quinta-feira, 2 de agosto de 2012

MT Preparatório oferta 10 mil vagas nos 141 municípios de Mato Grosso

Começou nesta segunda-feira (30.07) o período de inscrições do programa educacional ‘MT Preparatório’, realizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), em parceria com a Secretaria de Educação (Seduc). No total, estão sendo ofertadas 10 mil vagas, sendo 7.500 na modalidade presencial mediada tecnologicamente (aluno em sala de aula na escola atendida pelo programa) e 2.500 vagas via web (aluno por meio de um computador com acesso à internet assiste às aulas por meio de senha e login). 

Todos os 141 municípios de Mato Grosso são contemplados pelo maior programa de ensino à distância do Centro-Oeste. Os interessados têm até às 23h (horário de Mato Grosso) do dia 08 de agosto para se inscrever, através dositeda Secitec ou nositeda Seduc. Antes de preencher oformulário de inscriçãoo candidato precisa escolher se quer assistir as aulas preparatórias na sala de aula ou pela internet. Se optar pela modalidade presencial (sala de aula), o candidato deve observar nalistade unidades educacionais que possuem o acesso mais próximo. 

O sistema só permite uma inscrição por CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) e, após o preenchimento do formulário, o candidato recebe via e-mail o comprovante da inscrição. Feito esse processo, o candidato aguarda a divulgação dos aprovados, que será no 10 de agosto. Com conteúdo voltado para a preparação de exames seletivos como concurso público, vestibular e principalmente o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), o ‘MT Preparatório’ está previsto para começar na segunda quinzena de agosto e encerrar no dia 01 de novembro, dois dias antes das provas do Enem 2012, que serão aplicadas nos dias 03 e 04, em todo o País. 

As matrículas dos aprovados serão feitas nas escolas onde o candidato escolheu estudar, entre os dias 14 a 17 de agosto. Serão exigidos os documentos: cópia de CPF; certidão de nascimento, casamento ou cédula de identidade; uma foto 3x4 recente; histórico escolar ou atestado escolar parcial do Ensino Médio e comprovante atualizado de residência. A falta de algum desses itens impede a matrícula e, assim, a vaga no programa.

Os matriculados no 3º ano do Ensino Médio nas escolas estaduais onde estão instalados os equipamentos tecnológicos do programa têm prioridade no preenchimento das vagas. Assim também ocorre com os alunos de seis dos nove municípios (Sinop, Rondonópolis, Diamantino, Alta Floresta, Barra do Garças e Tangará da Serra) onde há escolas técnicas de Educação Profissional e Tecnológica do Estado, que ficam sob a administração da Secitec. Caso esses dois grupos não ocupem as vagas ofertadas, alunos do 3º ano de outras unidades públicas de Educação e concluintes do Ensino Médio poderão ocupá-las. As aulas do programa educacional serão realizadas no período noturno, das 19h às 22h15, de segunda a sexta-feira.

Aulas nas unidades prisionais

Reeducandos abrigados nas unidades prisionais de Mato Grosso também têm acesso às aulas do programa ‘MT Preparatório’. A ação educacional é realizada através de uma parceria entre a Secitec e a Fundação Nova Chance (Funac). Serão atendidos os detentos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé), da Cadeia Pública de Santo Antônio do Leverger e dos presídios ‘Major Eldo Correa’ (Mata Grande/em Rondonópolis), ‘Osvaldo Florentino Ferreira’ (Ferrugem/em Sinop) e ‘Major PM do Zuzi Alves da Silva’ (em Água Boa). Nessas unidades, o conteúdo é gravado e disponibilizado aos detentos em horários definidos pela Funac. 

MT Preparatório

O ‘MT Preparatório’ entrou em funcionamento em agosto de 2011. O programa é constituído por aulas preparatórias em TV digital interativa, com imagens conduzidas via satélite em tempo real, como em uma transmissão televisiva, com possibilidade de interação, ao vivo, entre professor e alunos, por voz e vídeo. Um estúdio de TV funciona na sede da Secitec, em Cuiabá, com ilhas de edição e três câmeras de alta tecnologia. 

Desse estúdio, o professor ministra a aula, cujas imagens são exibidas via satélite em tempo real aos 141 municípios atendidos. Cada sala de aula participante do método de educação à distância é equipada com um kit composto por: Antena VSAT bidirecional, roteador-receptor de satélite, cabeamento estruturado (LAN), microcomputador, webcam com microfone embutido, TV LCD 42 polegadas, impressora a laser e no-break. Confira dositeda Secitec o Edital do ‘MT Preparatório’ e a relação das escolas contempladas pelo programa educacional do Estado. Dúvidas:Coordenação do programa MT Preparatório. Horário de atendimento: 14hs às 19hs (65) 6313-0128 

Foto: Assessoria Secitec 
Fonte: Secom-MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário