sábado, 9 de junho de 2012

Contra Argentina, Neymar tenta superar Messi pela 1ª vez para espantar pressão na seleção


Depois de duas vitórias convincentes contra Dinamarca e Estados Unidos, o Brasil decepcionou e pouco fez contra o México no último domingo. A seleção comandada por Mano Menezes terá mais uma chance neste sábado para espantar a má impressão, mas deverá encontrar bastante dificuldade pela frente. Com a base olímpica, a equipe desafia o time principal da Argentina, em confronto marcado para o MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA).

O jogo marcará o terceiro encontro dos astros Lionel Messi e Neymar, e os dois certamente serão os centros das atenções neste sábado. Até aqui, o argentino tem levado a melhor. No primeiro duelo com o brasileiro, garantiu a vitória por 1 a 0 de sua seleção já nos acréscimos, em amistoso ainda em novembro de 2010. Pouco mais de um ano depois, Messi marcou mais dois no passeio do Barcelona sobre o Santos, na final do Mundial de Clubes.

"O Messi continua sendo o melhor jogador do mundo", reconhece o atacante Neymar, tentando evitar o clima de revanche com o argentino. "Sábado teremos apenas mais um jogo entre Brasil e Argentina", completa o santista.

Os técnicos, porém, não tiveram como fugir das perguntas sobre os dois jogadores. Ainda com algumas dúvidas por conta de lesão, Mano Menezes garante que não pensa em fazer uma marcação individual em Messi. Mesmo assim, o comandante brasileiro admite que o time terá que estar o tempo todo atento com o atacante rival.

"Pensamos no coletivo da Argentina, mas obviamente que existe a atenção com o Messi. Embora se trate do melhor do mundo e as atenções são necessárias, não estamos prontos para fazer algo diferente. Vamos fazer marcação por zona. Entendemos que essa é a melhor maneira de proteger. Penso que essa é a melhor maneira de marcá-lo", afirmou.

Do outro lado, Alejandro Sabello também não poupou elogios a Neymar e diz que ficará na torcida para que o brasileiro esteja em um dia ruim. "O Neymar é um grande atleta, desequilibra e faz coisas inesperadas dentro de campo. Espero que ele não tenha um dia tão bom", disse o comandante argentino.

Dúvidas - Mano Menezes irá promover mais uma observação no sábado, com a entrada de Rafael na lateral direita no lugar de Danilo. O técnico, porém, ainda não pôde confirmar o time titular. Tudo porque não sabe se poderá contar com presença do zagueiro e capitão Thiago Silva, que lesionou o joelho direito contra o México. Rômulo, com dores musculares, virou dor de cabeça de última hora. Se os titulares forem vetados, os jovens Bruno Uvini e Casemiro ganham a chance.

Do outro lado, Sabella não confirmou se vai manter o trio ofensivo Messi, Higuaín e Aguero para pressionar a defesa brasileira ou reforçar o meio-campo com a presença de Sosa. "Meu time ideal vai ser aquele que pode atuar de modos diferentes sem a necessidade de fazer mudanças de nomes", explica o treinador. O maior rival brasileiro chega ao clássico deste sábado motivado pela recente goleada contra o Equador, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014, em jogo que teve Messi em grande forma.

Pressão ­ Depois dos elogios pelas vitórias, o Brasil já sentiu novamente o gostinho das críticas. A situação acabou incomodando Neymar. O santista fez questão de ressaltar que o grupo olímpico do Brasil não tem "jogadores de esquina" e pode jogar em igualdade de condições diante da Argentina. Mesmo assim, já deu o tom de um discurso mais conservador, lembrando que o objetivo deste sábado não é vencer, mas sim se prepara para a Olimpíada. "Sabemos da rivalidade entre Brasil e Argentina, mas é um amistoso, o objetivo final do nosso time está nos Jogos Olímpicos", disse.

Sem pressão e com a Argentina fora dos Jogos Olímpicos, o volante Mascherano seguiu outra linha e maximizou a importância do clássico sul-americano. "Essa partida é demasiadamente grande para ser tratada como um simples amistoso", avisa

FICHA TÉCNICA:BRASIL x ARGENTINALocal: MetLife Stadium, em Nova Jersey (EUA)
Data: 9 de junho de 2012, sábado
Horário: 16h06 (de Brasília)
Árbitro: Jair Marrufo (Estados Unidos)
Assistentes: Eric Boria e Frank Anderson (ambos dos Estados Unidos)

BRASIL: Rafael Cabral; Rafael, Thiago Silva (Bruno Uvini), Juan e Marcelo; Sandro, Rômulo (Casemiro) e Oscar; Hulk, Leandro Damião e Neymar
Técnico: Mano Menezes

ARGENTINA: Romero; Zabaleta, Fernández, Garay e Clemente Rodríguez; Gago, Mascherano e Dí Maria; Messi, Higuaín e Agüero (Sosa)
Técnico: Alejandro Sabella.

Fonte: ESPN.com.br com Agência Gazeta Press

Nenhum comentário:

Postar um comentário