segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tribunal de Justiça realiza Semana da Conciliação em Diamantino e Alto Paraguai

De hoje (12.11) até o dia 26 de novembro acontece a Semana da Conciliação em Diamantino e Alto Paraguai. Nesse período serão realizadas aproximadamente 800 audiências de conciliação, que ajudarão a diminuir os estoques de processos.

De acordo com o juiz da vara da Infância e da Juventude, Luis Fernando Voto Kirche, os processos selecionados são aqueles que existem uma possibilidade de acordo entre as partes. “Nós chamamos as partes envolvidas e tentamos fazer acordos, diminuindo assim os processos em tramitação e trazendo satisfação à população que procura o poder judiciário”, explica o magistrado.

O magistrado explica, ainda, que o principal volume de processos é referente ao juizado especial. “O juizado especial é o maior foco e na justiça comum alguns juízes marcam conciliação na área de família e nas varas cíveis com aqueles processos que estão aptos a ter uma audiência visando o acordo. Muitas vezes, também, marcamos com aqueles processos que já foram julgados e couberam recursos e estão em fase de execução onde verificamos a possibilidade de tentar conversar mais uma vez com as partes”, comenta.

O juiz ainda comenta que o maior volume de processos diz respeito ao município de Alto Paraguai, onde o Tribunal de Justiça possui um posto avançado do Juizado Especial. Kirche espera que 850 audiências de conciliação sejam realizadas até o dia 26.

O que é? 

A Semana da Conciliação acontece em vários estados brasileiros com o objetivo de diminuir o estoque de processos na esfera judicial. A semana é uma meta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) juntamente com as corregedorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário