terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Trabalhadores Rurais fecham a BR-364 e cobram assentamento em áreas de 78 e 34 mil hectares

Imagem ilustrativa
Membros da Associação dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso Recanto da Serra bloquearam os dois sentidos da BR-364, saída de Rosário-Oeste para Nobres no KM 567, próximo ao posto Xaxim. O protesto começou por volta das 7 horas da manhã de hoje e só encerrará após a presença de um representante do Incra para agilizar a saída dos posseiros que estão nas terras que fica na Gleba Mazagão.

Segundo a Presidente da Associação Recanto da Serra, Cleusa Aparecida de Oliveira, estão no local aproximadamente 400 famílias que vieram de mais de dez cidades diferentes do estado. O objetivo do protesto é que o representante do Incra emita a posse das terras da União, que, segundo os manifestantes, estaria de forma ilegal nas mãos de fazendeiros, para os trabalhadores da associação.  

“Nós só vamos sair daqui depois que obtiver uma resposta sobre as terras. Essas áreas pertecem a União, estamos lutados por nossos direitos enquanto os fazendeiros usam da terra que deve ser utilizadas por nós”, disse a presidente da Associação dos Trabalhadores Rurais.

As áreas que estão sob protestos ficam nos municípios de Rosário Oeste e Nobres. Uma tem 78 mil hectares e outra 34 mil. Para que essas terras possam ser habitadas por essas 400 famílias, é preciso que seja feito a emissão de um Projeto de Assentamento (PA) por algum representante do Incra.

Os manifestantes garantiram ao que não fazem parte do Movimento Sem Terra. O bloqueio da rodovia está sendo feito com pedaços de madeiras, pneus e carros. Estão liberadas passagens apenas para ambulâncias e viaturas da Polícia.

Fonte: Max Aguiar/Olhar Direto

Nenhum comentário:

Postar um comentário