sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Prefeitos buscam solução em consórcio para o lixo na região de Diamantino

Os prefeitos de Diamantino, Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Nova Olímpia e São José do Rio Claro, estiveram reunidos na manhã desta sexta-feira (19.10) em busca de uma solução para os resíduos sólidos na região.

A reunião que ocorreu na sede do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social, Ambiental e Turístico do Alto do Rio Paraguai-CIDES, discutindo a possibilidade de instalar uma usina para dar destinação final ao lixo, de forma apropriada, seguida de educação ambiental aos munícipes.

A ideia em pauta é trabalhar em conjunto, contratando uma empresa via consórcio, que recolherá o lixo de forma seletiva nos municípios, sem ser com caminhão compactador, e dará a destinação final adequada ao produto.

O CIDES engloba: Arenápolis, Nortelândia, Santo Afonso, Nova Marilândia, Alto Paraguai, Diamantino, Denise, Nova Olímpia, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra, Campo Novo do Parecis, Sapezal, São José do Rio Claro e Nova Maringá.

De acordo com o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga (PR) é preciso resolver a questão dos Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), que cada município tem firmado com o Ministério Público, já com prazo em andamento.

Os prefeitos de Diamantino, Juviano Lincoln (PSD) e de São José do Rio Claro, Massao Watanabe (PR) sugeriram uma reunião com o Ministério Público e os prefeitos atuais e eleitos para discutir o assunto, mostrar que estão sendo estudadas maneiras para resolver a questão dos aterros e propor um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) unificado entre os municípios consorciados, caso haja viabilidade de contratar uma empresa que atenderá de forma coletiva.

Fonte: Redação – O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário