quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Diamantino será beneficiada com criação de comitê de proteção das águas


Em 2013 deverá ser criado o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paraguai. O comitê tem como objetivo proteger as nascentes, normatizar o uso da água e arrecadar recursos para investimentos em proteção e recuperação de áreas degradadas.

De acordo com a ambientalista Maria Tereza Paro Otton, a criação deste comitê é de extrema importância por se tratar de um rio internacional. “Diamantino ainda não se deu conta da importância dos seus recursos hídricos e de quanto é importante fazermos parte da nascente de um rio internacional”, pontuou. 

Segundo a ambientalista, a criação deste órgão vai beneficiar a cidade em vários pontos. “Isso irá proporcionar a despoluição do Ribeirão do Ouro e do Rio Diamantino, investir na recuperação de áreas degradadas e, principalmente, saneamento básico”, completou. 

Maria Teresa participou do XIV Encontro Nacional das Bacias Hidrográficas (Encob), que foi realizado em Cuiabá entre os dias 05 e 09 de novembro. “O encontro era nacional, mas tinha gente de toda a América Latina e isso foi importante para a troca de experiência e para o pessoal que está fazendo parte da criação do comitê estudar qual o melhor modelo de gestão”, explicou. 

A ambientalista conta, ainda, que deverão fazer parte deste órgão os governos estadual e municipal, secretarias, entidades civis e todos aqueles fazem uso das águas da bacia. “É um comitê democrático, todos estão aptos a participar, é uma espécie de parlamento das águas”, finalizou. 

Com uma área de 1.100.000 KM², a bacia do Rio Paraguai abrange os estados brasileiros de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, além de áreas da Argentina, Paraguai e Bolívia. O principal rio desta bacia é o Paraguai com 2600 km². Ele nasce em Mato Grosso e percorre também territórios da Bolívia e Paraguai.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário