sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jangada é contemplada com sala de estabilização e população terá atendimento 24h na saúde


O município de Jangada foi contemplado neste mês de julho com uma sala de estabilização, que consiste em um espaço exclusivo para atendimento de urgências e emergências, com médico e equipe de enfermagem que atenderão em regime de plantão, durante 24 horas por dia, 7 dias por semana. O projeto inicial foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde em 2010. 

Durante todo este período, foi passando por modificações até que o Ministério da Saúde entendeu a necessidade e contemplou o município. O custeio das equipes fica por conta do Governo Federal, mas terá contra partida de recursos municipais. O Secretário de Saúde Marcelo Santana disse, em entrevista ao JangadaMT, que a sala de estabilização será instalada no centro municipal de Saúde. 

“A instalação desta sala atenderá um antigo anseio da população, que é o atendimento médico 24 horas”, ressaltou. A estrutura funcionará como local de assistência temporária e estabilização de pacientes críticos/graves, para posterior encaminhamento a outros pontos da rede de atenção à saúde.

Atende paciente crítico/grave, ou seja, aquele que se encontra em risco iminente de perder a vida ou função de órgão/sistema do corpo humano, bem como aquele em frágil condição clínica decorrente de trauma ou outras condições relacionadas a processos que requeiram cuidado imediato clínico, cirúrgico, gineco-obstétrico ou em saúde mental.

Fonte: Jangada MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário