sábado, 15 de setembro de 2012

Otávio Gomes emite nota à imprensa contando sua versão da briga na ExpoDiamantino

Na tarde deste sábado (15.09), Otávio Gomes Neto emitiu nota à imprensa sobre o fato ocorrido no segundo dia da ExpoDiamantino. O texto relata que a briga envolvendo o autor da nota e seu irmão Ronaldo Gomes de Castro foi por negócios de família.

Leia na integra a versão de Otávio Gomes Neto:

Ronaldo afirma que agressão na ExpoDiamantino foi política e não familiar


Ronaldo Gomes de Castro: "Vivo num país democrático e vou apoiar quem eu quiser, tenho liberdade para isso”
Na manhã deste sábado (15.09) o empresário Ronaldo Gomes de Castro chamou a reportagem do jornal O Divisor para contar sobre a agressão que ocorreu no segundo dia da ExpoDiamantino. Ronaldo disse que seu irmão Otávio Gomes Neto sentou-se à mesa que ele estava na praça de alimentação e começou ameaçá-lo.

“Por que eu não os apoiava? Por que eu não votava neles? E que eu estava prejudicando ele...”, afirmou Ronaldo.

Segundo o empresário, a justificativa apresentada ao irmão foi que a ideologia é outra. “Não apoio a ideologia de vocês, o alicerce que vocês andam, não apoio, meu alicerce é outro. Vivo num país democrático e vou apoiar quem eu quiser, tenho liberdade para isso”, justificou.

De acordo com Ronaldo, Otávio levantou da cadeira e ameaçou sair, mas voltou e desferiu um murro que o atingiu superficialmente e uma terceira pessoa, que estava com Otávio, quebrou seu nariz e provocou o corte em seu rosto.

“Como eu estava esperando um murro dele [Otávio] eu consegui desviar, pegou no queixo e mais no meu peito, esse murro, e eu levantei... Quando eu levantei eu não esperava do Luciano [Bernardi] ... esse cidadão que me agrediu, esse corte no meu rosto, o nariz está quebrado, foi feito pelo Luciano, não pelo Otavinho. O Otavinho me deu um murro e eu defendi, quem fez [os ferimentos] chama-se Luciano. Vocês viram o quanto foi rixa política, não foi meu irmão quem me bateu, que fez isso na minha cara”, desabafou.

Outro lado

Luciano Bernardi foi procurado pela reportagem e disse que somente separou a briga, sustentando o argumento de Otavio Gomes Neto de que a briga foi familiar.

Fonte: Redação – O Divisor

Em Cuiabá homem reage a assalto e é baleado com três tiros

Vítima está internada em estado grave no Pronto-Socorro

Ao reagir a uma tentativa de assalto, A.A.O.F., de 51 anos, foi atingido por três tiros e levado em estado grave ao Pronto Socorro de Cuiabá.

 tentativa de latrocínio (roubo seguido de morte) ocorreu por volta das 19h, na noite desta sexta-feira (14), na Vila Verde, próximo do Residencial Coxipó.

Segundo policiais militares que atenderam a ocorrência, ele teria sido cercado por alguns rapazes – três ou quatro – que exigiram dinheiro. Ele teria reagido e um dos ladrões atirou.

Os PMs, então, socorreram a vítima até o Pronto-Socorro de Cuiabá e informaram a outros policiais sobre o paradeiro dos ladrões, que teriam fugido em direção ao Residencial Coxipó.

Os policiais não souberam informar se os ladrões tentaram roubar a carteira com dinheiro ou documentos e outro pertence.

O caso será investigado pela Delegacia do Complexo do Planalto.

Fonte: Midia News

Mulher morre após taxi bater atrás de caminhão e em ônibus

Uma mulher morreu após o táxi em que ela estava bater na traseira de um caminhão e ser atingido frontalmente por um ônibus da empresa Nova Integração. O acidente foi ontem, no final da tarde, na MT-320, entre Nova Canaã e Alta Floresta (823 km ao Norte de Cuiabá).

Conforme informações da Polícia Militar, que registrou o acidente, a vítima fatal é Aldenir Kayabi. No táxi também estavam o motorista Francisco Fernandes de Souza, de 74 anos, e uma criança de um ano, que sofreram ferimentos leves.

Conforme informações dos motoristas do ônibus e de dois caminhões repassadas à PM, o taxista tentou ultrapassar dois caminhões em uma subida. Mas, quando havia ultrapassado o primeiro, surgiu o ônibus na pista contrária.

Então Francisco teria tentado entrar entre os dois caminhões, mas acabou batendo na traseira do que estava na frente e perdeu o controle do Chevrolet Ágili que dirigia, voltando para a pista onde o ônibus trafegava.

Com a batida, o Agili ficou totalmente destruído. A passageira do táxi morreu no local do acidente. Já o taxista e a criança foram socorridos e levados para um hospital, mas não correriam o risco de morrer.

Fonte: Olhar Direto

Em Várzea Grande mulher mata marido com facada após discussão

O vendedor F.N., de 49 anos, foi assassinado com uma facada no coração desferida pela própria esposa, após uma briga do casal na madrugada deste sábado (15), por volta de 1h. O crime ocorreu na casa deles, no Jardim Eldorado, em Várzea Grande.

Segundo policiais da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), o crime ocorreu após uma discussão do casal. F.N. teria chegado tarde em casa e embriagado.

Ele começou a discutir com a mulher, que teria ido até a cozinha e se armou com uma faca e atingiu o marido. “Foi um golpe só, que atingiu o coração”, informou um policial plantonista.

Conforme os policiais, após perfurar o marido, a mulher ainda ligou para o Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) avisando que o marido tinha ficado ferido numa briga.

Ao chegar ao local, os socorristas constataram o óbito e acionaram a Policia Militar.

A delegada Anaíde Barros, de plantão na DHPP acredita que a suspeita irá se apresentar na delegacia nos próximos dias, uma vez que todos já sabem da autoria.

Fonte: MidiaNews

Fogo destrói 6,5 mil hectares de área indígena e ameaça Parque do Xingu

Um incêndio que já dura 13 dias consumiu 6,5 mil hectares de vegetação da Terra Indígena Wawi, que fica próxima ao Parque Nacional do Xingu. A área afetada está localizada na região da cidade de Querência, a 912 quilômetros de Cuiabá.

Conforme informações repassadas pelo fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Nicélio Silva, 21 brigadistas das cidades de Luciara e Brasnorte estão atuando para combater as chamas.

“O incêndio começou por uma queima de roça e acabou perdendo o controle e avançando nessa região do Wawi, que é praticamente grudado com o Parque Nacional do Xingu”, disse.

Ainda de acordo com o Ibama, os brigadistas estão na região a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), já que o fogo corre risco de avançar para o Parque do Xingu. A dificuldade no combate aos focos de incêndio, segundo Silva, está no desconhecimento dos brigadistas em relação à região. O Ibama garantiu o envio de novas equipes para o local, caso o fogo ainda não seja contido.

Fonte: G1 MT

Casos de família: Briga entre irmãos no 2º dia da ExpoDiamantino

Ronaldo Gomes de Castro: “Estava na sorveteria tomando sorvete com a minha filha de sete anos, sentado, eu apanhei sentado, numa sorveteria”
O empresário Ronaldo Gomes de Castro ficou com ferimentos no rosto após ser agredido por seu irmão, Otávio Gomes Neto, no final da noite desta sexta-feira (14.09) na ExpoDiamantino.

Segundo a versão de Ronaldo ele apanhou enquanto estava sentado na praça de alimentação do evento.

 “Me agrediram (sic), eu estava na sorveteria tomando sorvete com a minha filha de sete anos, sentado, eu apanhei sentado, numa sorveteria”, afirmou.

Indagado se houve algum motivo, Ronaldo disse que foi por razões ideológicas. “Porque eu não apoio eles, eu não concordo com as ideias e com as ideologias deles, eu tenho a minha ideologia, eu vivo num país democrático, eu apoio quem eu quero”, frisou.

>> Outro lado

Na delegacia, Otávio Gomes Neto disse que a briga foi por antigos problemas familiares e que em breve emitirá uma nota à imprensa explicando o ocorrido.

Fonte: Redação – O Divisor

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Serra que liga a parte baixa de Diamantino ao bairro Novo Diamantino está iluminada



Uma antiga reivindicação dos moradores de Diamantino foi atendida, a serra (MT 240) que liga a parte baixa do município ao bairro Novo Diamantino está iluminada, as luzes acenderam na noite desta sexta-feira (14.09).

O local foi marcado há anos por diversos acidentes devido a falta de luz. Além da serra, outros pontos da cidade saíram da escuridão, num complexo pulverizado de 20 km de iluminação pública em diversos pontos da cidade.

Existe um projeto pronto para segunda etapa da obra de melhorias na serra que será a duplicação.

Fonte: Redação – O Divisor

Exposição reúne três mil pessoas no parque de exposição de Diamantino



O primeiro dia da 6ª Expodiamantino atraiu aproximadamente três mil pessoas no parque exposições, nesta quinta-feira (13/09), que contou com a abertura do rodeio e o show da dupla sertaneja Pedro Henrique e Fernando.

Mesmo com algumas dificuldades iniciais, como a falta de energia em alguns pontos do parque, o balanço dos visitantes foi positivo. De acordo com o presidente do Sindicato Rural, José Gazzeta, é um trabalho pesado, longo, uma vez que tem que estar todo o tempo trabalhando para que aconteça tudo dentro na normalidade. “São muitos detalhes que temos que estar atentos para que tudo aconteça. Tivemos alguns problemas pontuais, que devem ser sanados o quanto antes. Nosso trabalho é recompensado quando vemos esse povo todo na arquibancada, festejando, brincando, cantando, animados com o rodeio”, comentou.

Gazzeta ainda apontou a exposição como uma boa oportunidade de negócios para agricultores que pretendem investir em maquinários, além das pessoas que pretendem comprar um carro ou uma moto. “Aqui ainda é possível fazer bons negócios, temos a feira com maquinários agrícolas, além de automóveis e motos, de repente é uma boa oportunidade de negócio para os produtores e a população em geral, uma vez que os expositores querem incrementar as vendas”.

Mas a exposição também é feita de muita festa, para a estudante Maiara Vieira, de 19 anos, a exposição é um evento onde se pode confraternizar com os amigos e rever aqueles que ‘sumiram’ devido às tarefas do dia a dia. “Eu gosto muito de vir à exposição com os amigos que amo, é uma oportunidade que toda a população de Diamantino tem de festejar e rever os amigos que foram para outras cidades ou perdemos o contato por causa das ocupações do dia a dia”, contou.

A noite ainda teve a abertura do rodeio, que conta com 60 peões divididos em oito categorias em bois e cavalos. O show da noite ficou por conta de Pedro Henrique e Fernando, que animaram o público com sua música e sucessos de Milionário e José Rico, Mamonas Assassinas e Xuxa.

Fonte: Redação - O Divisor

Motorista pula de caminhão antes de bater em outro veículo e sobrevive

Caminhão perde freio e motorista pula antes de bater em outro caminhão. O acidente aconteceu na Serra dos Parecis, próximo a Tangará da Serra (240 km de Cuiabá), na tarde desta quinta-feira (13).

O veículo estava descendo a Serra quando apresentou falha mecânica. A cabine do caminhão ficou completamente destruída com a colisão. O condutor que saltou do veículo não se feriu gravemente. De acordo com o Corpo de Bombeiros, se o homem não tivesse tomando a decisão de saltar poderia ter morrido, devido ao forte impacto.

O motorista do caminhão que estava parado, Didi Batista, não sofreu nenhuma lesão. O trânsito precisou ficar interditado por quatro horas para que fossem retirados da pista os caroços de algodão, que estavam sendo transportados por um dos veículos.

Fonte: Olhar Direto

Gasto de famílias com transporte quase iguala alimentação

As famílias brasileiras já gastam praticamente o mesmo valor com transporte e alimentação, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período 2008-2009, o gasto médio mensal com transporte ficou em R$ 419,19, enquanto a alimentação consumiu R$ 421,72, o equivalente a 16,1% e 16% das despesas totais, de R$ 2.626,31.

No levantamento anterior, referente ao período 2002-2003, os alimentos representavam parcela maior nos gastos totais, de 16,9%, ante 15,1% dos transportes. Dentro do grupo transportes, a maior parcela vem do item aquisição de veículos, que representa em média 6,9% das despesas mensais.

Os gastos com habitação, no entanto, seguem na liderança entre as despesas da família, com uma média de R$ 765,89 ao mês (equivalente a 29,2% dos gastos totais) em 2008-2009. Em 2002-2003, esses gastos representavam 29% do total.

Na comparação entre as pesquisas de 2002-2003 e 2008-2009, perdeu espaço o gasto com educação, passando de 3,3% do total para 2,5%.

Trabalhadores domésticos

A pesquisa apontou que, nas famílias em que a pessoa de referência era trabalhador doméstico, quase 59% das despesas eram com os grupos alimentação e habitação. Já entre os empregadores, esses itens representavam 37% do total de gastos.

Esses dois grupos também representavam 45,3% da despesa média familiar dos empregados privados e 37,4% no caso dos empregados públicos.

Viagens

O IBGE apontou que as famílias gastaram por mês, em média, R$ 50,16 em viagens esporádicas. Para as famílias com rendimentos de mais de R$ 3.015,00 mensais, no entanto, a despesa média foi de R$ 147,63, “quase o triplo da média nacional e quase dezoito vezes o gasto estimado para as famílias com renda mensal de até R$ 910,00, que gastaram em média R$ 8,46”. Considerando o peso relativo dos itens que compõem o grupo, a participação do transporte correspondeu a 48,7%, seguida pela alimentação, com 22,6%.

Religião

Na avaliação por religião, as famílias em que a pessoa de referência era espírita, a despesa média total era de R$ 4.821,66 em 2008-2009, mais que o dobro das famílias com pessoa de referência evangélica pentecostal (R$ 2.035,01). Entre os católicos, a despesa média ficou em R$ 2.602,42.

“Os gastos com pensões, mesadas e doações apresentavam percentuais significativamente maiores nas famílias com pessoa de referência evangélica de missão (20,2%), evangélica de origem pentecostal (19,2%) e outras evangélicas (13,3%), enquanto representa apenas 7,6% para o grupo com pessoa de referência espírita, 9,2% para católico e 9,5% para sem religião e não determinadas”, aponta o IBGE.

Fonte: MidiaNews

Mulher em motocicleta tenta ultrapassagem e morre após ser arrastada por caminhão

Uma motociclista foi arrastada por um caminhão bitrem na BR-364, próximo ao viaduto de Rondonópolis, na manhã desta sexta-feira (14) e morreu no local.

Segundo informações de testemunhas, Edinamar Lopes dos Santos, de 42 anos, que conduzia a motocicleta, pretendia entrar em uma rua, que dá acesso ao bairro Vila Roseli, mas teria tentado ultrapassar o caminhão pelo acostamento. Ao tentar realizar a ultrapassagem, a mulher caiu, mas até o momento ainda não se sabe se o motivo da queda seria porque a vítima se desequilibrou com a motocicleta ou se os veículos teriam colidido.

A motociclista, Edinamar, foi arrastada por quase 50 metros. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas nada pode fazer. A morte foi constada pelos socorristas ainda no local.

Fonte: Olhar Direto

Polícia prende homem com maconha em Mato Grosso

A Polícia Militar prendeu um homem, 22 anos, com cerca de 80 gramas de maconha, em um propriedade rural, ontem, a nove quilômetros do centro de Juína. Segundo a polícia, ele relatou que era usuário há pelo menos três anos. Ele foi encaminhado ao Centro Integrado de Segurança e Cidadania para as providências necessárias.

A polícia chegou até o homem, a partir de uma denúncia do pai dele, que relatou um desentendido entre os dois. Com isso, disse que fugiu para propriedade para evitar uma briga, apontando que posteriormente, o filho teria feito disparos. A suposta arma utilizada não foi encontrada, segundo assessoria.

Fonte: Só Notícias

Adolescente é executado com dois tiros na cabeça no Alvorada em Cuiabá

Crime ocorreu perto da rodoviária de Cuiabá
O adolescente Jean de Oliveira Freitas, de 16 anos, foi executado com dois tiros na cabeça por um homem que fugiu num carro cor prata em direção ao centro de Cuiabá.

O assassinato ocorreu na madrugada desta sexta-feira, por volta das 3h30, numa distribuidora de bebidas na Avenida República do Líbano, próximo da Rodoviária de Cuiabá.

Segundo policiais da DHPP (Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa), o crime seria um acerto de contas envolvendo entorpecentes. O garoto seria usuário de maconha e três dias antes teria discutido com um traficante da região.

Testemunhas disseram que o adolescente estava na distribuidora de bebidas em companhia da namorada, de uma irmã e amigos quando chegou um homem negro, cabelos encarapinhados que após atirar, correu e embarcou num carro que fugiu em alta velocidade.

A irmã relatou aos policiais que subiu no primeiro piso do prédio para guardar o capacete e ouviu os tiros. Ao retornar, se deparou com o irmão caído. Um carro do Samu (Serviço Móvel de Atendimento de Urgência) chegou a ser acionado, mas os socorristas constataram o óbito.

A irmã acrescentou que, três dias antes, Jean se envolveu numa briga na mesma lanchonete onde foi assassinado. Ele teve um atrito com um rapaz conhecido como “Bocão”. Assim que chegou ao local, eles viram Bocão numa lanchonete que estava em frente.

Os policiais tentam localizar a namorada do adolescente, que fugiu após o assassinato. Eles acreditam que ela poderá identificar o autor do homicídio.

Fonte: MidiaNews

Revendedoras começam cobrar mais caro pelo gás em Mato Grosso

O consumidor deve começar a pagar de 7,5% a 9,5% mais caro pelo gás de cozinha, a partir deste final de semana, em todo Estado. Os percentuais são estimados pelo Sindicato dos Revendedores de Gás em Mato Grosso (Siregás), com o "repasse" ao preço final, do aumento nos custos operacionais, o encargos dos trabalhadores, a carga tributária, o reajuste feito pelas distribuidoras, além da inflação.

O assessor jurídico do sindicato, Eduardo Souza explicou, que até então, as empresas evitavam repassar os aumentos ao consumidor final, mas que no entanto, a medida acabou sendo necessária. "Já nesta segunda-feira (10) começou a valer ao aumento das engarrafadoras repassados às revendedoras e, até onde sabemos, varia entre R$ 1 e R$ 2", disse ele. "No transporte, também houve o aumento no diesel há algum tempo, que não estava sendo repassado", acrescentou.

Eduardo destacou que apesar da expectativa pelo aumento no preço do gás começar ser aplicado de forma geral neste final de semana, algumas empresas, em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, já o fazem. Na última pauta aprovada, o preço médio do botijão sugerido no Estado foi R$ 49,22, no entanto, apesar disso, o assessor apontou que há variação nos municípios. "Em Cuiabá e Várzea Grande, por exemplo, R$ 45 ou R$ 46. Já em cidades mais do interior, até R$ 57".

Os novos preços do gás começam ser aplicados em todo país e como não há norma regulamentadora, os sindicatos nos estados estimam o aumento. No Estado de São Paulo, por exemplo, o Sindicato das Revendedoras de Gás Liquefeito do Petróleo do Interior aponta uma ata entre 5% e 7%.

Fonte: Só Notícias

Internos provocam incêndio em clínica de recuperação em Chapada dos Guimarães

Eles alegam que sofrem espancamentos; falta de Corpo de Bombeiros expõe cidade ao perigo



A clínica de recuperação de dependentes químicos "Vida Serena", localizada no bairro Santa Cruz, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), foi alvo de um incêndio de grandes proporções, na tarde do último domingo (9).

Monitores que trabalham no local disseram que o incêndio foi provocado por internos, que atearam fogo em colchões.

Segundo os funcionários, o ato foi provocado, provavelmente, por internos em crise de abstinência (sintoma apresentado por quem está tentando abandonar o uso de drogas). Já alguns internos afirmaram que a ação teria sido um protesto a supostas agressões sofridas, após uma fuga, no domingo anterior.

Vários internos derrubaram um dos muros da clínica e fugiram. Após serem recapturados, eles teriam sofrido as agressões.

“Vários fugiram, aí, quando foram pegos, eles apanharam dos monitores. Quem foi defender também apanhou junto. Todo mundo apanhou”, relatou um dos internos à reportagem, em entrevista gravada.

Os internos estavam revoltados e alguns demonstraram interesse em desistir do tratamento.

“Pagamos R$ 2 mil por mês para ficar aqui e viver esse tipo de situação. Vai acabar saindo morte aqui”, disse um rapaz.

Após o incêndio, houve tumulto e principio de pânico no local. Foram os próprios internos que fizeram os primeiros combates ao fogo e passaram mal, devido à grande quantidade de fumaça inalada.


Sem Bombeiros

O incidente ocorrido na clínica Vida Serena revela os riscos a que a população de Chapada dos Guimarães está exposta. Sobretudo, em caso de um incêndio de grandes proporções, dada a inexistência de uma unidade do Corpo de Bombeiros.

As unidades de combate a incêndio mais próximas estão em Cuiabá e na cidade de Campo Verde, a 70 km de Chapada.

A falta de um posto avançado dos Bombeiros prejudicou o combate ao fogo na clínica. O trabalho foi feito de maneira improvisada, após a chegada de um trator com um tanque de água. Também foram usados baldes e mangueiras de uso doméstico.

Moradores da região foram até o local e mostraram preocupação com o perigo do fogo se alastrar. Os internos subiram no telhados e aproveitaram a aglomeração para fazerem reclamações sobre tratamento dispensado a eles na clínica.

A operação de combate improvisada durou cerca de uma hora. Uma ala da clínica ficou totalmente destruída.

Outro lado

A direção da clínica Vida Serena optou por não dar declarações sobre o fato.

Fonte: MidiaNews

Indea promete normalizar certificação; madeireiras do Nortão têm prejuízos

A certificação de produtos florestais, que não estava sendo feita há alguns dias, pelo Indea, e causando prejuízos para várias madeireiras, deve ser normalizada a partir desta tarde em Sinop. De acordo com o supervisor regional do Indea em Sinop, José Carlos Balbo, a direção estadual orientou a instalação de um novo programa. "Já estamos providenciando a instalação para atender os que estão esperando", explicou. A expectativa é que o serviço seja retomado ainda hoje, no entanto, aqueles que preferem não esperar estão sendo orientados a seguir viagem até Cuiabá, onde o serviço já foi normalizado, segundo Balbo. Amanhã é feriado em Sinop (aniversário do município) e o serviço deve parar novamente.

O referido certificado acompanha a nota fiscal do produto que está sendo transportado. Sem ele, as cargas não podem seguir viagem até o destino final e, com isto, acabaram se acumulando nos pátios de fiscalizações do instituto e das empresas. "Um dia parado, sem certificação, equivale a exatamente deixar de vender R$ 5 milhões em produtos", explicou Álvaro Leite, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado (Cipem), à uma emissora de TV.

O problema afetou vários municípios mato-grossenses após a empresa responsável pelo sistema interromper os serviços alegando falta de pagamento por parte do Governo Estadual. O presidente do Indea, Jurandir Ribas, afirmou que o contrato que havia com a referida empresa foi cumprido, no entanto, caso seja confirmado a existência de alguma pendência, o órgão fará a regularização. "Dentro das possibilidades financeiras do Estado, o órgão estará honrando com os compromissos", disse.

O sistema que passa a ser utilizado a partir de hoje foi formulado pela Cepromat.

Fonte: Só Notícias

Ladrões arrombam casa de sargento PM em Várzea Grande

Adolescente foi detida com produtos roubados da casa do militar

Policiais militares conseguiram recuperar vários produtos furtados da casa de um sargento PM morador no Jardim Imperial, de Várzea Grande. Os materiais foram apreendidos na casa de uma adolescente na Vila Arthur. Foram recuperados três aparelhos de TVs, um aparelho de DVD, um aspirador de pó e uma sanduicheira.

O assalto na casa do militar ocorre nesta terça-feira, por volta das 11h30, no momento em que a casa estava fechada. A adolescente foi detida sob acusação de receptação.

Os autores já foram identificados. Eles são moradores do Jardim Eldorado, em Várzea Grande. Na fuga, utilizaram um Citroen C3 prata. O bando, que age no final da manhã, pode ter arrombado outras residências da região.

Os PMs chegaram até a menor após vizinhos informaram ao sargento vítima do arrombamento que os autores seriam um rapaz de nome “Alysson do Tarumã” e uma moça alta com tatuagem nas costas, e que após o furto evadiram-se em um veículo Citroen C3 prata.

Diante dos detalhes, os policiai chegaram até dois suspeitos. Estes, por sua vez, levaram os policiais até a Vila Arthur onde haviam deixado os produtos furtados. Os policiais descobriram que o Citroen tinha sido roubado no mês passado e usava placa clonada, dificultado a ação policial.

Fonte: MidiaNews

Incêndio fecha pontos turísticos em Chapada dos Guimarães

Os pontos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães - Morro de São Gerônimo e a Trilha das Cachoeiras - estão fechados, a partir de hoje (14), devido ao incêndio que acontece no local há uma semana. Segundo o gerente da unidade ambiental, Cecílio Vilabarde Pinheiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da proibição de visitas, durante os próximos 3 dias estão cancelados os agendamentos de passeios. Apenas o Rio Claro e a cachoeira Véu das Noivas ficarão abertos para o público. A medida é para prevenção de acidentes.

O incêndio, que teve início no dia 7 de setembro, em uma área próximo às margens do Rio Coxipó, atingiu as mediações do Parque na segunda-feira (10). Ainda não há estimativa de quantos hectares foram destruídos pelas chamas. Estão atuando nos trabalhos de combate 18 profissionais do ICMBio, 20 brigadistas do Corpo de Bombeiros, além de 10 militares da Aeronáutica, que iniciaram as atividades nesta quinta-feira (13). O Instituto Chico Mendes também tem enviado combatentes de outros estados brasileiros. "O nosso maior objetivo é evitar que o fogo se alastre e chegue até as margens das Tri- lhas de Cachoeiras", explicou Pinheiro.

Em 5 de setembro de 2010, Chapada dos Guimarães registrou um dos maiores incêndios do Estado. Pontos turísticos e morros do Parque foram devasta- dos pelo fogo. Foram necessários cerca de 15 dias para combater as chamas.

Investigação - Cecílio Pinheiro destacou que o ICMBio está estudando a possibilidade de solicitar investigação criminal sobre o incêndio em Chapada dos Guimarães. Ele ressalta que o Instituto já tem notícias sobre o local onde foi iniciado o incêndio, uma região de chácara próximo ao rio Coxipó. "Na data (7 de setembro) era feriado nacional, o que pode ter ocasionado o aumento no fluxo de pessoas e, consequentemente, limpeza das propriedades. A população ainda prefere atear fogo em folhas secas, do que preservar o meio ambiente". Além da queimada no Parque Nacional, os municípios de Nobres (próximo a cabeceira do Rio Cuiabá) e o distrito de Nossa Senhora da Guia também possuem equipes do Corpo de Bombeiros atuando no combate ao fogo.

Reforço - Duas aeronaves air tractor chegam hoje ao Estado. Os equipamentos foram disponibilizados pelo ICMBio e irão auxiliar no controle do fogo. O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) está na região desde terça-feira (11) e auxilia a equipe na observação do incêndio, para elaboração de estratégia de combate. Segundo o titular do Comando Regional I do Corpo de Bombeiros, coronel Dércio Santos da Silva, até a tarde de ontem o incêndio em Chapada dos Guimarães possuía 4 frentes. "As equipes estão trabalhando dia e noite, todos os dias da semana. Todos os profissionais estão equipados e focados no trabalho de combate".

Denúncias - As denúncias de incêndios devem ser feitas pelo telefone 193 e, segundo Dércio Santos, ajudam evitar danos materiais, ambientais e humanos que podem ser causados pelo fogo.

Fonte: A Gazeta

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

PM apreende duas bananas de dinamite em "boca" em Cuiabá

A Polícia Militar apreendeu, ontem, duas bananas de dinamite em uma residência, localizada no bairro Jardim União, em Cuiabá, utilizada como "boca de fumo". Além dos artefatos explosivos, os policiais encontraram 150 "trouxinhas" de pasta base de cocaína. Um jovem, 22 anos, foi preso e três menores foram apreendidos.

De acordo com informações policiais, a dinamite seria utilizada para explodir caixas eletrônicos, na capital. Eles acreditam que os integrantes de quadrilhas dessa modalidade, conhecidos como "caixeiros", tenham guardado o artefato com os acusados de tráfico.

Tanto a dinamite como o entorpecente foram encaminhados para o Plantão Metropolitano da capital. O jovem foi autuado por tráfico de entorpecentes e receptação de material explosivo. Já os menores foram encaminhados para a Delegacia Especializada do Adolescente (DEA) da capital.

A origem da dinamite será investigada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado, sob a responsabilidade do delegado Flávio Stringueta.

Fonte: Só Notícias

Queimadas já destruíram 10% do Parque de Chapada


O incêndio que atinge o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães - a cerca de 40 km ao Norte de Cuiabá - já é considerado pelas autoridades ambientais como "fora de controle".

Segundo o Corpo de Bombeiros, as chamas já consumiram 10% da vegetação. São cerca de três mil hectares, além de 13 mil hectares da vegetação fora do parque.

O major bombeiro Eneíde Martins disse que, nesta quinta-feira (13), que o trabalho dos bombeiros e brigadistas é intenso, mas o fogo é devastador.

Segundo o oficial, em casos como esse, é necessário o uso de aeronaves, que controlariam as chamas em três dias.

“Temos que agir contra o fogo e não diretamente no fogo, que oferece muitos riscos. O local é de difícil acesso. Precisaríamos de caminhões especiais para chegar até esses locais e também de aviões, que carregam até três mil litros de água. Aí, o combate seria mais eficiente. Em três dias, o fogo estaria controlado”, disse o oficial.

O material usado pelos bombeiros e brigadistas são as obsoletas bombas costais e abafadores. As bombas carregam 20 litros de água, insuficientes para apagar chamas de até um metro de altura.

O major informou que, pelo menos, 58 pessoas, entre bombeiros e brigadistas, estão empenhados em combater os focos que estão destruindo o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

“O fogo requer combate imediato e eficaz, porque sua propagação é rápida”, observou.

Aviões no chão

Martins informou que,desde 2010, o Corpo de Bombeiros tenta viabilizar a aquisição de duas aeronaves próprias para o combate a incêndios.

O modelo é o avião tanque Air Tractor (AT-8027), de fabricação norte-americana. Ele é bem conhecido da aviação agrícola brasileira, onde se faz presente na aplicação de agroquímicos nas lavouras.

Em 2011, o Governo do Estado chegou a divulgar a aquisição das aeronaves. A compra foi inserida no pacote do projeto “Mato Grosso Unido contra as Queimadas”.

A parceria liderada pelo Governo de Mato Grosso e integrada pela Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e a Associação Mato-grossense dos Municípios, até hoje, não conseguiu alavancar a liberação do recurso, na ordem R$ 7,5 milhões.

Os recursos para a compra estão assegurados pelo Fundo Amazônia e serão desembolsados pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Fumaça vista por satélite
O portal Estação Vida (www.estacaovida.org.br) divulgou, na quarta-feira, uma imagem no do satélite Terra, da Nasa, que mostra Mato Grosso coberto pela fumaça das queimadas.

No dia em que foi feita a imagem, 10 de setembro de 2012, o estado registrava 1.318 focos de calor.

Fogo só aumenta

Mato Grosso teve um aumento de 96% no número de focos de calor em 2012, conforme dados registrados pelo satélite Aqua, do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Desde o início do período proibitivo, no dia 15 de julho, deste ano. No ano passado, 823 focos. Neste ano, no mesmo período, foram registrados 1.680, segundo os dados do INPE.




Outro lado

O BNDES, por meio de assessoria, informou que não comenta projetos que estão em análise.

A Sema (Secretaria de Estado de Meio Ambiente), também por meio de assessoria, informou que somente secretário do Comitê Gestão do Fogo em Mato Grosso, o major bombeiro Ramão Correa, está autorizado a falar sobre a eficiência dos projetos usados no Estado.

Desde a segunda-feira (10), a reportagem busca contato com o major, via celular, mas o aparelho esteve desligado em todas as tentativas.

Fonte: MidiaNews

Em greve, agentes da PF fazem protesto e queimam diplomas em MT

Há 36 dias em greve, agentes realizam manifestação nesta quinta-feira(13). Grevistas queimaram cópias de diplomas e distribuíram panfletos.


Há 36 dias em greve, agentes, escrivães e papiloscopistas da Polícia Federal fizeram uma manifestação nesta quinta-feira (13) em frente à sede da instituição em Rondonópolis, a 218 quilômetros de Cuiabá. De acordo com Sindicato dos Policiais Federais de Mato Grosso (Sinpef), o intuito é chamar a atenção da população quanto ao sucateamento do órgão. Os servidores reivindicam a reestruturação da carreira, reajuste salarial, além de melhores condições de trabalho e contratação de novos funcionários.

Durante o ato, houve entrega simbólica das armas e identificações funcionais dos policiais de Rondonópolis. Os manifestantes também queimaram cópias de diplomas de nível superior e distribuíram panfletos sobre as reivindicações da categoria.

Conforme o sindicato, a postura do governo federal em não chegar negociar devidamente com a categoria levou 95% dos servidores a paralisar as atividades na cidade. A entidade informou ainda que a adesão ao movimento se deu, principalmente em razão do Judiciário reconhecer a greve como legítima.

A principal reivindicação, segundo a categoria, é a reestruturação salarial, já que os cargos de agente, escrivão e papiloscopista, apesar da exigência de nível superior, recebem como nível médio.

Serviços ativos

Durante a greve, o serviço de emissão de passaportes da Delegacia de Polícia Federal em Rondonópolis está funcionando normalmente. Além disso, a PF se comprometeu com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a atuar nas atividades referentes às eleições de 7 outubro.

Fonte: G1 MT

Espaço Cultural

Grupo Mirim de Viola de Cocho de Diamantino se apresentou na escola Serra Azul

Grupo Mirim de Viola de Cocho de Diamantino se apresentou na escola Serra Azul O município de Diamantino é um dos precursores da viola de cocho no Estado de Mato Grosso, sua presença é forte em diversas rezas, cantos e danças tradicionais, porém com o passar do tempo, o município foi perdendo consideravelmente um dos seus costumes mais tradicionais, o modo de fazer e tocar a viola de cocho.

Hoje na cidade existem poucas pessoas que fabricam e tocam esse instrumento. O projeto “Grupo Mirim de Viola de Cocho Arara Azul” tem como objetivo ensinar crianças da rede pública de ensino a tocar e divulgar esse instrumento no município e na região, através de oficinas de musicalidade e apoio aos tocadores que já praticam e dominam essa arte.

Para os diamantinenses é de fundamental importância que este instrumento adquira mais adeptos e continue fazendo parte do seu cotidiano e da cultura local.

O objetivo é levar a arte do instrumento às comunidades popularizando-a para que as mesmas possam apreciá-las; este é um dos objetivos do Grupo Mirim “Viola de cocho”. No dia 06 de setembro o grupo se apresentou na escola estadual Serra Azul para um público na qual envolvia os pais, alunos e demais comunidade escolar. Dia “D” Família e Cidadania na Escola.

Fonte: Redação – O Divisor

Identificado motorista que morreu em colisão com carreta em Diamantino


A Polícia Rodoviária Federal confirmou, esta manhã, a identidade do motorista de um caminhão furgão, placas de Mato Grosso Sul, que morreu na colisão frontal com uma carreta Scania, placas de Mato Grosso, ontem, na BR-163, em Diamantino. Trata-se de Elvis Gomes Delmondes, 22 anos, que faleceu no local. A passageira que estava com ele, Julia Graziela de Andrade Cueva, 23 anos, foi encaminhada com lesões graves para o hospital municipal de Diamantino. O atual estado de saúde dela não foi confirmado.

Segundo a polícia, o condutor da carreta, 24 anos, também foi encaminhado inicialmente ao Pronto Atendimento de Diamantino com lesões após ser linchado. Liberado, ele foi levado para a Polícia Civil. A PRF apontou que, logo depois do acidente, submetido ao teste do etilômetro, constatou-se que ele havia ingerido bebida alcoólica. O caso continua sendo investigado.

A rodovia precisou ser interditada por cerca de seis horas, para a retirada do caminhão e da carreta, além da normalização do tráfego. Devido ao grande fluxo de veículos, as filas, nos dois sentidos, que chegam a somar cerca de 20 quilômetros.

Fonte: Redação O Divisor com Só Notícias

Secitec lança edital para contratar mais de 130 professores, Diamantino está na lista


A Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) está com edital aberto para a seleção de 134 professores, que atuarão em cursos a serem realizados por oito das nove Escolas Técnicas de Educação Profissional e Tecnológica mantidas pelo Governo do Estado. Esses novos professores vão suprir a demanda de cursos do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), nos polos de Educação Profissional da Secitec nas cidades de Alta Floresta, Barra do Garças, Diamantino, Poxoréu, Rondonópolis, Lucas do Rio Verde, Sinop, Tangará da Serra e cidades próximas.

As vagas ofertadas são para as áreas de Administração, Informática, Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Enfermagem, Farmácia ou Bioquímica, Ciências Biológicas, Gastronomia, Direito, Design em Moda, Engenharia Elétrica, Química, Ciências Contábeis, Matemática, Turismo, Publicidade e Propaganda, Engenharia da Telecomunicação, Engenharia Civil, Arquitetura, Engenharia Mecânica, Letras, Nutrição e demais especialidades.

Para Cuiabá são nove vagas para professor. Para Poxoréu, oito; Primavera do Leste, 16; Rondonópolis, 24; Itiquira, cinco; e Cáceres, oito vagas. Já para Juína, quatro; Confresa e Alto Araguaia, duas; e Tangará da Serra, 14 vagas. Para Lucas do Rio Verde, Alto Paraguai e Barra do Garças são cinco vagas para cada. Em Sinop são oferecidas seis vagas para docentes; em Diamantino, dez vagas; Nossa Senhora do Livramento, três; Nova Marilândia e Alta Floresta quatro vagas cada.

Os interessados poderão se inscrever até a quarta-feira (12), das 7h às 11h e das 13h às 17h, nas escolas técnicas da Secitec, e apresentar os seguintes documentos: diploma ou histórico escolar do curso pós-graduação (se for o caso), RG, CPF, curriculum vitae e comprovante de experiência na área que deseja atuar.

A seleção será em etapa única que constará da análise de currículo de natureza classificatória realizada por uma Comissão e uma entrevista.

Outras informações: Superintendência de Educação Profissional da Secitec (65) 3613-5027.

Fonte: Secom/MT

Não existe sangue disponível no MT-Hemocentro

Trezentas bolsas de sangue estão armazenadas e não podem ser utilizadas pelos pacientes da rede pública de saúde do Estado, diante da falta de reagente para realização de imunopatologia, procedimento indispensável para a transfusão. Na tarde de ontem, o MT-Hemocentro contava com duas bolsas de sangue tipo O positivo disponíveis para atender a rede mato-grossense. A situação levou os funcionários a registrarem boletim de ocorrência denunciando o risco iminente de morte de pacientes que viessem a precisar de transfusão.

Conforme a servidora Alzira Saldanha, o MT-Hemocentro havia recebido solicitação de plaquetas e sangue, mas não pode atender a demanda. "A população está em risco. Se ocorrer um acidente grave, as unidades públicas não terão como atender e pode haver mortes por falta de sangue".

Para Alzira, a situação mais grave ocorre no interior do Estado, onde não há bancos de sangue particulares. "O MT-Hemocentro é a retaguarda dessas cidades". Ela aponta que o sucateamento da unidade ocorre desde 2010. Lembra que esta não é a primeira vez que a Secretaria de Estado de Saúde (SES) deixa de garantir materiais para que o trabalho seja realizado e a população atendida.

Em março deste ano foi denunciada a falta de vários produtos necessários dentro do MT-Hemocentro, que atua na análise de todo sangue recolhido nos 17 pontos existentes em Mato Grosso. Conforme o funcionário Otto Ten Caten, diferente da sorologia que foi terceirizada para a rede particular, a imunopatologia não é um serviço de interesse das empresas privadas, uma vez que não oferece lucro. "A imunopatologia é cara, dá trabalho e não tem retorno financeiro. Por isso, nenhum laboratório particular quer assumir", complementa Alzira.

A falta do reagente era de conhecimento da SES desde a semana passada, quando os servidores do MT-Hemocentro alertaram que o suprimento era suficiente somente para realizar os exames até a quinta-feira (6). O descaso do governo com a saúde pública foi visto com indignação e os funcionários se reuniram para discutir quais medidas poderiam ser tomadas. Além da falta de materiais e dificuldade de trabalho imposta pela SES, discutiram sobre o chamamento público para transferir a gestão do MT-Hemocentro para uma Organização Social de Saúde (OSS).

Promotor de Justiça, Alexandre Guedes compareceu à reunião e orientou os funcionários que notifiquem e registrem oficialmente todos os casos graves e mortes que venham ocorrer diante da ineficiência do Estado. Pediu que a recomendação fosse repassada para toda a rede de saúde de Mato Grosso. "Vamos investigar cada caso relatado e responsabilizar criminalmente os responsáveis. Estou falando de levar os culpados para o Tribunal do Júri para responder por homicídio".

Outro lado A assessoria de imprensa da SES confirma a falta do reagente desde o dia 10, problema ocasionado por não conseguir realizar o pregão para aquisição do produto. Hoje a situação será resolvida.

Fonte: A Gazeta

Grupo que combatia fogo em parque de MT se perde e aguarda resgate


Bombeiros e brigadistas do ICMbio não souberam retornar após combates. Parque de Chapada dos Guimarães diz que mantém contato com grupo.


Um grupo de 10 bombeiros e mais 20 brigadistas do Instituto Chico Mendes (ICMbio) aguarda resgate desde às 20h (horário de Mato Grosso) desta quarta-feira (12) na região de morraria do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, localizado a 65 quilômetros de Cuiabá, que registra focos de incêndio no seu entorno há cinco dias. Nesta terça-feira (11), as chamas adentraram a área do parque e já consumiram uma área equivalente a três mil campos de futebol, segundo informações do Instituto Chico Mendes, que administra o parque.

O grupo, composto apenas por bombeiros, foi deslocado ao parque de helicóptero para combater as chamas no início da manhã desta quarta-feira (12), às 7h. No local, eles se juntaram aos brigadistas e passaram a apagar o fogo por volta das 9h. Os combates se intensificaram e todo grupo percorreu uma extensa área e acabou não encontrando o caminho de volta que leva à base de controle do parque.

Em contato com um dos bombeiros que integra o grupo. Ele não quis se identificar, mas relatou que todos estão sem água, comida e extremamente cansados. Inclusive, uma pessoa teria torcido o pé, o que dificultou o avanço do grupo pela mata para encontrar o caminho que dá acesso à base. “Nós paramos para não machucar ninguém. Estamos num local muito distante, numa morraria. Fomos treinados para em uma situação como essa parar e esperar resgate. Temos uma pessoa que torceu o pé e isso dificulta o nosso retorno”, afirmou o bombeiro.

Para a administração do parque Nacional de Chapada dos Guimarães, o grupo não está perdido, porque mantém contato via celular com a base operacional do parque. A administração ressaltou ainda que deslocou carros para resgatar a equipe e que faz orientação da trilha a ser percorrida também via rádio-comunicador.

Para o coordenador do Centro Integrado Multiagências de Coordenação Operacional (Ciman), órgão de combate a incêndios no estado, coronel Júlio Cézar Rodrigues, o local onde o grupo combateu as chamas durante toda esta quarta-feira é de difícil acesso. “A gente sabe das dificuldades porque onde eles estão é um lugar de difícil acesso. O retorno demorou mais que o previsto. Mas eles têm GPS e estamos a todo momento enviando coordenadas para se localizarem na mata”, informou. Até as 23h20 (horário de Mato Grosso), o grupo não havia sido resgatado do parque Nacional de Chapada dos Guimarães.

Fonte: G1 MT

Caldo de Piranha

O preço do voto
 
Tem candidato a vereador em Diamantino prometendo cargo de chefe do Pronto Atendimento (PA) para ter apoio de enfermeiro (a) e até mesmo prometendo cargo de secretária de Saúde. Só vale lembrar que na Câmara todos estarão de olhos nessas nomeações e não se sabe quem vai vencer as eleições então qualquer promessa de cargo é pura mentira, agora, acredita em mentira quem quiser. #Vote limpo!
 
Promete consulta grátis
 
Na Bojui teve candidato prometendo consulta grátis para a população dois dias por semana. Hehehehe. Engraçado é que nos ultimo três anos o mesmo que agora promete não deu as consultas. Hehehe. Essa promessa é velha e foi usada no Buriti e no Pedregal nas eleições de 2008. #Vote limpo!
 
Vereador com as promessas
 
Vereador não pode prometer dar consulta, pois não é sua função. Vereador não pode prometer cargo de nada, pois não é sua função. Aliás tem candidato à reeleição que não cumpriu sua função e agora quer continuar... voltou a prometer consultas grátis, não seria isso crime eleitoral? Trocar consulta por votos? #Vote limpo!

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Justiça Eleitoral nega candidatura de Pivetta em Nova Mutum

Candidato não apresentou todas as certidões necessárias
O candidato a prefeito de Nova Mutum (264 km ao Norte de Cuiabá), Adriano Pivetta (PTD), teve seu registro de candidatura negado pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral), por 4 votos a 3.

Ele foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O candidato é irmão do empresário Otaviano Pivetta, prefeito por duas vezes da cidade de Lucas do Rio Verde (354 km ao Norte da Capital).

Pivetta, que já foi prefeito do município, não apresentou todas as certidões necessárias para comprovar que não tem condenação capaz de torná-lo "ficha-suja".

Desse modo, o relator José Luiz Blaszak votou contra a candidatura do pedetista, e foi seguido por Pedro Francisco e Gerson Ferreira.

Votaram a favor da candidatura Samuel Dalia Junior, Sebastião de Arruda Almeida e Francisco Ferreira Mendes. Por fim, em seu “voto de Minerva”, o presidente do TRE, Rui Ramos, acabou barrando as pretensões eleitorais de Pivetta.

O candidato do PDT havia conseguido o registro de candidatura na primeira instância, porém, a coligação adversária, que tem como candidato o atual prefeito, Lirio Lautenschlager (PMDB), recorreu e levou o caso ao TRE.

Adriano Pivetta já entrou tardiamente na disputa, em substituição a Leandro Félix (PSDC), que renunciou à candidatura.

Se não conseguir reverter a decisão, a coligação terá que substituir novamente o candidato à Prefeitura de Nova Mutum. 

O advogado de Pivetta, Paulo Taques, informou que recorrerá da decisão.

“Entrarei com um embargo de declaração no próprio TRE. As certidões que o Adriano Pivetta apresentou foram aceitas pela Justiça em Nova Mutum. Acreditamos que, se o TRE considerou insuficiente, o candidato teria que ser intimado a apresentar as certidões restantes, em vez de ser simplesmente barrado”, disse.

Fonte: MidiaNews

Diamantino: Caminhões batem, um motorista morre e o outro é linchado na BR-364

Um jovem de 22 anos morreu em um acidente envolvendo dois caminhões na BR-364, em Diamantino, na madrugada desta quarta-feira (12). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o condutor de um dos caminhões estava embriagado e teria provocado a colisão ao invadir a pista contrária e bater de frente com o outro veículo.

O motorista de 24 anos que teria provocado o acidente teve apenas ferimentos leves e foi linchado por populares no local do acidente, logo após, foi socorrido e levado ao Pronto Atendimento de Diamantino com diversos hematomas e cortes na cabeça.

Depois de medicado encaminhado à Polícia Civil para prestar depoimento. Já uma mulher de 23 anos, grávida, que estava com a vítima foi encaminhada para o hospital com lesões graves.

O corpo do rapaz de 22 anos foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de necrópsia. Um trecho da rodovia onde ocorreu o acidente ficou parcialmente interditado devido ao acidente até a manhã desta quarta-feira para a realização de perícia. O trânsito de veículos no local foi controlado pela PRF.

Fonte: Redação O Divisor com G1 MT

Cursos gratuitos em Diamantino capacitam manicures e artesãs



Os alunos dos cursos que ocorrem simultaneamente nos bairros da Ponte e Pedregal com o propósito de ampliar a renda das famílias já estão na fase em que os alunos passam colocar em prática a aprendizado adquirido.

No bairro da Ponte cerca de 25 mulheres fazem o curso de manicure com design de unhas, nas alunas aprendem higienização dos equipamentos, desenho em unhas, técnicas de atendimento ao cliente com embasamentos práticos e teóricos. As aulas ocorrem as segundas e terças-feiras das 8h30 às 10h30 ou das 13h30 às 17h, no salão da capela São Gonçalo.

“Sou manicure há 10 anos e aqui estou aprendendo ter mais técnica desde ter mais firmeza no manuseio do alicate e aprendi desencravar unha com mais habilidade”, afirmou a aluna Rosenilda de Sousa Ferreira.

No bairro Pedregal ocorre o curso de bordado em chinelo com 30 alunas que aprendem colocar pedrarias em chinelos e a montarem flores amarradas na mão que podem ser pregadas em sapatos, bolsas ou em elástico para cabelo. As aulas ocorrem segundas e terças-feiras das 8h30 às 10h30 ou das 13h30 às 17h, no salão paroquial.

Fonte: Redação – O Divisor

UNED realiza Oficina do Corpo com ginástica para comunidade e funcionários



O projeto Oficina do Corpo, idealizado em 2010 pela professora do curso de Educação Física, Edilaine Caparelli, oferece para comunidade e funcionários da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED) aulas de ginástica.

“Proporcionamos qualidade de vida que são benéficas para o corpo, as atividades aliviam o estresse e integram os acadêmicos com a comunidade”, disse a diretora geral da UNED, Maria Aparecida Mendel Alves.

O instrutor e acadêmico do curso de Educação Física, Cláudio de Oliveira Neves salientou que os exercícios praticados previnem contra doenças respiratórias e vasculares e utilizam utensílios que contribuem para que os exercícios sejam praticados em casa.

“Os participantes se divertem enquanto queimam calorias, depois de três meses já é possível nootar mudanças significativas no corpo”, destacou o instrutor.

A coordenadora adjunta do curso de Educação Física, Patrícia Silvestre explicou que o curso é gratuito para os funcionários da UNED pelo Programa de Qualidade de Vida Funcional, e para comunidade tem um investimento simbólico de R$ 30,00 a mensalidade e R$ 10,00 a taxa de inscrição.

O projeto funciona as terças e quintas-feiras das 17h30 às 18h30 no auditório da faculdade. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Homem pula de torre de telefonia de 20 metros em Cáceres e morre de hemorragia

Um homem morreu nesta terça-feira (11) depois de se jogar de uma torre de telefonia celular no bairro Cidade Alta, em Cáceres.

Segundo informações da 2ª Companhia de Bombeiros, desde às 6h30 os militares tentavam demovê-lo da ideia fixa de pular de mais de vinte metros de altura.

A rua foi ficando cheia, os amigos do homem identificado como ‘Ceará’ suplicavam para que ele não pulasse. De acordo com os bombeiros, a última tentativa de fazer com que desistisse, aconteceu quando a esposa chegou ao local.

“Ela pedia para que ele não fizesse aquilo, o pedido era uma súplica e dizia que o amor entre eles tinha que ser maior que toda aquela situação e que família era o mais importante”, relatou o Corpo de Bombeiros.

Após duas horas de tentativas frustradas, Ceará pulou da torre. Os bombeiros ainda prestaram primeiros socorros, realizaram massagem cardiaca e ventilação e o encaminharam rapidamente ao Hospital Regional, mas ele não resistiu e morreu de hemorragia interna.

Fonte: Olhar Direto