quinta-feira, 5 de julho de 2012

Juiz determina que Orkut bloqueie página de menor de VG

A defensora pública Tânia Regina de Matos,
que agiu para preservar a imagem da menor

O juiz Abel Balbino Guimarães, de Várzea Grande, determinou o bloqueio de uma página do Orkut por causa de crime virtual. A estudante E.S.S., de 16 anos, teve informações pessoais e fotos postadas na rede social, em um perfil falso, com anúncio relativo à prostituição. 

Ela é moradora de Várzea Grande e ficou sabendo do fato através de uma prima. O juiz fixou o prazo de 72 horas para bloqueio da página, além do aprofundamento das investigações policiais sobre o caso. Há a suspeita de que pode se tratar de uma possível rede de exploração infantil, e não apenas de um crime contra a honra. Passados doze dias, a determinação judicial não foi inteiramente cumprida e a estudante que sofreu crime virtual continua sendo vítima de constrangimento. 

 O pedido à Justiça foi feito pela defensora pública Tânia Regina de Matos. Após registrar um boletim de ocorrência, a família procurou o órgão. A defensora contou com o apoio da Gerência Especializada de Crime de Alta Tecnologia (GECAT) da Polícia Civil.

 “Tanto a Constituição Federal, quanto o Estatuto da Criança e demais leis, asseguram a preservação da imagem, tornando invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra entre outros valores”, afirmou a defensora. Ela contou que a menor se inscreveu na página de relacionamento Orkut (que é vinculada ao Google) para trocar mensagens com os amigos.

Fonte: Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário