sábado, 8 de setembro de 2012

Natural de Rosário Oeste ganha ouro em Minas Gerais



Sem adversários em sua categoria, o mato-grossense Aldemir Jovino Pulquerio, de 46 anos, conquistou no último final de semana a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Taekwondo realizado em Poços de Caldas, no interior mineiro.

Satisfeito com resultado, Pulquerio disse ao retornar a rotina de treinamentos em São Paulo que sua meta agora é intensificar os trabalhos para visando o índice técnico para o Mundial que será realizado na América do Sul – a entidade máxima do esporte ainda não definiu o local, devendo ser Paraguai ou Uruguai e as datas da competição. “Antes vou participar da terceira etapa do Estadual, em Barra do Garças em novembro”, conta.

Pulquerio é natural de Rosário Oeste, porém reside em Cuiabá desde 1984. Ele afirma que sua maior dificuldade é no patrocínio e também de adversário em sua categoria, a master até 80 quilos. “Este ano, em março, fui campeão no Rio de Janeiro e em junho ganhei o Interclubes disputado em Manaus. Em Mato Grosso participei das duas etapas do Estadual como apresentador, já que não tenho adversário em minha categoria”.

Na final do brasileiro, Pulquerio levou a melhor sobre o paranaense Older Luiz Poll e ganhou o ouro. “Fui feliz na decisão final do brasileiro. Agora vou intensificar os treinamentos visando manter o índice técnico para mais uma fase do Brasileiro no final do ano e também para o mundial”, diz.

O mato-grossense está confiante também em garantir o benefício do Bolsa Atleta do Governo do Estado para o ano que vem. “Este ano conquistei todas as etapas do Brasileiro, estou no Ranking da Confederação (Brasileira de Taekwondo) e espero pelo benefício para eu ganhar mais condições de treinamento e pensar nas olimpíadas do Rio em 2016”, finaliza.

Fonte: MT Destaque

Três morrem em violento acidente no Nortão


Um acidente na rodovia estadual que liga Marcelândia e Santa Helena, no Nortão, deixou 3 mortos neste feriado. A colisão envolveu no Golf e uma caminhonete D-20, a cerca de 60 km de Marcelândia ( cerca de 220 km de Sinop).

Flavio José Cezario, 24 anos, Micilene Rolim da Cruz, que estavam no Golf é um dos mortos. Anildo Lyra, condutor da D-20, também morreu no local.

A pancada, frontal, foi violenta e as vítimas ficaram presas nas ferragens. José, Micilene e Anildo residiam em Marcelândia.

O Golf trafegava sentido Marcelândia e, a caminhonete, na direção contrária. O perito Edson Gomes informou, ao Só Notícias, que a caminhonete "estava trafegando na contra mão, mas não podemos saber porque, se ele foi ultrapassar ou qual motivo", disse.

Os bombeiros de Colíder foram ao local, além de uma equipe de peritos do Instituto de Criminalística de Sinop. A perícia vai apontar as causas do acidente na rodovia que não é pavimentada e tem muita poeira devido ao tráfego constante de veículos.

Os corpos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal em Sinop, que devem ser liberados ainda neste sábado, pela manhã. A funerária de Marcelândia espera apenas a liberação para que os procedimentos de velório e sepultamento aconteçam.

Fonte: Só Notícias

TRE aplica Lei e barra candidaturas de "fichas sujas"

Dos cerca de 600 recursos relacionados a registros de candidatos das Eleições 2012, julgados até quarta-feira (5), 23 foram indeferidos pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), com base na Lei Complementar 135/2010, conhecida como Lei da Ficha Limpa.

Desse total, quatro eram candidatos a prefeito, um a vice-prefeito e 18 a vereador.

O candidato a prefeito pelo município de Glória D´Oeste, Nilton Borges Borgato, foi um dos que recorreram ao TRE contra decisão de primeira instância que indeferiu seu registro de candidatura com base na Lei da Ficha Limpa.

A Justiça Eleitoral manteve a decisão e reconheceu sua inelegibilidade para as eleições 2012, já que ele havia sido condenado por órgão colegiado pelo crime de peculato, ou seja, crime contra a administração pública, em março do ano passado.

O mesmo motivo ensejou o indeferimento do recurso impetrado pelo candidato a prefeito de Juína, Hermes Lourenço Bargamim, que foi alvo de condenação por órgão colegiado em processo que apura crime ambiental e, portanto, está inelegível por oito anos, conforme o disposto no artigo 1º, inc. I, alínea "e", da Lei Complementar nº 64/90, com redação dada pela Lei da Ficha Limpa.

Já o candidato a prefeito de Matupá, Fernando Zafonato, teve o recurso negado pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso porque foi condenado pelo próprio TRE, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos).

Como a condenação se refere a compra de votos efetuada no processo eleitoral de 2008, decreta-se a inelegibilidade pelos oito anos seguintes ao pleito, prazo que se encerra apenas em 2016.

O Pleno do TRE também manteve o indeferimento da candidatura à reeleição, pleiteada pelo candidato a prefeito de Bom Jesus do Araguaia, Hércules Martins.

Ele teve o registro negado em primeira e segunda instância porque, quando foi prefeito, nos anos de 2006 e 2007, teve as contas dos dois anos rejeitadas pela Câmara Municipal, por "irregularidade insanável", que configura ato doloso de improbidade administrativa.

A decisão da Câmara de Vereadores acompanhou parecer do Tribunal de Contas do Estado. Desta forma, como as decisões ocorreram nos anos de 2008 e 2009, Hércules Martins ficou inelegível pelos oito anos seguintes.

O único candidato a vice-prefeito barrado pela Lei da Ficha Limpa foi Valentim Martins, de Peixoto de Azevedo.

Ele teve os direitos políticos suspensos por oito anos devido a uma condenação criminal transitada em julgado, prevista no artigo 89, da Lei nº 8.666/93 (Lei das Licitações).

A condenação resultou na pena de 3 anos e 6 meses de detenção e 35 dias multa no valor de 1/10 do salário mínimo substituindo a pena privativa de liberdade por duas restritivas de direito. O trânsito em julgado se deu em 5 de dezembro de 2010.

Fonte: Midia News

Nortão: cabo que atirou em médica se apresenta e fica em silêncio


O cabo da Polícia Militar Lourival de Oliveira, acusado de atirar, quinta-feira (6) à tarde, na médica Valéria Lemelle Xavier, 46 anos, na unidade de saúde Santa Maria, em Guarantã do Norte (260 km de Sinop), se apresentou na delegacia de Polícia Civil, ontem (feriado). De acordo com seu advogado, Pedro Henrique Gonçalves, o policial usou o direito de permanecer calado e deverá se pronunciar com o andamento do inquérito. Ele também disse que Lourival está à disposição para prestar todos os esclarecimentos. Ele ficará em liberdade.

A Polícia Militar abrirá procedimento administrativo para apurar o caso e, se for constatado que o crime é da esfera comum. "O policial não estava de serviço, pois estava afastado por meio de um atestado médico devido a depressão e um acidente vascular cerebral que sofreu e utilizou uma arma particular e não da PM", disse o major Silva Sá.

O comandante do 22º batalhão da Polícia Militar de Peixoto de Azevedo, tenente coronel Jabes Lyra de Lima, enviou nota, ao Só Notícias, esclarecendo também que a "PM realizará as devidas investigações que a legislação militar requer".

De acordo com a secretária de Saúde em Guarantã, Veroni Panseira, o estado de saúde de Valéria até ontem, era estável e não corria mais o risco de morte. Ela continua internada em um hospital em Sinop. 

Lourival foi a unidade de saúde solicitando um atestado médico contendo informações do CID (Classificação Internacional de Doença) que o manteria afastado da sua função. Em nota, a prefeitura expôs que "a médica, que atende como clínica Geral, informou que poderia dar a declaração, porém, o atestado dependeria de um médico neurologista, dando o encaminhamento necessário. O paciente, insatisfeito e querendo um atestado, agiu com extrema agressividade informando que faria uma denúncia à Secretaria de Saúde e que se os responsáveis não a removessem da unidade ele mesmo faria isso". Diante das ameaças a médica informou que ligaria para a Polícia Militar, e, durante a ligação, veio a ser alvejada por um tiro no tórax.

Fonte: Só Noticias

Casos de dengue aumentam 842% em Cuiabá em 2012



Cuiabá registrou entre 1º de janeiro e 6 de setembro deste ano, 10.429 casos (55 considerados graves), contra 1.107 em 2011, o que representa aumento de 842% na quantidade de casos.


Na Capital, cinco pessoas morreram após contraíram a doença este ano. Os dados são da Secretaria de Estado de Saúde.

Os números revelam ainda que Mato Grosso registrou 36.754 casos de dengue entre 1º de janeiro e 6 de setembro de 2012, com 118 casos considerados graves e 13 mortes confirmadas em decorrência da doença. Outras seis mortes estão sob investigação.

O número de casos de dengue registrados no Estado este ano é 346,7% maior do que o do mesmo período do ano passado, quando 8.227 contraíram o vírus.

Em Várzea Grande, foram notificados 2.410 casos de dengue, sendo 19 graves. Em Sinop, 4.998 casos, com 10 casos graves. Já em Rondonópolis, a notificação é de 1.233 casos da doença, sendo um grave.

Os municípios que registraram mortes em Mato Grosso por causa da doença foram Cuiabá (cinco), Sinop (três) e Aripuanã, Sorriso, Tangará da Serra, Nortelândia e Várzea Grande, com uma morte cada.

Há casos de morte ainda sob investigação em Campo Novo do Parecis, Jaciara, Várzea Grande, Vila Bela da Santíssima Trindade, Planalto da Serra e Colíder.

Prevenção

Medidas de prevenção simples devem ser tomadas pela população para evitar o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. Algumas são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente.

Também é preciso remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias deve ser jogado fora.

O lixo deve ser colocado em sacos plásticos, bem fechados, e fora do alcance de animais. As lixeiras também devem ser mantidas fechadas.

Fonte: Midia News

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Caminhonete roubada em assalto na capital é apreendida em Sorriso


A Polícia Rodoviária Federal em uma abordagem de rotina na noite de ontem (06), conseguiu recuperar uma caminhonete S10, de cor branca, que havia sido tomada em assalto na capital do estado no ultimo dia 02, onde bandidos armados fizeram uma família refém e subtraíram o veiculo e pertences da mesma.

O condutor da caminhonete se demonstrou um pouco nervoso durante a abordagem dos policias que fiscalizavam os veículos que passavam pela BR 163 em frente a delegacia, ao ser checado o numero do motor, foi constatado que o veiculo não correspondia a placa que portava, que havia sido trocada para corresponder ao documento que o condutor portava.

Após checagem do chassi foi constada que se tratava da caminhonete roubada em Cuiabá, o condutor relatou que foi contratado apenas para levar o veiculo até o estado do Pará, ele recebeu voz de prisão e foi encaminhado a delegacia civil de Sorriso, junto com o veiculo.

Fonte: MT Notícias

Cuiabá: Secretário de Obras baleado em reunião do PDT morre nesta manhã em Cuiabá



O secretário municipal de Obras de Santo Antônio do Leverger, Isaías Vieira, faleceu na manhã desta sexta-feira (07). Ele foi baleado durante uma discussão em uma reunião do diretório municipal do PDT na cidade de Santo Antônio do Leverger (35 km de Cuiabá).

Isaías estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Misericórdia, em Cuiabá. Ele morreu nesta manhã e a Polícia Civil esteve no hospital para liberar o corpo.

Fonte: Olhar Direto

Várzea Grande: Adolescente de 17 anos morre em confronto com a PM


O adolescente Leonardo Canabarro da Silva, de 17 anos, morreu, no começo da noite de quinta-feira (6), em confronto com policiais militares, na Rua 17, do bairro São Mateus, em Várzea Grande.

Ele foi baleado na cabeça e no tórax, foi levado ao Pronto-Socorro da cidade, mas não resistiu aos ferimentos e morreu durante o trajeto.

Os PMs informaram que foram cumprir um mandado de busca e apreensão (equivalente a prisão em flagrante) contra o adolescente, suspeito de gerenciar uma boca-de-fumo no bairro.

O adolescente, no entanto, era suspeito de participar de um assalto, no dia 18 de maio, na a casa do sargento PM Cláudio Teixeira, para roubar motocicleta Honda CG Titan preta, placas NPK 7080.

Na ação criminosa, os bandidos atiraram no militar e Leonardo era apontado por outros policiais como o autor do disparo que atingiu o sargento.

Três dias depois, a motocicleta foi localizada depenada – sem os principais acessórios -, numa casa desocupada, no próprio bairro São Mateus, próximo à casa do bandido conhecido como "Cesinha", que foi preso no mês seguinte.

Conforme a versão da Polícia Militar, durante a abordagem, o adolescente teria reagido, sacado um revólver calibre 38 e disparado contra os policiais. Os militares revidaram, baleando o suspeito, que morreu, na sequência.

Conforme os militares, eles detiveram quatro pessoas – sendo três homens e uma mulher -, suspeitos de tráfico de entorpecentes, uma vez que foram apreendidas 8 trouxinhas de pasta-base de cocaína e uma porção de maconha, além de objetos como CPU de computador, relógio e celular. Todo os produtos, segundo a PM, são de procedência e considerada duvidosa.

O delegado João Bosco de Barros, de plantão na Delegacia de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) informou que vai apurar o caso. Deverá ouvir testemunhas e os policiais.

“Ainda não tenho muitas informações a respeito do caso porque ainda nem fomos acionados para liberar o corpo. Como em todas as investigações que faço, essa também será rigorosa”, afirmou o delegado.

Fonte: Midianews

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Policial Militar atira em médica dentro do Posto de Saúde

Um policial militar atirou em uma médica dentro do Posto de Saúde, no município de Guarantã do Norte (725 km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (6). Segundo as informações da Polícia Militar da cidade, a médica Valéria Lemeli Chavier, que trabalha como clínica geral, foi baleada no abdômen e passa por cirurgia no Hospital Municipal da cidade.

O agressor foi um PM que trabalha na cidade e está de licença médica, para tratamentos de saúde e problemas psicológicos. Segundo as informações, ele teria iniciado a discussão por causa de um atestado médico que a doutora não queria lhe dar. Após a discussão ele sacou a arma e atirou. Depois fugiu do local.
 
Policiais buscam pelo militar. A Polícia Civil da cidade investiga o caso. Funcionários deverão prestar depoimento para ajudar a polícia esclarecer o caso. O militar irá responder pelo crime de tentativa de homicídio e poderá ser expulso da corporação.
 
Após a cirurgia, Valéria deverá ficar internada em observação. Caso seu estado de saúde piore, ela deverá ser transferida para o hospital de Colíder.
 
Fonte: Repórter MT

Mato Grosso registra 36,7 mil casos de dengue e 19 mortes

Dados da Secretaria de Estado de Saúde apontam que de 1º de janeiro a 6 de setembro, deste ano, Mato Grosso registrou 36.754 casos de dengue. Desse total, 118 foram notificados como casos graves da doença. Até o momento, existem 19 óbitos, sendo 13 confirmados e seis em investigação.

Cuiabá tem a notificação de 10.429 casos de dengue, sendo 55 de casos graves. Em Várzea Grande, a notificação é de 2.410 casos de dengue, sendo 19 de casos graves. Em Sinop, a notificação é de 4.998 casos, com dez casos graves e, em Rondonópolis, a notificação é de 1.233 casos da doença, com um caso grave.

As notificações de casos de dengue em Mato Grosso de 1º de janeiro a 6 de setembro de 2011 foram de 8.227 casos, sendo que Cuiabá notificou 1.107, Várzea Grande notificou 303 casos, Sinop notificou 1.603 casos e Rondonópolis 259 casos. Em 2012, as notificações neste mesmo período são de 36.754 casos de dengue, em todo o Estado.

Os municípios que registraram óbitos foram: Cuiabá, cinco óbitos confirmados; Sinop, três casos confirmados; Aripuanã, um óbito confirmado; Sorriso, um óbito confirmado; Tangará da Serra, um óbito confirmado; Nortelândia, um óbito confirmado; Campo Novo dos Parecis, um óbito em investigação; Jaciara, um óbito em investigação; Várzea Grande, dois óbitos (sendo um confirmado e um em investigação); Vila Bela da Santíssima Trindade, um óbito em investigação; Planalto da Serra, um óbito em investigação; e Colíder, um óbito em investigação.

Fonte: Só Notícias

Sorriso: Pedreiro desaparece e deixa esposa preocupada


O pedreiro Vilson de Sousa, 55 anos, está desaparecido desde a última segunda-feira(03), quando segundo Senilda, esposa do trabalhador, este saiu onde relatou que iria trabalhar em um local próximo a empresa Amaggi, em Sorriso e que não voltaria para casa ao meio dia, mas retornaria a noite, porém desde então não teve mais notícias.

Senilda disse ao MTnoticias.net que a vitima esqueceu o celular em casa e que já tem procurado informações junto a alguns parentes de Vilson, mas eles também não tem informações sobre o paradeiro do trabalhador.

Informações de Vilson de Sousa podem ser repassadas a PJC de Sorriso ou a policia militar.

Fonte: MT Notícias

Começa nesta quinta a 10ª edição do Festival de Praia de Nortelândia


Começa nesta quinta a 10ª edição do Festival de Praia de Nortelândia Tudo pronto para o X Festival de Praia de Nortelândia que começa amanhã, quinta-feira (06) e termina no domingo dia 09 de setembro.

Serão oito atrações musicais, e a novidade é a atração Felipe e Ferrari, artistas do escritório da Dupla Fernando e Sorocaba. Outra que abrilhantará o evento, é a dupla Rico e Léo que irá se apresentar na abertura do festival.

As bandas que irão animar o público são Banda Fórum, Banda Flor de Liz, Grupo Tome Aí, Banda Legislativo e Grupo Urbanazze e Beijo Molhado de Nortelândia, que irão se apresentar no domingo a tarde.  

Veja programação do evento:

 DIA: 06/09 – QUINTA-FEIRA.

 - BANDA FORUM 

 - RICCO & LEO

-DIA: 07/09 – SEXTA-FEIRA.

- BANDA FORUM (00h as 05h)

- BANDA FLOR DE LIZ (18h30 ou 17h30 às 20h)

- GRUPO TOME AI

DIA: 08/09 – SÁBADO.

- BANDA FÓRUM

- ATRAÇÃO NACIONAL FELIPE & FERRARI

- DIA: 09/09 DOMINGO.

- GRUPO URBANAZE

- BANDA FORUM

- BANDA LEGISLATIVO

A comissão organizadora do evento, afirmou que todos os preparativos já foram tomados, como atrações musicais, seguranças, policias militar e civil, corpo de bombeiros, montagem da praça da alimentação, entre outras medidas que asseguram o sucesso do evento.

Fonte: Repórter News

Aniversário de Diamantino terá show gospel com Mattos Nascimento

O calendário festivo para o mês de setembro em Diamantino inicia nesta sexta-feira (07.09) às 8h na praça Major Caetano Dias com a cerimônia cívica em comemoração dos 190 anos de Independência do Brasil.

De 13 a 17 de setembro ocorrerá a 6ª ExpoDiamantino com os shows: (13.09) Pedro Henrique & Fernando; (14.09) Viola Universitária; (15.09) Gian & Giovani; (16.09) Conrado & Aleksandro; (17.09) Luis Goiano & Girsel da Viola; show todas as noites com a banda Novo Tempo e bailão com a banda Objetivo.

Em comemoração ao aniversário de 284 anos de Diamantino, no dia 18 de setembro às 7h30 haverá a tradicional missa na Igreja Matriz, e a partir das 21h show gospel na praça do bairro da Ponte com o cantor Mattos Nascimento. Logo após haverá queima de fogos e show da banda Savana para encerrar a comemoração.

Fonte: Redação – O Divisor

Comarca de Nortelândia divulga lista de inscrições deferidas


O diretor do fórum da Comarca de Nortelândia (253km a médio-norte de Cuiabá), juiz substituto Evandro Juarez Rodrigues, divulgou o Edital nº 4/2012-ADM, referente às inscrições deferidas para o Processo Seletivo de Conciliador.

Desta forma, aqueles que aparecem na lista estão aptos a participar do certame que será no próximo dia 16 de setembro e tem por objetivo o credenciamento e a formação de cadastro reserva para o cargo.

No mesmo edital, o magistrado tornou pública a data da prova, marcada para o terceiro domingo do mês (16 de setembro), a partir das 9h, no fórum local, localizado na avenida Valentin Perón, nº 160, na região central da cidade.

O juiz também designou as servidoras Maria da Conceição de Lima Rocha e Ana Luzia Rodrigues Barros da Silva para auxiliar os trabalhos. Para que ninguém possa alegar ignorância, o edital também foi afixado no mural do fórum. O documento foi expedido pelo juiz na última sexta-feira (31 de agosto).

Fonte: 24h News

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Conseg se reúne com moradores do bairro Buriti


O Conselho Comunitário de Segurança Pública (Conseg) se reuniu com moradores do bairro Buriti, nesta quarta-feira (05/09), na escola Nilce Maria Magalhães.

A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho, Romeu Amaral, que agradeceu a presença de todos e abriu o microfone para a população se manifestar.

As principais questões abordadas pelos moradores foram segurança, os delitos cometidos pelos menores infratores, saúde e o atendimento da Polícia Militar.

Segurança 

O que os moradores reclamaram da iluminação em algumas ruas do bairro, onde a escuridão os deixa inseguros e são obrigados a deixar as luzes das varandas acesas para dar um pouco de segurança a quem passa por esses locais.

Com relação ao atendimento da Polícia Militar, o sargento Barros salientou que, na maioria das vezes, a pessoa aciona o 190 mas não sabe ou tem medo de informar o local correto da ocorrência, o que dificulta o trabalho da guarnição e demora o atendimento.

Menores Infratores

Os moradores questionaram a falta de projetos de inserção de jovens e crianças no trabalho e aprendizado. Segundo eles, o Conselho Tutelar deixa a desejar, pois o jovem é detido e logo depois é solto e quem denunciou o delito acaba sofrendo represálias por parte desses meliantes.

O sargento Barros, da Polícia Militar, esclareceu que o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) protege o menor e a falta de centros de reabilitação de menores são empecilhos para uma correção de rumo.

Saúde

A população reclamou do atendimento dos funcionários dos PSF e Pronto Atendimento. O diretor do Conselho Municipal de Saúde e membro do Conseg, Jacildo de Siqueira, disse que a cidade sofre com a falta de médicos mas ressaltou que há médicos em todos os postos de saúde da família. Jacildo ainda orientou a população a procurar o Conselho Municipal de Saúde para prestar queixas, elogios e sugestões e lembrou que essas têm de ser feitas por escrito para poder ser encaminhas à secretaria de Saúde.

Fonte: Redação - O Divisor

Diamantinense sofre com o calor e baixa umidade do ar


A cidade de Diamantino continua sofrendo com o calor e a baixa umidade do ar. Nesta quarta-feira (05/09), os termômetros chegaram a marcar 39,5º na metade da tarde.

Outro fator que contribuiu para aumentar o calor é a baixa umidade relativa do ar, que está em 11%.

De acordo com os institutos de meteorologia o tempo continuará quente e seco até a próxima semana.

As chuvas devem chegar somente no dia 13 de setembro, porém, segundo o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a probabilidade de chuva é de 5% e o volume estimado é de 24mm. Para o feriado as temperaturas máximas poderão chegar a 41º e as mínimas não devem passar de 20º à noite.

Especialistas pedem para a população deixar baldes ou bacias com água dentro de casa, colocar toalha molhada na cabeceira da cama antes de dormir e até molhar as cortinas. Outras dicas que eles dão é colocar plantas com folhas largas e com tom de verde mais escuro para manter a umidade alta no interior das residências.

Fonte: Redação - O Divisor
Foto: Reprodução Climatempo.

Alto Paraguai e Querência ganham mais recursos no FPM

Os municípios de Querência, no nordeste do Estado e de Alto Paraguai, no médio norte, terão os repasses referentes ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) aumentados respectivamente em aproximadamente R$ 70 mil.

São as únicas cidades de Mato Grosso que conseguiram evolução da remessa do fundo, com base em levantamento disponibilizado pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM), tendo como fundamento os dados do Censo IBGE/2012. Na tabulação, leva-se em conta o aumento da população.

No balanço, alguns municípios perdem margem de repasse do FPM e outros 136 têm um campo favorável pela melhora da renda via fundo.

Fonte: A Gazeta

Juíza responsável pelos municípios de Nortelândia e região decreta obrigatoriedade da entrega dos nomes dos doadores das campanhas


Dezesseis juízes eleitorais de Mato Grosso decidiram garantir aos eleitores o acesso aos nomes dos financiadores das campanhas eleitorais de 2012.

Nesta terça-feira, a juíza Augusta Prutchansky Gomes, titular da 17ª zona eleitoral, de Arenápolis, e responsável também pelas eleições nos municípios de Nortelândia, Nova Marilândia e Santo Afonso, decretou a obrigatoriedade da entrega dos nomes dos doadores das campanhas de todos os candidatos que concorrerão nas cidades sob sua jurisdição.

A juíza fundamenta sua decisão "na transparência das informações de interesse público e na Lei de Acesso à Informação".

Outros cinco magistrados de Mato Grosso também decidiram fazer a mesma exigência.

As outras cidades do Mato Grosso onde os eleitores poderão conhecer os financiadores das campanhas políticas de seus candidatos, antes da data da eleição, são: Cáceres, Poconé, Mirassol D'Oeste, Curvelândia, Porto Esperidião, São José dos Quatro Marcos e Glória D'Oeste, Brasnorte, Vila Rica, São José do Xingú, Santa Cruz do Xingú e Santa Terezinha.

Segundo a assessoria de imprensa do Tribunal Regional de Mato Grosso (TRE-MT), as portarias decretadas pelos juízes mato-grossenses seguem o padrão proposto pelo juiz eleitoral do Maranhão e articulador do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, Marlon Reis Jacinto.

A apresentação dos nomes e respectivos valores doados aos candidatos devem ser encaminhados para o cartório eleitoral em planilha eletrônica, que serão publicadas no site internet do TRE-MT.

A obrigatoriedade de divulgar os nomes dos doadores de campanha antes mesmo das eleições não está prevista na legislação eleitoral. As regras atuais estabelecem que os candidatos informem os nomes dos doadores de campanha no momento da prestação de contas final de campanha, que ocorre após o pleito.

Fonte: Agência Estado

Apae de Diamantino realizará curso gratuito de artesanato com retalhos

Estão abertas as inscrições para o curso de artesanato em retalhos ministrado pela professora Auria na Apae de Diamantino.

O curso gratuito que ensinará fazer bonecas, pano de prato com aplique, encosto de porta, inicia na quinta-feira (06.09) e ocorrerá todas as segundas e quintas-feiras em período integral ou meio período.

Os produtos feitos no curso serão vendidos numa Feira organizada pela Apae e a renda será destinada para os atletas disputarem os Jogos Olímpicos Apaeanos entre os dias 05 a 10 de novembro em Maringá (PR).

A secretaria da Apae solicita doação de ursos de pelúcias e edredons velhos para retirada da manta acrílica e o empréstimo de uma máquina de costura.

Fonte: Redação – O Divisor

Acidente fatal: Carlos Renan colidiu com um animal antes de chocar contra o poste

Faleceu no início da noite desta terça-feira (04.09) o jovem Carlos Renan Barros Sobrinho, 22, que conduzia uma moto Yamaha YBR, cor prata, placa NIY 5779 de Diamantino.

Segundo informações após colidir com um animal, aparentando ser um burro, que atravessou na MT 240 (descida sentido bairro Novo Diamantino - Buriti), em seguida bateu em um poste e morreu no local.

A vítima cursava o 8º semestre de Administração na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) e trabalhava na Barros Comercial Agrícola.

O velório ocorre nesta quarta-feira (05.09) na funerária Bom Jesus e o enterro será às 17h no cemitério em Diamantino.

Fonte: Redação – O Divisor

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Bandidos explodem carro forte na BR-364, próximo a Diamantino

Um carro forte foi interceptado, no início da tarde desta terça-feira (04/09), por cinco homens fortemente armados, na BR-364, entre Nobres e Diamantino. Os assaltantes abriram fogo contra o veículo e utilizaram explosivos para arrombar as portas.

Os bandidos, que seguiam em um veículo VW Golf prata, atiraram contra o carro forte. Os tiros de fuzil atingiram os pneus, em seguida, arrombaram o blindado com dinamites.  Os seguranças trocaram tiros com os assaltantes, mas foram rendidos. Alguns veículos que trafegavam pela rodovia ficaram na linha de tiro e foram atingidos, ninguém se feriu.

 Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), as testemunhas informaram que quatro bombas foram detonadas. O bando fugiu por uma estrada de chão que da acesso à usina de Manso, levando todo o dinheiro. No meio do caminho incendiaram o carro usado na operação e prosseguiram a fuga em outro veículo. O dinheiro do carro forte seria descarregado em São José do Rio Claro.

A Polícia Militar deslocou um helicóptero para o local. Além da PM, agentes da Polícia Rodoviária Federal e policiais civis estão mobilizados na busca dos criminosos.

Fonte: Redação – O Divisor
Fotos: O Divisor

Diamantino: Abertas as inscrições para Garota e Garoto Genoma 2012

Estão abertas as inscrições para o 4º Concurso Garota Genoma Colorado e o 1º Concurso Garoto Genoma Colorado. Sendo duas categorias, para meninas de 13 a 17 anos e a mirim para meninas de 9 a 12 anos.

O Garoto Genoma Colorado é para idade de 14 a 17 anos. As inscrições são gratuitas pelo telefone 9914-3171. Os ganhadores poderão representar Diamantino em Porto Alegre (RS).

O Concurso será no dia 13 de outubro na quadra poliesportiva do bairro Novo Diamantino com show da banda Objetivo.

Fonte: Redação – O Divisor

Diamantino tem cursos gratuitos para ampliar a renda das famílias




Ocorrem simultaneamente nos bairros da Ponte e Pedregal dois cursos gratuitos, promovidos pela Prefeitura, com o propósito de ampliar a renda das famílias.

No bairro da Ponte cerca de 25 mulheres fazem o curso de manicure com design de unhas, nas alunas aprendem higienização dos equipamentos, desenho em unhas, técnicas de atendimento ao cliente com embasamentos práticos e teóricos. As aulas ocorrem as segundas e terças-feiras das 8h30 às 10h30 ou das 13h30 às 17h, no salão da capela São Gonçalo.

Já no bairro Pedregal há o curso de bordado em chinelo com 30 alunas que aprendem colocar pedrarias em chinelos e a montarem flores amarradas na mão que podem ser pregadas em sapatos, bolsas ou em elástico para cabelo. As aulas ocorrem segundas e terças-feiras das 8h30 às 10h30 ou das 13h30 às 17h, no salão paroquial.

Fonte: Redação – O Divisor

Prefeito Neurilan chega a 57% e impõe 33 pontos de vantagem sobre Gervásio em Nortelândia.


O prefeito Neurilan Fraga (PSD) é líder disparado à sucessão em Nortelândia (240 km á médio norte de MT), de acordo como levantamento do QualiDados Pesquisas (CNPJ 13.672.664/0001-49), realizada em parceria inédita com a Empresa Diamantinense de Comunicação – Jornal O Divisor nos dias 22 e 23 de agosto, apontando o candidato à reeleição com 56% das intenções de voto. O professor Gervásio Quinteiro (PSB) aparece com 22,50%.

 A diferença pró-Neurilan Fraga é de 33,5%pontos percentuais na modalidade espontânea. Na espontânea, situação em que o eleitor declina o nome de preferência sem auxílio da lista dos candidatos.

Os indecisos somam 20,25%. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número MT-00171/2012

Neurilan Fraga também impõe ampla vantagem na modalidade estimulada. Detém 57,5% enquanto Gervásio Quinteiro registra 25,25%, uma diferença de 32,25 pontos percentuais. Indecisos somam 16%. 

Se as eleições fossem hoje Neurilan Fraga teria 69,5% dos votos válidos e Gervásio Quinteiro 29,5% dos votos válidos, excluindo-se os brancos e nulos. 

Quanto à rejeição,quem enfrenta maior resistência é Gervásio Quinteiro. Se as eleições fossem hoje 26% não votariam no professor de jeito nenhum. A rejeição ao nome de Neurilan Fraga é menor é chega a  15,75%.

Para a sondagem, o instituto QualiDados ouviu 400 eleitores de 07 bairros (Bairro da Ponte, Bairro Bandeirantes, Bairro Joaquim da Silva, Bairro Tapirapuã, Bairro Cohab Santo Antônio, Centro, Bairro Novo Horizonte) na região urbana de Nortelândia e 03 comunidades (Assentamento Barreirão, Assentamento São Francisco e Nossa Terra Nossa Gente) na região rural da cidade. Homens representam 51,5% dos entrevistados e, mulheres, 48,5%. Em relação à idade, 4,5% têm entre 16 e 17anos; 18,5% de 18 a 24 anos; 20% entre 25 e 34; 18,75% de 35 e 44 anos; 23,25%entre 45 e 59 anos; e 10,5% mais de 60 anos.

   Sobre o grau de instrução, 5% são analfabetos; 30,25% possuem o ensino fundamental incompleto; 24% ensino médio incompleto; 20% sabem ler e escrever; 11,75% já concluíram o ensino médio; 3,25% o ensino fundamental completo; 3,25% ensino superior completo e 2,50%superior incompleto. Quanto à renda familiar, 0,7% dos entrevistados ganham até1 salário mínimo; 84,7% de 1 a 5 salários; 13,6% entre 5 e 10 salários; 3,7% de10 a 20 salários; e 0,4% ganham mais de 20 salários.


A sondagem eleitoral quantitativa do QualiDados Pesquisas, utilizou a técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado em campo. O intervalo de confiança é de 95%, isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas, em 95 delas os resultados obtidos estariam iguais a estes, dentro da margem de erro estipulada.  

Caldo de Piranha

Cadê o Darcy Capistrano?

Estão faltando mais esclarecimentos quanto ao verdadeiro estado de saúde do candidato a prefeito Darcy Capistrano (PDT), as informações estão desencontradas, uns dizem que ele está internado em Cuiabá outros dizem que está em campanha e convida para reunião do Darcy e o Darcy não aparece. E olha que já tem candidato a vereador pensando em trocar adesivos.

Ministério Público Eleitoral

Por qual motivo Ministério Público Eleitoral de Diamantino passou a acionar apenas o site do Jornal O Divisor? O engraçado é que ao citar que determinada matéria favorece este ou aquele candidato o MP não tem feito a mesma tratativa para com outros veículos de comunicação que estão tremendamente associados e inclusive atacando candidatos e sequer possui jornalista responsável para responder pelo trabalho.

Ministério Público Eleitoral II

Ao que tudo indica o MP de Diamantino só quer enxergar um lado e proibir divulgação de qualquer matéria sobre a campanha política em Diamantino. Porém em Alto Paraguai a coisa anda solta valendo para atrair eleitores ter até pula-pula em comício. Senhor promotor em Alto Paraguai a lei não vale ou o senhor só enxerga a campanha de Diamantino? As provas estão no site veja as fotos.

Primeira fase do Exame da OAB em MT será domingo, em Diamantino o exame será na UNED

A prova da primeira fase do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (2012.2) será domingo (09.09), a partir das 13h, e terá duração de cinco horas.
 
Em Diamantino, os inscritos deverão ir até a Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED). Em Barra do Garças, na Faculdade Cathedral de Ensino Superior. Já em Cáceres, o local é a Associação Beneficente Providência Azul (colégio Imaculada Conceição). Em Cuiabá, será na Centro Universitário Candido Rondon. Em Rondonópolis, na Unidade Educacional Rondonópolis Floriano Peixoto, em Sinop, na Universidade Federal de Mato Grosso. Em Tangará da Serra, na escola técnica.

A OAB não divulgou o número de inscritos. Os aprovados nessa primeira fase ainda terão que fazer a prova prático-profissional que está prevista para o dia 21 de outubro.

No último exame da Ordem em Mato Grosso 345 foram aprovados e receberão a carteira da OAB e a permissão para advogar.
 
Fonte: Só Noticias

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Ticão reivindica instalação da Unemat em Diamantino

Ticão: “Essa faculdade pública vem de encontro com os anseios da população”
O vereador Wilson Pentecoste dos Santos, o ‘Ticão’, apresentou na sessão de segunda-feira (03.09) vários requerimentos solicitando das autoridades como: governador, Silval Barbosa; reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Adriano Aparecido da Silva; secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes; presidente da Assembleia Legislativa, José Riva e deputado estadual Mauro Savi, a implantação de um campus da Unemat em Diamantino.
 
“Estamos chegando à casa dos 25 mil habitantes, nem todos têm condições de pagar uma graduação, essa faculdade pública vem de encontro com os anseios da população”, assegurou o parlamentar.
 
Ticão mencionou que a vinda da Unemat também contribuirá com o aquecimento do comércio e contribuirá para Diamantino ser cada vez mais polo no Estado. “Têm filhos daqui estudando em outros municípios, conclamo uma grande corrente em prol da Unemat em Diamantino, se preciso for vou solicitar uma audiência pública para tratar do tema”, destacou.
 
Fonte: Redação – O Divisor

Alto Paraguai: TRE aponta que Diane Alves é ficha limpa

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT) julgou na tarde desta segunda-feira (03.09) e por unanimidade o Recurso Especial (RE) 22737 de 03/09/2012 acordão nº 21883, ou seja, o Ministério Público Federal votou e o TRE apontou por unanimidade que a Diane Vieira de Vasconcellos Alves é ficha limpa.
 
Diane foi reconduzida ao cargo de prefeita após decisão tomada pelo juiz da 7ª Zona Eleitoral do Mato Grosso, Luis Fernando Voto Kirche no dia 27 de agosto. Na eleição de 2008 Diane ficou em segundo lugar com 1354 votos.
 
Fonte: Redação – O Divisor

Foto do Fato

Homem ateia fogo na própria casa em Diamantino 




Um morador do bairro Popino em Diamantino ateou fogo na própria casa na noite de sábado (01.09), segundo informações foi após um desentendimento com a esposa. 

A Polícia Militar foi acionada, mas quando chegou ao local ele já havia se evadido. Assim como parte da estrutura da residência os móveis foram consumidos pelo fogo. 

Fonte: Redação – O Divisor

Comícios em Alto Paraguai têm deputado, espetinho e pula-pula

Comício de Adair José teve pula-pula e espetinho
Deputado estadual Luiz Marinho no comício de Émerson Almeida

Ocorreu na noite de sábado (01.09) na avenida Almirante Barroso em Alto Paraguai os comícios dos candidatos Adair José Alves Moreira (PMDB) da coligação ‘Alto Paraguai para todos’ e poucos metros a diante o comício do candidato Émerson Almeida (PTB) da coligação ‘Alto Paraguai mais forte’.

Cada comício realizado praticamente em sincronia tinha sua atração; Adair José contou com pula-pula e churrasquinho, já Émerson Almeida contou com o apoio e a presença do deputado estadual Luiz Marinho.

Os eventos políticos levaram diversas famílias para avenida que além de propostas tiveram uma oportunidade de lazer e recreação.

Fonte: Redação – O Divisor

Operação em MT resulta em 228 presos e 25,5 quilos de drogas apreendidas


A Operação Agosto da Polícia Civil que envolveu 515 policiais de delegacias de Sinop, Alta Floresta, Juína, Diamantino, Cáceres, Pontes e Lacerda, Tangará da Serra, Rondonópolis, Água Boa, Porto Alegre do Norte, Barra do Garças e Alto Araguaia, terminou com 228 pessoas presas.

A operação foi deflagrada pela Diretoria do Interior, da Polícia Judiciária Civil. De acordo com a assessoria, foram cinco dias de trabalho ininterruptos, entre levantamento de informações, diligências e campanas. Ao todo, 133 mandados de prisões foram cumpridos, 228 prisões efetuadas das quais 148 foram flagrantes.

Durante os cinco dias foram apreendidos aproximadamente 25,5 quilos de entorpecentes, 43 armas de fogo, R$ 9,8 mil em dinheiro, 62 veículos, além de televisores, aparelhos de som e DVD, notebook, filmadoras, notas falsas, balança de precisão, máquinas de jogo, extratos e blocos de jogo do bicho e munições.

As prisões ocorreram em Sapezal, Alto Araguaia, na regional de Rondonópolis e na regional de Sinop. Foram instaurados 471 inquéritos e 505 termos circunstanciados de ocorrência (TCO).

Fonte: Só Noticias

MT terá investimentos de R$ 100 milhões, Diamantino está na lista


Verbas serão aplicadas na urbanização e infraestrutura turística de 13 municípios. Os recursos foram aprovados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e serão liberados por meio do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). O investimento representa 40% do aporte total de R$ 250 milhões, pleiteado pelo governo do Estado e já confirmado.

Outros R$ 37,991 milhões estão reservados para melhoria e modernização de 10 aeroportos regionais.  Rondonópolis (R$ 19,511 milhões), Juara (R$ 4,716 milhões), São Félix do Araguaia (R$ 3,410 milhões), Barra do Garças (R$ 2,030 milhões), Diamantino (R$ 1,890 milhões), Tangará da Serra (R$ 1,710 milhões), Pontes e Lacerda (R$ 1,422 milhões), Cáceres (R$ 1,010 milhões), Juína (R$ 910 mil) e Alta Floresta (R$ 470 mil).

Todas as obras serão iniciadas após o encerramento do período eleitoral, sendo que o maior desembolso para as ações de urbanização será destinado ao município de Nobres (R$ 18,516 milhões) e inclui a revitalização da Gruta da Lagoa Azul.

Outros municípios contemplados bos recursos para urbanização são Cáceres (R$ 15 milhões), Chapada dos Guimarães (R$ 14,814 milhões), Cuiabá (R$ 9,780 milhões), Poconé (R$ 8,700 milhões), Várzea Grande (R$ 7,253 milhões), Tangará da Serra (R$ 6,319 milhões), Rondonópolis (R$ 5,635 milhões), Santo Antônio do Leverger (R$ 5,600 milhões), Barra do Garças (R$ 4,014 milhões), Barão de Melgaço (R$ 3,847 milhões), Rosário Oeste (R$ 1,003 milhão) e Jaciara (R$ 400 mil).

Para a capital de Mato Grosso, a visita dos técnicos do BNDES em agosto garantiu a liberação dos recursos para adequação na orla do rio Cuiabá, na região da comunidade São Gonçalo, bem como a revitalização da Praça Central do Coxipó do Ouro e do Morro da Luz. Pela prefeitura municipal serão aplicados mais R$ 3,170 milhões, informou a secretária de Turismo, Tânia Barteli, com dois pontos de atendimento ao turista (na Praça Popular e no Coxipó do Ouro) e na sinalização e revitalização de 7 pontos turísticos  da capital (Morro da Caixa D"água Velha, Museu da Imagem e do Som (Misc), Centro Geodésico, Palácio da Instrução, Parque Mãe Bonifácia, Mercado do Porto e Museu do Rio).

A secretária informou também que na próxima semana será retomada a reforma do Centro de Atendimento ao Turista na Praça Rachid Jaudy.

Na cidade de Nobres, a propriedade adquirida pelo Serviço Social do Comércio (Sesc), destinada à construção de um resort, em Rosário Oeste, na divisa com o Distrito de Bom Jardim terá aplicações de estrutura, e a  Votorantim Cimentos vai  construir um espaço para visitação numa cachoeira, a 10 quilômetros da cidade.

De acordo com a secretaria de Turismo, o município possui cerca de 20 atrativos turísticos, sendo a gruta da Lagoa Azul uma das opções que mais desperta o interesse dos visitantes, apesar de estar interditada há mais de 10 anos.

Fonte: AE

Governo do Estado atrasa pagamento e hospital no Médio Norte pode reduzir atendimento, alerta frei


Frei Tarcísio: “O Estado tem os problemas internos dele, nós compreendemos, mas a dificuldade do hospital São João Batista é grande”
O hospital São João Batista que tem os serviços compactuados com o Governo do Estado de Mato Grosso sofre sérios problemas financeiros devido ao atraso do repasse mensal de R$ 356.061,40 e pode deixar de oferecer alguns serviços.

Administrado pelos franciscanos da Associação Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus, o São João Batista atende a demanda dos sete municípios do Polo Regional de Diamantino, sendo eles: Diamantino, Rosário Oeste, Nobres, Alto Paraguai, Nortelândia, São José do Rio Claro e Nova Maringá. Além de: Arenápolis, Santo Afonso e Nova Marilândia. 

Segundo o frei Tarcísio, o salário dos médicos precisou ser pago em parcelas. O valor em atraso pelo Governo do Estado chega à casa dos R$ 700 mil. 

“O Estado tem os problemas internos dele, nós compreendemos, mas a dificuldade do hospital São João Batista é grande”, afirmou. 

De acordo com o franciscano o imbróglio gera problemas internos. “Os fornecedores dos medicamentos, material hospitalar, já não estão mandando nossos pedidos e só vão fazer isso mediante o pagamento das faturas em atraso. Também estou com dificuldade de pagar os profissionais, o mês passado paguei os médicos em duas vezes.”, lamentou. 

Regionalizado o São João Batista que é de responsabilidade do Governo do Estado, via Secretaria Estadual de Saúde, terá dificuldades em atingir as metas mensais, caso o atraso continue. 

 Fonte: Redação – O Divisor

Caldo de Piranha

Abafa Arenápolis
Um deficiente que sempre ficava as margens da entrada da Barreirão, em Nortelândia, na MT 240 foi atropelado e morto recentemente, somente agora o caso começa a ganhar conhecimento. O que intriga é o silêncio das autoridades que por medo ou pressão política estão caladas.

 Abafa Arenápolis I
Segundo fomos informados a testemunha ou as testemunhas estão num ônibus ou van que faz o transporte naquele local no período da noite. Estranhamente o veiculo supostamente envolvido nesse crime desapareceu da cidade de Arenápolis. Nossa equipe está investigando e poderemos até mesmo caso a policia não elucide o crime divulgar aqui o nome do envolvido.

Abafa Arenápolis II
Tem gente apostando que tem candidato a vereador envolvido nesse crime, se tiver resta ao delegado se quiser pedir aos candidatos de Arenápolis apresentarem os veículos que costumeiramente usam. Hehehe. Num vale trocar de carro. Será o Dr. Sérgio o responsável pelas investigações?