sábado, 9 de fevereiro de 2013

Polícia Civil indicia "promoter" por exploração sexual infantil

A delegada Daniela Silveira Maidel, da Delegacia de Defesa da Mulher de Várzea Grande, indiciou o "promoter" Reinaldo Luís Akerley Cavalcante, proprietário do portal “Garota Copa do Pantanal 2014”, por exploração sexual infantil.

O inquérito foi encaminhado à Justiça no dia 19 de dezembro do ano passado. O Ministério Público Estadual (MPE) vai analisar o inquérito na próxima semana e decidir se oferece ou não denúncia.

A delegada indiciou o "promoter" com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Art. 244-A: “Submeter criança ou adolescente, como tais definidos no caput do art. 2o desta Lei, à prostituição ou à exploração sexual”.

Conforme o MidiaNews já divulgou, a Polícia Civil e Ministério Público Estadual (MPE) investigavam o portal desde 2011, sob a acusação de divulgar vídeos na internet, com imagens de menores em trajes de banho e posições considerada sensuais.

Em vídeos e fotografias, as garotas aparecem vestidas com camisetas nas cores verde e amarelo, estampado “Garota Copa Pantanal 2014”. Elas também usam short curto ou calcinha de biquíni.

Os vídeos foram feitos em várias cidades: Cuiabá, Várzea Grande, Barra do Garças, Mineiros (GO), Rio de Janeiro, São José do Rio Claro (SP), entre outras fora de Mato Grosso.

O "promoter" justificou a Polícia, em depoimento, que os vídeos foram produzidos com a autorização dos pais das meninas.

A delegada entendeu que não é admissível que menores de idade se exponham, para o mundo todo, por meio de vídeos na Internet, mesmo com autorização dos pais.

Circulavam no portal 1.089 vídeos das menores em restaurantes, bares, lojas, piscinas, churrascarias e em outros locais. Por determinação judicial, o site foi retirado do ar, em abril de 2012.

Exibições na rede
Mesmo com o portal inativo, ainda é possível acessar os vídeos pelo site YouTube, em um canal com o nome de GarotaCopa2014.

O canal foi criado em maio de 2012, após o início das investigações e já teve mais de 5,8 mil acessos.

A reportagem também localizou duas páginas na rede social Facebook, que exibem as fotos das menores.

Um dos endereços é Reynaldo Eventos, que contém centenas de fotos de garotas, vestidas com as camisetas Garota Copa Pantanal 2014.

A Fan Page Garota Copa 2014, também exibe as imagens das menores e usa a descrição: Brasil sede da Copa e da beleza mundial.

Secopa
Na época em que a investigação se iniciou, a Secretaria Extraordinária da Copa (Secopa) comunicou à agência sobre o uso indevido da marca da Fifa.

A entidade pediu para Reynaldo retirar a logomarca da federação das camisetas e não usar mais o nome "Copa 2014".

Mesmo com o pedido, é possível ver a logomarca da Fifa estampada das camisetas, em fotos postadas recentemente no Facebook.

O Governo do Mato Grosso garante que não há nenhum vínculo entre a administração e o evento. 

Outro lado
O "promoter" Reinaldo Cavalcante não foi localizado pela reportagem.

Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário