sábado, 17 de novembro de 2012

Prefeito vai assumir Secretaria de Agricultura do Estado

O governador Silval Barbosa (PMDB) deve anunciar, na próxima semana, a escolha do presidente da AMM (Associação Mato-grossense dos Municípios), Meraldo Sá (PSD), para comandar a Sedraf (Secretaria de Estado de Agricultura Familiar).

Atualmente, a pasta tem como secretário Carlos Milhomen, que é engenheiro agrônomo e servidor de carreira da Empaer (Empresa Mato-grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural), autarquia vinculada à Sedraf. Apesar do perfil técnico, no entanto, ele é ligado ao "cacique" do PMDB, deputado federal Carlos Bezerra.

A nomeação de Meraldo como secretário marca a volta oficial do PSD ao staff do Executivo. Indicado pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Riva (PSD), o nome de Meraldo foi prontamente aceito por toda a cúpula do partido, segundo uma fonte do PSD.

Meraldo assumirá o comando da secretaria oito meses após a saída do deputado estadual José Domingos Fraga (PSD). Em março, o partido entregou as quatro pastas que comandava no governo estadual, como forma de cobrar uma reforma administrativa do governador Silval.

Além de Zé Domingos na Sedraf, os outros membros no PSD que deixaram o staff foram: Adriano Breunig, que comandava a Secitec (Secretaria de Ciência e Tecnologia); Wilson Teixeira, o “Dentinho”, que era presidente do Cepromat (Centro de Processamento de Dados do Estado); e João Valente, que presidia a Fapemat (Fundação de Amparo à Pesquisa).

O nome de Meraldo para assumir a Sedraf vem sendo cotado há meses, e Silval teria batido o martelo sobre a escolha dele em reunião com a cúpula do PSD, na semana passada.

O anúncio deve ser feito logo após o feriadão, e ele deve assumir o cargo ainda em novembro. 

Meraldo é técnico agrícola e já foi extensionista da Empaer, tendo ligações com o setor de agricultura familiar.

No "pacote" da Sedraf, devem vir também duas das autarquias vinculadas: a Empaer e o Indea (Instituto de Defesa Agropecuária), que também serão comandadas pelo PSD. Já o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) deverá continuar sob o comando de Afonso Dalberto. 

Secretaria de Cidades

O PSD negocia também para assumir a Secid (Secretaria de Cidades), que tem Gonçalo Barros como secretário interino, desde junho.

Ligado ao grupo político de Carlos Bezerra, ele era adjunto da pasta e assumiu após o acidente automobilístico que matou o então secretário Nico Baracat (PMDB).

No entanto, parte do PMDB, liderada por Bezerra, estaria relutante em abrir mão da pasta, o que estaria travando as negociações.

O governador está mantendo conversas também com outros partidos da base governista e acena para uma reforma ampla no secretariado, com redimensionamento do espaço que as siglas ocupam.  

"Tampão" na AMM

Meraldo Sá é prefeito de Acorizal (62 km ao Norte de Cuiabá) e seu mandato termina em dezembro deste ano. O mandato como presidente da AMM, porém, vai até o fim de janeiro de 2013.

Toda a diretoria da entidade renunciou aos cargos para disputar as eleições municipais deste ano. Desse modo, com a saída de Meraldo para o staff do Governo, coube ao próprio presidente a tarefa de escolher, entre os prefeitos associados, alguém para comandar a entidade até fevereiro do próximo ano, quando tomará posse a nova direção.

Segundo fontes, quem assumirá a AMM para esse mandato-tampão será o prefeito de Chapada dos Guimarães, Flávio Daltro (PSD).

Fonte: Mídia News

Um comentário:

  1. E Mato Grosso que se ferre,enquanto essas secretarias são dadas a partidos,para manter a sustentação desees governo incompetende e corrupto.

    ResponderExcluir