quinta-feira, 21 de junho de 2012

Vereadores lutam em prol da UNEMAT para São José do Rio Claro




É do conhecimento de muitos que a luta do vereador Gilvan Rodrigues (PMDB) para a instalação de uma universidade pública no município de São José do Rio Claro não é de hoje.

Entretanto levando em consideração o crescimento constante e a geração de empregos no município, é que os parlamentares Valdemir Donizetti o Grandão (PSB) e Gilvan Rodrigues apresentaram na sessão de terça-feira (05), uma indicação aos Deputados Estaduais Mauro Savi (PR) e Dilmar Dal’Bosco (DEM), com cópias aos Deputados Federais Wellington Fagundes (PR) e Homero Pereira (PSD) para que interfiram juntos às autoridades competentes a viabilização de um Campus da UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso, para São José do Rio Claro.

O Legislativo Municipal de São José do Rio Claro vêm demonstrando sua preocupação com ensino superior e o futuro educacional dos cidadãos do município. Como a implantação de indústrias possivelmente São José do Rio Claro vai carecer de profissionais qualificados. Todas as faculdades e cursos que se instalaram até agora em SJRC foram de empresas particulares.

Então foi pensando nesta questão e nas pessoas que possui potencial e vontade de fazer um curso superior, mas que não tenham condições financeiras, é que esta luta continua. O Vereador Gilvan Rodrigues (PMDB), em março de 2008 esteve na capital do Estado reunido com representantes da Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT – para tratarem da possibilidade de implantação de um Campus na cidade de São José do Rio Claro.

Mas de lá para cá, muitos parlamentares se movimentaram, porém nada definido, durante este período também mudanças aconteceram inclusive na Reitoria da Universidade que hoje é administrada pelo profº Adriano Silva. A UNEMAT hoje é reconhecida como uma das melhores universidades do país, possuindo em seu quadro de docentes, vários mestres e doutores, ainda contando com excelentes cursos.

Mais uma vez os vereadores foram unânimes em ressaltar a importância deste projeto, lembrando as dificuldades em presenciar inclusive o deslocamento da população em cursar um ensino superior na cidade vizinha Diamantino. A Unemat tem se expandido de uma forma acelerada, tanto em campi como em cursos, hoje, a instituição está presente em 108 dos 141 municípios mato-grossenses, com 11 campi e 15 núcleos pedagógicos.

 Cerca de 15 mil acadêmicos são atendidos em 82 cursos regulares e modalidades diferenciadas oferecidas em todo o Estado, 49 especializações e 2 mestrados institucionais. Neste ano a Universidade foi enriquecida com mais um campus que começa a funcionar a partir do segundo semestre (2012/2) na cidade de Nova Mutum, além do curso de medicina implantado no campus - sede de Cáceres. Enfim, é objetivo de todos os vereadores de São José do Rio Claro trabalhar em prol a instalação de um campus da Unemat no município, pois ter um ensino superior é um direito de todos.

Fonte: Assessoria de Imprenssa

Nenhum comentário:

Postar um comentário