quinta-feira, 5 de julho de 2012

"Apagão no Eleitoral" adia sessões no TRE e greve fecha cartórios

O “apagão no eleitoral”, movimento grevista dos servidores, praticamente paralisou as atividades no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso. E nesta quinta-feira, 5, o movimento deverá atingir o ápice, com o ultimo prazo para registro de candidaturas dos políticos escolhidos em convenções partidárias para o pleito de outubro. 

O presidente do TER, desembargador Rui Ramos, teve que suspender as sessões do Pleno e determinou corte em praticamente todos os trabalhos. O diretor-geral do TRE, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo, informou que há várias zonas eleitorais cujos Cartórios Eleitorais estão parados devido à greve, que começou no dia 21 de junho e que deverá ter o seu ápice nesta quinta-feira, no encerramento dos registros das candidaturas para as eleições de outubro. 

Segundo os números oficiais, 25 Cartórios estão em greve, e até os gabinetes aderiram à manifestação. Dentre os cartórios com maior problema, sem nenhum Servidor concursado trabalhando, estão os de Cáceres, Sinop, Sapezal, Guarantã do Norte, Barra do Garças, Rio Branco, Rondonópolis e Barra do Bugres, além de Cuiabá. 

 No encontro com os servidores, Ramos manifestou grande preocupação com o andamento dos registros das candidaturas e pediu que o sindicato interceda junto à categoria para que este trabalho da Justiça Eleitoral não seja inviabilizado. “Estamos tentando acertar com os servidores remanescentes a manutenção das atividades essenciais” – disse.

 Ele se reuniu com o sindicato da categoria em greve e disse apoiar a reivindicação da classe. “Torço por vocês e não vou radicalizar, acho que vocês tem total razão de reivindicar a reposição das perdas salariais", - disse . Ramos externou que não gostaria que a responsabilidade dos trabalhos dos cartórios ficasse exclusivamente com os requisitados, e sugeriu que os servidores efetivos que estão participando da greve façam um rodízio e mantenham pelo menos um deles nos cartórios. 

 O presidente do Sindijufe-MT, por sua vez, disse que a negociação neste sentido é possível, mas ressaltou que a proposta deve ser discutida e aprovada pela base da categoria, em assembleia. Eles debateram a questão no começo da noite e decidiram deliberar sobre o pedido em assembleia, nesta quinta-feira. será às 14 horas, no mesmo local, em frente do TRE, onde os servidores estarão acampados

Fonte: 24Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário