sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Ibama fecha garimpo clandestino no Norte de Mato Grosso

Bens apreendidos foram avaliados em mais de meio milhão de reais

Agentes do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) identificaram e fecharam um garimpo, que funcionava de forma ilegal, na cidade de Novo Mundo (785 km ao Norte de Cuiabá).

A ação faz parte da Operação Soberania Nacional, que visa ao combate do desmatamento ilegal nos estados do Pará e Mato Grosso.

Segundo o Ibama, a atividade garimpeira funcionava em uma área com mais de 25 hectares, equivalente a 25 campos de futebol.

No local, foram apreendidos nove motores com bomba para sucção de água, duas máquinas escavadeiras e dois grandes tratores de esteira, utilizados para derrubar árvores e escavar a terra em busca de ouro.

Os bens estão avaliados em mais de R$ 500 mil.

Os agentes ambientais atenderam aos indicativos de desmatamento gerados pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), por meio do sistema Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real).


Visando à segurança dos ambientais, o Ibama solicitou apoio à Polícia Federal, que colocou quatro policiais à disposição do órgão para garantir a retirada dos bens.

Segundo gerente executivo do Ibama em Sinop (500 km ao Norte da Capital), Evandro Selva, as grandes operações de combate ao desmatamento ilegal desenvolvidas na região amazônica, como a Soberania Nacional, com a descapitalização dos infratores, têm gerado grandes resultados na dissuasão do crime ambiental.

Resistência

A região de Novo Mundo tem um histórico de desmatamento e enfrentamento às forças federais.

Em 2009, um grupo de infratores, percebendo que teriam seus caminhões, com toda a madeira extraída ilegalmente, apreendidos, ateou fogo em uma ponte que dava acesso ao local.

Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário