sábado, 9 de fevereiro de 2013

Polícia Civil indicia "promoter" por exploração sexual infantil

A delegada Daniela Silveira Maidel, da Delegacia de Defesa da Mulher de Várzea Grande, indiciou o "promoter" Reinaldo Luís Akerley Cavalcante, proprietário do portal “Garota Copa do Pantanal 2014”, por exploração sexual infantil.

O inquérito foi encaminhado à Justiça no dia 19 de dezembro do ano passado. O Ministério Público Estadual (MPE) vai analisar o inquérito na próxima semana e decidir se oferece ou não denúncia.

A delegada indiciou o "promoter" com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Art. 244-A: “Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual”.

Conforme o MidiaNews já divulgou, a Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE) investigavam o portal desde 2011, sob a acusação de divulgar vídeos na internet, com imagens de menores em trajes de banho e posições considerada sensuais.

Em vídeos e fotografias, as garotas aparecem vestidas com camisetas nas cores verde e amarelo, estampado “Garota Copa Pantanal 2014”. Elas também usam short curto ou calcinha de biquíni.

Os vídeos foram feitos em várias cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mineiros (GO), Rio de Janeiro, São José do Rio Claro (SP), entre outras fora de Mato Grosso.

O "promoter" justificou a Polícia, em depoimento, que os vídeos foram produzidos com a autorização dos pais das meninas.

A delegada entendeu que não é admissível que menores de idade se exponham, para o mundo todo, por meio de vídeos na Internet, mesmo com autorização dos pais.

Circulavam no portal 1.089 vídeos das menores em restaurantes, bares, lojas, piscinas, churrascarias e em outros locais. Por determinação judicial, o site foi retirado do ar, em abril de 2012.

Exibições na rede
Mesmo com o portal inativo, ainda é possível acessar os vídeos pelo site YouTube, em um canal com o nome de GarotaCopa2014.

O canal foi criado em maio de 2012, após o início das investigações e já teve mais de 5,8 mil acessos.

A reportagem também localizou duas páginas na rede social Facebook, que exibem as fotos das menores.

Um dos endereços é Reynaldo Eventos, que contém centenas de fotos de garotas, vestidas com as camisetas Garota Copa Pantanal 2014.

A Fan Page Garota Copa 2014, também exibe as imagens das menores e usa a descrição: Brasil sede da Copa e da beleza mundial.

Secopa
Na época em que a investigação se iniciou, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) comunicou à agência sobre o uso indevido da marca da Fifa.

A entidade pediu para Reynaldo retirar a logomarca da federação das camisetas e não usar mais o nome "Copa 2014".

Mesmo com o pedido, é possível ver a logomarca da Fifa estampada das camisetas, em fotos postadas recentemente no Facebook.

O Governo do Mato Grosso garante que não há nenhum vínculo entre a administração e o evento. 

Outro lado
O "promoter" Reinaldo Cavalcante não foi localizado pela reportagem.

Fonte: Midia News

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Marcio Mendes participa de curso na Ucmmat


O vereador do PPS participou na última quinta-feira (07) dos cursos para aperfeiçoar suas atividades parlamentar em Diamantino

O evento promovido pela União das Câmaras Municipais de Mato Grosso – Ucmmat em parceria com a Phenix, aconteceu na sede da entidade representativa dos vereadores um curso de oratória com ênfase em cerimonial.

O curso aconteceu entre os dias 06 e 07 de fevereiro na sede da Ucmmat em Cuiabá e de Diamantino conta com a participação do vereador do PPS Marcio Mendes. O curso terminou na tarde desta quinta-feira (07).

Cerca de 40 participantes deste curso estão recebendo noções o mercado de trabalho ou no caso dos vereadores para atuação parlamentar. “A Oratória não é só para locutores, apresentadores ou políticos, mas para todo profissional que se relaciona com o público, temos que aprender o que falar, onde falar, para quem falar e como falar. Temos que aprender a nos comunicar, pois falar Papagaio também fala. O Conceito de Cerimonial é para aprendermos a compor uma mesa de honra, quem vai para mesa primeiro, quem fala primeiro” afirmou o professor João Batista da Phoemix Cursos e Treinamento.

Segundo o professor João Batista o curso é direcionado a todos os profissionais como: Empresários, Gerentes, Advogados, Vendedores, Políticos, Estudantes, Professores, Presidentes de Associação e demais pessoas interessadas em melhorar a sua comunicação e estar mais preparar para o futuro.

O conteúdo do curso
O evento contou com a presença do Deputado estadual Dilceu Dal Bosco (DEM) que afirmou que a função do deputado é semelhando a do vereador, porém com abrangência estadual, e aproveitou e fez um relato sobre seus trabalhos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Dilmar ainda resumiu que o que depende é a dedicação e elogiou sua equipe, bem como anunciou que esta garantido 1,2 milhões em emendas para a construção da sede da Ucmmat no centro político administrativo.

Para o vereador de Diamantino pelo PPS Marcio Mendes “o curso esta servindo para aprimorar o trabalho parlamentar bem como ter algumas noções de cerimonial e com isso evitando as tradicionais grafes cometidas durante algumas situações”. Sobre o curso de oratória Marcio Mendes informou que “esta sendo positivo pois novas técnica estão sendo ensinadas bem como posturas corretas de falas, pronunciamento de determinadas situações e como evitar os tick nervosos”. Comentou o vereador diamantinense.

O conteúdo programático que esta sendo repassado aos vereadores participantes abordam desde: O corpo na comunicação; A força da voz; Como usar corretamente o microfone; Como preparar discursos e palestras; Quais os tipos de discursos; Apresentação do discurso; Apresentação no rádio e na televisão; As quatros fases da Oratória; Conceito de Cerimonial.

Alguns cursos ministrados pelo professor João Batista:
Relações Humanas; Motivação; Atendimento ao Público; Vendas e Atendimento; Qualidade Total com implantação do 5s; Oratória Política; Oratória geral – A arte de falar em público.

PHENIX Liderança em Treinamentos, empresa que presta serviço de qualificação pessoal e profissional em todo Mato Grosso e mais quatro estados. A carga horária do curso é de 20 horas, com certificado devidamente registrado.

Fonte: Redação/O Divisor
Foto: O Divisor

Começa nesta sexta o Carnaval de Praia de Nortelândia


O evento será realizado na Praia Nortefly e terá entrada franca

Está tudo pronto para o IV Carnaval de Praia (Carnapraia) de Nortelândia, que será realizado nas areias da Praia de Nortelândia apartir desta sexta-feira (08) até a próxima terça-feira (12) de Fevereiro, com animação de duas bandas durante os cinco dias e duas matinês. As atrações musicais são a Banda Olho D’agua e Banda Palladium.

A entrada no Carnapraia é franca durante todos os dias, e terá ainda a participação de dois tradicionais blocos carnavalescos, o Teleco Teco do Borodogão e Só Festa.

O prefeito Neurilan Fraga, disse que a festa está sendo realizada por conta das parcerias com os Deputados Estaduais José Domingos, Wagner Ramos e Romualdo Júnior, sem haver investimento de recursos próprios do município, mantendo assim uma prática de sua gestão.

Todos os preparativos para o evento já foram tomados pela comissão organizadora do Carnapraia, atendendo as exigências do Corpo de Bombeiros e Conselho Regional de Engenharia, no que tange as questões de segurança, que contará ainda com uma atuação firme das Policias Civil e Militar, objetivando garantir a tranquilidade dos foliões, visitantes e turistas que passarem pela cidade nestes dias da festa popular.

A comissão informou ainda que todos os preparativos foram tomados, e que os foliões irão se divertir com segurança, porém, alertou que haverá restrições para banho no período noturno e diurno na praia da cidade. A expectativa é de que mais de 40 mil pessoas passem pela festa carnavalesca.

Fonte: ASCOM


Comunicado

Comunicamos que nos dias 11, 12 e 13/03/2013, NÃO haverá atendimento ao público, na Justiça Eleitoral.

Comércio ilegal é denunciado em Mutum

Acenm/CDL levará lista das empresas infratoras ao Ministério Público

Em audiência com o Ministério Público (MP) nesta quarta-feira (06), a Associação Comercial e Empresarial de Nova Mutum e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL) tratou com o promotor Dr. Carlos Henrique Richter do comércio ilegal de produtos falsificados, praticado por estabelecimentos da cidade. A denúncia partiu de empresas de locação de vídeo, que solicitaram à Acenm/CDL uma atitude para combater o problema. Os infratores comercializam produtos piratas como relógios, CDs e DVDs.

“Inicialmente fomos até a prefeitura solicitar uma providência na Secretaria de Tributação e Secretaria de Indústria e Comércio, que enviaram uma notificação para a presidência da feira do pequeno produtor, onde estavam ocorrendo algumas vendas, resolvendo de imediato o problema naquele local. Com relação aos demais estabelecimentos, a prefeitura nos orientou a buscar informações junto à Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que nos orientou a procurar o MP, visto que o fato caracteriza crime”, conta o presidente da CDL, Rodrigo Rigoni.

Na audiência, o promotor de justiça solicitou a Acenm/CDL que providencie uma lista das empresas envolvidas na venda ilegal, para que o MP direcione ações de apreensões dos produtos falsificados juntamente com a Polícia Civil.

Fonte: Assessoria de Imprensa

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Dilmar anunciou a transformação da Uned em Unemat


No evento dos vereadores de Mato Grosso que aconteceu na manhã desta quinta-feira (07/02) na sede da Unemat, o deputado Dilceu Dal Bosco (DEM) anunciou suas ações e entre elas a estadualização da Uned de Diamantino que passará a ser Unemat.

Até então estava havendo muito boatos e informações não confirmadas porém ontem (06/02) alguns deputados citaram na primeira sessão do ano na Assembleia Legislativa a informação da estadualização da Uned de Diamantino.

Na opinião do deputado Dilceu esse passo é importante pois agora vários estudantes que não possuem condições de pagar um ensino superior poderá estudar um curso em uma universidade pública e gratuita.

O vereador Marcio Mendes está presente no local e testemunhou o discurso do deputado confirmando a transformação da Uned para Unemat.

Fonte: Redação/O Divisor

Reunião decide medidas importantes para o Carnaval em Diamantino e Alto Paraguai

Em pareceria entre as Prefeituras de Diamantino e Alto Paraguai, Ministério Público, Poder Judiciário, Polícias Militar e Civil, Conselho Tutelar e representantes dos blocos carnavalescos de Diamantino e Alto Paraguai, foram definidas na terça-feira (05.02) importantes medidas para realização com segurança do Carnaval 2013.

Segundo o juiz da Vara da Infância e Juventude, Eduardo Calmon, o Poder Judiciário quer que a população participe das atividades e influa na forma que o Poder Judiciário se posiciona perante a sociedade.

“Advertimos aos pais para que zelem pelos seus filhos e coíba qualquer uso de substâncias entorpecentes e de bebidas alcóolicas. Fiscalize seu filho, faça justamente para evitar que a criança ou adolescente entre no crime”, aconselhou o magistrado.

Na reunião para debater o conteúdo da portaria regulamentadora do Carnaval, em ambos os municípios, ficou estipulado em consenso que para não haver venda ou entrega de bebida alcóolica para as crianças e adolescentes nos pontos de concentração dos blocos, será obrigatório o uso de pulseirinha na cor verde aos maiores de idade.

Em caso de venda ou entrega de bebida alcoólica aos menores de idade caracteriza crime e os responsáveis serão penalizados.

Quanto ao horário de permanência dos menores desacompanhados ficou estipulado que de 12 anos completos até 16 anos incompletos poderão ficar até à meia noite na festa de Carnaval seja nas concentrações ou na rua, já de 16 anos completos até 18 anos incompletos poderão ficar até as 2h.

A Policia Militar sugeriu que a duração das festas realizadas pelas duas Prefeituras ocorra até 4h na sexta-feira (08.02) e domingo (10.02); até 5h no sábado (09.02) e segunda-feira (11.02) e até 3h na terça-feira (12.02).

Fonte: Laércio Guidio/Assessoria de Imprensa
Foto: Laércio Guidio

Prefeito de Diamantino reivindica ao ministro da Pesca mais investimentos na região

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln esteve em Brasília reunido com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella e cobrou que seja investido mais no setor na região Médio Norte.

Os prefeitos de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira e o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga estiveram juntos na reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (04.02).

Juviano Lincoln lembrou o ministro que a região teve origem garimpeira, tem uma economia exaurida e necessita de ações efetivas do Governo Federal para criação de emprego e renda. O gestor defendeu os agricultores familiares e salientou que é preciso haver industrialização do peixe, fato que contemplará diretamente os três municípios.

Tendo em vista que o ministro Crivella afirmou, em recente viagem ao Rio de Janeiro, que o Brasil tem todas as oportunidades para se tornar o maior produtor de peixe do mundo, os três prefeitos pediram que a região Médio Norte mato-grossense faça parte dos projetos da cadeia da piscicultura, inclusive visando a exportação.

A importância do investimento do peixe na região foi defendida também com uma afirmação do ex-presidente Lula quando transformou a Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura em Ministério, na ocasião defendeu que com o aumento da produção, seria possível colocar peixe na merenda escolar. “As crianças vão pegar o hábito de comer carne de peixe, vão perceber que é mais saudável”, mencionou.

Os gestores mostraram que a piscicultura é uma importante fonte de renda para as famílias mato-grossenses e solicitaram investimentos como: implantação em Nortelândia da fábrica de ração e do centro de produção de alevinos, atendendo aos pequenos produtores familiares; fornecimento de 10 mil horas máquina para construção de tanques de peixes para os agricultores familiares dos municípios envolvidos; implantação de um laboratório para treinamento e capacitação dos pequenos produtores; dois caminhões, sendo um para o transporte de ração e outro para o de peixes; mais acesso pavimentado ligando os municípios de Diamantino e Alto Paraguai passando pelo empreendimento no setor.

Fonte: Laércio Guidio/Assessoria de Imprensa
Foto: Kenedy Brayan

Infraero recebe Moção de Repúdio por despreparo no atendimento a deficientes

Falta de assistência, treinamento de funcionários, despreparo e constrangimento causado aos passageiros e ao portador de deficiência, motivou o deputado estadual e terceiro secretário da mesa diretora da Assembléia Legislativa de Mato Grosso, deputado Luiz Marinho , apresentar Moção de Repúdio em plenário.

O requerimento de Moção de Repúdio para a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária foi apresentado nesta terça-feira(5) , durante sessão plenária. O parlamentar explica que a sua atitude é resultado da indignação, pois a empresa não presta um serviço eficiente de tráfego aéreo com igualdade de tratamento com uma pessoa que não necessita de cuidados especiais.

O deputado relata que a demora no atendimento causa desconforto e a prioridade de assento garantida por Lei ao deficiente é vendida pela empresa, fato que causa constrangimento aos passageiros do vôo, pois ao acomodar o passageiro com prioridade, precisa desacomodar o passageiro que pagou por este assento, isto após o embarque de todos os demais passageiros inclusive de seus pertences uma vez que o portador de deficiência é o ultimo a entrar no avião.

 “A Empresa demonstra estar despreparada para uma convivência harmoniosa e igualitária com o passageiro, principalmente para receber a Copa do Mundo de 2014, já que não é adequada nem para a demanda atual”, ressalta.

Marinho ressalta que é necessário mais do que uma simples reforma e modernização do terminal de passageiros, trata-se de uma adequação total do sistema viário.Uma resolução da ANAC (agência que regula a aviação civil no país) obriga às empresas aéreas ou operadores de aeronaves, a assegurar o movimento de pessoas portadoras de deficiência entre os aviões e o terminal com dispositivos adequados para efetuar, com segurança, o embarque e desembarque, mas a demora no atendimento é inexplicável.

No entendimento do cidadão Luiz Marinho, uma gestão socialmente responsável pressupõe uma relação empresa-público onde todos ganham, mas a Infraero trata isto com descaso e negligência e ainda não percebeu que integridade e respeito a todos é mais do que uma necessidade, é uma obrigação perante a sociedade.

Fonte: Assessoria de Gabinete

Deputado Luiz Marinho alerta sobre o perigo dos acidentes no carnaval

Vítima de acidente de trânsito ainda jovem o deputado Luiz Marinho (PTB) adquiriu deficiência física se tornando cadeirante. Preocupado com essa realidade que promove sofrimento e luto para as famílias o deputado alerta os motoristas sobre perigo das estradas no carnaval. “Os motoristas devem redobrar atenção durante os dias de folia já que as mortes no trânsito aumentam em quase 50% no período”, alerta.

Mato Grosso ocupa o segundo lugar no ranking de mortes por acidente de trânsito no país. Segundo dados do DETRAN-MT são 36 vítimas fatais para cada grupo de cem mil habitantes. Aproximadamente mil pessoas morrem por ano vítimas de acidentes de trânsito no Estado de Mato Grosso. Marinho orienta os motoristas para manter prudência nas estradas, redobrar a atenção e evitar ultrapassagem perigosa. “A vida e a família são tesouros que não podem ser colocados em risco. Da mesma forma deve-se levar a sério as campanhas educativas alertam para o risco de dirigir embriagado”, afirma.

De acordo com os dados oficiais em 2011, o maior número de óbitos ocorreu no sábado de carnaval, primeiro dia da festa e a maioria das vítimas tinham entre 25 e 34 anos. Dos casos registrados, 67% ocorreram do anoitecer até a madrugada, horário em que as festas acontecem em todo o país.

Fonte: Assessoria

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Inscrições começam na quinta-feira (7) na UFMT


Começam nesta quinta-feira (7) as inscrições para os Cursos de Extensão 2013/1, tanto nível inicial como avançado (a partir do nível II), oferecidos pelo Instituto de Linguagem (IL) da UFMT. Os interessados terão quinta-feira e sexta-feira (8) para se inscrever. As aulas das diferentes turmas iniciam a partir do dia 02 de março.

São oferecidos os cursos de Francês, Inglês, Espanhol, Latim, Violão, Piano, Teclado, Teoria e Percepção Musical, Técnica Vocal, Violino, Flauta Doce, Percussão Corporal, História da Arte, Libras, Tradução e Interpretação de Libras/Português e Português para surdos. Para professor, servidor e estudantes da UFMT o custo é de R$ 200,00 e para a comunidade externa, de R$ 260,00.

Os cursos de Inglês para fins acadêmicos, Inglês intermediário e Conversação em Inglês têm uma taxa diferenciada, sendo cobrados 250 reais para professor, servidor e estudantes da UFMT e 300 reais para comunidade externa. O Inglês para Adolescentes (jovens até 16 anos) também tem outro valor: 280,00 reais. Essas taxas são únicas por semestre e não há mensalidades.

A duração dos cursos é de 60 horas, tendo como exceção o inglês para fins acadêmicos com carga horária de 40 horas.

As inscrições serão realizadas apenas pelo site.
Para informações gerais e sobre a prova de nivelamento, ligue 3615.8401 e 3615.8411 ou acesse o site www.ufmt.br/extensao

Fonte: Assessoria

MST repete ação de ontem: libera BR-163 mas retoma bloqueio

Integrantes do Movimento Sem Terra (MST) voltaram a bloquear a BR-163, a cerca de oito quilômetros de Nobres, por volta das 13h. Impedindo o tráfego desde às 8h, eles liberaram a pista às 11h. A Polícia Rodoviária Federal informou, ao Só Notícias, que a nova previsão de desbloqueio é às 17h. Mais cedo, o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Estado de Mato Grosso (Fetagri), Adão da Silva, esteve dialogando com os manifestantes. São aproximadamente 450 que estão no local.

Ainda é aguardada a presença do superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Valdir Barranco. O congestionamento já chega a mais de quatro quilômetros, sentido Cuiabá, informa um dos manifestantes.

Os sem terra querem o assentamento de famílias em uma área de 68 mil hectares, em Rosário Oeste. A decisão judicial com este fim seria de 1999. A área total da União seria superior a 160 mil hectares. Adão disse, ao Só Notícias, que repassou aos manifestantes, que a entidade já oficializou a Advocacia-Geral da União e o Incra em Mato Grosso e em Brasília, além do Ministério do Desenvolvimento Agrário e também a Secretaria Geral da Presidência da República sobre a situação. Afirmou ainda que o Incra já teria enviado um documento à advocacia em relação a área destinada à reforma agrária. O argumento é de que para que as famílias sejam assentadas, a advocacia precisa começar os trâmites burocráticos. É aguardado o posicionamento das autoridades.

"Mato Grosso tem mais de seis milhões de hectares de áreas da União, mas reforma agrária está sendo feita em áreas compradas. Dois milhões de hectares que foram repassados da União para o Estado, não região de Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Marcelândia, e não se sabe o que aconteceu", disse Adão. "É uma vergonha o que está acontecendo. Grandes produtores se apropriando de áreas da União, dos pequenos agricultores. E muitas vezes eles ficam com as melhores partes, desmatando Áreas de Preservação Permanente (APP) e Áreas de Preservação Ambiental (APA)".

O MST aponta que deve manter o bloqueio da BR até que um representante nacional, do governo, chegue ao local. Ontem eles colocaram pneus na pista e atearam fogo, além de exporem faixas com "agradecimentos" à superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura, assim como para a vara da Justiça Agrária. Um cartaz foi "endereçado" ao governador Silval Barbosa com frase: "não somos bandidos".

Fonte: Weverton Correa/Só Noticias
Foto: Só Noticias

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Acidente mata jovem na BR-364 em Diamantino

Aconteceu agora a pouco próximo a Dêciolandia um acidente aonde um jovem de aproximadamente 28 a 29 anos, residente na fazenda Sucuri capotou e faleceu no local. O nome do jovem é Cleverson ou Cleberson os familiares dele era de Londrina, comunidade de Nova Marilândia esta socorrendo a vitima.

MST faz intervalo mas volta bloquear BR-163 em Nobres


O Movimento Sem Terra (MST) voltou a bloquear, agora há pouco, a BR-163, a 8 quilômetros de Nobres. A rodovia, que estava bloqueada desde às 7h, havia sido liberada às 11h. A Polícia Rodoviária Federal confirmou, ao Só Notícias, que não há previsão de novo desbloqueio. Apenas ambulâncias e viaturas policiais estão sendo liberadas pelos manifestantes. A rodovia é a principal que liga Cuiabá com as regiões Médio Norte e Nortão.

Eles colocaram pneus na pista e atearam fogo. Há faixas com agradecimentos - ao superintendente do Incra, Valdir Barranco e a Federação dos Trabalhadores da Agricultura, assim como para a vara da Justiça Agrária. Um cartaz foi "endereçado" ao governador Silval Barbosa com frase: "não somos bandidos". Os sem terra querem a presença de um representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária para negociar as reivindicações. Eles querem o assentamento de famílias em uma área de 68 mil hectares, em Rosário Oeste. A decisão judicial com este fim seria de 1999. A área total da União seria superior a 160 mil hectares.

Conforme Só Notícias já informou, seriam cerca de 1,5 mil famílias esperando a divisão da área. Eles estão no local há cerca de um ano e meio.

Fonte: Weverton Correa/Só Notícias
Fotos: Só Notícias




‘Qualifica Mato Grosso’ oferece três cursos grátis em Diamantino

O programa de qualificação estadual 'Qualifica Mato Grosso' está com as inscrições abertas em 60 municípios do Estado para qualificar profissionais. Os cursos de capacitação gratuitos são oferecidos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT).

Segundo informações do Governo do Estado, a carga horária é de aproximadamente 200h/aula, com atividades teóricas e práticas.

Em Diamantino são ofertados os cursos de Cuidador de Idosos, Executivo de Vendas e Operador de Caixa, haverá uma turma para cada curso com o limite de 20 vagas cada.

Para se inscrever, basta levar documentos pessoais, incluindo Carteira de Trabalho e comprovante de residência à Secretaria Municipal de Ação Social do dia 04 a 07 de fevereiro das 12h às 17h30.

Terão prioridade os candidatos que estiverem desempregados, em situação de vulnerabilidade social e beneficiária de programas de transferências de rendas.

RELAÇÃO DOS CURSOS
- Cuidador de Idoso
Qualificar o cuidador para que auxilie os idosos com que necessitam de ajuda nas suas atividades diárias e com qualidade. Fornecer os fundamentos básicos sobre a promoção de saúde da terceira idade e consequentemente o aumento de sua renda familiar.

Idade mínima exigida: 16 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

- Executivo de Vendas
Capacitar os alunos a perceber, entender os clientes, comunicar e negociar da melhor maneira possível produtos e/ou serviços, visando sua ascensão profissional e lucratividade do empregador e principalmente a satisfação dos clientes.

Idade mínima exigida: 16 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental completo

- Operador de Caixa
Capacitar o aluno para que possa atuar em várias empresas, proporcionando conhecimento nas áreas financeiras, no atendimento ao cliente e na prática da operação do processo de caixa, aumentando assim na sua renda familiar.

Idade mínima exigida: 18 anos

Escolaridade: Ensino Fundamental completo.

Fonte: Diário de Cuiabá

Atenção ACS de todo o Brasil: Ministro da saúde diz que novo incentivo dos agentes de saúde será de R$ 950,00

Cerca de 2 mil secretários municipais de saúde participam de encontro em Brasília para conhecer melhor os programas e incentivos disponíveis pelo Ministério da Saúde.

Melhorar a qualidade da atenção básica, investir em infraestrutura, com construção, reforma e ampliação das unidades de saúde, e humanizar o atendimento à população.

Estes são alguns dos desafios que os secretários municipais de saúde terão pelos próximos quatro anos. Cerca de 2 mil secretários, das 435 Regiões de Saúde existentes no País, estiveram presentes no encontro Acolhimento Nacional aos Secretários e Secretárias Municipais de Saúde, realizado pelo Ministério da Saúde entre quinta-feira (31) e sexta-feira (1), em Brasília.

“A cada desafio, lembrem que vocês não estão sozinhos na tarefa de garantir uma saúde com qualidade aos brasileiros. Transforme sua gestão em uma marca histórica do Sistema Único de Saúde no seu município”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que fez a palestra de abertura do encontro na noite de quinta-feira.

Durante a abertura, o ministro assinou portarias que permitem disponibilizar os recursos anunciados esta semana para construção de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Pronto Atendimento.

Uma das portarias assinadas na quinta-feira institui do componente Construção de UBS Fluviais no âmbito do Programa de Requalificação de UBS aos municípios da Amazônia Legal e Pantanal Sul Matogrossense, o que permite o repasse fundo a fundo para prover infraestrutura adequada às equipes de Atenção Básica.

O valor máximo dos incentivos financeiros para o financiamento da construção de cada UBSF é de R$ 1,6 milhão, dividido em três parcelas.

O total de recursos será de R$ 102,4 milhões até o final da gestão. Uma das portarias beneficia os agentes comunitários de saúde, com a fixação do valor de R$ 950 por agente a cada mês como incentivo financeiro. O valor praticado atualmente era de R$ 871/mês. Foi assinada ainda a portaria que permite que todos os municípios do Brasil tenham pelo menos uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A portaria cria a modalidade 3 (de uma a duas equipes), e redefine os parâmetros de vinculação das modalidades 1 (de cinco a nove equipes) e 2 (de três a quatro equipes). Esta redefinição representa um aumento do teto de implantação dos NASFs para os municípios, com ampliação dos repasses financeiros federais. O NASF é uma equipe, integrada por profissionais de diferentes áreas de conhecimento que atuam em conjunto com os profissionais das equipes de Saúde da Família (SF), compartilhando e apoiando as práticas em saúde.

O encontro ocorreu durante toda esta sexta-feira (1), com a realização de oficinas coordenadas por representantes do Ministério da Saúde. Os secretários também contaram com salas de atendimentos para tirar dúvidas dos secretários sobre as ações do ministério. Esta é a primeira vez que o Ministério da Saúde realiza, em momento de transição, um encontro com os secretários de Saúde de todo o País, com o objetivo de ouvir, alinhar e apresentar as ações de saúde existentes.

Durante uma das oficinas, o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, afirmou que “é muito importante à aproximação do Governo Federal, que tem um elenco enorme de ofertas de financiamento para investimento e custeio para todos os municípios, independente do porte. Precisamos deixar claros aos municípios que a busca de recursos deve ser na Atenção Básica e nas Redes de Atenção à Saúde, como a Rede Cegonha, o programa Viver sem Limites, e o tratamento e prevenção do câncer”. Ainda na avaliação do secretário Helvécio Magalhães, o foco dos municípios deve ser ainda o investimento em infraestrutura e tecnologia, como a implantação do sistema informatizado E-SUS, que tem como meta estar disponível a todo o país até 2014. Trata-se de um prontuário eletrônico que está sendo disponibilizado aos estados por meio de um software.

A partir deste sistema, o gestor poderá, por exemplo, ter acesso a agenda dos médicos, acompanhar a produtividade dos profissionais contratados, e, ao mesmo tempo, unificar o sistema de informação. O Ministério da Saúde já está realizando licitação para garantir o mais rápido possível a conectividade de mais de 13 mil unidades de saúde ao sistema. Já o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, também presente no evento, destacou alguns temas que têm despertado interesse dos secretários municipais de saúde, durante o evento. Entre eles está o Programa de Melhoria da Qualidade da Atenção Básica de Saúde (Pmaq), que busca melhorar a qualidades dos serviços, organiza e estrutura o sistema de saúde na atenção básica.

Há ainda o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab), que teve início entre os anos de 2011 e 2012, e que em sua segunda edição, agora em 2013, já conta com a adesão de mais de 2 mil municípios inscritos e cerca de 6,7 mil médicos.

“Os incentivos para reforma, ampliação e construção de unidades de saúde também têm chamado a atenção dos secretários. Há também dúvidas sobre o Contrato Organizativo de Ação Pública (COAP), que cria a Região de Saúde. Em 2012, os estados redefiniram suas regiões, totalizando hoje em 435. Essa definição ajuda, por exemplo, na elaboração do plano de investimento da região”, explica o secretário Odorico Monteiro. Por Regina Xeyla, da Agência Saúde – ASCOM/MS Atendimento à imprensa - (61) 3315-3580/2351

Fonte: BIO ACS

Trabalhadores Rurais fecham a BR-364 e cobram assentamento em áreas de 78 e 34 mil hectares

Imagem ilustrativa
Membros da Associação dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso Recanto da Serra bloquearam os dois sentidos da BR-364, saída de Rosário-Oeste para Nobres no KM 567, próximo ao posto Xaxim. O protesto começou por volta das 7 horas da manhã de hoje e só encerrará após a presença de um representante do Incra para agilizar a saída dos posseiros que estão nas terras que fica na Gleba Mazagão.

Segundo a Presidente da Associação Recanto da Serra, Cleusa Aparecida de Oliveira, estão no local aproximadamente 400 famílias que vieram de mais de dez cidades diferentes do estado. O objetivo do protesto é que o representante do Incra emita a posse das terras da União, que, segundo os manifestantes, estaria de forma ilegal nas mãos de fazendeiros, para os trabalhadores da associação.  

“Nós só vamos sair daqui depois que obtiver uma resposta sobre as terras. Essas áreas pertecem a União, estamos lutados por nossos direitos enquanto os fazendeiros usam da terra que deve ser utilizadas por nós”, disse a presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais.

As áreas que estão sob protestos ficam nos municípios de Rosário Oeste e Nobres. Uma tem 78 mil hectares e outra 34 mil. Para que essas terras possam ser habitadas por essas 400 famílias, é preciso que seja feito a emissão de um Projeto de Assentamento (PA) por algum representante do Incra.

Os manifestantes garantiram ao que não fazem parte do Movimento Sem Terra. O bloqueio da rodovia está sendo feito com pedaços de madeiras, pneus e carros. Estão liberadas passagens apenas para ambulâncias e viaturas da Polícia.

Fonte: Max Aguiar/Olhar Direto

Marcio Mendes e Edilson participam de Audiência Pública


Na tarde da última segunda-feira (04/02) no Plenário da Câmara Municipal Juvenal Benedito Soares aconteceu à Audiência Pública que tratou sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico do município de Diamantino.

A comunidade foi convocada, porém poucos participantes além de alguns vereadores e funcionários públicos municipais, e nem mesmo o ministério público que tanto cobra esteve presente.

Durante a explanação do plano elaborado que visará as ações de desenvolvimento para os próximos anos, bem como a solução a médio e longo prazo das políticas de investimento para o saneamento básico da cidade.

Em principio ficou estabelecido que o plano atuará na zona urbana compreendendo Diamantino e Novo Diamantino e posteriormente a sua implantação a zona rural seria agraciada.

A forma de gestão ainda será discutida que pode ser tercerizada, privatizada ou estatizada para receber investimentos. Segundo o palestrante os investimentos compreendem um montante considerável que fala-se em milhões a longo prazo.

O vereador Marcio Mendes questionou a situação da rede de esgoto, já existente no novo Diamantino aonde sempre recebe reclamação de esgoto fluindo nas ruas e avenidas do bairro. O palestrante informou que Novo Diamantino é cobrado o mínimo e que a estação ainda não esta operacionalizada e que poucas casas estão utilizado o sistema.

O vereador Edílson Mota elogiou o plano e cobrou aplicação deste plano para a comunidade de Deciolândia, 140 km distante de Diamantino, bem como o sistema de abastecimento de água que segundo o parlamentar a vigência do contrato existente vence no mês de setembro deste ano.

O plano foi apresentando para a comunidade presente, ficou registrada a presença dos suplentes de vereadores Marcos Tucura e Tião da Guimatra.

Fonte: Redação/O Divisor
Fotos: Carlos Richelli/O Divisor




Diamantino: Moradores do Bonfilho Cocco I receberão o título definitivo dos imóveis


A equipe do Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) esteve em Diamantino na segunda-feira (28.01) para obter toda documentação dos moradores do Conjunto Habitacional Bonfilho Cocco I, projeto Meu Lar. Com a finalidade de realizar a regularização fundiária do bairro e que os moradores recebam os títulos definitivos de posse das casas.

O suporte ao coordenador Guilherme Trasel, que esteve acompanhado com a cadastrante Érica Viana Andreotti foi dado pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, que acompanhou a equipe nas casas e recolheu previamente toda documentação necessária para que o trabalho transcorra com celeridade.

“O Estado está regularizando, passando os documentos para que os contemplados sejam os verdadeiros proprietários das casas. O Intermat e o governador irão emitir o título e entregar para cada família, pegamos toda documentação necessária para gerá-lo, assim que montarmos os processos e o governador assinar entregaremos”, afirmou.

Segundo informações do coordenador, após receber o título definitivo, o morador deve ir ao Cartório para registrá-lo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Municípios de Mato Grosso, não cumprem Normas do Ministério da Saúde e infringem Lei Complementar 141 de 13 de Janeiro de 2012

A Grande maioria dos municípios Mato-grossense não se atentaram ao prazo de entrega da declaração sobre receitas e despesas com ações e serviços públicos de saúde por meio do SIOPS. A Lei Complementar n.° 141 de 13 de janeiro de 2012 assim define:

O § 3º do art. 39 da LC 141/2012 define que “o Ministério da Saúde estabelecerá as diretrizes para o funcionamento do sistema informatizado, bem como os prazos para o registro e homologação das informações no SIOPS, conforme pactuado entre os gestores do SUS, observado o disposto no art. 52 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000.”

O art. 52 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), em atendimento ao que determina o § 3º do art. 165 da Constituição Federal, estabelece que o Relatório Resumido de Execução Orçamentária (RREO) que contém os demonstrativos que trazem informações das receitas, por categoria econômica e fonte, e das despesas, por categoria econômica, grupo de natureza de despesa, função e sub-função, deve ser publicado até 30 dias após o encerramento de cada bimestre.

Assim, como o demonstrativo de despesa com saúde é gerado a partir dos dados informados pelos gestores do SUS no SIOPS e constitui um dos demonstrativos do RREO, o prazo de declaração de dados sobre receitas e despesas por meio do SIOPS passa a ser bimestral.

As datas limites para a transmissão de dados são:
• Fim do exercício 2012 – até 30 de janeiro de 2013
• 1º bimestre 2013 – até 30 de março de 2013
• 2º bimestre 2013 – até 30 de maio de 2013
• 3º bimestre 2013 – até 30 de julho de 2013
• 4º bimestre 2013 – até 30 de setembro de 2013
• 5º bimestre 2013 – até 30 de novembro de 2013
• 6º bimestre 2013 (fim do exercício 2013) – até 30 de janeiro de 2014

Do total de 141 municípios Mato-grossense, apenas 114 entregaram o relatório na data estipulada. Abaixo lista dos inadimplentes:

MUNICÍPIOS QUE NÃO TRANSMITIRAM DADOS - 2012 / Anual

Código Município

510010 Acorizal
510020 Água Boa
510025 Alta Floresta
510040 Alto Garças
510050 Alto Paraguai
510060 Alto Taquari
510100 Araguaiana
510120 Araguainha
510130 Arenápolis
510140 Aripuanã
510160 Barão de Melgaço
510185 Bom Jesus do Araguaia
510250 Cáceres
510260 Campinápolis
510267 Campo Verde
510268 Campos de Júlio
510269 Canabrava do Norte
510270 Canarana
510279 Carlinda
510285 Castanheira
510300 Chapada dos Guimarães
510310 Cocalinho
510325 Colniza
510330 Comodoro
510335 Confresa
510336 Conquista d'Oeste
510337 Cotriguaçu
510340 Cuiabá
510343 Curvelândia
510345 Denise
510350 Diamantino
510360 Dom Aquino
510380 Figueirópolis d'Oeste
510385 Gaúcha do Norte
510390 General Carneiro
510395 Glória d'Oeste
510420 Guiratinga
510450 Indiavaí
510454 Itanhangá
510455 Itaúba
510480 Jaciara
510490 Jangada
510500 Jauru
510510 Juara
510515 Juína
510517 Juruena
510520 Juscimeira
510523 Lambari d'Oeste
510530 Luciara
510558 Marcelândia
510560 Matupá
510590 Nobres
510600 Nortelândia
510610 Nossa Senhora do Livramento
510615 Nova Bandeirantes
510620 Nova Brasilândia
510618 Nova Lacerda
510885 Nova Marilândia
510890 Nova Maringá
510895 Nova Monte Verde
510622 Nova Mutum
510617 Nova Nazaré
510623 Nova Olímpia
510624 Nova Ubiratã
510625 Nova Xavantina
510627 Novo Horizonte do Norte
510631 Novo Santo Antônio
510628 Novo São Joaquim
510629 Paranaíta
510630 Paranatinga
510642 Peixoto de Azevedo
510645 Planalto da Serra
510650 Poconé
510665 Pontal do Araguaia
510670 Ponte Branca
510677 Porto Alegre do Norte
510680 Porto dos Gaúchos
510682 Porto Esperidião
510685 Porto Estrela
510700 Poxoréo
510706 Querência
510715 Reserva do Cabaçal
510718 Ribeirão Cascalheira
510719 Ribeirãozinho
510720 Rio Branco
510757 Rondolândia
510760 Rondonópolis
510770 Rosário Oeste
510775 Salto do Céu
510774 Santa Cruz do Xingu
510776 Santa Rita do Trivelato
510777 Santa Terezinha
510726 Santo Afonso
510779 Santo Antônio do Leste
510780 Santo Antônio do Leverger
510785 São Félix do Araguaia
510729 São José do Povo
510730 São José do Rio Claro
510735 São José do Xingu
510710 São José dos Quatro Marcos
510740 São Pedro da Cipa
510787 Sapezal
510788 Serra Nova Dourada
510790 Sinop
510792 Sorriso
510795 Tangará da Serra
510800 Tapurah
510805 Terra Nova do Norte
510810 Tesouro
510830 União do Sul
510835 Vale de São Domingos
510840 Várzea Grande
510850 Vera
510550 Vila Bela da Santíssima Trindade

Quantidade de Municípios que não Transmitiram 114
Quantidade de Municípios Existentes 141
As Secretarias Municipais de Saúde deveriam se atentar aos prazos, para não correrem risco de corte nos recursos.
Obs: Municípios sublinhados fazem parte do ERS de Diamantino.


Fonte: Redação/O Divisor

Oportunidades de Emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:

01 VAGA - SOLDADOR / POSTO GIL
01 VAGA - DOMÉSTICA / BAIRRO SÃO BENEDITO
01 VAGA - AMOSTRADOR / DIAMANTINO
01 VAGA - MECÂNICO DE CARRO PEQUENO / DIAMANTINO
01 VAGA - REBOBINADOR DE MOTOR / NOVA MUTUM
01 VAGA - ELETRICISTA INDUSTRIAL / NOVA MUTUM
02 VAGAS - GARÇOM / DIAMANTINO
03 VAGAS - ELETRICISTA DE VEICULOS / DIAMANTINO
03 VAGAS - TÉCNICO(A) DE ENFERMAGEM / DIAMANTINO
05 VAGAS - BALANCEIRO(A) / DIAMANTINO
05 VAGAS - MECÂNICO(A) DE VEÍCULOS / DIAMANTINO
10 VAGAS - APONTADOR(A) / DIAMANTINO
30 VAGAS - OPERADOR(A) INDUSTRIAL / DIAMANTINO
30 VAGAS - MOTORISTAS EM GERAL / DIAMANTINO
31 VAGAS - TRATORISTAS / DIAMANTINO
35 VAGAS - FISCAL(A) DE CAMPO / DIAMANTINO
80 VAGAS - AUXILIAR INDUSTRIAL / DIAMANTINO
110 VAGAS - AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS / DIAMANTINO
730 VAGAS - TRABALHADOR(A) RURAL / DIAMANTINO
[VAGAS ILIMITADAS] - AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO PARA JBS / DIAMANTINO


Os interessados deverão procurar a agência do Sine no endereço:
Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS.
Mais informações pelos telefones: (65)3336-2742 ou (65)8453-7896. 

Fonte: Sine-Diamantino

Diamantino recebe mais de R$ 50 mil em obras de sinalização de trânsito


Tendo em vista a necessidade de realizar a pintura da sinalização de trânsito no município de Diamantino, o prefeito Juviano Lincoln emitiu um ofício ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT) solicitando a pintura da sinalização viária vertical e horizontal no município e foi atendido.

Com a obra no valor de R$ 51.051,57, Diamantino promove mais tranquilidade aos condutores e pedestres, redefinindo o sistema de sinalização da cidade, deixando-a mais moderna. Além da pintura das faixas de pedestres e redutores de velocidade, o município também receberá a implantação de placas de sinalização com tratamento anti-ferrugem, semireflexivas.

De acordo com o secretário municipal de Obras, Viação e Transportes, João Gonçalves, o prefeito solicitou que seja investido ainda mais no setor, com recursos próprios da Prefeitura, priorizando a segurança pública.

“A determinação do prefeito é cuidar com total atenção da qualidade de vida doa munícipes e vamos trabalhar muito, quem ganha é toda população”, afirmou João Gonçalves.

Fonte: Assessoria de Imprensa

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Mulher tem cabeça decepada em nova Maringá

Mais informações estão sendo coletadas pelo Jornal O Divisor

Mais de 170 crianças buscam vaga na escola da OSJNM

Professores realizam pré-avaliação para preenchimento das vagas

Nova Mutum/MT – A Orquestra Sinfônica Jovem de Nova Mutum (OSJNM) realiza nesta segunda-feira (04) o processo de avaliação das 171 crianças inscritas para as aulas de música oferecidas gratuitamente pela instituição. O teste tem como objetivo melhor direcionar os alunos para as diferentes classes de instrumentos ou para o coral infantil, avaliando a aptidão e a percepção musical demonstrada inicialmente pelas crianças, principalmente em relação à afinação e coordenação motora.

A atividade é conduzida pelo maestro Murilo Alves, coordenador pedagógico da OSJNM, com suporte da professora Jéssica Gubert, responsável pelo coral infantil. Demais colaboradores da instituição também estão empenhados no atendimento aos pais e jovens, que movimentam intensamente a sede da orquestra durante o dia. A avaliação iniciou pela manhã e segue até o final da tarde.

O resultado do processo avaliatório será definido e divulgado a partir da próxima quarta-feira, com o número total de crianças a serem matriculadas. Além dos novos inscritos, cerca de 120 alunos já atendidos se rematricularam. As aulas reiniciam ainda neste mês de fevereiro, após o recesso de final de ano que acompanha o calendário da escola regular.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Leidiane Aline é a Rainha do Carnaval In Folia 2013



O Carnaval In Folia 2013 começou com o grande lançamento na quadra poliesportiva do bairro Novo Diamantino, milhares de pessoas passaram pelo local na noite de 1º de fevereiro e puderam conhecer a nova Rainha da folia diamantinense.

Dentre oito candidatas, Leidiane Aline Souza de Almeida, 21 anos, moradora do bairro da Ponte foi escolhida e levou o prêmio de R$ 1.500, mais dois meses grátis de academia na Sandokan, após esbanjar simpatia e samba no pé cativou a bancada de jurados.

Para compor o reinado de Leidiane e do Rei Momo, Bruno Rodrigues Soares de Toledo, estão a 1º Princesa, Eluana Patrícia Jesus de Souza, 18 anos, que recebeu R$ 1.000 de prêmio; e a 2º Princesa, Dilaine Maria da Silva, 27 anos, que recebeu R$ 500. A bateria do bloco H-Romeo agitou o desfile das candidatas.

A Rainha do Carnaval de Cuiabá, Selma da Glória ‘Selminha’ veio para prestigiar a coroação da Rainha de Diamantino.

Promovido pela Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Ação Social, o evento agradou o público. A apresentação da Bateria Explosiva Show contou com quatro mulatas que mostraram muito samba e o Caçula do Pandeiro, conhecido por suas apresentações no quadro do Domingão do Faustão, ‘Se vira nos 30’, ele também desfilará no Rio de Janeiro na Estação Primeira de Mangueira que trará esse ano na passarela do samba o enredo "Cuiabá: Um Paraíso no Centro da América!".

A segurança dos foliões foi garantida pela Polícia Militar, seguranças particulares e a presença do Corpo de Bombeiros de Tangará da Serra.

Os secretários municipais de Ação Social, Thérèse Silva; de Administração, Osanir Ferreira Nascimento; de Obras, João Gonçalves; de Agricultura e Meio Ambiente, Poliane Marcondes e de Saúde, Dilma da Conceição Araújo representaram o Governo Municipal.

Thérèse Silva destacou que o público viu uma prévia do Carnaval que ocorrerá entre os dias 08 e 12 de fevereiro na avenida JPF Mendes, em frente à Prefeitura.

“O prefeito Juviano Lincoln pediu que o evento seja encantador aos participantes, priorizando a segurança de todos foliões”, ressaltou.

> Jurados para escolha da Rainha:
Edson da Silva ‘Giripoca’, vereador
Poliene Marcondes, Secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente
Clemair Fiori Spigiorim, empresária
Jovenil Antônio dos Santos, assessor municipal de Cultura
Paola Vasconcellos, empresária
Selma da Glória ‘Selminha’, Rainha do Carnaval de Cuiabá
Josimauro Marcelo da Silva ‘Caçula do Pandeiro’

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nota de falecimentos

Faleceu em Diamantino, José Vanfan de 65 anos e seu corpo está sendo velado na funerária Pax ao lado dos Correios, José Vanfan é pai do Paulo da barraca de camelô.

Outro que nos deixou é Marcos Zamparoni (41 anos) ele era funcionário da Seara em Diamantino e seu corpo esta sendo velado no salão paroquial do São Cristovão em Novo Diamantino. Segundo informações Marcos teve um AVC.

Continua a greve na JBS de Diamantino


A unidade frigorífica da JBS de Diamantino, teve um inicio de greve promovida por funcionários de diversos setores na manhã de sábado (02). Os trabalhadores liderados pelo sindicatos do setor paralisaram suas atividades e ficaram em frente a unidade reivindicando reposição salarial, cumprimento do acordo coletivo e aumento no vale cesta (vale refeição).

Segundo a presidente do sindicato Nilda Leão, a negociação da categoria já vem acontecendo desde março de 2012 e o acordo coletivo não foi cumprido, bem como o acordo feito junto a unidade de Juína teria validade para as três unidades que o sindicato representa. Com essa ação, o vale cesta que em Diamantino é de R$ 95,00 passaria para R$ 140,00 bem como também é cobrado um aumento salarial base que atualmente é de R$ 678,00 (salário mínimo) e esta sendo cobrando um aumento para R$ 745,00.

Se nas outras unidade é possível um aumento, porque somente a unidade de Diamantino isso não é possível? Pergunta a presidente do sindicato Nilda Leão.
Outra mobilização esta previsto para acontecer na segunda-feira  esta confirmada, e a greve continua com adesão dos trabalhadores do abate. A categoria pede aumento salarial e do vale refeição que atualmente é de R$ 95,00 e nas outras unidades frigorificas é de R$ 140,00, segundo o sindicato a empresa ofereceu um vale de R$ 110,00. funcionário afirmaram que a greve geral na unidade é eminente e inevitável.

Greve ilegal
A presidente do sindicato disse que desde o dia 21 de janeiro a unidade esta ciente das negociação para que seja cumprido o acordo coletivo, e afirmou a unidade frigorífica já estava ciente da paralisação pois consta que a unidade teria que ter sido comunicada com prazo de 72 horas.

Durante a mobilização um caminhão tentou sair da unidade e um principio de confusão foi causado pois o motorista tentou passar por cima dos manifestantes até que o veiculo do sindicato ficou em frente do veiculo, posteriormente o caminha recusou para dentro da unidade frigorífica, a Policia Militar foi chamado ao local.

Outro lado
Procurado pela reportagem, a diretoria da empresa disse que não vai manifestar neste momento sobre o assunto.

Fonte: Redação/O Divisor
Fotos: O Divisor