quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Encontro dos Profissionais da Educação Pública de Diamantino marca início do ano letivo

Centenas de profissionais da educação participaram do Encontro que ocorreu entre os dias 25 e 26 de fevereiro em Diamantino, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC); Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e o Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação (CEFAPRO).

O secretário municipal de Educação e Cultura, Nilvo Pedro Lanza e a secretária municipal de Assistência Social, Thérèse Silva destacaram, em nome do Governo Municipal, o empenho na constante atualização dos profissionais.

O assessor pedagógico, Jamil Rodrigues afirmou que em Diamantino os trabalhos são realizados para rede pública num todo, sem distinção se é rede estadual ou municipal. “O objetivo é fazer com que todas as discussões sejam levadas para sala de aula, em prol do aluno”, relatou.

Palestrantes conceituados abordaram temas contemporâneos, como, por exemplo, a secretária especial de Politicas Educacionais, Rosa Neide Sandes de Almeida que discorreu sobre politicas públicas educacionais de Mato Grosso.

Rasa Neide salientou que é importante integrar os professores e fazer com que recebam informações. Mencionou sobre a importância de encantar os alunos com o ambiente escolar. “A criança vai ao circo fica feliz, vai numa lan house fica super feliz, então a escola tem que ser um espaço assim. Não igual no passado, os alunos iam por medo dos pais, medo dos professores, hoje a pessoa precisa ir para escola e gostar de estar lá pelo encantamento”.

A secretária especial enfatizou também sobre a alfabetização na idade certa para não haver evasão escolar por falta de domínio da escrita e da leitura.

A secretária adjunta de Politicas Educacionais, Ema Marta Dunck Cintra sublinhou que o profissional aprende muito sobre teoria e a escola ideal enquanto está na faculdade, porém quando chega para trabalhar na escola real se depara com situações que a faculdade não ensinou. Ela destacou que é preciso olhar além dos livros e ver o aluno e as demandas que surgem. “A formação continuada propicia que possamos pensar melhor essa educação, para responder as expectativas e demandas que surgem diariamente, um estudo coletivo para melhorar a sala de aula”, mencionou.

Dentre os temas, a superintendente de diversidades na Educação Básica, Débora Erileia Pedrotti destacou que a diversidade está presente na sociedade de uma forma geral e devido à escola ser um retrato da sociedade a diversidade também está presente na escola. “Diversidade sexual, cultural, religião, a escola é subsidiária dessa sociedade e dessa diversidade. Tem que saber como trabalhar trazendo a identidade de cada um na construção do ensino e aprendizagem. A escola tem que tratar a diferença com igualdade”, frisou.

Para o evento englobar o ensino num todo --, as professoras Zoraide Barbosa Almeida Urcino e Marfisa Coimbra Guimarães trataram da concepção, fundamentos, ludicidade na Educação Infantil. 

Já a organização do trabalho pedagógico, através dos complexos temáticos foi retratado pela professora Márcia Regina Gobatto.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário