segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Centro Integrado de Operações de Segurança deve ser instalado em Diamantino

A Secretaria de Segurança Pública (Sesp) deve expandir a atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp) para 12 cidades do interior e, entre elas estão Sinop, Cáceres, Rondonópolis, Tangará da Serra, Pontes e Lacerda, Diamantino, Juína, Barra do Garças, Primavera do Leste e Vila Rica. Com tudo, ainda não há previão das instalações. O processo de interiorização do Ciosp e da Inteligência Policial teve começou no início do ano, em Cáceres, com a implantação do Centro de Comando e Controle e Inteligência (C3i), que passa adequações. 

Segundo o coordenador do Ciosp, o centro das regionais terá a estrutura na proporção da cidade. "Teremos no local o atendimento automatizado, e a informação já vai para o despachador em outra sala. Esse despachador só vai fazer a operação de rádio e de controle de ocorrência. O local terá também o setor de monitoramento de câmeras, integrando as corporações, além do espaço para a Inteligência Estratégica", explicou. 

Além disso, existe um trabalho de comunicação. "Se a cidade é Sinop, por exemplo, o município de Vera pertence à regional de Sinop então, colocaríamos as chamadas telefônicas de Vera para serem atendidas em Sinop. Irá funcionar como uma central ampliada, como é o Ciosp em Cuiabá e Várzea Grande. Quem liga de Várzea Grande, a chamada cai na Central, em Cuiabá, que despacha a viatura em Várzea Grande para atendimento da ocorrência lá. As cidades polos do interior passariam a ser centrais", disse o coordenador.

O projeto de expansão do Ciosp em Mato Grosso está em andamento e depende apenas da questão financeira do Estado. "Acredito que esse é um caminho que tem que ser seguido pela segurança pública. Temos isso consolidado nas instituições e junto ao governador porque verificamos que é importante e é dessa forma que precisamos trabalhar para obtermos melhores resultados na Segurança", falou.

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário