terça-feira, 18 de setembro de 2012

Dois ESFs de Diamantino voltam atender, com estrutra modernizada



As novas dependências da Estratégia da Saúde da Família (ESF) do bairro da Ponte e da comunidade da Bojuí voltam atender na próxima semana; depois de receberem reforma.

Todas as ESFs do município, antigos PSFs, serão modernizadas, no momento a ESF do bairro Bom Jesus está em obras e na próxima semana inicia no bairro Buriti.

O que é Estratégia da Saúde da Família?

A origem do Programa Saúde da Família ou PSF no Brasil, conhecido hoje como "Estratégia da Saúde da Família", por não se tratar mais apenas de um "programa", teve início, em 1994 como um dos programas propostos pelo governo federal aos municípios para implementar a atenção primária.

A Estratégia de Saúde da Família visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção, no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença.

O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. No âmbito da reorganização dos serviços de saúde, a estratégia da saúde da família vai ao encontro dos debates e análises referentes ao processo de mudança do paradigma que orienta o modelo de atenção à saúde vigente e que vem sendo enfrentada, desde a década de 1970, pelo conjunto de atores e sujeitos sociais comprometidos com um novo modelo que valorize as ações de promoção e proteção da saúde, prevenção das doenças e atenção integral às pessoas.

Fonte: Redação – O Divisor

2 comentários: