quinta-feira, 14 de março de 2013

Municípios discutem em Nortelândia implantação da olericultura na cadeia produtiva


Prefeito Neurilan Fraga apresenta projeto utilizando a irrigação como ferramenta para plantio de cebola, beterraba e banana
 
Representantes de cinco municípios do Médio Norte se reuniram na manhã desta quarta-feira (13.03), no auditório da Casa da Cultura “Judith Dias Barreto” em Nortelândia, para uma importante reunião que discutiu a implantação de dois projetos a serem implantados na cadeia produtiva regional voltadas a olericultura e piscicultura.

O prefeito Neurilan Fraga, esclareceu que numa reunião realizada na sede da Associação Matogrossense dos Municípios (AMM), com a participação do deputado estadual José Domingos, do secretário de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar, Meraldo Sá, o economista da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Maurício Munhoz, e o gerente de Desenvolvimento Econômico da AMM, Hudson dos Anjos, ficou acertado que o Governo do Estado irá bancar parte do projeto de olericultura, uma vez que a proposta irá beneficiar toda região, principalmente as cidades de economia exaurida como Nortelândia, Santo Afonso, Nova Marilândia, Arenápolis e Alto Paraguai, na produção de cebola, cenoura, beterraba e banana com a utilização de irrigação. 

Neurilan Fraga falou da viagem que fez a mais de dez municípios do interior do Estado da Bahia, onde conheceu a técnica que em apenas um município gera cerca de 5.000 empregos diretos, e movimenta a economia de várias cidades.

O prefeito de Nortelândia apresentou o baiano e técnico agrícola Juraci de Abreu, que está em Mato Grosso a seu convite para trabalhar a implantação da olericultura, como alternativa econômica, inserindo essa atividade nas cadeias produtivas já desenvolvidas. Ele disse ainda que as variedades cultivadas na Bahia se adaptarão facilmente ao clima matogrossense, assegurando alta rentabilidade e transformando a vida das famílias atingidas no campo. Fraga disse que um dos próximos passos será capacitar e dar assistência técnica aos proprietários rurais, e lembrou que a construção do Centro de Capacitação e Difusão da Agricultura Familiar no Assentamento “Barreirão”, será utilizado para atingir essa demanda em nível regional. O centro contará com um auditório com capacidade para 200 pessoas, além de alojamento e refeitório, onde serão desenvolvidas atividades teóricas e práticas.

 Sobre a cadeia da piscicultura o gestor de Nortelândia informou que já houve entendimento junto ao Ministro da Pesca Marcelo Crivela, durante visita realizada em fevereiro deste ano em Brasília, para criação de uma fábrica de ração para peixes, um laboratório para criação de alevinos, e abertura de tanques, além da capacitação aos produtores rurais para atuarem de forma decisiva e sólida nesta cadeia produtiva.

“O que se pretende é trabalhar a inclusão produtiva dos agricultores, visando o combate à pobreza, aumentando a rentabilidade dos proprietários rurais, bem como diversificar a economia no campo, transformando a região em um grande pólo da piscicultura, assim como acontece em regiões dos Estados do Paraná e da Bahia” destacou Neurilan.

De acordo com ele órgãos importantes como o SEBRAE, SENAR e EMBRAPA já se propuseram a contribuir com o processo, aplicando cursos e oficinas para os produtores rurais de Nortelândia e região, objetivando capacitá-los e transformá-los além de produtores também em empreendedores. 

No primeiro momento, o projeto atenderá cerca de 300 produtores dos municípios de Nortelândia, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia e Alto Paraguai, além do município de Acorizal e de municípios do Vale do São Lourenço, em áreas de ate 1,5 equitare.

Os representantes dos municípios avaliaram inclusive a necessidade de criar uma cooperativa regional, para ajudar no plantio e comercialização dos produtos das cadeias produtivas, além de diminuir o custo na aquisição de insumos, sementes e outros produtos.

O diretor do técnico da EMPAER Arnaldo Ferro, falou da necessidade de dividir o processo em duas etapas, sendo o primeiro relativo à capacitação dos produtores e do processo produtivo, constituindo uma unidade de experimento, e colocou a estrutura do órgão a disposição do projeto.

Os representantes acordaram ainda que será promovido um mapeamento, levantando o perfil do produtor a ser atendido, do solo, o acesso à água e energia. E uma nova reunião marcada para o dia 08 de abril, no município de Nortelândia, a apresentação destes dados e o início a implantação das cadeias produtivas.

Participou da reunião o Secretário Adjunto da SEDRAF Reinaldo Loft, do Diretor Regional da EMPAER Arnaldo Pereira, do Diretor Técnico da EMPAER Arnaldo Ferro, das Diretoras da EMPAER para questões voltadas a Agricultura Familiar Mayra Cristina Valdoveu e Eliane Maria Daltro, do representante da EMPAER em Nortelândia Fernando Gomes da Silva, do Secretário Executivo e do Superintendente do Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto Rio Paraguai Carlos Luiz Fernandes e Elias Novaes respectivamente, do vice-prefeito de Santo Afonso Gezy Mario Ramos, do presidente da Câmara de Vereadores de Santo Afonso Josiney Batista de Souza, do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Nortelândia Edval Adércio Silva, da presidente da Coopermisa Nilvani Maria da Silva, do gerente da Coopermisa Abdão Moreno, do Secretário Municipal de Agricultura de Nova Marilândia Silvano da Cunha, do Secretário Municipal de Agricultura de Nortelândia Daniel de Oliveira, do Secretário Municipal de Administração de Nortelândia Edivaldo de Sá, além de representantes do município de Arenápolis e Alto Paraguai.

Fonte: Luy de Araújo/ASCOM

Nenhum comentário:

Postar um comentário