quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Mais uma estudante de Diamantino é premiada em evento nacional


A aluna da Escola Estadual Irmã Lucinda Facchini, Wirainy Marques da Silva, 15 anos, é vencedora da fase mato-grossense do Desafio Energia + Limpa 2012 e vai representar o Estado em São Paulo, onde receberá o prêmio no próximo dia 05 de dezembro. 

Wiriani escreveu uma carta para a presidente Dilma Roussef falando da importância de se produzir energia limpa e renovável. A estudante teve o auxílio da professora de professora de Ciências Ully Pozzobom, que também será premiada. 

O projeto educacional é dirigido a alunos matriculados no 8º e 9ª anos (antigas 7º e 8º séries) de escolas públicas das redes estaduais de ensino de Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e do Distrito Federal (DF). 

O objetivo é fazer com que os jovens alunos compreendam melhor as questões relacionadas à geração de energia, sobretudo as alternativas renováveis e limpas. 

Um kit educacional foi distribuído nas 14 mil escolas participantes, contendo um Caderno do Professor, um DVD com dois vídeos sobre o tema, pôsteres sobre geração de energia e cartazes de divulgação. O kit foi desenvolvido para auxiliar o professor a trabalhar o conteúdo em sala de aula. 


 Aproximadamente 2 mil trabalhos de alunos da rede pública de ensino participaram do evento, que após quatro meses trabalhando em sala de aula com o kit pedagógico do Desafio, apresentaram suas conclusões em cartas, que respondeu à seguinte pergunta: "Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?". 


O uso da bioeletricidade, gerada tanto pela biomassa da cana como pela energia do sol e da força dos ventos, foram indicadas por eles, principalmente em época de estiagem, como fotes complementares à energia hídrica, que responde por cerca de 80% da eletricidade utilizada no país. 

“Aprendi que temos muitas formas de energia, o Brasil é um país rico”, afirmou a jovem vencedora pelo Mato Grosso. A professora salientou que o projeto é uma forma de incentivo ao aluno e que valoriza o aprendizado, atraindo cada vez mais novos assuntos para sala de aula. 

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor

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