sábado, 25 de agosto de 2012

Magistrados representam MT em evento do CNJ


Discutir formas de melhorar a imagem dos magistrados junto à sociedade, priorizando a qualidade, e não quantidade, do trabalho por eles executado. Este foi o foco da solenidade de lançamento do Programa Valorização dos Magistrados: Juiz Valorizado, Justiça Completa, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), para juízes e desembargadores da região Centro-Oeste do país. O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, esteve presente representando o Poder Judiciário mato-grossense, juntamente ao diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Paulo da Cunha, e o juiz Gilberto Giraldelli, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça.

Na abertura do evento, realizado nesta sexta-feira (24 de agosto) na Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (Asmego), em Goiânia, foi exibido um vídeo com mensagem do presidente do CNJ e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ayres Britto. Além disso, o conselheiro José Lucio Munhoz, responsável pelo lançamento do programa, explicou a importância da iniciativa.

“O programa surgiu da verificação do problema da má compreensão da coletividade em face do trabalho do magistrado. Surgiu também da percepção de que o juiz hoje é um profissional sobrecarregado de trabalho e sem estrutura adequada. O magistrado sofre ameaças, sofre violência e é pressionado por uma estrutura interna que privilegia a quantidade e não a qualidade do trabalho profissional. E isso vai causando problemas de toda ordem. Então precisamos refletir sobre o tema, por isso a importância desse programa”, afirmou o conselheiro, que também é presidente da Comissão Permanente de Eficiência Operacional e Gestão de Pessoas do CNJ.

O encontro regional reuniu representantes da Presidência dos Tribunais, Corregedorias, Escolas Judiciais, diretorias de Comunicação e Associações de Magistrados de todos os segmentos da magistratura dos três estados e Distrito Federal. A reunião teve como intuito refletir e discutir a imagem do Poder Judiciário.

Os principais objetivos dessa iniciativa são: promover o engajamento dos diversos segmentos da Magistratura Brasileira no Programa Valorização; obter, mediante o diálogo e o debate participativo, subsídios contributivos para o desenvolvimento do programa e para a atuação do CNJ e demais órgãos do Judiciário com vistas à valorização da Magistratura Brasileira; contribuir para a formulação e o aprimoramento das práticas dos magistrados e dos órgãos de direção e de formação dos tribunais relativos à valorização do trabalho judicial e da figura pública dos magistrados; e contribuir para o aprimoramento do diálogo entre o Poder Judiciário e os diversos setores da sociedade.

Fonte: O Documento

Nenhum comentário:

Postar um comentário