sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Incêndio fecha pontos turísticos em Chapada dos Guimarães

Os pontos turísticos do Parque Nacional de Chapada dos Guimarães - Morro de São Gerônimo e a Trilha das Cachoeiras - estão fechados, a partir de hoje (14), devido ao incêndio que acontece no local há uma semana. Segundo o gerente da unidade ambiental, Cecílio Vilabarde Pinheiro, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da proibição de visitas, durante os próximos 3 dias estão cancelados os agendamentos de passeios. Apenas o Rio Claro e a cachoeira Véu das Noivas ficarão abertos para o público. A medida é para prevenção de acidentes.

O incêndio, que teve início no dia 7 de setembro, em uma área próximo às margens do Rio Coxipó, atingiu as mediações do Parque na segunda-feira (10). Ainda não há estimativa de quantos hectares foram destruídos pelas chamas. Estão atuando nos trabalhos de combate 18 profissionais do ICMBio, 20 brigadistas do Corpo de Bombeiros, além de 10 militares da Aeronáutica, que iniciaram as atividades nesta quinta-feira (13). O Instituto Chico Mendes também tem enviado combatentes de outros estados brasileiros. "O nosso maior objetivo é evitar que o fogo se alastre e chegue até as margens das Tri- lhas de Cachoeiras", explicou Pinheiro.

Em 5 de setembro de 2010, Chapada dos Guimarães registrou um dos maiores incêndios do Estado. Pontos turísticos e morros do Parque foram devasta- dos pelo fogo. Foram necessários cerca de 15 dias para combater as chamas.

Investigação - Cecílio Pinheiro destacou que o ICMBio está estudando a possibilidade de solicitar investigação criminal sobre o incêndio em Chapada dos Guimarães. Ele ressalta que o Instituto já tem notícias sobre o local onde foi iniciado o incêndio, uma região de chácara próximo ao rio Coxipó. "Na data (7 de setembro) era feriado nacional, o que pode ter ocasionado o aumento no fluxo de pessoas e, consequentemente, limpeza das propriedades. A população ainda prefere atear fogo em folhas secas, do que preservar o meio ambiente". Além da queimada no Parque Nacional, os municípios de Nobres (próximo a cabeceira do Rio Cuiabá) e o distrito de Nossa Senhora da Guia também possuem equipes do Corpo de Bombeiros atuando no combate ao fogo.

Reforço - Duas aeronaves air tractor chegam hoje ao Estado. Os equipamentos foram disponibilizados pelo ICMBio e irão auxiliar no controle do fogo. O helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer/MT) está na região desde terça-feira (11) e auxilia a equipe na observação do incêndio, para elaboração de estratégia de combate. Segundo o titular do Comando Regional I do Corpo de Bombeiros, coronel Dércio Santos da Silva, até a tarde de ontem o incêndio em Chapada dos Guimarães possuía 4 frentes. "As equipes estão trabalhando dia e noite, todos os dias da semana. Todos os profissionais estão equipados e focados no trabalho de combate".

Denúncias - As denúncias de incêndios devem ser feitas pelo telefone 193 e, segundo Dércio Santos, ajudam evitar danos materiais, ambientais e humanos que podem ser causados pelo fogo.

Fonte: A Gazeta

Nenhum comentário:

Postar um comentário