quinta-feira, 5 de julho de 2012

MT tem um dos piores índices do País de transparência no Poder Público

Mato Grosso tem um dos piores índices do país de transparência relacionado ao poder público. De acordo com a organização “Índice Transparência”, o estado ocupa o 21° lugar no ranking entre os estados, com a nota 3,93. Recentemente a deputada Luciane Bezerra (PSB) apresentou um projeto de lei que pede a instalação do “Portal da Transparência” na Assembléia Legislativa de Mato Grosso.

O projeto prevê a ampla divulgação, por meio de site da internet, da relação dos servidores, gestão fiscal, verbas indenizatórias e processos licitatórios e contratos. “É muito estranho a “casa do povo” não tenha transparência em seus atos administrativos. Hoje com a aprovação da Lei de Acesso a Informação a divulgação dos gastos da assembleia é imperativa.

É direito de todos, que pagam impostos, a publicidade de todos os gastos do poder legislativo”, dispara a deputada. Segundo Luciane o parlamento tem que dar o exemplo. “Neste sentido acho que precisamos de novos exemplos na direção do Legislativo Estadual. Vivemos em uma época de transparência. Se o cidadão quer ver quanto o governo federal gasta, ele vai no portal transparência da união. No Estado o TJ dá um ótimo exemplo também.

O cidadão pode ver no Portal Transparência do tribunal dados como: receitas, despesas e licitações de obras. No site da Assembléia não há este dispositivo”, alertou Segundo o projeto de lei, no link Relação de Servidores irá constar informações do quadro de pessoal da AL, com nome, lotação e simbologias remuneratórias.

Já o link Gestão Fiscal será um espaço para divulgação de relatórios quadrimestrais e anuais, com a finalidade de informar a população sobre os investimentos com pessoal e fluxo de caixa. Enquanto o espaço verbas indenizatórias vai conter a publicação mensal da prestação de contas dos deputados da AL, no que tange as verbas indenizatórias destinadas ao pagamento das despesas de custeio os nomes dos deputados, suas despesas e os respectivos nomes e CNPJ dos fornecedores.

 Ainda conforme a iniciativa parlamentar a Assembléia deverá divulgar o lançamento e o recebimento de toda a receita das unidades gestoras, inclusive referente a recursos extraordinários. E ainda banco de preços; empresas penalizadas; convênios; passagens e diárias; decisões da Mesa Diretora; licitações; legislação aplicável.

 Devem constar também no site da assembleia as proposições legislativas e os andamentos e pareceres atualizados dos projetos de emenda constitucional; Lei Complementar; Lei Ordinária; Lei Delegada; decreto Legislativo; Resolução; Indicação; Moção e Requerimento.

Fonte: Olhar Direto/Da Redação - Laura Petraglia

Nenhum comentário:

Postar um comentário