sexta-feira, 22 de junho de 2012

Nova Mutum: Prefeitura adquire microônibus novo para a Saúde


A Prefeitura adquiriu um microônibus novo para a Secretaria Municipal de Saúde. Trata-se de um veículo marca Volare, modelo W9, com capacidade para transportar até 26 passageiros, e dois auxiliares, equipado com elevador para portadores de necessidades especiais. O mesmo será utilizado para transportar pacientes em tratamento fora do município, sendo que para isso foram investidos R$212 mil, de recursos próprios.

 Desde setembro de 2011, os pacientes já vinham sendo transportados com um microônibus novo. Trata-se de outro veículo adquirido, na época, pela Secretaria, também com recursos próprios (R$190mil) e que agora será transferido para a Secretaria de Esportes e Lazer.

“Como fazia-se necessária a aquisição de um veículo para o Esporte, a administração optou em comprar um novo para a Saúde, já que ele é utilizado diariamente em viagens intermunicipais e transferir o outro, que vai utiliza-lo de forma mais esporádica”, explicou o secretário Sidney Ferreira.

 “Um dos principais benefícios desse novo veículo é um elevador que facilita a entrada de pessoas com necessidades especiais”, disse. São transportados pacientes que necessitam fazer consultas e exames médicos de média e alta complexidade, nos locais de referência de Nova Mutum, no caso, Cuiabá, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Sinop. Em média são realizadas 24 viagens por mês.

 O secretário destacou que com a aquisição do microônibus, em setembro, houve economia com passagens, mas essa redução é substituída pelo gasto com combustível. “Entretanto, é imensurável a comodidade e o conforto que estão sendo proporcionados aos pacientes. Muitos deles precisam se deslocar até três vezes na semana para Cuiabá, para fazer hemodiálise”, exemplificou.

 Até então, os pacientes eram levados em uma ambulância, com capacidade máxima de oito pessoas e a secretaria também fazia encaminhamento por ônibus de linha. A prioridade na utilização do micro-ônibus é para as viagens às cidades com maior número de pacientes agendados. Para as demais consultas, em outras cidades-polo, ainda são fornecidas passagens. A substituição do microônibus antigo pelo novo deve acontecer já nos próximos dias.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário