quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Espaço Cultural

Grupo Mirim de Viola de Cocho de Diamantino se apresentou na escola Serra Azul

Grupo Mirim de Viola de Cocho de Diamantino se apresentou na escola Serra Azul O município de Diamantino é um dos precursores da viola de cocho no Estado de Mato Grosso, sua presença é forte em diversas rezas, cantos e danças tradicionais, porém com o passar do tempo, o município foi perdendo consideravelmente um dos seus costumes mais tradicionais, o modo de fazer e tocar a viola de cocho.

Hoje na cidade existem poucas pessoas que fabricam e tocam esse instrumento. O projeto “Grupo Mirim de Viola de Cocho Arara Azul” tem como objetivo ensinar crianças da rede pública de ensino a tocar e divulgar esse instrumento no município e na região, através de oficinas de musicalidade e apoio aos tocadores que já praticam e dominam essa arte.

Para os diamantinenses é de fundamental importância que este instrumento adquira mais adeptos e continue fazendo parte do seu cotidiano e da cultura local.

O objetivo é levar a arte do instrumento às comunidades popularizando-a para que as mesmas possam apreciá-las; este é um dos objetivos do Grupo Mirim “Viola de cocho”. No dia 06 de setembro o grupo se apresentou na escola estadual Serra Azul para um público na qual envolvia os pais, alunos e demais comunidade escolar. Dia “D” Família e Cidadania na Escola.

Fonte: Redação – O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário