sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Internos provocam incêndio em clínica de recuperação em Chapada dos Guimarães

Eles alegam que sofrem espancamentos; falta de Corpo de Bombeiros expõe cidade ao perigo



A clínica de recuperação de dependentes químicos "Vida Serena", localizada no bairro Santa Cruz, em Chapada dos Guimarães (67 km ao Norte de Cuiabá), foi alvo de um incêndio de grandes proporções, na tarde do último domingo (9).

Monitores que trabalham no local disseram que o incêndio foi provocado por internos, que atearam fogo em colchões.

Segundo os funcionários, o ato foi provocado, provavelmente, por internos em crise de abstinência (sintoma apresentado por quem está tentando abandonar o uso de drogas). Já alguns internos afirmaram que a ação teria sido um protesto a supostas agressões sofridas, após uma fuga, no domingo anterior.

Vários internos derrubaram um dos muros da clínica e fugiram. Após serem recapturados, eles teriam sofrido as agressões.

“Vários fugiram, aí, quando foram pegos, eles apanharam dos monitores. Quem foi defender também apanhou junto. Todo mundo apanhou”, relatou um dos internos à reportagem, em entrevista gravada.

Os internos estavam revoltados e alguns demonstraram interesse em desistir do tratamento.

“Pagamos R$ 2 mil por mês para ficar aqui e viver esse tipo de situação. Vai acabar saindo morte aqui”, disse um rapaz.

Após o incêndio, houve tumulto e principio de pânico no local. Foram os próprios internos que fizeram os primeiros combates ao fogo e passaram mal, devido à grande quantidade de fumaça inalada.


Sem Bombeiros

O incidente ocorrido na clínica Vida Serena revela os riscos a que a população de Chapada dos Guimarães está exposta. Sobretudo, em caso de um incêndio de grandes proporções, dada a inexistência de uma unidade do Corpo de Bombeiros.

As unidades de combate a incêndio mais próximas estão em Cuiabá e na cidade de Campo Verde, a 70 km de Chapada.

A falta de um posto avançado dos Bombeiros prejudicou o combate ao fogo na clínica. O trabalho foi feito de maneira improvisada, após a chegada de um trator com um tanque de água. Também foram usados baldes e mangueiras de uso doméstico.

Moradores da região foram até o local e mostraram preocupação com o perigo do fogo se alastrar. Os internos subiram no telhados e aproveitaram a aglomeração para fazerem reclamações sobre tratamento dispensado a eles na clínica.

A operação de combate improvisada durou cerca de uma hora. Uma ala da clínica ficou totalmente destruída.

Outro lado

A direção da clínica Vida Serena optou por não dar declarações sobre o fato.

Fonte: MidiaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário