sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Indea promete normalizar certificação; madeireiras do Nortão têm prejuízos

A certificação de produtos florestais, que não estava sendo feita há alguns dias, pelo Indea, e causando prejuízos para várias madeireiras, deve ser normalizada a partir desta tarde em Sinop. De acordo com o supervisor regional do Indea em Sinop, José Carlos Balbo, a direção estadual orientou a instalação de um novo programa. "Já estamos providenciando a instalação para atender os que estão esperando", explicou. A expectativa é que o serviço seja retomado ainda hoje, no entanto, aqueles que preferem não esperar estão sendo orientados a seguir viagem até Cuiabá, onde o serviço já foi normalizado, segundo Balbo. Amanhã é feriado em Sinop (aniversário do município) e o serviço deve parar novamente.

O referido certificado acompanha a nota fiscal do produto que está sendo transportado. Sem ele, as cargas não podem seguir viagem até o destino final e, com isto, acabaram se acumulando nos pátios de fiscalizações do instituto e das empresas. "Um dia parado, sem certificação, equivale a exatamente deixar de vender R$ 5 milhões em produtos", explicou Álvaro Leite, presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeiras do Estado (Cipem), à uma emissora de TV.

O problema afetou vários municípios mato-grossenses após a empresa responsável pelo sistema interromper os serviços alegando falta de pagamento por parte do Governo Estadual. O presidente do Indea, Jurandir Ribas, afirmou que o contrato que havia com a referida empresa foi cumprido, no entanto, caso seja confirmado a existência de alguma pendência, o órgão fará a regularização. "Dentro das possibilidades financeiras do Estado, o órgão estará honrando com os compromissos", disse.

O sistema que passa a ser utilizado a partir de hoje foi formulado pela Cepromat.

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário