sábado, 17 de novembro de 2012

Presos promovem rebelião e quebra-quebra em presídio de Nobres; PM e Rotam são acionados

Vinte e um presos se rebelaram no fim de noite de sexta-feira na cadeia pública de Nobres. Houve quebra-quebra até o início da madrugada deste sábado e os amonitados precisaram ser transferidos, de acordo com fontes policiais.

A rebelião foi motivada por briga entre os presos e não houve reféns. "Os revoltados brigaram uns com os outros detentos. Queriam agredir outros presos", afirmou um oficial a par do assunto. A Polícia Militar de Cuiabá e a Rotam precisaram ser acionadas. O motim foi controlado por volta das 3 horas da madrugada e os presos foram transferidos.

Fonte: Olhar Direto

Diamantino: Pedido de isenção do IPTU 2013 segue até o final de novembro; saiba quem tem direito

A Prefeitura de Diamantino, por meio do setor de Tributação; comunica a todos os proprietários de imóveis que se enquadram na Lei nº 027/1985 que têm direito a isenção do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) -- as pessoas viúvas; inválidas e idosas -- possuidoras de um único imóvel, que compareçam ao setor de Protocolo para fazer o requerimento pedindo isenção do IPTU para o período de 2013.

O prazo será até o dia 30 de novembro de 2012, é necessário levar documentos que comprovam o pedido da isenção.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Prefeito vai assumir Secretaria de Agricultura do Estado

O governador Silval Barbosa (PMDB) deve anunciar, na próxima semana, a escolha do presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Meraldo Sá (PSD), para comandar a Sedraf (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar).

Atualmente, a pasta tem como secretário Carlos Milhomen, que é engenheiro agrônomo e servidor de carreira da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural), autarquia vinculada à Sedraf. Apesar do perfil técnico, no entanto, ele é ligado ao "cacique" do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra.

A nomeação de Meraldo como secretário marca a volta oficial do PSD ao staff do Executivo. Indicado pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), o nome de Meraldo foi prontamente aceito por toda a cúpula do partido, segundo uma fonte do PSD.

Meraldo assumirá o comando da secretaria oito meses após a saída do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD). Em março, o partido entregou as quatro pastas que comandava no governo estadual, como forma de cobrar uma reforma administrativa do governador Silval.

Além de Zé Domingos na Sedraf, os outros membros no PSD que deixaram o staff foram: Adriano Breunig, que comandava a Secitec (Secretaria de Ciência e Tecnologia); Wilson Teixeira, o “Dentinho”, que era presidente do Cepromat (Centro de Processamento de Dados do Estado); e João Valente, que presidia a Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa).

O nome de Meraldo para assumir a Sedraf vem sendo cotado há meses, e Silval teria batido o martelo sobre a escolha dele em reunião com a cúpula do PSD, na semana passada.

O anúncio deve ser feito logo após o feriadão, e ele deve assumir o cargo ainda em novembro. 

Meraldo é técnico agrícola e já foi extensionista da Empaer, tendo ligações com o setor de agricultura familiar.

No "pacote" da Sedraf, devem vir também duas das autarquias vinculadas: a Empaer e o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), que também serão comandadas pelo PSD. Já o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) deverá continuar sob o comando de Afonso Dalberto. 

Secretaria de Cidades

O PSD negocia também para assumir a Secid (Secretaria de Cidades), que tem Gonçalo Barros como secretário interino, desde junho.

Ligado ao grupo político de Carlos Bezerra, ele era adjunto da pasta e assumiu após o acidente automobilístico que matou o então secretário Nico Baracat (PMDB).

No entanto, parte do PMDB, liderada por Bezerra, estaria relutante em abrir mão da pasta, o que estaria travando as negociações.

O governador está mantendo conversas também com outros partidos da base governista e acena para uma reforma ampla no secretariado, com redimensionamento do espaço que as siglas ocupam.  

"Tampão" na AMM

Meraldo Sá é prefeito de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá) e seu mandato termina em dezembro deste ano. O mandato como presidente da AMM, porém, vai até o fim de janeiro de 2013.

Toda a diretoria da entidade renunciou aos cargos para disputar as eleições municipais deste ano. Desse modo, com a saída de Meraldo para o staff do Governo, coube ao próprio presidente a tarefa de escolher, entre os prefeitos associados, alguém para comandar a entidade até fevereiro do próximo ano, quando tomará posse a nova direção.

Segundo fontes, quem assumirá a AMM para esse mandato-tampão será o prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro (PSD).

Fonte: Mídia News

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Pesquisadores da Fundação MT difundem informações sobre cuidados com a lavoura de soja

Vai começar a partir de segunda-feira (19) mais um evento de difusão de tecnologia da Fundação de Apoio à Pesquisa Agropecuária de Mato Grosso, Fundação MT. Uma equipe técnica estará em 16 cidades de MT e duas de Goiás para informar ao produtor rural sobre cuidados com a lavoura de soja plantada na safra 2012/2013.

“Pretendemos ajudar toda classe produtora a ter resultados cada vez melhores. Quem plantou bem, precisa continuar cuidando da lavoura, ficar atento aos diversos fatores que influenciam a produção”, explica Hugo de Carvalho Ribeiro, presidente da Fundação MT.

Assuntos, como clima, doenças, pragas e aplicação de defensivos agrícolas são os que podem interferir, neste momento da atividade agrícola, no resultado final. Ter informações precisas sobre estes assuntos são determinantes para quem quer atender a demanda pelo grão de soja e consequentemente colher excelentes resultados de seu trabalho.

“Problemas podem aparecer nesta fase da lavoura. Alguns são velhos conhecidos, outros nem tanto. O mais importante é ter a certeza do que fazer quando eles surgirem. A equipe da Fundação MT está disposta para conversar e discutir com o produtor rural e sua equipe”, afirma Ribeiro.

As informações do Fundação MT em Campo: É Hora de Cuidar da Soja serão difundidas de Norte a Sul de Mato Grosso e Goiás de 19 de novembro a 06 de dezembro. Os eventos são realizados em duas cidades por dia, um no período matutino e outro no noturno. As inscrições para participar são gratuitas e podem ser feitas no local do evento.

Fonte: Fundação MT

PT expulsa futura secretária de Educação de Arenápolis


A Comissão de Ética e Disciplina do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de Arenápolis decidiu pela expulsão da militante Marilândia Borges Aguiar e Emiliano Gomes da Silva, por terem cometido infidelidade partidária nas eleições de 2008, 2010 e 2012.

Marilândia Borges é reincidente por não ter acompanhado decisão partidária nas eleições municipais de 2008 e 2012, nesta última apoiou Zé Mauro, enquanto o PT firmou coligação com o candidato a reeleição Farid Tenório.

Emiliano Gomes da Silva contrariou a legenda ao apoiar a candidatura do deputado estadual José Domingos (DEM) em 2010.

A acusação de infidelidade foi analisada pelos membros da comissão e acatada por unanimidade, que decidiu no último dia 31 de Outubro, pela expulsão sumária dos filiados da legenda.

Marilândia Borges Aguiar é tida como a futura Secretária Municipal de Educação da gestão do prefeito eleito José Mauro Figueiredo, e sua expulsão pode representar um duro golpe na pretensão de atrair os petistas para a base de apoio de seu governo. O PT reelegeu a vereadora Noêmia Maria em Arenápolis é tem Ságuas Moraes como titular da Secretaria de Estado de Educação.

A presidente do diretório municipal do PT, vereadora Noêmia Maria não foi encontrada para comentar a decisão de expulsar os militantes infiéis.

Fonte: Arenápolis News

Caldo de Piranha

Assalto no Novo Diamantino 

Uma caminhonete Toyota Hilux foi roubada no início da manhã desta sexta-feira (16.11), no Novo Diamantino, próximo à Igreja São Cristóvão. O proprietário Marcio Mancini rendido por dois homens armados que o amarraram dentro de sua residência. Em breve notícia completa.

Homem bêbado bate carro em poste no Centro de Diamantino e é preso em flagrante

A Polícia Militar foi acionada no final da tarde desta quinta-feira (15.11) para atender uma ocorrência de acidente de trânsito, na Avenida J P F Mendes, próximo ao hotel Delta, no Centro de Diamantino. 

Geraldo Sérgio Gomes, de 52 anos, dirigia seu carro Nissan Tiida, quando passava pela via. O condutor perdeu o controle do veículo e se chocou contra um poste de energia. A frente do veículo ficou bastante danificada e o poste ficou com a estrutura comprometida. O carro parou cerca 25 metros de distância do poste. 

Chegando ao local do acidente, a Polícia Militar constatou que o motorista apresentava visíveis sinais de embriaguez ao falar e andar. A PM ainda encontrou duas latas de cerveja dentro do veículo, uma vazia e outra pela metade. 

O condutor não sofreu nenhum ferimento. Ele foi preso em flagrante por dirigir sob o efeito de álcool. Condutor e veículo foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para as medidas necessárias. 

Quem dirige embriagado está cometendo infração de natureza gravíssima. A multa é de R$ 820,00, com suspensão do direito de dirigir e detenção de seis meses a um ano. Quem se envolve em acidente pode sofrer pena de seis meses a três anos de prisão. 

Fonte: Redação / O Divisor

Dois homens são detidos por dirigirem bêbados em Diamantino

Dois homens foram detidos pela Polícia Militar na tarde desta quinta-feira (15.11) por dirigir alcoolizado e sem habilitação, ambos no Frei Manoel. 

Na primeira ocorrência, Abimael Martins Brito, 21 anos, estava do lado de fora do veículo e, quando notou a presença da viatura da Polícia Militar, entrou no carro e saiu em direção a mesma. Os policiais deram ordem para que ele parasse o veículo. 

Ao ser abordado, o homem afirmou que não possui habilitação nem permissão para dirigir. Consta também no Boletim de Ocorrência, que o mesmo ingeriu bebida alcoólica momentos antes da abordagem. 

Na outra ocorrência, Cristiano Wesley Carolo Aradi, também de 21 anos, acelerou sua motocicleta causando um som ensurdecedor, pois o escapamento tem a descarga livre. A guarnição abordou o jovem e solicitou habilitação e documentos da moto. 

Cristiano afirmou aos policiais que não possui habilitação nem permissão para dirigir. Aém disso, o condutor apresentava visíveis sinais de embriaguez, uma vez que havia consumido bebida alcoólica momentos antes em sua residência. 

Os dois veículos foram encaminhados ao 9º Ciretran para as devidas providências e os dois foram encaminhados para a Polícia Civil, onde prestaram depoimentos e em seguida foram liberados. 

 Fonte: Redação / O Divisor

Diamantino: menor tenta executar homem no barirro Buiti

Um menor de 17 anos tentou matar Adão Edson de Oliveira Melo na madrugada de ontem (15.11), no bairro Buriti, em Diamantino. 

De acordo com relato da vítima, ela foi abordada pelo menor, acompanhado de vários rapazes, quando passava pela Rua dos Estudantes. O meliante mandou que a vítima ‘vazasse’ do local e efetuou dois disparos, um deles acertou o braço direito de Adão. Adão tentou fugir e entrou num matagal. 

O infrator ainda tentou perseguir a vítima com o intuito de matá-la, mas não conseguiu alcançar. O homem baleado procurou o Pronto Atendimento de Diamantino para receber os primeiros socorros. 

Diante dos fatos a Polícia Militar foi acionada para registrar ocorrência e tomar as devidas providências. 

Fonte: Redação / O Divisor

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Beneficiários do Bonfilho Cocco II são convocados pela Ação Social de Diamantino

A Secretaria Municipal de Ação Social de Diamantino, através do Setor de Habitação, convoca as pessoas que constam na listagem disponível no site da Prefeitura - www.diamantino.mt.gov.br) para comparecerem à reunião das 165 U.H. - Núcleo Bonfilho Cocco II - 3º etapa, na data de 22/11/2012 (quinta-feira) às 18h30 na Câmara Municipal de Diamantino, pois serão tratados assuntos de interesse dos beneficiários. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Prefeitura de Diamantino decreta ponto facultativo

A Prefeitura de Diamantino publicou o Decreto nº 110/2012 nesta quarta-feira (14.11) que estabelece ponto facultativo nas repartições públicas do município nos dias 16, um dia após o feriado da Proclamação da República, e no dia 19 de novembro, véspera do feriado em alusão ao Dia da Consciência Negra.

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito Juviano Lincoln, funcionarão as atividades de caráter essenciais.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Acidente na MT-240 deixa feridos em Diamantino


No inicio da tarde desta quarta-feira (14.11) dois veiculos se envolveram em um acidente na MT-240, entre Diamantino e Alto Paraguai, no momento do fato chovia. A pista escorregadia associada à curva podem ter sido fatores preponderante para a causa do acidente. 

O veículo Gol, placa KDS-0652, de Gioânia (GO), conduzido por Isaias Pereira Queiroz, 42 anos, seguia no sentido Alto Paraguai-Diamantino acabou chocando contra outro veiculo, que manobrava para entrar na antiga escola agrícola. O Fiat Uno placa JZA-20143, dirigido por Roberto Marques da Silva, 26 anos, de Nortelândia, ficou com a frente totalmente destruída. 

Quanto a Polícia Militar chegou no local, uma das vítimas estava caída no chão, ao lado da pista, com vários ferimentos pelo corpo. Enfermeiros do Pronto Atendimento realizaram os procedimentos de primeiros socorros.

O carro atingido pertence à construtora Muralha, que está fazendo a reforma e ampliação das futuras instalações da Universidade Aberta do Brasil (UAB). 

Todos os envolvidos foram socorridos e levados para o PA de Diamantino com vários ferimentos pelo corpo.

Fonte: O Divisor 






















Fonte: O Divisor
Fotos: Marcio Mendes

Diamantino fica em 4º lugar no basquete em Canarana

Depois de vencer os Jogos Regionais Estudantis Mato-grossense (Jorems) que ocorreu em Tangará da Serra, o time masculino de basquete de Diamantino participou da 35ª edição dos Jogos Estudantis Mato-grossense (JEMs) e ficou em 4º lugar.

A equipe de Diamantino é treinada pelo técnico Marcos Pereira, os treinos ocorrem três vezes por semana: terça, quinta e sábado.

Veja como foram os placares:
nse (JEMs).
Diamantino 48 X 57 Rondonópolis
Diamantino 51 X 16 Canarana
Diamantino 56 X 54 Colíder
Diamantino 55 X 63 Água Boa

Classificação final
1º Sinop
2º Água Boa
3º Primavera do Leste
4º Diamantino

Fonte: Assessoria de imprensa

Alto Paraguai: capela mortuária vai receber nome de vereadora

A Câmara Municipal de Alto Paraguai votou, na última segunda-feira (12.11), a mudança de nome da capela mortuária do cemitério da cidade.  O projeto do vereador Gilbert Lima, o Giba, é uma homenagem à vereadora Maria Celeste Santos Gomes, que foi quem fez todo o movimento para que a capela mortuária fosse construída na cidade. 

 “Era de vontade da nossa companheira, Maria Celeste, que a capela chamasse Azul Celeste, mas como ela não está mais entre nós e foi ela quem se engajou para que a capela fosse construída, não há nada mais justo que dar o nome dela à capela”, disse Giba durante sessão na Câmara. 

 O cemitério também passa por algumas modificações. O local acaba de receber água encanada e agora serão instalados quatro postes de luz no interior e mais outro poste com iluminação na entrada.

O vereador Ivo Ramos fez uma retrospectiva da construção da capela e pediu para que uma placa seja colocada no local em homenagem à vereadora. 

 Já o vereador Júlio Magalhães pediu que os quebra-molas instalados nas ruas da cidade sejam padronizados. “Faltou colocar os quebra-molas dentro do padrão, dentro das normas da legislação de trânsito. Havia necessidade da olhar para o trânsito, mas houve um exagero. Tem cruzamento que tem quatro quebra-molas. Acho um exagero”, declarou o vereador.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor

Diversidade é tema de oficina cultural promovida por escola de Diamantino


Com o objetivo de promover a interação entre escola, alunos, professores e comunidade, a Escola Estadual Lucinda Fachini realizou a 4ª Oficina de Gêneros Textuais, Reconstruindo Conceitos e Atitudes. 

O projeto já é realizado há quatro anos e a cada dia, segundo a professora Jacilda Siqueira, é importante desenvolver e disseminar cada vez mais os processos culturais nas escolas. “Nós temos duas leis federais que contempla a diversidade, é obrigatório que as escolas disseminem as culturas afro-descendentes, indígenas”, explica. 

Jacilda ainda explica que a diversidade vai muito além de questões raciais. “A gente trata o ser humano como um todo, pois abrange questões da sexualidade, diversidade étnica, cultural, religiosa, que são muito amplas. O Brasil e muito rico nesses pontos e é muito pouco divulgado”, pontuou.

A professora diz ainda que, apesar das leis vigentes, poucas escolas trabalham essas questões. “Nós vimos nesse projeto a chance de reconstruir conceitos que o nosso alunado trás consigo, que muitas vezes é um conceito cultural. Às vezes ele nem percebe o preconceito”, comentou. 

A oficina realizada pela Escola Lucinda Fachini visitou a comunidade indígena da Aldeia Formoso, que é uma parceria com a escola, abordou as questões da população negra. Foram feitos trabalhos de literatura, artes, ciências, meio ambiente, além de apresentações culturais como dança e música. 

A 4ª Oficina de Gêneros Textuais, Reconstruindo Conceitos e Atitudes mobilizou 450 alunos de todas as séries e ciclos da escola.

Fonte:Redação / O Divisor

Foto: O Divisor

Caldo de Piranha

Diamantino só tem artista

Tá rolando de celular em celular um vídeo em uma menor de Diamantino mantém relação sexual com seu namorado ou ex-namorado. Até agora ninguém sabe como isso vazou e, mesmo sabendo que é uma coisa particular, os repasses via celular estão bombando. E dizem que são três videos.
Sem mais comentários.

Diamantino será beneficiada com criação de comitê de proteção das águas


Em 2013 deverá ser criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai. O comitê tem como objetivo proteger as nascentes, normatizar o uso da água e arrecadar recursos para investimentos em proteção e recuperação de áreas degradadas.

De acordo com a ambientalista Maria Tereza Paro Otton, a criação deste comitê é de extrema importância por se tratar de um rio internacional. “Diamantino ainda não se deu conta da importância dos seus recursos hídricos e de quanto é importante fazermos parte da nascente de um rio internacional”, pontuou. 

Segundo a ambientalista, a criação deste órgão vai beneficiar a cidade em vários pontos. “Isso irá proporcionar a despoluição do Ribeirão do Ouro e do Rio Diamantino, investir na recuperação de áreas degradadas e, principalmente, saneamento básico”, completou. 

Maria Teresa participou do XIV Encontro Nacional das Bacias Hidrográficas (Encob), que foi realizado em Cuiabá entre os dias 05 e 09 de novembro. “O encontro era nacional, mas tinha gente de toda a América Latina e isso foi importante para a troca de experiência e para o pessoal que está fazendo parte da criação do comitê estudar qual o melhor modelo de gestão”, explicou. 

A ambientalista conta, ainda, que deverão fazer parte deste órgão os governos estadual e municipal, secretarias, entidades civis e todos aqueles fazem uso das águas da bacia. “É um comitê democrático, todos estão aptos a participar, é uma espécie de parlamento das águas”, finalizou. 

Com uma área de 1.100.000 KM², a bacia do Rio Paraguai abrange os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas da Argentina, Paraguai e Bolívia. O principal rio desta bacia é o Paraguai com 2600 km². Ele nasce em Mato Grosso e percorre também territórios da Bolívia e Paraguai.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: Internet

Oportunidades de Emprego

 O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:
* AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO (PARA JBS HOMENS E MULHERES)
* DOMÉSTICA
* FRENTISTA
* SERVIÇOS GERAIS PARA FAZENDA (CASAL)
* ATENDENTE VENDEDORA
* SERVIÇOS GERAIS PARA FAZENDA (HOMEM SOLTEIRO)
* OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA (PARA FAZENDA)
* ELETRECISTA PARA CARROS EM GERAL
* SUINOCULTURA TERMINAÇÃO PARA HOMEM (ENTREVISTA DIA 14/06 QUARTA FEIRA)

Os interessados deverão procurar a agência no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS. Mais informações pelos telefones: 65-33362742 ou 65- 8453-7896.

Fonte: Sine-Diamantino 

Mobilização: Cidinho quer reposição de R$ 2 bi aos municípios e acusa modelo ditatorial do Governo para liberação de verbas

Ao longo desta terça-feira (13.11), prefeitos de todo o país estarão reunidos no auditório Petrônio Portela, no Senado Federal, em Brasília, para discutirem a crise financeira dos municípios.Com o objetivo de amenizar a falta de recursos que garantem o cumprimento de obrigações básicas desses entes, o senador Cidinho apresentou aos prefeitos, em participação no evento nesta manhã, a proposta de emenda à Medida Provisória nº 585/2012 - que visa garantir a reposição de R$ 2 bilhões aos caixas municipais. Recursos subtraídos após desoneração de IPI (Imposto sobre Produto Industrializado) e Cide (Imposto de Combustível).

Ambos os impostos, explicou Cidinho, compõem o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e Municípios (FPM), que deixam de receber recursos constitucionais sempre que o governo federal adota medidas para estimular a economia.

“Os municípios, que são o elo mais fraco da corrente, são quem perdem com essas ações. A consequência é devastadora, uma vez que é preciso cumprir, mês a mês, despesas fundamentais como saúde pública e educação”, explanou.

As propostas de emenda à MP 585 destinam R$ 1,5 bi de reposição de IPI e outros R$ 595 milhões referentes às perdas de recursos com desoneração da CIDE.

Modelo ditatorial
 Na ocasião, o senador também enfatizou a forma como o governo federal tem conduzido a liberação de recursos para execução de obras já contratadas. Mesmo após a assinatura de contrato junto a Caixa Econômica, é preciso, no ato da medição – que é a constatação física dos serviços executados na obra, para viabilizar os desembolsos mensais – acionar a Secretaria de Relações Institucionais do Governo para que a verba seja, então, autorizada.

Outra conduta comum por parte do Executivo advertiu Cidinho, diz respeito às votações dos parlamentares, tanto senadores quanto deputados, percebem-se atrelados à liberação de recursos. “Nunca vi uma situação como essa. Para que se consiga junto ao governo federal liberação de recursos, é preciso conferir se estamos votando a favor ou contra o governo. Voltamos ao tempo da ditadura?”, protestou.

Royalties do petróleo
Aguarda sanção da presidente Dilma Housseff, até o próximo dia 30, o projeto recém-aprovado pelo Congresso Nacional que determina a distribuição dos recursos obtidos com a exploração do petróleo entre União, estados e municípios. Esse é outro ponto defendido pelos prefeitos durante a mobilização.

Se aprovado, o montante a ser dividido entre todos os entes é estimado em R$ 8,6 bilhões de reais. Para Mato Grosso, o repasse devido é de R$ 96,6 milhões.

Em defesa da causa municipalista, Cidinho reiterou ser contrário à proposta de vinculação de receita de recursos provenientes dos royalties. Ele lembra que a atual legislação já engessa a receita municipal, que deve ter 25% investido em educação, 20% em saúde, fora as obrigações trabalhistas, como por exemplo, a folha de pagamento dos servidores.

“As prefeituras não têm dinheiro pra comprar nem mesmo óleo diesel pra suas máquinas. Não concordo. Se vetar, o veto terá que ser votado pelo Congresso. E teremos que votar outros vetos que não são de interesse do governo”, destacou o mato-grossense.

Fonte: Assessoria de Comunicação
Foto: Moreira Mariz/Agência Senado

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Juviano Lincoln recebe congratulações do governador e do Banco do Brasil


O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln (PSD) recebeu duas congratulações pela vitória na Eleição que ocorreu no dia 07 de outubro de 2012, na qual obteve 3.920 votos. O governador Silval Barbosa (PMDB) emitiu em Nota sua homenagem ao gestor.

“Congratulo-me com a sua Excelência pela conquista do cargo de prefeito no pleito municipal de 2012. O seu comprometimento para com as causas públicas teve como consequência a confiança depositada pelo povo do município de Diamantino”, afirma o governador.

Silval Barbosa disse ainda que formula os sinceros votos à gestão que se inicia em 2013 e se coloca à disposição, para que com determinação, o Governo Estadual possa promover as ações necessárias ao desenvolvimento do município.

A vitória de Juviano Lincoln também foi lembrada pelo Banco do Brasil, o presidente Aldemir Bendine emitiu Nota parabenizando o prefeito diamantinense, na qual diz que: “Em nome do Banco do Brasil, quero parabenizá-lo por sua conquista e pela nova fase que se inicia com sua liderança no município de Diamantino. Desejamos que a nova gestão proporcione grandes realizações para vida dos cidadãos”.

Fonte: Diário de Cuiabá

Diamantino: Mato Grosso tem umidade para encerrar plantio de soja

Os produtores de Mato Gros­so do Sul, no Centro-Oeste, podem reclamar das oscilações climáticas tanto quanto os gaúchos. Duas safras atrás, as lavouras ficaram alagadas na colheita. Ano passado, a falta de umidade derrubou a produtividade. Mas, neste ano, não há por que apostar no pior, relata Valdeci Moreira, gerente da fazenda Indaia I, em Chapadão do Sul (Leste do estado). Com o plantio de 2 mil hectares de soja e de 700 de milho na reta final, ele assiste à chegada das chuvas com tranquilidade. As áreas plantadas um mês atrás mostram estar gostando do clima.

Houve perda de potencial nas áreas em que a soja foi “plantada no pó”, mas o quadro geral é animador, avalia o assessor técnico da Federação da Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul) Lucas Galvan. A expectativa é que a produtividade volte para a casa de 3 mil quilos por hectare, mesmo após uma interrupção de duas semanas nas precipitações.

O estado está numa zona de transição climática, explica Galvan. Não está sujeito às secas que ocorrem no Sul, apesar de nem sempre contar com a regularidade das chuvas historicamente registrada no Centro-Oeste e no Centro-Norte. A Expedição Safra percorreu as quatro principais re­­giões produtoras de grãos do estado – Leste, Norte, Su­doeste e Sul – e não encon­trou lavouras debilitadas. Os produtores que relataram problemas também disseram que uma semana de chuva seria suficiente para que as plantas se recuperem. A expectativa é que esta semana – que será de sol – seja sucedida por chuvas generosas, como a soja prefere.

Em Mato Grosso, estado percorrido na semana anterior, o clima continua ajudando a soja, com registros diários de pancadas de chuva para as regiões de Sorriso, Sapezal, Diamantino, Alto Araguaia e Primavera do Leste. O plantio, que estava atrasado em relação ao ano passado, entra na reta final de pode ser concluído em duas semanas.

Fonte: AgroNotícias

Conseg terá sede própria e aguarda compra de câmeras de segurança

O Conselho Municipal de Segurança Pública de Diamantino (Conseg) assinou, no último dia 08, o termo em que a prefeitura cede um espaço na rodoviária da cidade para a sede da entidade. 

Segundo Romeu Amaral, presidente do Conseg, o local já está quase pronto. “Toda a documentação já está pronta, o local só precisa passar por uma pintura e uma limpeza, antes de começar a montar todos os equipamentos. “Já está tudo legalizado, falta apenas pintar, já foi tudo arrumado”, esclareceu. 

De acordo com Romeu, a compra das câmeras de monitoramento do centro da cidade já está em andamento. “A ordem de compra já foi liberada e assim que forem adquiridas já estarão à nossa disposição”, afirmou. 

Outro feito do Conseg foi a liberação de uma verba do Detran-MT que será usada na melhoria do trânsito de Diamantino. “O Detran-MT liberou R$52 mil para obras de sinalização vertical e horizontal nas vias da cidade. Aproveitamos o ensejo e pedimos um engenheiro de trânsito para analisar o trânsito da cidade”, contou. 

As reivindicações da população sobre uma unidade do Corpo de Bombeiros Militar e do Instituto Médico Legal (IML), segundo o presidente do Conselho, dependem de emendas parlamentares e verbas do Estado. “Esperamos que essas reivindicações entrem na pauta e no orçamento para 2013”, explicou. 

Romeu ainda acrescenta que os computadores pedidos para as polícias Militar e Civil já foram entregues. “O computador que pedimos para a PM foi uma das nossas primeiras reivindicações junto a Secretaria de Segurança Pública. Já o da Polícia Civil foi um pedido direto à Delegacia Regional e já foi destinado ao escrivão”, finalizou. 

Nesta quarta-feira (14.11) o Conseg realiza uma reunião na sede do Conselho Municipal de Saúde, às 19 horas. O encontro é aberto a toda população de Diamantino.

Fonte: Redação / O Divisor

Saúde paga Hospital de Diamantino que volta a atender normalmente


O Hospital São João Batista voltou a atender normalmente nesta segunda-feira (12.11). A Secretaria Estadual de Saúde (SES) repassou o valor de R$ 501.844,54 na última sexta-feira (09.11). O valor é referente a duas parcelas de R$ 250.922,27.

De acordo com o administrador do Hospital, frei Tarcísio, tudo já está funcionando normalmente. “Com os repasses feitos nos últimos dias, conseguimos colocar o Hospital funcionando como deve ser”, explica.

O frei ainda explica que já comunicou as cidades vizinhas sobre a estabilização dos serviços. “Já entrei em contato com as cidades vizinhas comunicando que já podem a voltar a mandar pacientes para cá”.

Com as verbas recebidas o administrador pode saldar as dívidas e normalizar o pagamento dos funcionários e corpo clínico. “Os funcionários e corpo clínico já estão com os salários normalizados, o pagamento dos fornecedores já foram feitos e agora aguardo somente a entrega dos materiais”, disse Tarcísio.

 “As cirurgias eletivas serão retomadas apenas após o feriado por uma opção dos pacientes e dos médicos, pois vem um feriado de seis dias”, finalizou. 

 Há vários meses a unidade vinha enfrentando problemas financeiros devido ao atraso no repasse das verbas estaduais. Foi preciso fazer um movimento para pressionar a SES a repassar a verba que o São João Batista tinha direito por contrato. 

O crédito do Hospital com a SES chegou a R$ 1 milhão e a dívida ultrapassou os R$ 500 mil. No acordo firmado semana passada, ficou definido que o último repasse do montante total será no valor de R$ 200 mil, a ser pago em dezembro. Quanto a verba mensal de R$ 365 mil, a SES não se posicionou se será paga normalmente.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor

Mais de R$ 1 milhão encontrado em carro é entregue à Justiça de MT

O montante de R$ 1 milhão de reais encontrado pelos policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) dentro do veículo que transportava suspeitos de integrar uma quadrilha que assaltou duas agências bancárias em Comodoro, a 677 quilômetros de Cuiabá, foi depositado em uma conta judicial. De acordo com a Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, as agências bancárias deverão fazer uma solicitação à Justiça para recuperar o dinheiro roubado. Ao todo, foi apreendido R$ 1.109.665,00.

O assalto ocorreu no dia 30 de setembro em Comodoro, mas neste último domingo (11) quatro suspeitos decidiram deixar o município em direção a Cuiabá, quando foram interceptados pelos policiais no trevo do Lagarto, em Várzea Grande, na região metropolitana. Na abordagem, os suspeitos resistiram e trocaram tiros com os policiais militares, sendo que dois criminosos, ambos de 23 anos, ficaram feridos. Eles foram presos e encaminhados para o Pronto-Socorro de Várzea Grande, entretanto, poucas horas depois, morreram no hospital.

Na ocasião, os outros dois assaltantes conseguiram fugir. Conforme a Polícia Civil, eles estavam armados com fuzis e conseguiram fugir a pé em direção a um matagal. No entanto, ainda na noite de domingo, um deles, de 42 anos, foi encontrado pelos policiais próximo ao Trevo do Lagarto. Já o quarto integrante continua foragido até a manhã desta terça-feira (13), informou a polícia.

O delegado da Central de Flagrantes de Várzea Grande, Ivar Polesso, informou ao G1 que a contagem do dinheiro apreendido foi realizada por investigadores e funcionários de agências bancárias após o montante ser encaminhado para a delegacia pela Polícia Militar. O carro de passeio, na cor vermelha, que os assaltantes utilizaram para tentar chegar até a capital também está apreendido.

Abordagem
A barreira policial foi montada após a PM receber uma denúncia por meio do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) de que um veículo com várias pessoas armadas estavam vindo de Comodoro para Cuiabá. Primeiro, foi feito um bloqueio perto de Cáceres, a 250 quilômetros de Cuiabá, mas os suspeitos furaram a barreira e seguiram para Várzea Grande.

Prisão
A prisão do suspeito na noite de domingo, de acordo com a Polícia Militar, ocorreu no momento em que um casal tentou resgatá-lo do mato de carro. A mulher e o homem teriam tentado dar apoio à fuga e acabaram presos. O suspeito confessou à polícia ter participado do assalto às agências bancárias e disse que estava tentando fugir. No entanto, ele declarou não saber sobre o paradeiro do outro suspeito que está foragido.

Assalto
No dia 30 de setembro, o grupo criminoso, composto por cerca de sete homens armados e encapuzados, invadiu e roubou duas agências bancárias e fez 15 clientes e funcionários reféns. Durante a ação, os reféns foram usados como 'escudo humano' em frente aos locais para dar proteção à quadrilha. 

Na fuga, ainda de acordo com a Polícia Militar, a quadrilha incendiou uma das caminhonetes e abandonou o veículo no entrocamento das rodovias BR-364 e BR-174. Eles libertaram os reféns na saída da cidade.

Fonte: G1 MT

Djalma Mendes promete convocar novos defensores públicos

O defensor público Djalma Sabo Mendes Júnior, que foi o mais votado pelos defensores e nomeado pelo governador para ocupar o cargo de Defensor público-geral, terá, a partir de janeiro, o desafio de administrar um orçamento de R$ 71 milhões e retomar o crescimento da Defensoria Pública de Mato Grosso.

A tarefa, de acordo com Djalma é um grande desafio e vai exigir criatividade e 'jogo de cintura' para contornar a crise deixada por André Prieto, defensor público-geral afastado por decisão judicial, entre o Poder Executivo e a instituição e restabelecer o funcionamento de unidades no interior.

Segundo Djalma, a primeira medida para restabelecer esse atendimento será convocar novos defensores públicos.

“Agora de que forma vamos fazer isso com esse orçamento atual: teremos que eleger prioridades. A Defensoria tem necessidades em várias áreas, mas algumas são mais prioritárias que outras. Então nós iremos fazer o enxugamento do nosso orçamento e aonde nós pudermos economizar para podermos atender áreas prioritárias como as que atendem os cidadãos nós vamos fazer”, destacou.

Para começar janeiro conhecendo a situação financeira da instituição, Djalma já está trabalhando, entretanto, ainda não montou a equipe que irá assumir com ele em 2013.

“Nós iniciamos nessa semana o nosso levantamento e estou trabalhando com a atual equipe dessa administração. No momento adequado, que ainda não é agora, nós iremos cuidar da formação da equipe. Agora eu estou preocupado em fazer o raio-X do órgão e de toda a situação financeira para depois montar paulatinamente a equipe”, ressaltou.

Veja os principais trechos da entrevista:

MidiaJur – O senhor foi o mais votado e o escolhido pelo governador para comandar a Defensoria Pública a partir de janeiro. O que a sociedade e os defensores públicos podem esperar agora da sua gestão?

Djalma Mendes – Eu me propus ser candidato porque estava preocupado com a situação e queria buscar uma saída para esse momento difícil pelo qual estamos passando. Quando eu decidi reassumir as minhas funções na Defensoria, eu conversei com os colegas buscando entender tudo que estava acontecendo, uma vez que, na Secopa, eu tinha que estar focado nos projetos e acabava por acompanhar à distância os fatos que estavam acontecendo. Depois as conversas foram convergindo para o meu nome e aí pelo fato deu ter sido defensor público-geral e aliado ao fato de ter sido secretário de Estado, eu me senti quase que também em um dever para com a minha instituição, fazer um trabalho para motivar os defensores e fazer com que a Defensoria volte a crescer já que ela sofreu certa retração em seus serviços. Agora estamos preocupados em retornar, principalmente, para a sociedade um serviço de qualidade.

Midiajur – Desta vez o senhor vai assumir a Defensoria em uma situação totalmente diferente de quando o senhor foi defensor público-geral pela primeira no mandato de 2009/2010.

Djalma Mendes – Olha os desafios agora são muitos, mas, eu diria que o principal seja resgatarmos o atendimento no interior. É claro que temos problemas internos, mas, aqui eu tenho que externar o mérito aos defensores que estão atuando mesmo nesse momento de necessidade não se deixaram abater. É claro que a Defensoria precisa restabelecer as relações institucionais e nós precisamos voltar a buscar um entendimento com todas as instituições e com os poderes. Porque é só através dessas relações que nós vamos poder ter condição de sair desse período de dificuldade.

MidiaJur – O senhor acredita que esse pode ter sido o ponto que levou os defensores a o elegerem em primeiro lugar na lista, em decorrência do seu livre trânsito entre as instituições e, principalmente, o governo do Estado?

Djalma Mendes – Olha eu coloco a experiência adquirida nesse um ano e meio como secretário de Estado como um os elementos que me deixa confortável no sentido de buscar essas soluções. Nós temos que ter um relacionamento tanto com o Poder Executivo, Legislativo como o Judiciário. Nós precisamos ouvir a sociedade, as associações e as entidades que representam o nosso público, porque havendo um entendimento fica tudo mais fácil. O que nós não podemos é entrar em debates infrutíferos e que não vão acrescentar nada. Nós precisamos construir soluções e não entrar em uma rota de desgaste, quem perde é a instituição e a sociedade. Então nós precisamos buscar esse entendimento. É claro que o governador Silval Barbosa ele é uma pessoa preocupada também com a questão social e a Defensoria Pública é um braço social do Estado e nós teremos a oportunidade, de assim que assumirmos a Defensoria, estarmos buscando essas soluções como parceiros e em conjunto, de modo que a sociedade não fique prejudicada por esse retraimento que a Defensoria sofreu. Nesse sentido, o nosso maior desafio será o restabelecimento do funcionamento das comarcas que foram fechadas. 

MidiaJur – Agora como fazer esse restabelecimento com o orçamento previsto?

Djalma Mendes – A saída é chamar novos defensores. Agora de que forma vamos fazer isso com esse orçamento atual: teremos que eleger prioridades. A Defensoria tem necessidade em várias áreas, mas algumas são mais prioritárias que outras. Então nós iremos fazer o enxugamento do nosso orçamento e aonde nós pudermos economizar para podermos atender áreas prioritárias como as que atendem os cidadãos nós vamos fazer. Mas, será com certa dose de criatividade que iremos com o orçamento, que já foi destinado ao órgão, permitir que nós chamemos mais defensores. Por isso, que nesse período de transição eu já estou fazendo o mapeamento da nossa situação financeira, levantamento dos contratos e das despesas que temos para que possamos elencar prioridades e cortas gastos que nesse momento são desnecessários.

MidiaJur – Então podemos dizer que prioridade da sua gestão para o primeiro ano será chamar novos defensores para que seja restabelecido o atendimento no interior?

Djalma Mendes – Nós iremos trabalhar com afinco para atingir esse objetivo ainda em 2013. MidiaJur – O senhor vai começar uma gestão com muitos ônus deixados pelo defensor público-geral afastado André Prieto. Como administrar tudo isso, sem que novas crises possam surgir? Djalma Mendes – Eu acho que a solução é o defensor agir com transparência. Primeiramente a transparência com os próprios defensores. Porque nos momentos de dificuldades é a figura do Defensor Público-Geral que irá prevalecer como aquele que irá liderar a instituição buscando uma saída para aquele momento de dificuldade. Então, nós teremos que ter um diálogo constante com os defensores, principalmente os que estão no interior para que busquemos em conjunto essas soluções e saídas. Porque muitas vezes os defensores que estão em comarcas mais distantes estão alheios do que está acontecendo na capital. O que precisamos é de união que é o melhor caminho. Precisamos integrar a classe e fazer uma política externa muito forte.

MidiaJur – Como o senhor analisa o fato de que dois ex-defensores-gerais foram eleitos para ocupar cargos nessa gestão. O senhor como chefe da Defensoria e a Karol Rotini na Corregedoria.

Djalma Mendes – Bom, primeiro são processos eleitorais distintos. A eleição para corregedor-geral é restrita dentro do Conselho Superior, eles votam e entre os três mais bem votados o Defensor Público-Geral escolhe e nomeia qualquer um da lista. A Karol Rotini, por exemplo, não foi a mais votada mais foi a escolhida. Já o processo de escolha de defensor-geral é feita por toda a classe, então já é uma eleição amplificada e a nomeação recai sobre o chefe do Executivo. Mas, é claro que o trabalho realizado pela Heliodora, naturalmente, avalizou-a a enfrentar esse desafio na sua carreira. Vamos trabalhar conjuntamente, cada um na sua esfera de atribuição para buscar as melhorias que o órgão necessita.

MidiaJur – É possível dizer que o momento de crise da Defensoria já passou?

Djalma Mendes – Nós já estamos findando o ano, é uma nova etapa, um novo ano está surgindo, uma nova gestão estará começando e eu diria que essa turbulência, com a saída do defensor André Prieto, já está ficando no passado. Ele irá naturalmente rebater todas aquelas acusações e nós não podemos ficar olhando para isso. Isso eu já considero do passado. Temos que olhar para frente. Nesses dois próximos meses, no período de transição, já na qualidade de defensor nomeado, o que eu estou é olhando para o hoje e a crise já ficou no passado.

MidiaJur – Como está o processo de montar a sua equipe, já que o senhor falou em enxugar a máquina?

Djalma Mendes - Nós iniciamos nessa semana o nosso levantamento e estou trabalhando com a atual equipe dessa administração. No momento adequado, que ainda não é agora, nós iremos cuidar da formação da equipe. Agora eu estou preocupado em fazer o raio-X do órgão e de toda a situação financeira para depois montar paulatinamente a equipe. Até porque, não podemos substituir diretamente as pessoas, temos que fazer as mudanças de uma maneira segura e com bastante tranquilidade.

Midiajur – E quanto aos dois subdefensores o senhor já sabe quem serão as pessoas que ocuparão esse cargo?

Djalma Mendes - Sim, já tenho os nomes. Para o cargo de primeiro subdefensor-geral será o Sílvio Jeferson , que inclusive foi o subdefensor geral da minha gestão 2009/2010 e já tivemos conversação a esse respeito e eu deverei nomeá-lo. E o segundo será um defensor do interior que está sintonizado com os problemas do interior do Estado é o Caio Zumioti e atua nas comarcas de Mirassol D’Oeste e Rio Branco.

MidiaJur – Quanto aos projetos prioritários já tem algum que o senhor pensa em desenvolver no primeiro ano?

Djalma Mendes – Já existem vários que nós vamos implementar. Entre eles estão os encontros entre defensores para garantir uma maior integração e troca de experiência. Também vamos fazer um trabalho centrado no que diz respeito a tecnologia da informação, hoje a Defensoria carece de ter um sistema de controle e gerenciamento de processos. E claro que existem muitas outras, vamos incentivar a realização de mutirões em diversas áreas e fazer com que a instituição esteja mais próxima do cidadão. Entretanto, a nossa principal meta é restabelecer os serviços nas unidades do interior.

Fonte: MidiaNews

"O Gilmar Mendes seria um grande governador", diz Jayme

O senador Jayme Campos, maior liderança do Democratas no Estado, afirmou que irá se reunir com outros representantes do partido para convidar, se possível ainda neste mês, o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a se filiar à sigla. Jayme defende que o partido sustente uma candidatura própria ao governo do Estado em 2014 - e considera o ministro como o candidato ideal para o desafio.

“Não tem nome melhor para 2014. Ele é uma pessoa ilustre, honesta, uma reserva de moral para o país. Seria um grande governador. Mato Grosso estaria muito bem entregue nas mãos dele”, disse o entusiasmado senador.

Jayme ressaltou que o nome de Mendes sempre foi lembrado pelo partido, e que o conhece há, pelo menos, vinte anos. O senador disse que possui uma relação de amizade, admiração e respeito.

Ele afirmou, também, que é bastante próximo do irmão do ministro, Chico Mendes, que já foi prefeito de Diamantino - município onde Gilmar nasceu - por duas vezes.

Apesar da possibilidade, Jayme ressaltou que não esteve com o ministro para tratar do cenário para 2014.

O mato-grossense Gilmar Mendes foi Advogado-Geral da União na gestão de Fernando Henrique Cardoso (FHC) como presidente da República, sendo empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em 20 de junho de 2002, por indicação do próprio FHC. Foi presidente do STF de 2008 a 2010.

Em 2009, a revista Época o elegeu um dos 100 brasileiros mais influentes do ano.

"Surpreso"

Ao MidiaNews, o ministro Gilmar Mendes, por meio da sua assessoria de gabinete, se disse surpreso com a possibilidade de ser convidado a se filiar ao DEM.

Ele ressaltou que a Constituição Federal (Art. 95, parágrafo único, III) veda a dedicação de magistrados à atividade político-partidária, dando a entender que não pretende abandonar a magistratura para concorrer a algum cargo eletivo.

Fonte: MidiaNews

Oportunidades de Emprego

O Sistema Nacional de Empregos (Sine) de Diamantino está com as seguintes oportunidades de emprego abertas:
 
* AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO PARA JBS HOMENS E MULHERES

* OPERADOR DE MAQUINAS PARA FAZENDA

* DOMÉSTICA

* FRENTISTA

* SERVIÇOS GERAIS PARA FAZENDA

* ATENDENTE VENDEDORA

* SERVIÇOS GERAIS PARA FAZENDA (HOMEM SOLTEIRO)

* OPERADOR DE PÁ CARREGADEIRA PARA FAZENDA

* SUINOCULTURA TERMINAÇÃO PARA HOMEM (ENTREVISTA DIA 14/06 QUARTA FEIRA)

* TRABALHADOR RURAL

* ADMINISTRATIVO FEMININO COM EXPERIÊNCIA

* ELETRICISTA PARA CARROS EM GERAL

Os interessados deverão procurar a agência no endereço: Rua Quintino Bocaiúva, s/nº. Centro, ao Lado do INSS. Mais informações pelos telefones: 65-33362742 ou 65- 8453-7896.

Fonte: Sine-Diamantino 

Garoto e Garota Universitário


segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Caldo de Piranha

DAS para os novos vereadores 

Corre boatos que o assédio aos novos vereadores para declararem votos a favor deste ou daquele é grande e alguns já cederam. Fontes informaram que cada um que declarar apoio receberá cinco cargos DAS para nomeação e mais uma boa quantia em dinheiro vivo. 

O cargo de Turozi na Câmara já esta sendo cobiçado por um dos novos vereadores. Atualmente Carlinhos Gaino, que é candidato a presidente com apoio do Lincoln, já tem garantido três votos e convidou Giripoca para ser vice-presidente e Natalino para ser secretário. 

Giripoca e Natalino foram eleitos pela coligação que apoiou Darcy Capistrano (PDT). Lembrando que o PDT já tem nome ao governo, que é do senador Pedro Taques, e o PSD, de Carlinhos Gaino, têm José Riva. 

Traíra está com cargos 

Quem diria hein, na campanha falaram tanto em traíra para que não votasse nele e tal e agora passou a eleição e o povo pergunta quem era mesmo o traíra de verdade?

Caldo de Piranha

Goiano na corda bamba, de novo 

O atual chefe da 9ª Ciretran de Diamantino, Ideltônio Cavalcante, volta e meia tem seu cargo sendo disputado pelos lideres políticos de Diamantino e desta vez não foi diferente. Goiano que apoia o candidato do DEM, o ex vice-prefeito Milton Criveleto, nas últimas eleições (contrariando o grupo do prefeito Lincoln), teve novamente seu cargo sendo cobiçado. 

As informações foram confirmadas por esta coluna, diretamente na fonte em Cuiabá. Segundo a fonte, um político local esteve mesmo em seu gabinete acompanhado de um pedido para que o cargo tivesse um novo chefe na cidade. 

Ao que tudo indica, até o nome do ministro andou rolando nessa conversa e tem gente afirmando, de pés juntos, que o cargo é indicação do ministro. Já pensou se isso for verdade? Aonde chegamos, o ministro ficar preocupado com cargo de chefe de Ciretran? Que prestigio hein, Goiano? Kakaka. O grupo que pediu a cabeça de Goiano promete não desistir. 

Diamantino: staff só em Dezembro 

Uma pessoa próxima do prefeito Lincoln revelou a esta coluna que o seu staff de secretariado começará a ser definido somente em Dezembro. Segundo esta mesma fonte o prefeito dividiu em três etapas políticas: esse restante de ano é a primeira, que já aconteceu com a prestação de contas da campanha; a segunda será o equilíbrio fiscal/financeiro da prefeitura; e o terceiro o momento político para um novo governo. Esse terceiro acontecerá em dezembro e qualquer noticia sobre isso é pura especulação



Sorriso: bandidos furtam mostruário de joias avaliado em R$ 30 mil

Uma autônoma, 34 anos, procurou a Polícia Civil para denunciar o furto de um mostruário de joias de sua residência, no bairro Jardim das Américas. Ela disse, ao Só Noticias, que as joias estão avaliadas em R$ 30 mil. Os bandidos ainda levaram R$ 1 mil em espécie e R$ 3 mil em cheques, além de uma bolsa marrom com todos os documentos pessoais.

A vítima contou, aos policias, que percebeu o furto quando chegou em casa. Uma das portas estava arrombada. A Polícia Militar fez buscas, mas, até o momento, ninguém foi preso.

A Polícia Judiciária Civil passa a investigar o caso.

Fonte: Reporter News

SESP divulga intenção de ampliar Ciosp para Diamantino e outras regiões

Em entrevista divulgada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), tratando sobre segurança aliada à tecnologia, o coordenador do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), tenente-coronel PM Eduardo Henrique de Souza, disse do projeto de expansão do órgão para Diamantino e outras 11 regiões do Mato Grosso.

“É uma intenção da Secretaria de Segurança e do Governo do Estado a ampliação do Ciosp para 12 regionais de Mato Grosso, entre elas: Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Sinop, Diamantino, Juína, Barra do Garças, Primavera do Leste, Vila Rica. O processo de interiorização do Ciosp e da Inteligência Policial já teve início este ano no município de Cáceres, com a implantação do Centro de Comando e Controle e Inteligência (C3i), que está passando por adequações”, afirmou o coordenador. 

De acordo com ele, as cidades polos do interior passariam a ser centrais. Esse projeto está em andamento e depende apenas da questão financeira do Estado. “Acredito que esse é um caminho que tem que ser seguido pela segurança pública. Temos isso consolidado nas instituições e junto ao governador porque verificamos que é importante e é dessa forma que precisamos trabalhar para obtermos melhores resultados na Segurança”, completou. 

Fonte: Assessoria com SESP

Tribunal de Justiça realiza Semana da Conciliação em Diamantino e Alto Paraguai

De hoje (12.11) até o dia 26 de novembro acontece a Semana da Conciliação em Diamantino e Alto Paraguai. Nesse período serão realizadas aproximadamente 800 audiências de conciliação, que ajudarão a diminuir os estoques de processos.

De acordo com o juiz da vara da Infância e da Juventude, Luis Fernando Voto Kirche, os processos selecionados são aqueles que existem uma possibilidade de acordo entre as partes. “Nós chamamos as partes envolvidas e tentamos fazer acordos, diminuindo assim os processos em tramitação e trazendo satisfação à população que procura o poder judiciário”, explica o magistrado.

O magistrado explica, ainda, que o principal volume de processos é referente ao juizado especial. “O juizado especial é o maior foco e na justiça comum alguns juízes marcam conciliação na área de família e nas varas cíveis com aqueles processos que estão aptos a ter uma audiência visando o acordo. Muitas vezes, também, marcamos com aqueles processos que já foram julgados e couberam recursos e estão em fase de execução onde verificamos a possibilidade de tentar conversar mais uma vez com as partes”, comenta.

O juiz ainda comenta que o maior volume de processos diz respeito ao município de Alto Paraguai, onde o Tribunal de Justiça possui um posto avançado do Juizado Especial. Kirche espera que 850 audiências de conciliação sejam realizadas até o dia 26.

O que é? 

A Semana da Conciliação acontece em vários estados brasileiros com o objetivo de diminuir o estoque de processos na esfera judicial. A semana é uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) juntamente com as corregedorias.

TRE selecionará novos juízes eleitorais para cinco comarcas

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso abriu inscrições para Juízes de Direito em efetivo exercício nas Comarcas de Rondonópolis, Várzea Grande, Lucas do Rio Verde, Sinop e Diamantino que desejarem concorrer à titularidade da 10ª, 20ª, 21ª, 32ª e 7ª Zonas Eleitorais, com sede nos respectivos municípios.

Os interessados nas vagas abertas para a 10ª, 20ª, 21ª, e 32ª terão até o dia 13 para encaminharem as inscrições ao TRE. Já para a 7ª zona eleitoral de Diamantino o prazo vai até 16.

A habilitação para concorrer à titularidade da 10ª, 20ª, 21ª, 32ª e 7ª Zonas Eleitorais será realizada por meio de ofício endereçado à Presidência do TRE-MT. O ofício deverá ser protocolizado no próprio Tribunal, ou enviado via aparelho fac-símile pelo telefone (65) 3362-8150, até a data estipulada nos editais para o encerramento das inscrições, sendo necessária a confirmação do recebimento dos ofícios encaminhados via fax.

Os candidatos às vagas deverão declarar no ofício a não incidência nos impedimentos previstos no artigo 14, parágrafo 3º da Lei nº 4.737/65, e apresentar a declaração prevista no artigo 3º do Provimento CRE nº 10/2012.

Fonte: MT AGORA

Policial localiza ladrão e recupera brita roubada

Funcionário da Nortec usou carro da empresa para roubar material de construção

No dia 27 de setembro passado, o policial militar Louzenil Nicácio da Arruda teve parte da sua carga de brita roubada. O material estava em seu terreno localizado próximo à rodoviária de Diamantino. Louzenil havia comprado cerca de oito toneladas do material e, no dia do roubo, foram retirados cerca de 40% do produto. 

No dia 07 de novembro, a vítima foi informada por terceiros que o acusado do furto é Gilmar Pereira, também conhecido como ‘Gilmar da Nortec’. A vítima então pegou um balde com brita e se dirigiu até o endereço do acusado para averiguar se o produto era semelhante ao que estava em posse do acusado. Ao ser indagado sobre a procedência do material, Gilmar disse que a brita pertencia a ele. 

Porém, quando Louzenil disse que a brita pertencia a ele, o acusado resolveu dizer a verde. Segundo o Boletim de Ocorrência, Gilmar disse que se aproveitou do plantão na empresa Nortec e da confiança da estar com o veículo oficial da empresa, uma caminhonete Fiat Strada, placa NPH-4271, resolveu pegar o material. 

Gilmar ainda disse à PM que achou que a brita pertencia à prefeitura de Diamantino. Diante dos fatos, a vítima registrou a ocorrência e disse que também vai acionar a empresa Nortec. O Divisor tentou fazer contato com a empresa mas até o momento não conseguiu resposta.

Fonte: Redação / O Divisor