quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Projetos sociais de 14 escolas de MT vencem o 6º Prêmio Construindo a Nação


Nesta sexta-feira (24/08), 14 escolas públicas e privadas de Mato Grosso, que atuam na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA), receberão troféus de vencedoras da 6ª edição do Prêmio Construindo a Nação. A premiação, que é realizada em todos os Estados pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) e o Instituto Cidadania Brasil, de sde 2006 visa reconhecer projetos sociais desenvolvidos por escolas que transformam positivamente a vida dos alunos e da comunidade onde estão inseridas. 

Nesta edição, 51 escolas de 30 municípios do Estado inscreveram projetos sociais. A cerimônia de premiação das instituições vencedoras será realizada no Sesipark, em Cuiabá, a partir das 10h. Todas as instituições de ensino que conquistaram a primeira colocação são de cidades do interior, como a Escola Municipal Jonas Pinheiro da Silva Júnior, de Primavera do Leste, que ficou em 1º lugar na categoria Educação Infantil. A escola apresentou o projeto ‘Casinha de Histórias’ que visa desenvolver, por meio da leitura, a linguagem e o pensamento da criança para a vida social. 

“Utilizando contos fizemos um trabalho que desenvolveu a fala e a imaginação das crianças do ensino infantil, na faixa de 03 anos de idade. O objetivo é formar adultos que saibam se expressar e sejam participativos e atuantes”, conta a diretora da escola, Marilei Cristina Hengen. “Utilizamos recursos didáticos diferentes, como filmagens e fotos e contamos com os pais, que foram atores importantes nos encontros com trocas de histórias e experiências”, ressaltou. A escola de Primavera já havia participado em outras edições do prêmio e conquistou o 1º lugar somente este ano, com o aprimoramento do projeto. Na mesma categoria, as outras duas escolas que garantiram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, são de Várzea Grande e Cáceres. 

Na modalidade Ensino Fundamental, o Centro Educacional Paulo Freire, da cidade de Campo Verde, foi o primeiro colocado com a iniciativa ‘O planeta sustentável na esco la de hoje’, que envolveu alunos e comunidade em atividades teóricas e práticas voltadas para o meio ambiente e a sustentabilidade. Escolas de Várzea Grande e Juara garantiram as outras duas colocações com projetos também direcionados para o respeito à natureza.

A Escola Estadual Profª Amélia de Oliveira Silva, também com uma iniciativa centrada no cuidado com a natureza intitulada ‘Meio ambiente – preservar é o caminho’, garantiu o troféu de primeira colocada a Rondonópolis, na categoria Ensino Médio. Nesta modalidade, escolas de Várzea Grande e Tangará da Serra receberam o 2º e 3º lugar com os projetos ‘Pé rapado’ e ‘Coleta Seletiva’, respectivamente. 

Na categoria EJA, o Centro de Ensino de Jovens e Adultos José de Alencar foi o primeiro colocado com o ‘Projeto Coloridha&r squo;, realizado em Lucas do Rio Verde. Com o título ‘Socializando habilidades na formação educativa’, a Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes, de Cáceres, conquistou o 2º lugar. 

De acordo com a coordenadora de Educação do Sesi-MT, Cintia Silva, o prêmio já é realizado em 25 estados brasileiros e foi criado para incentivar projetos de cidadania, mas também é uma ferramenta importante de valorização do papel do professor, que é quem desenvolve cada iniciativa junto aos alunos e a comunidade.

“Os projetos contribuem para a formação do aluno-cidadão e transformam o professor em um interlocutor de boas práticas, que irão contribuir para o crescimento pessoal e social de todos os envolvidos. É gratificante para o Sesi fomentar a construção de projetos como esses no Estado e contribuir com o surgimento de uma sociedade consciente de sua capacidade positiva de transformação”, reforça a coordenadora. 

Duas instituições de ensino de Mato Grosso também receberão menção honrosa pela participação no Prêmio Construindo a Nação: a Creche Municipal Anjo da Guarda de Lucas do Rio Verde e a Escola Estadual 07 de Setembro, de Juína. Como Destaque Social, também será premiado o Centro Educacional Primavera, da cidade de Primavera do Leste. 

PREMIAÇÃO – As escolas vencedoras de cada categoria receberão troféus e uma máquina de fotográfica digital para apoiar as atividades educacionais. Os segundos e terceiros colocados de cada categoria e as instituições de ensino homenageadas com a Menção Honrosa e Destaque Social receberão placas de homenagem.

DIA DE LAZER – Alunos e professores das 14 escolas públicas e privadas da capital e do interior de Mato Grosso, vencedoras do Prêmio Construindo a Nação 2011, terão um dia gratuito de lazer no complexo aquático Sesipark, na sexta-feira (24/08). O cronograma, que tem início às 8h com café da manhã, segue até às 16h incluindo a cerimônia de premiação, almoço e atividades de recreação e lazer. 

Para mais informações sobre o Prêmio Construindo a Nação em Mato Grosso ligue (65) 3611 1638 ou acesse www.institutocidadania.org.br

Confira a lista de todas as escolas vencedoras do Prêmio Construindo a Nação em Mato Grosso:

Educação Infantil

1º lugar – Escola Municipal Jonas Pinheiro da Silva – Primavera do Leste 
2º lugar – Escola de Educação Básica Roberto Cochrane Simonsen – Várzea Grande 
3º lugar – Colégio Batista – Cáceres

Ensino Fundamental

1º lugar – Centro Educacional Paulo Freire – Campo Verde
2º lugar – Escola Estadual José Leite de Moraes – Várzea Grande 
3º lugar – Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes – Juara

Ensino Médio

1º lugar – Escola Estadual Profª Amélia de Oliveira Silva - Rondonópolis
2º lugar – Escola Estadual Terezinha de Jesus da Silva – Várzea Grande
3º lugar – Escola Estadual 13 de maio – Tangará da Serra

Educação de Jovens e Adultos 

1º lugar – CEJA José de Alencar – Lucas do Rio Verde 
2º lugar – Escola Estadual Dr. José Rodrigues Fontes – Cáceres

Menção Honrosa 

Creche Municipal Anjo da Guarda – Lucas do Rio Verde
Escola Estadual 07 de Setembro – Juína

Destaque Social 

Centro Educacional Primavera – Primavera do Leste.

Fonte: 24 Horas News

Nenhum comentário:

Postar um comentário