quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Prefeito de Diamantino reivindica ao ministro da Pesca mais investimentos na região

O prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln esteve em Brasília reunido com o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella e cobrou que seja investido mais no setor na região Médio Norte.

Os prefeitos de Alto Paraguai, Adair José Alves Moreira e o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga estiveram juntos na reunião que ocorreu na tarde de segunda-feira (04.02).

Juviano Lincoln lembrou o ministro que a região teve origem garimpeira, tem uma economia exaurida e necessita de ações efetivas do Governo Federal para criação de emprego e renda. O gestor defendeu os agricultores familiares e salientou que é preciso haver industrialização do peixe, fato que contemplará diretamente os três municípios.

Tendo em vista que o ministro Crivella afirmou, em recente viagem ao Rio de Janeiro, que o Brasil tem todas as oportunidades para se tornar o maior produtor de peixe do mundo, os três prefeitos pediram que a região Médio Norte mato-grossense faça parte dos projetos da cadeia da piscicultura, inclusive visando a exportação.

A importância do investimento do peixe na região foi defendida também com uma afirmação do ex-presidente Lula quando transformou a Secretaria Especial de Pesca e Aquicultura em Ministério, na ocasião defendeu que com o aumento da produção, seria possível colocar peixe na merenda escolar. “As crianças vão pegar o hábito de comer carne de peixe, vão perceber que é mais saudável”, mencionou.

Os gestores mostraram que a piscicultura é uma importante fonte de renda para as famílias mato-grossenses e solicitaram investimentos como: implantação em Nortelândia da fábrica de ração e do centro de produção de alevinos, atendendo aos pequenos produtores familiares; fornecimento de 10 mil horas máquina para construção de tanques de peixes para os agricultores familiares dos municípios envolvidos; implantação de um laboratório para treinamento e capacitação dos pequenos produtores; dois caminhões, sendo um para o transporte de ração e outro para o de peixes; mais acesso pavimentado ligando os municípios de Diamantino e Alto Paraguai passando pelo empreendimento no setor.

Fonte: Laércio Guidio/Assessoria de Imprensa
Foto: Kenedy Brayan

Nenhum comentário:

Postar um comentário