô e contempla palestras educativas e motivacionais aos alunos das escolas presentes.

O Sopão Solidário conta com a colaboração de voluntários da propria comunidade bem como com outros que se dispunha a ajudar e auxiliar o projeto que aceita apoio e ajuda dos interessados.

O próximo Sopão Solidário acontecerá na Escola Municipal Castorina Sabo Mendes em Diamantino no dia 23 de março.

Na próxima segunda-feira (18) Carlão será agraciado na Câmara Municipal de Diamantino com uma moção de aplauso pela iniciativa que vem realizando e a autoria desse reconhecimento é do vereador Marcio Mendes (PPS)

Fonte: Redação/O Divisor

Em casa Diamantino empata contra Nova Mutum

 Pelo placar de 3x3 o time da ADF – Associação Diamantinense de Futsal, empatou contra o time de Nova Mutum no último amistoso acontecido ontem (15) no ginásio de esportes de Diamantino no bairro Buriti, jogo realizado antes do inicio da taça Brasil no mês de março em Cuiabá, aonde Diamantino representará Mato Grosso nessa taça.

Um fato mereceu atenção é a falta de segurança durante o jogo, vários meliantes tentaram danificar veículos que ficaram no estacionamento e isso pode ser um dos motivos de Diamantino ter perdido a sede dos jogos abertos para Nova Mutum. Outro item que ainda demanda de cuidado e a ausência de rede protetora que atualmente só existe nos fundos dos goleiros sendo ausente nas laterais.

O público corajoso que esteve presente reclamou também das condições dos banheiros que estavam com mau cheiro, bem como com as lâmpadas queimadas ou apagadas. 

Fonte: Redação/O Divisor

Câmara discute abandono de prédios de Diamantino

O abandono de alguns prédios públicos de Diamantino será motivo de discussão na Câmara Municipal de Diamantino nesta segunda-feira. O autor do requerimento de informações e audiência é o vereador Marcio Mendes (PPS).

Um dos questionamentos é o abandono que esta o antigo prédio aonde funcionava a vara do trabalho em Diamantino no centro histórico próximo a Empaer, motivo de reclamação da vizinhança que vêem um patrimônio abandonado, matagal, lixo e sujeira além do perigo ocasionado pelos meliantes que habitam o prédio e do criadouro de caramujo africano.

Para Marcio Mendes o prédio deveria ser utilizado a favor da administração pública seja ela federal, estadual e/ou municipal e atualmente esta desocupado e servindo de criadouro de caramujo africano bem como outras finalidades ilícitas.

O Vereador também vai sugerir uma audiência com o superintendente do INSS para uma possível solução para alguns prédios de responsabilidade do instituto citando o prédio da antiga vara do trabalho com a finalidade de funcionar a secretaria de saúde ao invés do município ficar pagando aluguel.

Fonte: Redação/O Divisor

Vereador visita empresários calçadistas em São José do Rio Claro

 Na tarde do último dia 13, o vereador de Diamantino Marcio Mendes juntamente com o presidente da associação comercial e empresarial Sebastião Mendes Nero e o prefeito Juviano Lincoln participaram da visita que aconteceu nas empresas do ramo calçadista na cidade de São José do Rio Claro.

A visita aos empresários teve como objetivo de estreitar relações no sentido de viabilizar a vinda de duas fábricas de médio porte para o município de Diamantino e para isso ocorreu uma conversa das possibilidades bem como dos meios que o município poderá oferecer e os incentivos já existentes.

A primeira fábrica é de confecções de meias, aonde o empresário produz cerca de 15 mil pares de meias ao mês e caso venha para Diamantino a produção poderá melhorar em função da logística existente no município. Seo Florisbelo proprietário das meias Biripé comentou e ficou entusiasmado com a possibilidade de fazer parte em Diamantino da futura implantação da incubadora de empresas. Dinho como é mais conhecido disse que em Birigui – SP sua cidade natal também tem outras empresas buscando expandir e citou uma de confecções intimas que pode vir para esse projeto de incubadora em Diamantino.

Outra visita foi ao empresário Silão, proprietário da rede de calçados Birigui que também possui uma fábrica de calçados próprios. Nessa visita a comitiva pode constatar a seriedade do empreendimento que gera mais de 20 empregos e produzem calçados vendidos em Mato Grosso e chegando ao estado de Rondônia.

Na oportunidade a comitiva teve conhecimento de outras duas pequenas empresas que desejam participar do projeto de incubadora de empresas em Diamantino sendo um de sandálias do modelo rasteirinhas e outra de calçados infantis.

Os membros da comitiva também conheceram o depósito dos Calçados Birigui e a conversa para a vinda da sede da empresa para Diamantino está adiantada, e segundo o prefeito, a principal vantagem é a logística e estrutura necessária como cursos e apoio. Marcio Mendes disse que a possível vinda do Sebrae ajuda ainda mais a atrair empresas de pequeno e médio porte assim como a estadualização da Uned e a federalização do Secitec. ‘Estamos no caminho certo, trazer empresas que de uma forma ou outra gere emprego e atraia novas empresas, Diamantino geograficamente está privilegiado com uma rede logística melhor que nos outros municípios.’ Enfatizou o vereador.

Agora depois da visita começa a acontecer os preparativos legais e necessários para atrair essas empresa de forma definitiva para a cidade.

Fonte: Redação/O Divisor

Tratamento rápido de HIV resulta em cura funcional de até 15%

Pesquisadores franceses descobriram que o tratamento rápido logo depois da infecção pelo vírus HIV pode resultar na cura funcional de até 15% dos pacientes, quando o vírus da doença não desaparecee do organismo, mas entra em remissão. Com isso, o paciente não precisa mais tomar remédios.

Os cientistas, do Instituto Pasteur, em Paris, analisaram os casos de 14 pessoas com o vírus da aids, que passaram a se tratar logo após o vírus ter sido detectado e depois deixaram a terapia. Nesse grupo, o vírus não voltou a se proliferar.

Os pacientes iniciaram o tratamento cerca de dez semanas após a infecção pelo HIV. Eles foram ao hospital para tratar outros problemas de saúde, quando tiveram o diagnóstico precoce do vírus por meio de exames de sangue. Em média, o grupo tomou antirretrovirais durante três anos e então os medicamentos foram interrompidos.

Geralmente, o vírus retorna quando o tratamento é interrompido. Porém, isto não ocorreu com esses pacientes. Alguns deles conseguiram, inclusive, controlar a quantidade do vírus no organismo por dez anos.

A pesquisa francesa foi divulgada na publicação especializada PLoS Pathogens e ocorre depois da notícia da cura funcional de um bebê depois de um tratamento precoce nos Estados Unidos.

Em nota, o Ministério da Saúde do Brasil informou que está atento às inovações tecnológicas no campo do tratamento da aids no mundo. A pasta não se manifestou sobre o caso francês. Sobre o caso de cursa funcional do bebês, o órgão disse que os “resultados do estudo da 'cura' do bebê americano, recentemente divulgado pela imprensa, não estão publicados, ainda não é possível uma posição oficial sobre o assunto”.

Segundo o ministério, é possível reduzir a taxa de transmissão do vírus de mãe para filho durante a gravidez de 30% para menos de 1%. No Brasil, a recomendação é o uso de antirretrovirais combinados na gestante, parto cesáreo (quando indicado), medicamento para o recém-nascido por seis semanas para evitar a transmissão e a não amamentação.

O protocolo nacional prevê que a gestante deve fazer o teste anti-HIV durante o pré-natal. Em caso de diagnóstico positivo, ela passa a ser acompanhada por um Serviço de Atenção Especializada em HIV/aids (SAE) e no momento do parto é encaminhada para uma maternidade de referência do Sistema Único de Saúde (SUS) capacitada para atendê-la.

Se a gestante não tiver feito o teste de aids no pré-natal, ela tem direito ao teste rápido no momento do parto e, e se der positivo, todos os procedimentos para evitar a transmissão devem ser tomados pela equipe de saúde.


Fonte: Agência Brasil

Em 3 meses, Telex Free gera cerca de 2 mil telefonemas ao Procon de MT

Investigada em pelo menos cinco estados por supostamente engendrar uma pirâmide financeira, a Telex Free tem sido a motivação pela qual o Procon de Mato Grosso tem recebido nos últimos três meses ao menos 20 telefonemas diários de pessoas inseguras quanto à legalidade e viabilidade econômica da empresa. O número é uma estimativa da superintendente estadual de Defesa do Consumidor, Gisela Simona Viana de Souza, que alerta a população para os riscos de um negócio "que não se sustenta".

Segundo a superintendente, a maioria das pessoas que recorre ao Procon busca saber se o investimento em divulgação da Telex Free é lícito, se é seguro para quem depositar dinheiro no negócio e se, em caso de desistência por medo das atuais investigações, é possível reaver o valor investido.

As polêmicas envolvendo a empresa foram tema recente de debate nacional entre órgãos de defesa do consumidor estaduais e municipais de todo o país, informa Gisela, presidente da Associação Brasileira de Procons.

O Procon do estado do Acre foi o primeiro a apurar a natureza da empresa e de seus investimentos após receber queixas de divulgadores frustrados com o negócio. O caso, então, foi remetido para órgãos de controle, Ministério Público e instituições como o Conselho Monetário Nacional. Ainda não há qualquer investigação concluída a respeito, pondera Gisela.

Por outro lado, ela adianta que uma deliberação do último encontro de Procons foi a de que os consumidores devem ser informados sobre a necessidade de cautela antes de ingressar no negócio, cujo anunciado serviço de Voip (telefonia por meio de internet), destaca Gisela, não é nem o produto principal.

"O que preocupa é que muitos estão vendendo suas casas e patrimônio para investir num negócio com muitas características de sistema de pirâmide", enfatiza Gisela, alertando para os altos riscos do empreendimento e reforçando: "Não há sistema fácil de ganhar dinheiro".

Telex Free A empresa Telex Free atua no Brasil por meio da Ympactus Comercial Ltda, sediada emVitória (ES). Seu negócio, conforme anuncia, é a comercialização de tecnologia Voip, mas a maior movimentação verificada da empresa tem ocorrido por conta da rede de divulgadores formada para anunciá-la.

Após adquirir a cota e o acesso ao sistema online, o investidor da empresa pode postar anúncios na internet e ganhar dinheiro em cima deles. Outra fonte de renda está na arregimentação de novos divulgadores do negócio. Os ganhos prometidos - em dólares - são altos e em curto prazo.

De acordo com o Ministério Público, que investiga a empresa por meio da promotoria de Justiça de Lucas do Rio Verde (município a 360 km de Cuiabá), o esquema consiste na chamada pirâmide financeira porque remunera quem já se encontra dentro do sistema com a verba daqueles que pagam para ingressar nele, sob expectativa de lucros com a formação de novas equipes de divulgadores. 

Já segundo o advogado da Telex Free, Horst Fuchs, o sistema de remuneração passa longe de uma pirâmide financeira. Ele argumenta que a empresa nada mais faz que compensar seus divulgadores com comissão de acordo com seus desempenhos. “Nós temos hoje uma forma de bonificação, uma forma de remuneração aos divulgadores da Telex Free que premia o desempenho, assim como qualquer vendedor, por exemplo, é premiado de acordo com o que ele vende”.

Fonte: Renê Dióz/G1 MT

sexta-feira, 15 de março de 2013

Pela obra: Jovens vedem pizza para construção de igreja no bairro Buriti

Para ajudar na construção do novo prédio da Igreja Batista Buriti, em Diamantino, os jovens vendem pizzas. Todo valor arrecadado contribuirá com as despesas da obra.
.
A nova igreja, próxima ao estádio Batistão, comportará mais pessoas e o amplo espaço atenderá aos projetos sociais desenvolvidos, como, por exemplo, o Projeto Abraçar, que realiza atividade com as crianças.
.
Os interessados em comprar pizza de calabresa, R$ 15,00 (cada), e ao mesmo tempo contribuir com a construção da igreja -- no bairro Buriti -- podem entrar em contato pelo telefone (65) 9905-2435.
.
Fonte: Redação - O Divisor

Secretaria de ação social retoma atividades com o grupo de idosos de Nova Marilândia


O prefeito municipal de Nova Marilândia Wener Santos aproveitou a solenidade de abertura do ano de atividades para o grupo de idosos da cidade, para anunciar dois importantes serviços que serão disponibilizados por sua gestão, objetivando assegurar mais qualidade de vida aos que frequentam o Centro de Convivência dos Idosos, localizado no Bairro Renascer.

A partir de agora, as mais de 110 pessoas entre homens e mulheres contarão com os serviços de fisioterapia e nutrição constantemente, para orienta-los na prática de exercícios físicos praticados numa academia para a terceira idade instalada no local. Outra importante medida anunciada pelo gestor municipal foi que todos os dias serão servidas três refeições diárias e balanceadas para os idosos, assegurando assim que todos se alimentem adequadamente e reduzam os efeitos negativos no organismo causados por uma alimentação deficitária em nutrientes importantes para pessoas em idade avançada.

“Nosso objetivo é garantir que esta parcela de nossa sociedade tenha melhores condições de vida, uma alimentação saudável e eficaz, e pratiquem exercícios adequadamente para ter uma boa qualidade de vida, afinal de contas é o mínimo que o Poder Público pode fazer para estas pessoas que já contribuíram muito com o desenvolvimento do País” destacou Santos.

A Secretaria Municipal de Assistência Social continuará responsável pelo programa, e numa parceria com a Secretária Municipal de Saúde haverá médicos e profissionais de saúde atendendo hipertensos, diabéticos, tuberculosos e outras doenças que os acometem, inclusive com o fornecimento de medicamentos e acompanhamento psicológico e social.

O Chefe do Poder Executivo Municipal disse ainda que na sua gestão, pretende ampliar os diversos programas sociais, melhorando o atendimento aos públicos específicos, e assim garantindo que todos tenham uma prestação de serviço com qualidade e eficiência.

 Após a abertura do ano de atividades foi servido um jantar dançante.

Fonte: Spartacus Assessoria

Sorriso: 1 morto e 5 feridos em acidente entre carro e caminhonete


Um acidente foi registrado, agora há pouco, na MT-242, rodovia que liga Sorriso a Nova Ubiratã. Se envolveram em uma colisão frontal um Fiat Uno branco, placas de Lucas do Rio Verde, e um Ford F-1000. Foi a cerca de três quilômetros de Sorriso, próximo a ponte do rio Lira. 

A assessoria do Hospital Regional de Sorriso confirmou, há instantes, que Wellington Alves de Moraes Sampaio, não resistiu aos graves ferimentos e faleceu. A idade dele está sendo confirmada. Ele seria morador de Lucas do Rio Verde. Wellington viajava no Uno, dirigido por Francisco Zaire, que teve ferimentos leves e está sendo atendido no mesmo hospital.

Na caminhonete estavam Eliel Alves, Ana Carolina Alves e duas crianças de 8 anos e 8 meses. Todos tiveram ferimentos e estão recebendo atendimento médico tanto no regional quanto em uma unidade particular do município.

O Uno seguia na direção Sorriso-Nova Ubiratã e a caminhonete, no sentido oposto. Com o violento impacto, o carro foi parar fora da rodovia e ficou completamente destruído. O teto praticamente foi todo "arrancado". As laterais ficaram retorcidas. A causa do acidente começa a ser investigada. 

Fonte: Só Notícias/Alex Fama e Ivan Oliveira, de Sorriso
Fotos: Drielkson Ribeiro/Tv Integração

HOJE: A.D.F x Mutum último amistoso antes da Taça Brasil

Em pé: Potinho, Pi, Aalex, Alakis, Carlimhos, Piau e Jair (massagista).
Agachados: Rafael Alemão, Nando, Jhony, Feijão, Bruninho e Emerson Macaco.
A equipe da A.D.F jogará sexta feira (15) ás 20:00h contra a forte equipe de Nova Mutum, o amistoso será o último antes da estréia do ADF de Diamantino na XL Taça Brasil Correios 2º divisão que acontecerá nos dias 17 a 23 de Março em Cuiabá. 

Esse amistoso acontecerá no ginásio de esporte de Diamantino localizado no bairro Buriti entrada franca. 

A Associação Diamantinense de Futsal estará representando o estado de Mato Grosso na competição, pois é a atual campeã da copa Mato Grosso de futsal categoria adulta 2012. 

Diamantino estréia contra Meota – Maranhão dia 17/03 as 17:00h no Ginásio da UFMT e depois volta a jogar nos dias: 

18/03 A.D.F X NOVO HORIZONTE – TO ás 20:00h;
19/03 A.D.F X AABB – AC ás 18:30h;
20/03 A.D.F X CRESPON – DF ás 20:00h. 

Todos os jogos serão realizado no Ginásio da UFMT, e classifica os dois melhores colocados de cada chave para a semifinal que acontecerá no dia 22 de março e a grande final no dia 23 de março.
Empresas que patrocinam a A.D.F para a Taça Brasil: 

PREFEITURA MUNICIPAL DE DIAMANTINO, DAGER, SEARA, JORNAL O DIVISOR, HERVALENSE, AUTO POSTO DIAMANTINO, DOURACAP, SUPERMECADO POLO CENTRO, CASA NOVA, MEGA RESTAURANTE E MEGA PLACAS.

Ministério aponta indícios de duas possíveis irregularidades pela Telex Free

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE)do Ministério da Fazenda informou, esta tarde, que as atividades da empresa Telexfree "não configuram captação antecipada de poupança popular, que é modalidade descrita no art. 7º da Lei nº 5.768/71 e cuja autorização e fiscalização competem à secretaria, do ministério. Desta forma, não cabe à SEAE autorizar nem fiscalizar as atividades da Telexfree em território nacional. A descrição das atividades econômicas principal e secundária da empresa não a autorizam praticar atividades de comércio. Não foi comprovada a parceria entre a Telexfree e operadoras de telefonia móvel ou fixa, o que seria necessário para garantir a prestação do serviço de VoIP (voice over IP), conforme ofertado pela empresa", aponta a secretaria. 

Na nota, consta que a secretaria concluiu que "estão presentes indícios de duas possíveis irregularidades na relação comercial entre a Telexfree e os divulgadores membros da rede da organização: o estímulo à economia informal e a exigência de exercício de duas atividades laborais (como divulgador e como comerciante) para o recebimento de apenas uma. A oferta de ganhos altos e rápidos proporcionados principalmente pelo recrutamento de novos entrantes para a rede, o pagamento de comissões excessivas, acima das receitas advindas de vendas de bens reais e a não sustentabilidade do modelo de negócio desenvolvido pela organização sugerem um esquema de pirâmide financeira, o que é crime contra a economia popular, tipificado no inciso IX, art. 2º, da Lei 1.521/51".

A Secretaria de Acompanhamento Econômico informa inda que encaminhará suas conclusões sobre a questão, "contidas na Nota Técnica nº 25 COGAP/SEAE/MF, e o Parecer PGFN/CAF nº 422/2013 ao Departamento de Polícia Federal e à 3ª Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público Federal, para, caso entendam necessário, promovam as devidas investigações sobre o caso".

Em Mato Grosso, centenas de pessoas passaram a ser divulgadores da empresa Telex Free com expectativa de obterem bons lucros com base nos investimentos financeiros que fizeram na empresa, que é sediada no Espírito Santo.

Fonte: Só Notícias

Caldo de Piranha

Caramujos invade Diamantino

Os caramujos africano estão praticamente invadindo a cidade de Diamantino, e o prefeito Juviano Linconl não tomou nenhuma providencia, Marcio Mendes fará uma última cobrança nesta segunda-feira (18) na tribuna da Câmara, depois outras medidas mais necessárias serão tomadas. Porém, Marcio reconheçe que os proprietários dos terrenos baldios não colaboram, e a Secretaria de Saúde do município está muito lerda para adquirir as iscas.

Secretaria de Bem Estar Social retoma as ações com o Grupo Cabelos Dourados


Na última semana, a secretaria de Bem Estar Social retomou as atividades com o grupo de idosos que aderiram a um programa que em parceria com o governo estadual desenvolve uma série de atividades. 

Foi realizado um encontro com cerca de 150 idosos na sede da ABA (Associação Beneficente de Arenápolis). A abertura da solenidade foi feita pela secretária de Bem Estar e Primeira Dama, Maria da Penha, que ressaltou a importância de criar políticas públicas que atendam esse grupo de pessoas. “Nos nossos encontros semanais serão oferecidos a melhor estrutura existente, além de muita alegria, diversão e uma boa alimentação”

Penha falou ainda sobre alguns problemas de saúde que podem surgir com a chegada da “melhor idade”, “Alguns problemas chegam a ser mais freqüentes, e outros, incomuns nas fases de vida anteriores, começam a aparecer, a osteoporose e o mal de Alzheimer são mais suscetíveis de acontecer nessa fase, procuraremos ofertar uma um serviço de saúde eficiente assim como a aferição de pressão, e outros”

Representando o prefeito José Mauro Figueiredo, o chefe de Gabinete, Éder Marquis, falou sobre intenção da administração em realizar um trabalho voltado para a terceira idade. “Temos a convicção que além de termos esses encontros é necessário que haja uma atenção ainda maior voltada a esse público, são pessoas merecem todo o nosso carinho e respeito, buscaremos recursos e alternativas que possam destinar à esse público um respaldo maior”, destacou. 

Ainda na solenidade, equipe da Secretaria de Bem Estar Social realizou uma homenagem, foram lidas mensagens de carinho e de reflexão.

Fonte: Aline Ferreira / Assessoria de Comunicação

Oportunidades de Emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:

01 VAGA - ENCARREGADO DE CAMPO / DIAMANTINO
01 VAGA - AJUDANTE DE CARPINTEIRO / DIAMANTINO
01 VAGA - COZINHEIRA TEMPORARIA / DIAMANTINO
01 VAGA - ZELADORA / DIAMANTINO
01 VAGA - MECÂNICO AGRÍCOLA / DIAMANTINO
01 VAGA - OPERADOR DE MÁQUINAS / DIAMANTINO
01 VAGA - SALGADEIRA / POSTO GIL
04 VAGAS - MOTORISTA DE CARRO PIPA / DIAMANTINO
08 VAGAS - SERVENTE DE OBRA / NOVO DIAMANTINO

Os interessados deverão procurar a agência do Sine no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS. Mais informações pelos telefones: (65)3336-2742 ou (65)8453-7896. 

Fonte: Sine-Diamantino

quinta-feira, 14 de março de 2013

Marcio cobrará esclarecimentos sobre termômetros

Mendes quer esclarecimento sobre responsabilidade da manutenção dos termômetros.

Dois termômetros aparentemente de propriedade da prefeitura de Diamantino, que estão instalados em vias públicas, será motivo de um requerimento que o vereador Marcio Mendes fará inclusive com pronunciamento na tribuna da Câmara na próxima segunda-feira (18).

O motivo dessa cobrança é porque constantemente esses termômetros estão desligados, queimados ou até mesmo com dados incorretos, sendo necessário uma explicação por parte do município de Diamantino que dispôs de recursos para essa aquisição.

Marcio Mendes quer saber como foi a escolha do local, bem como quem escolheu esse modelo, e quer a copia da nota fiscal e qual pessoa esta fazendo o controle de manuntenção dos referidos termômetros que atualmente estão apagados ou desligados.

Para Marcio, essa prática de deixar o patrimônio público ser depredado é prático de governos totalitários e centralizadores aonde o desenvolvimento não acontece, pois tudo depende do prefeito para ser agilizado e acaba ganhando volume as demanda de problemas da cidade.


Outra reivindicação que será apresentado na próxima sessão da Câmara Municipal de Diamantino é um requerimento pedindo a quantidades de cargos DAS, critérios para escolha dos nomes, bem como valor salarial e sua carga horária e aonde estão cumprindo  a mesma. Este requerimento será assinado pelos vereadores Marcio Mendes (PPS) Edivirge Paulino (PSC) e Edílson Sampaio (PDT) podendo ganhar novas assinaturas até a apresentação do requerimento.

Fonte: Redação/O Divisor

Preso suspeito de atirar contra a Delegacia de Nova Mutum

A Polícia Judiciária Civil prendeu um dos envolvidos no ataque à Delegacia de Nova Mutum. O suspeitoLucas de Matos dos Santos, 18, anos, foi preso na tarde de ontem quarta-feira (13.03), próximo ao município de Lucas do Rio Verde.

A prisão do suspeito foi efetuada em ação conjunta das Delegacias de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), que desde terça-feira (12.03), auxilia as investigações do atentado a unidade policial.

O delegado chefe do GCCO, Flávio Henrique Stringueta, informou que os tiros efetuados ao prédio da delegacia não têm relação com as prisões recentes de traficantes de drogas na cidade. Segundo o delegado, a Polícia Civil procura por outras duas pessoas que teriam participado do ataque à unidade da Polícia Civil.

Em interrogatório, o preso confessou que efetuou os disparos na companhia de mais duas pessoas, utilizando duas motocicletas e armas de fogo. Ele admitiu que atirou contra o prédio, pois teria ouvido que policiais queriam matá-lo, porém, disse que nunca sofreu ameaças por parte de policiais. “Acreditamos que foi uma retaliação contra a forte atuação da Polícia Civil, sem relação com alguma investigação específica”, disse Flávio.

O jovem tem cerca de quatro passagens por crimes de roubos. Em sua residência na cidade de Nova Mutum, os policiais apreenderam três revólveres, que serão encaminhados à perícia para confronto com as capsulas recolhidas no chão da delegacia. Duas motocicletas, uma usada na fuga e outra encontrada na casa dele, também foram apreendidas.

Na madrugada de terça-feira (12), a unidade policial foi alvo de vários disparos de arma de fogo, que atingiram o vidro da fachada da delegacia, as grades de ferro do muro e o portão da unidade. Um dos tiros atingiu o monitor da receptação da delegacia, onde é confeccionado boletim de ocorrência. De acordo com a delegada de Nova Mutum, Angelina de Andrade Ferreira, cerca de dez disparos foram efetuados contra a delegacia. 

Fonte: Agua Boa News

Prazo máximo para declaração do IR é 30 de abril

Estamos mais uma vez em época de prestar conta dos rendimentos e patrimônio para a Receita Federal. Em 2013, os brasileiros têm até o dia 30 de abril para apresentar a Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física do ano calendário de 2012. A Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL), juntamente com a 20ª Delegacia Seccional do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT de Nova Mutum), traz informações e esclarecimentos sobre a declaração do IR.

Quem deve declarar?

Deve apresentar a declaração de imposto de renda, a pessoa física que, em 2012:

1) recebeu rendimentos tributáveis, cuja soma foi superior a R$ 24.556,65, tais como:
rendimentos do trabalho assalariado ou não-assalariado, proventos de aposentadoria, pensões, aluguéis, atividade rural;

2) recebeu rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40.000,00;

3) realizou em qualquer mês do ano-calendário alienação de bens ou direitos em que foi apurado ganho de capital, sujeito à incidência do imposto; ou - operações em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhada;

4) teve a posse ou a propriedade de bens ou direitos, em 31/12/2012, inclusive terra nua, cujo valor total foi superior a R$ 300.000,00;

5) passou à condição de residente no Brasil e encontrava-se nessa condição em 31 de
Dezembro;

6) relativamente à atividade rural, com o preenchimento do Demonstrativo da Atividade Rural,  obteve receita bruta superior a R$ 122.783,25; ou pretenda compensar, no ano-calendário de 2012 ou posteriores, resultados negativos (prejuízos) de anos-calendário anteriores ou do próprio ano-calendário de 2012, sendo vedada, neste caso, a utilização do desconto simplificado;

7) optou pela isenção do Imposto de Renda incidente sobre o ganho de capital auferido na venda de imóveis residenciais, cujo produto da venda seja aplicado na aquisição de imóveis residenciais localizados no País, no prazo de 180 dias contados da celebração do contrato de venda;

A pessoa física que não se enquadra em nenhuma das obrigações para entrega da declaração de imposto de rendas 2013 poderá apresentá-la, sendo um documento imprescindível para cadastro em bancos, instituições financeiras, fornecedores e consulados, entre outros.

 Documentação necessária

Para elaboração de sua declaração, faz-se necessário a apresentação dos seguintes documentos:

1) Comprovantes de rendimentos emitidos pelas fontes pagadoras; recibos de aluguéis, de benefícios previdenciários, de doações, de proventos do trabalho, etc.;

2) Recibos de despesas médicas, odontológicas, hospitalares, doações, aluguéis, educação, etc.;

3) Declaração de Imposto de Renda 2012;

4) Informe de rendimentos com saldo em 31/12/2012 (conta corrente, poupança, empréstimos, aplicações financeiras, plano de previdência privada, etc.;

5) Relação de dependentes (nome completo, data de nascimento e CPF;

6) Documentos de compra e venda de bens - apartamentos, casas, terrenos, construções, veículos, participação em empresas, etc;

7) Documento de posse ou venda de veículos, inclusive os que foram adquiridos e vendidos em 2012;

Para quem exerce a atividade rural, é necessário apresentar também notas fiscais de compra e venda de produtos agrícolas, insumos, maquinário, gado, estoque dos animais e produção agrícola, recibo de pagamento de funcionários e encargos sociais.

RECOMENDAÇÃO

Caso o prazo máximo (30 de abril) para entrega da declaração não seja cumprido, o contribuinte estará sujeito ao pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,79. “É muito importante não deixar para a última hora, pois os sistemas da Receita Federal podem apresentar problemas para receber as declarações nos últimos dias”, lembra o delegado do CRC em Nova Mutum, contador Carlos Lopes Ferreira.

Fonte: Assessoria de imprensa/Acenm/CDL

Municípios discutem em Nortelândia implantação da olericultura na cadeia produtiva


Prefeito Neurilan Fraga apresenta projeto utilizando a irrigação como ferramenta para plantio de cebola, beterraba e banana
 
Representantes de cinco municípios do Médio Norte se reuniram na manhã desta quarta-feira (13.03), no auditório da Casa da Cultura “Judith Dias Barreto” em Nortelândia, para uma importante reunião que discutiu a implantação de dois projetos a serem implantados na cadeia produtiva regional voltadas a olericultura e piscicultura.

O prefeito Neurilan Fraga, esclareceu que numa reunião realizada na sede da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), com a participação do deputado estadual José Domingos, do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, o economista da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Maurício Munhoz, e o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson dos Anjos, ficou acertado que o Governo do Estado irá bancar parte do projeto de olericultura, uma vez que a proposta irá beneficiar toda região, principalmente as cidades de economia exaurida como Nortelândia, Santo Afonso, Nova Marilândia, Arenápolis e Alto Paraguai, na produção de cebola, cenoura, beterraba e banana com a utilização de irrigação. 

Neurilan Fraga falou da viagem que fez a mais de dez municípios do interior do Estado da Bahia, onde conheceu a técnica que em apenas um município gera cerca de 5.000 empregos diretos, e movimenta a economia de várias cidades.

O prefeito de Nortelândia apresentou o baiano e técnico agrícola Juraci de Abreu, que está em Mato Grosso a seu convite para trabalhar a implantação da olericultura, como alternativa econômica, inserindo essa atividade nas cadeias produtivas já desenvolvidas. Ele disse ainda que as variedades cultivadas na Bahia se adaptarão facilmente ao clima matogrossense, assegurando alta rentabilidade e transformando a vida das famílias atingidas no campo. Fraga disse que um dos próximos passos será capacitar e dar assistência técnica aos proprietários rurais, e lembrou que a construção do Centro de Capacitação e Difusão da Agricultura Familiar no Assentamento “Barreirão”, será utilizado para atingir essa demanda em nível regional. O centro contará com um auditório com capacidade para 200 pessoas, além de alojamento e refeitório, onde serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas.

 Sobre a cadeia da piscicultura o gestor de Nortelândia informou que já houve entendimento junto ao Ministro da Pesca Marcelo Crivela, durante visita realizada em fevereiro deste ano em Brasília, para criação de uma fábrica de ração para peixes, um laboratório para criação de alevinos, e abertura de tanques, além da capacitação aos produtores rurais para atuarem de forma decisiva e sólida nesta cadeia produtiva.

“O que se pretende é trabalhar a inclusão produtiva dos agricultores, visando o combate à pobreza, aumentando a rentabilidade dos proprietários rurais, bem como diversificar a economia no campo, transformando a região em um grande pólo da piscicultura, assim como acontece em regiões dos Estados do Paraná e da Bahia” destacou Neurilan.

De acordo com ele órgãos importantes como o SEBRAE, SENAR e EMBRAPA já se propuseram a contribuir com o processo, aplicando cursos e oficinas para os produtores rurais de Nortelândia e região, objetivando capacitá-los e transformá-los além de produtores também em empreendedores. 

No primeiro momento, o projeto atenderá cerca de 300 produtores dos municípios de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia e Alto Paraguai, além do município de Acorizal e de municípios do Vale do São Lourenço, em áreas de ate 1,5 equitare.

Os representantes dos municípios avaliaram inclusive a necessidade de criar uma cooperativa regional, para ajudar no plantio e comercialização dos produtos das cadeias produtivas, além de diminuir o custo na aquisição de insumos, sementes e outros produtos.

O diretor do técnico da EMPAER Arnaldo Ferro, falou da necessidade de dividir o processo em duas etapas, sendo o primeiro relativo à capacitação dos produtores e do processo produtivo, constituindo uma unidade de experimento, e colocou a estrutura do órgão a disposição do projeto.

Os representantes acordaram ainda que será promovido um mapeamento, levantando o perfil do produtor a ser atendido, do solo, o acesso à água e energia. E uma nova reunião marcada para o dia 08 de abril, no município de Nortelândia, a apresentação destes dados e o início a implantação das cadeias produtivas.

Participou da reunião o Secretário Adjunto da SEDRAF Reinaldo Loft, do Diretor Regional da EMPAER Arnaldo Pereira, do Diretor Técnico da EMPAER Arnaldo Ferro, das Diretoras da EMPAER para questões voltadas a Agricultura Familiar Mayra Cristina Valdoveu e Eliane Maria Daltro, do representante da EMPAER em Nortelândia Fernando Gomes da Silva, do Secretário Executivo e do Superintendente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto Rio Paraguai Carlos Luiz Fernandes e Elias Novaes respectivamente, do vice-prefeito de Santo Afonso Gezy Mario Ramos, do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Afonso Josiney Batista de Souza, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nortelândia Edval Adércio Silva, da presidente da Coopermisa Nilvani Maria da Silva, do gerente da Coopermisa Abdão Moreno, do Secretário Municipal de Agricultura de Nova Marilândia Silvano da Cunha, do Secretário Municipal de Agricultura de Nortelândia Daniel de Oliveira, do Secretário Municipal de Administração de Nortelândia Edivaldo de Sá, além de representantes do município de Arenápolis e Alto Paraguai.

Fonte: Luy de Araújo/ASCOM

Assalto no bairro da Ponte

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (14) um assalto seguido de sequestro de uma comerciante no bairro da Ponte, informações preliminares dão conta que os assaltantes prenderam a familia e levaram todo o dinheiro e fugiram com motos.

Fonte: Redação/O Divisor

Reunião do Consórcio Intermunicipal de Saúde discutiu o rumo dos Hospitais de Diamantino e Nortelândia

 Aconteceu na manhã de terça-feira (12.03), uma importante reunião para discutir os rumos dos Hospitais São João Batista, de Diamantino e do Hospital Sant’Ana de Nortelândia, o primeiro pode ter suas atividades suspensas a qualquer momento, e o segundo já interrompeu a prestação de serviços por conta da falta de repasses do Governo do Estado de Mato Grosso.  Estiveram presentes os prefeitos que compõem o Consórcio Intermunicipal de Saúde Neurilan Fraga (Nortelândia), Natanael (São José do Rio Claro), Juviano Lincoln (Diamantino), das secretárias de saúde de Nobres e Alto Paraguai, além do Deputado José Domingos, do diretor do Escritório Regional de Saúde Kaad Haeg Maciel, de vereadores de Diamantino e Nortelândia, das irmãs da Divina Providência que atualmente administram o Hospital São João Batista de Diamantino e dos diretores da OS de Sorriso - Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), Mauri Dahmer e Pedro Fontes.

O gestor de Diamantino relatou a importância da presença das irmãs da Divina Providência que administram o Hospital São João Batista (SJB), que desde 1954 vem atendendo e contribuindo na saúde não só do seu município, mas de toda a região, defendendo que o hospital deve ser mantido em funcionamento, sob pena de prejudicar a população que ficará sem uma unidade avançada de atendimento.

O Deputado José Domingos elogiou o trabalho dos representantes da OS de Sorriso, ressaltando que a mesma vem realizando um trabalho extraordinário naquele município, e que a partir deste novo modelo de gestão, diminuiu os problemas, além de quebrar muitos paradigmas. O deputado defendeu a urgência de o Estado promover às novas pactualizações, em valores maiores que os praticados atualmente, para que as unidades hospitalares possam continuar funcionando e atendendo a suas respectivas comunidades. Ele lembrou que durante audiência realizada na sede da Secretaria de Estado de Saúde no último dia 05 de março, apresentou a situação do Hospital Sant’Ana, e sugeriu que o mesmo possa ser um “braço” do Hospital de Diamantino, funcionando como um pronto atendimento/estabilização para urgências e emergências, atendendo os municípios vizinhos de Nortelândia.

O prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga fez que não tem medido esforços para viabilizar o funcionamento do hospital, e vem tratando da situação insistentemente com a Secretaria de Estado de Saúde, cobrou a consolidação de um acordo para definir o Hospital São João Batista de Diamantino como referência em média e alta complexidade na Região Médio-Norte, bem como a possibilidade de reabertura do Hospital e Maternidade Nossa Senhora Sant’ana com apoio do Governo de Mato Grosso, dada as dificuldades que passam os dois hospitais, devido aos constantes atrasos dos repasses por parte do Governo do Estado.

A diretora do Hospital SJB irmã Ivone, fez um diagnóstico relatando que há tempos veem passando por dificuldades, devido o atraso nos repasses feitos pelo Estado que somam perto de R$ 1 milhão de reais, e que no dia 30 de junho encerrarão suas atividades. Ela informou ainda que até esta data, a diretoria determinou a redução nos atendimentos para conter o aumento das despesas, porém, torce para que a situação seja revertida e o Hospital permaneça aberto.
“O Hospital Regional de Diamantino conta hoje com 48 leitos, mas poderia chegar a 71 se estivesse funcionando a pediatria. São realizadas cirurgias de pequeno e médio porte, além da parte de ortopedia e clínica médica, atendendo cerca de 200 pessoas/dia, de onze municípios da região” disse ela.
Irmã Ivone esclareceu que existe uma pactuação no valor de R$ 380 mil reais com o Governo de Mato Grosso, sendo que deste total, R$ 210 mil reais são gastos apenas com a folha de pagamento dos funcionários (envolvendo toda parte médica) e que com muita dificuldade a instituição vem mantendo a compra de medicamentos e materiais de limpeza, com custos elevadíssimos. “Não estamos conseguindo realizar reparos necessários na estrutura física e na parte de equipamentos” concluiu a religiosa.

O Diretor Executivo do INDSH Mauri Dahmer agradeceu o convite o Deputado Zé Domingos, além da mobilização e da preocupação de todos os representantes dos municípios que fazem parte do consórcio em solucionar os problemas existentes em beneficio da população. Dahmer disse que o instituto é uma Organização Social sem fins lucrativos, com atuação nos estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará e no Município de Arujá no Estado de São Paulo. Ele adiantou que fará um mapeamento real da situação do Hospital de Diamantino, ou seja, um estudo macro do seu funcionamento, para poder apresentar uma solução que possa mantê-lo aberto atendendo a população.
Fonte: ASCOM/Luy de Araújo

Iniciada pavimentação asfáltica de dois bairros e avenida principal de Nova Marilândia


Os moradores dos Bairros Planalto I e II e da Avenida Blairo Maggi, em Nova Marilândia, estão eufóricos com o inicio das obras de pavimentação asfáltica das ruas e avenidas, uma obra de infraestrutura que transformará as vias públicas da cidade.

O prefeito Wener Santos, foi enfático ao afirmar que esta é apenas uma das obras que serão executadas no seu governo voltada para a transformação e melhoramentos do município, com o objetivo de promover a qualidade de vida e valorização das áreas construídas.

Os recursos da ordem de R$ 2.750 milhões foram alocados no orçamento do Governo Federal através de emendas dos senadores Cidinho Santos e Blairo Maggi e dos deputados federais Neri Geller e Eliene Lima.

Ao todo, as emendas viabilizadas por Wener Santos, somam R$ 12 milhões de reais, um recorde na história politico-adminsitrativa do município e da região, beneficiando as áreas de saúde, educação, turismo e infraestrutura urbana. Os recursos serão investidos em pavimentação asfáltica, patrulhas mecanizadas, unidades do programa de saúde da família e na construção de um terminal turístico moderno, que deve se transformar na maior área turística da região.

Junto ao Governo do Estado de Mato Grosso, ele já conseguiu no inicio do ano viabilizar, por exemplo, o projeto de transformação da rede de energia elétrica monofásica para trifásica no trecho compreendido entre o Assentamento Vila Nova até o Rio Touras, num total de 35 km de extensão, ao custo total de R$ 700 mil reais, e que viabilizará a construção de 120 novos aviários, incrementando a economia do município, dentro do programa de expansão da Brasil Food’s e União Avícola.

Em relação às obras recém iniciadas, o Chefe do Poder Executivo Municipal disse que a pavimentação dos todos os logradouros públicos é uma meta de governo, que ele pretende atingir nos próximos 45 meses de gestão, e faz parte da politica de mudança do visual da cidade. Para isso firmou um entendimento com a Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), em que engenheiros e técnicos lotados na entidade estão promovendo um levantamento topográfico de todo o perímetro urbano para definir pontos estratégicos que receberão pavimentação asfáltica.

“Essas ações implicarão diretamente na valorização dos imóveis além do embelezamento da cidade. Essa preocupação também teremos com os novos bairros residenciais que iremos construir ainda esse ano” disse Santos.

Ele anunciou que pretende construir mais de 180 casas, atendendo uma demanda crescente por novas moradias provocadas pelo crescimento econômico da cidade, que a cada dia recebe novos moradores, o que obriga a gestão a acompanhar o desenvolvimento econômico e social que se estagnou nos últimos quatro anos.

Fonte: Spartacus Assessoria

Oportunidades de Emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:

01 VAGA - ENCARREGADO DE CAMPO / DIAMANTINO
01 VAGA - AJUDANTE DE CARPINTEIRO / DIAMANTINO
01 VAGA - COZINHEIRA TEMPORARIA / DIAMANTINO
01 VAGA - AUXILIAR DE LIMPEZA / DIAMANTINO
01 VAGA - ZELADORA / DIAMANTINO
01 VAGA - MECÂNICO AGRÍCOLA / DIAMANTINO
01 VAGA - OPERADOR DE MÁQUINAS / DIAMANTINO
01 VAGA - SALGADEIRA / POSTO GIL
03 VAGAS - SERVIÇOS GERAIS / DIAMANTINO
04 VAGAS - MOTORISTA DE CARRO PIPA / DIAMANTINO
08 VAGAS - SERVENTE DE OBRAS / NOVO DIAMANTINO

Os interessados deverão procurar a agência do Sine no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS. Mais informações pelos telefones: (65)3336-2742 ou (65)8453-7896. 

Fonte: Sine-Diamantino

quarta-feira, 13 de março de 2013

Cardeais foram escolher novo Papa 'no fim do mundo', diz Francisco I

O conclave elegeu nesta quarta-feira (13) o cardeal Jorge Mario Bergoglio, argentino, como novo Papa, Francisco I, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.

Ele se torna o 266º Papa da história, o primeiro latino-americano e também o primeiro jesuíta.

Em sua primeira bênção, para uma Praça de São Pedro lotada de fiéis apesar da chuva, o argentino afirmou, em tom de brincadeira, que "parece que seus colegas cardeais foram buscar o Papa no fim do mundo", em uma referência à sua Argentina natal.

Depois, já em tom mais sério, ele pediu aos cerca de 1,2 bilhão de católicos do mundo para "empreender um caminho de fraternidade, de amor" e de "evangelização".

Falando em italiano e com um leve sotaque, ele também agradeceu ao seu predecessor, o agora Papa Emérito Bento XVI, em um gesto sem precedentes na Igreja moderna: um Papa agradecendo a um sucessor vivo.

Em seguida, ele pediu orações "a todos os homens e mulheres de boa vontade".
"Rezem por mim, e nos veremos em breve", disse, acrescentando que, nesta quinta, pretende rezar para Nossa Senhora.

"Boa noite a todos e bom descanso", finalizou, na varanda da Basílica de São Pedro, sob aplausos da multidão.
Anúncio
O nome do escolhido pelos 115 cardeais foi anunciado com o tradicional "Habemus Papam!" ("Temos um Papa!"), pelo mais velho dos cardeais-diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, e recebido com aplausos. Também houve festa na Basílica de Buenos Aires, em que 200 fiéis assistiam a missa no momento do anúncio.

A decisão surpreendeu, pois o argentino, citado inicialmente, não aparecia nas últimas listas de favoritos, que incluíam o brasileiro Dom Odilo Scherer e o italiano Angelo Scola.
O novo Papa, um jesuíta de 76 anos, assume com a função de manter a unidade de uma igreja que, nas palavras de seu próprio antecessor, está dividida e imersa em crises.

A fumaça branca apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com festa pela multidão que tomava a Praça de São Pedro. Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram.

Trajetória
Arcebispo de Buenos Aires e primado da Argentina, Jorge Mario Bergoglio é um homem tímido e de poucas palavras, que goza de grande prestígio entre seus seguidores, que apreciam sua total disponibilidade e seu estilo de vida sem ostentação.

Ele é admirado por seus dotes intelectuais e, dentro do Episcopado argentino, é considerado um moderado.
Nascido em 17 de dezembro de 1936, em Buenos Aires, na Argentina, Bergoglio formou-se engenheiro químico, mas escolheu posteriormente o sacerdócio, entrando para o seminário em Villa Devoto. Em março de 1958, ingressou no noviciado da Companhia de Jesus (jesuítas). Em 1963, ele estudou humanidades no Chile, retornando posteriormente a Buenos Aires.

Entre 1964 de 1965, Bergoglio foi professor de literatura e psicologia no Colégio Imaculada Conceição de Santa Fé e, em 1966, ensinou as mesmas matérias em um colégio de Buenos Aires. De 1967 a 1970, estudou teologia.

Em 13 de dezembro de 1969, foi ordenado sacerdote.

Bergoglio foi reitor da Faculdade de Filosofia e Teologia de San Miguel, entre 1980 e 1986.
Após completar sua tese de doutorado na Alemanha, serviu como confessor e diretor espiritual na cidade de  Córdoba.

Em 1992, Bergoglio foi nomeado bispo titular de Auca e auxiliar de Buenos Aires. Em 1997, ele foi nomeado arcebispo titular de Buenos Aires.

Também atuou como presidente da Conferência Episcopal da Argentina de 2005 até 2011.
Foi criado cardeal pelo então Papa João Paulo II, no consistório de 21 de fevereiro de 2001.

Conclave
O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro.
Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.

O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.

A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento. Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.

Renúncia de Bento XVI
O alemão Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar.

Ele foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por dois meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.


Fonte: G1


Professor de judô recebe moção de aplauso

A indicação é do vereador Marcio Mendes em reconhecimento ao importância da iniciativa voluntária do professor


O professor de judô Carlos Fernandes, popularmente conhecido como Carlão da Sandokan, será homenageado nesta segunda-feira na Câmara Municipal de Diamantino. A presente honraria foi apresentada pelo vereador Marcio Mendes (PPS) e foi votada e por unanimidade aprovada pelos nove vereadores de Diamantino durante a sessão passada.

Márcio alegou em sua justificativa que o motivo da presente moção é o trabalho que o professor Carlão juntamente com outros voluntários vêem fazendo em prol das crianças carentes dos principais bairros de Diamantino e até mesmo de outros municípios como é o caso de Alto Paraguai. Segundo Marcio Mendes o trabalho voluntário de levar as crianças carentes o chamado “Sopão solidário” bem como orientações com palestras antidrogas e incentivar a prática esportivas é uma iniciativa válida, pois a falta de iniciativa não fazia o projeto acontecer.

“Investindo com ações antidrogas nas crianças da cidade conseguiremos bons resultados no crescimento delas no futuro” afirmou o vereador diamantinense. Márcio ainda relatou que o Sopão Solidário já aconteceu em quase todos os bairros de Diamantino e agora começou a ser implantado no município de Alto Paraguai e consiste em palestras e alimentação neste trabalho formiguinha desenvolvido pelo professor.

Os interessados em auxiliar ou ser um voluntário neste projeto bem como buscar mais informações sobre como participar basta procurar o professor Carlão na academia Sandokan em Diamantino ou pelo telefone 3336 – 1640. 

Fonte: Redação/O Divisor

Cardeais já escolheram o novo Papa

Fumaça branca saiu da Capela Sistina e indicou escolha de novo pontífice.
Anúncio do nome do sucessor de Bento XVI deve sair logo no Vaticano. 
 
 
O conclave, reunião de cardeais, escolheu nesta quarta-feira (13) o novo Papa, sucessor de Bento XVI à frente da Igreja Católica Apostólica Romana.
A fumaça branca se ergueu da chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os 115 cardeais eleitores já escolheram o nome do novo líder dos católicos, provavelmente na quinta votação secreta do conclave.

A fumaça apareceu por volta das 19h08 locais (15h08 de Brasília), e foi recebida com júbido pela multidão que tomava a Praça de São Pedro, apesar da chuva e do frio.

Os sinos da Basílica de São Pedro tocaram em festa pela escolha do 266º pontífice.
O conclave, votação secreta que escolhe o novo pontífice, foi convocado após a renúncia de Bento XVI, anunciada em 11 de fevereiro e concretizada em 28 de fevereiro.
Bento XVI saiu alegando que não tinha mais forças para a tarefa de liderar a igreja. Seu pontificado foi marcado por várias crises, pelo escândalo do acobertamento da pedofilia e pelo vazamento de documentos secretos no chamado escândalo VatiLeaks.

O nome de sucessor de Bento XVI deve ser conhecido cerca de 45 minutos após a aparição da fumaça branca.

Seu nome deve ser anunciado pelo protodiácono, o mais velho dos cardeais diáconos, o francês Jean-Louis Tauran, da sacada do Palácio Apostólico.

Dez minutos depois, o novo Papa vai dar a primeira bênção "Urbi et Orbi" (para a cidade de Roma e para o mundo) de seu pontificado, da varanda da Basílica de São Pedro..

O conclave ocorreu após dez congregações gerais de cardeais, nas quais os problemas da igreja foram debatidos exaustivamente, em meio a muitas especulações e conversas de bastidores sobre os prováveis papáveis.

A imprensa italiana afirmou que um dos principais temas das congregações foi um dossiê preparado no ano passado, a pedido do hoje Papa Emérito Bento XVI, sobre irregularidades na Cúria Romana. Cardeais estariam pressionando pelo acesso ao documento.

Questionados abertamente, o Vaticano e cardeais minimizaram a importância do documento.
O cardeal brasileiro Dom Odilo Pedro Scherer foi citado como um dos favoritos, em uma eleição considerada, pelos vaticanistas, bastante disputada e incerta.

Renúncia de Bento XVI
Bento XVI, desde 28 de fevereiro Papa Emérito, anunciou em 11 de fevereiro que havia decidido renunciar. Foi o primeiro pontífice a renunciar em mais de seis séculos, o que criou situações praticamente inéditas para a Igreja Católica Apostólica Romana.

Desde a renúncia, Bento XVI está em Castel Gandolfo, a residência de verão dos Papas, que fica a cerca de 25 km do Vaticano. Ele permanecerá lá por 2 meses e depois ficará recluso num antigo convento sobre as colinas do Vaticano, com vista para a cúpula da Basílica de São Pedro.

O Vaticano informou que Bento XVI está acompanhando o conclave pela imprensa e orando.

 

Rede Hospitalar terão que fornecer coletor de incontinência urinária

A Rede Hospitalar do Estado de Mato Grosso será obrigada a fornecer , quando necessário, coletor de incontinência urinária para pacientes. O Projeto de Lei é do deputado estadual Luiz Marinho (PTB) , autor de Lei municipal em vigor destinado á pessoa com deficiência. "Agora nós podemos ampliar o atendimento para todos os pacientes que apresentarem incontinência", explica o parlamentar.
 
A incontinência urinária é uma condição multifatorial que afeta muitas pessoas , em diferentes faixas etárias. Estima-se que entre 15% e 30% da população acima de 60 anos apresente algum grau de perda involuntária de urina. Essa condição constrangedora de perda involuntária de urina tem conseqüências avassaladoras na qualidade de vida das pessoas, causando muitas vezes marginalização do convívio social, frustrações psicossociais e institucionalização precoce.
 
Marinho afirma que é de especial importância o conhecimento prévio de todo o processo fisiológico normal de continência, para que possamos intervir diretamente e de forma conservadora nos cuidados da pessoa com essa dificuldade. “Quem sofre de incontinência se considera uma pessoa saudável, mas com uma condição socialmente debilitante”, explica.
 
O PL é apresentado por ocasião do Dia da Incontinência Urinária , 14 de Março a fim de ampliar a resolubilidade do processo de reabilitação , contribuir para a equiparação de oportunidades e inclusão da pessoa incontinente no convívio social, explicou o deputado.
 
Fonte: Com assessoria

Após onze anos, Prefeito José Mauro conquista a sede dos Jogos Regionais 2013 para Arenápolis

Após onze anos, o município de Arenápolis volta a sediar o maior evento esportivo da região, os Jogos Estudantis Regionais 2013. 

A informação foi confirmada por parte do chefe do departamento de esporte, Ronner Avelino. “Recebemos a notícia e a satisfação foi imensa, estamos confiantes em realizar um evento de grande porte, em respeito aos nossos jovens, aos esportistas, a aqueles que são amantes da prática das modalidades, pois já fomos referência no quesito, há anos e por algum motivo não deram a relevante importância para o mesmo. Mas nunca é tarde para revermos conceitos e reestruturar o nosso esporte que já nos deu muito orgulho e nos colocou em posicionamento de destaque no cenário estadual”, destacou. 

Os jogos estudantis regionais acontecerão em outubro de 2013 com as seguintes modalidades tanto no feminino quanto no masculino: Handebool, Vôlei, Futsal, Basquete, Atletismo, Futebol de Campo.
Quatorze municípios já confirmou presença, cerca de mil atletas, de quatorze a dezessete anos de idade vão participar desse mega evento.

O prefeito José Mauro destaca que o trabalho desenvolvido junto à secretaria municipal de educação que já demonstra resultados positivos. “O nosso trabalho tem sido pautado com muita responsabilidade e compromisso com o povo, o empenho para que os Jogos acontecessem em Arenápolis surgiu do anseio de uma população que é apaixonada por inúmeras modalidades esportivas, o êxito dessa conquista é fruto do empenho de um novo comando e que dá possibilidade ao esporte ressurgir e voltar a ser orgulho para o nosso município”

Questionado referente às adequações que serão feitas para sediar o evento esportivo, o prefeito José Mauro garantiu que todas serão feitas dentro do prazo estipulado pela SEEL (Secretaria de Estado de Lazer e Esporte). 

A notícia foi muito bem recebida por parte dos jovens nas redes sociais. Declarações de alguns dele no Facebook: “Fernanda Santana que ótimo..ja joguei representando o municipio de arenapolis...amo o esporte infelizmente naum posso mais oarticipar...mais Aline Ferreira como o municipio de arenápolis vai receber um evento como este sem estruturas..pois temos o ginasio da escola filinto muller o moça bonita e o ginasio chiqueirinho que convenhamos...precisa de uma urgente reforma...bom...eu queria somente saber se o novo prefeito tem planos para novas reformas...obrigada...”

“Edney Sena muinto bom,fico feliz,só pra lenbrar arenapolis até hje eh lenrado por ter acontecido um dos melhores jogos regionais do médio norte”

“Rodrigo Alessandro E sem falar neh Edney Sena, nas equipes de várias modalidades, como Basquete e o Handbool que jah foi reapeitado e temido em todo o Estado de Mato Grosso. Esperamos mesmo que esse evento sirva para alavancar o Esporte no Município e para a alto estima dos Atletas de nossa Cidade, assim como já foi um Dia.” 

Fonte: Aline Ferreira / Assessoria de Comunicação