terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Diamantino: Setpu lança edital para obras de ampliação

Aeroporto servirá como destino de pousos e decolagens durante a Copa do Mundo

A Secretaria de Estado de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) disponibilizou, na terça-feira (4), o edital para realização das obras de reforma do Aeroporto Municipal Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis (212 km ao Sul de Cuiabá). A abertura das propostas acontece no dia 28 de dezembro, na sede da Setpu, em Cuiabá.

A empresa vencedora será aquela que apresentar o menor preço para executar as obras de ampliação e pavimentação do aeroporto até à Copa do Mundo de 2014. Isso porque, por determinação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), a unidade servirá como destino para pousos e decolagens durante a realização do evento, evitando uma sobrecarga no Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande.

A expectativa da Setpu é de que as obras no local tenham início em março de 2013. Para a realização da reforma, a pasta fechou uma parceria com a Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur), sendo responsável pela licitação, fiscalização e medições da obra.

Após a execução da reforma, a pista de pouco e decolagem que existe no aeroporto de Rondonópolis deverá passar a ter 45 metros de largura e 2.460 metros de extensão. Atualmente, a pista possui apenas 30 metros de largura e 2.033 metros de extensão.

Além disso, a empresa vencedora deverá implantar uma pista de táxi aéreo com 2.022 metros, localizada de forma paralela à pista de pouco e decolagem e com acesso às duas cabeceiras.

A atual sinalização luminosa deverá ser reposicionada e implantadas nas áreas acrescidas e, nas duas cabeceiras da pista, será instalado o sistema Precision Approach Path Indicatos (Papi), que faz a indicação de trajetória de aproximação e precisão da aeronave.

De acordo com o engenheiro civil Aeroportuário e Hidroviário da Setpu, José Carlos Ferreira, a nova configuração do aeroporto permitirá que boings 737-700, com capacidade para 150 passageiros, sejam operados no local. Além disso, com a sinalização e instalação do Papi, voos noturnos poderão ser realizados no aeroporto.

Outra mudança que deverá ser implantada no aeroporto é a aquisição de um equipamento de raio-x de bagagem e esteira de restituição de bagagem, que serão instalados na estação de passageiros.

 Investimento
A Sedtur anunciou, em outubro deste ano, investimentos na ordem de R$ 37 milhões para melhorar a infraestrutura de 11 aeroportos e aeródromos do interior do Estado. Além de Rondonópolis, serão beneficiados os municípios de Juína, Pontes e Lacerda, Nova Mutum, Juara, São Félix do Araguaia, Tangará da Serra, Cáceres, Diamantino, Barra do Garças e Alta Floresta.

O objetivo da pasta é impulsionar o turismo para várias regiões de Mato Grosso, principalmente durante a Copa do Mundo, a fim de não concentrar as atividades à Capital e aos municípios próximos.

Os próximos aeródromos prontos para terem as obras licitadas são os de Tangará da Serra, Barra do Garças e Juara. Os demais estão com os projetos em fase de conclusão. Clique AQUI para conferir a matéria.

Fonte: Lislaine dos Anjos/Redação/MidiaNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário