quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Cadeia Pública de Diamantino oferece cursos para detentos


A Cadeia Pública de Diamantino está promovendo o curso de capacitação para pintor de obras para os detentos da unidade. O curso tem duração de 160 horas, que são dividas entre relações humanas, segurança do trabalho e a parte técnica que a profissão exige.

De acordo com o instrutor do curso, Claudir Luiz Femtzke, o curso se baseia nos conhecimentos sobre o ofício, na segurança do trabalho, higiene e relação interpessoal. “Nós abordamos os assuntos que vão desde a preparação da tinta, a escolha do material, conhecimento das ferramentas, até na relação com o cliente, como deve se portar”, disse.

Segundo Claudir, quem faz o curso está dando o primeiro passo para se tornar um profissional quando ganhar a liberdade. “Aqui o aluno vai ter toda a noção do preparo da superfície, ele vai conhecer os tipos de tinta, como preparar as misturas, ele vai ser um profissional com conhecimento teórico e prático”, completa.

Para o professor, quem for aproveitar o curso quando sair do sistema prisional vai encontrar um campo de trabalho promissor. “A construção civil está com falta de mão de obra tanto para pedreiro quanto para pintor e quem quiser seguir na profissão terá muitas chances, pois o mercado necessita de mão de obra qualificada”, conta.

“O curso prepara para o mercado de trabalho também, quando chegar lá fora, o aluno vai saber quais seus direitos, deveres e obrigações. O objetivo é dar uma qualificação para que quando o preso sair, ter uma chance de recomeçar a vida”, finaliza Claudir.

Para o detento Wesley Eduardo da Silva Alencar o curso é importante para quem está preso a aprender uma profissão. “O curso e muito bom, o professor é ótimo, ele está explicando tudo pra nós. É uma vantagem pra nós, a direção está dando oportunidade para os presos e é uma oportunidade pra gente conseguir um trabalho quando sair”, diz.

O curso visa a capacitação do detento durante o tempo que ele permanece na unidade prisional e, para Wesley, isso é muito importante. “Hoje em dia todo mundo precisa fazer um curso, aqui sempre teve vários cursos . Eu espero conseguir um emprego, já que o professor disse que a área é boa, e deixar de fazer coisa errada”, finalizou.

Atualmente a Cadeia Pública de Diamantino está com 50 detentos.

Fonte: Redação / O Divisor
Foto: O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário