sexta-feira, 20 de julho de 2012

Valores da família é tema de palestra educacional em Santo Afonso

Pais e alunos do município de Santo Afonso participaram no plenário da Câmara Municipal de Vereadores de uma palestra proferida pelo Padre Arlindo Adriano, pároco da comunidade local, abordando o tema Valores da Família, como parte do Projeto Família x Escola, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação. A titular da educação enfatizou a importância de trabalhar o tema junto a comunidade, pois acredita que é na família que devem ser cultivados valores essenciais como afeto, respeito, autoestima, responsabilidade e solidariedade, incidindo diretamente na convivência familiar do aluno no ambiente escolar.

 “São qualidades relevantes para o processo de crescimento educacional e familiar das pessoas. De modo que estamos otimistas com o sucesso do projeto, haja vista que temos o apoio e parcerias da ação social, cras, saúde, conselho tutelar, policia militar, legislativo, executivo, igrejas e toda a comunidade escolar” pontuou Maria Clara. Os organizadores acreditam que a escola, no seu dia a dia, deve ser aberta à participação da família, construindo com ela uma relação dialógica, crítica e libertadora, estimulando a participação dos pais em seu contexto, e por outro lado, os pais devem entender que a escola não é a única instituição responsável pela formação de seus filhos, transferindo suas responsabilidades para outras pessoas.

 “A escola, concomitantemente, é parceira essencial da família na construção desse ser em formação, pois colabora efetivamente para o crescimento intelectual, cultural, social, cognitivo, crítico, científico e espiritual” ressaltou a secretária. Ainda de acordo com os idealizadores e executores do Projeto Família x Escola é preciso que todos entendam plenamente o papel de ser pai, ser mãe e ser filho. 

Os pais, em mostrar os valores da vida e fazer com que os filhos compreendam a sua missão, os filhos, em ajudar os pais a se unirem sempre mais, fazendo cumprir dignamente sua missão. “A responsabilidade institucional de ensino é da escola e a responsabilidade de educar na plenitude é da família” concluiu Maria Clara.

Fonte: Spartacus Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário