sábado, 15 de setembro de 2012

Fogo destrói 6,5 mil hectares de área indígena e ameaça Parque do Xingu

Um incêndio que já dura 13 dias consumiu 6,5 mil hectares de vegetação da Terra Indígena Wawi, que fica próxima ao Parque Nacional do Xingu. A área afetada está localizada na região da cidade de Querência, a 912 quilômetros de Cuiabá.

Conforme informações repassadas pelo fiscal do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Nicélio Silva, 21 brigadistas das cidades de Luciara e Brasnorte estão atuando para combater as chamas.

“O incêndio começou por uma queima de roça e acabou perdendo o controle e avançando nessa região do Wawi, que é praticamente grudado com o Parque Nacional do Xingu”, disse.

Ainda de acordo com o Ibama, os brigadistas estão na região a pedido da Fundação Nacional do Índio (Funai), já que o fogo corre risco de avançar para o Parque do Xingu. A dificuldade no combate aos focos de incêndio, segundo Silva, está no desconhecimento dos brigadistas em relação à região. O Ibama garantiu o envio de novas equipes para o local, caso o fogo ainda não seja contido.

Fonte: G1 MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário