sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Mato Grosso já registra 36 mil casos de dengue em 2012; 13 mortes confirmadas


A notificação de casos de dengue no período é de 36.184. Desse total, 116 foram notificados como casos graves de dengue. Ate o momento, existem 18 óbitos, sendo 13 confirmados e cinco em investigação.

Cuiabá, a capital do Estado de Mato Grosso, tem a notificação de 10.311 casos de dengue, sendo 55 de casos graves. Em Várzea Grande, a notificação é de 2.410 casos de dengue, sendo 19 de casos graves. Em Sinop, a notificação é de 4.857 casos, sendo nove casos graves e, em Rondonópolis, a notificação é de 1.186 casos da doença, sendo um caso grave.

As notificações de casos de dengue em Mato Grosso de 1º de janeiro a 23 de agosto de 2011 foram de 8.054 casos, sendo que Cuiabá notificou 1.092, Várzea Grande notificou 298 casos, Sinop notificou 1.552 casos e Rondonópolis 253 casos. Em 2012, as notificações neste mesmo período são de 36.184 casos de dengue, em todo o Estado.

Os municípios que registraram óbitos foram: Cuiabá, cinco óbitos confirmados; Sinop, três casos confirmados; Aripuanã, um óbito confirmado; Sorriso, um óbito confirmado; Tangará da Serra, um óbito confirmado; Nortelândia, um óbito confirmado; Campo Novo dos Parecis, um óbito em investigação; Jaciara, um óbito em investigação; Várzea Grande, dois óbitos (sendo um confirmado e um em investigação); Vila Bela da Santíssima Trindade (um óbito em investigação); Planalto da Serra, um óbito em investigação.

Medidas de prevenção

A SES/MT continua a recomendar medidas de prevenção simples, que devem ser tomadas pela população do Estado, que são manter as caixas d’água, tonéis e barris, ou outros recipientes que armazenam água, totalmente tampados e limpos, lavando-os com escova e sabão semanalmente. Deve-se remover tudo o que possa impedir a água de correr pelas calhas e não deixar que a água da chuva fique acumulada sobre as lajes.

No caso dos vasos de plantas, encher de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos. Se não tiver colocado areia, ele deve ser lavado com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana. Deve-se jogar no lixo todo objeto que possa acumular água, como potes, latas e garrafas vazias. Colocar o lixo em sacos plásticos, fechar bem esses sacos e deixá-los fora do alcance de animais. Manter as lixeiras bem fechadas.

Ações

O Estado continua no monitoramento por exame laboratorial na identificação dos sorotipos circulantes da dengue no Estado. Os municípios prioritários para a realização da pesquisa são Cuiabá, Várzea Grande, Cáceres, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Alta Floresta. A ação faz parte da estratégia de monitoramento da doença e também vai permitir saber se o vírus 4 da Dengue circula nestes demais polos de Saúde. O MT Laboratório está equipado e preparado para a ação, que consiste em promover e desenvolver a técnica do isolamento viral e identificação da tipificação do vírus da Dengue (DENV1, DENV2, DENV3 e DENV4).


Os municípios prioritários que apresentaram a circulação do vírus DENV4 foram Várzea Grande, Cuiabá, Regional de Diamantino (especificamente no município de Nobres).

Fonte: Cenário MT

Nenhum comentário:

Postar um comentário