quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Vazamento de gás em fábrica deixa 33 pessoas hospitalizadas em MT


Funcionários de indústria passaram mal com
vazamento (Foto: Edinaldo Nogueira/Expresso MT)
Trinta e três pessoas foram hospitalizadas após um vazamento de amônia em uma fábrica de alimentos na noite desta terça-feira (14), na cidade de Nova Mutum, a 269 quilômetros de Cuiabá. Conforme o Corpo de Bombeiros, após a constatação do vazamento do gás, o local foi esvaziado. O incidente ocorreu por volta das 20h na fábrica da empresa Brasil Foods (BRF) e deixou mais de 30 pessoas asfixiadas, segundo informou ao G1 o Corpo de Bombeiros.

“Houve um vazamento em um dos maquinários, onde constatamos o nível de 40 ppm [partes por milhão – a sigla indica a quantidade, em gramas, das soluções diluídas]. O aceitável seria até 20 ppm”, disse o tenente subcomandante dos bombeiros Eraldo Moura.Equipes dos bombeiros, polícia militar e ambulâncias auxiliaram na retirada dos trabalhadores do local, que foram encaminhados para o Hospital Municipal de Nova Mutum. “Foram 33 pessoas hospitalizadas, algumas desmaiadas pois ficaram com dificuldade de respirar nesse incidente. Os exaustores foram abertos, fizemos uma higienização no local.

O material que estava na linha de produção foi descartado porque foi contaminado”, completou o tenente. Ainda de acordo com os bombeiros, os trabalhadores foram medicados na unidade de saúde e foram liberados logo em seguida. Vazamento Em nota, a BRF informou ao G1 que o vazamento de amônia ocorrido foi provocado por falha em equipamento utilizado para refrigerar um dos túneis de congelamento da planta. 

Ainda conforme a assessoria de comunicação da empresa, como medida de prevenção, o local – que estava em operação - foi evacuado para a realização dos trabalhos de contenção e bloqueio. A empresa afirmou que na mesma noite a fábrica foi liberada, após as medições realizadas pela área de segurança.

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário