sexta-feira, 15 de junho de 2012

Dois anos para 2014: tempo é rival de Cuiabá para conclusão das obras

Sesc Arsenal, um dos pontos turísticos de Cuiabá
Um imenso canteiro de obras a céu aberto. Rasgada por obras de mobilidade urbana por todo lado, o advento da Copa do Mundo de 2014 promete mudar por completo a paisagem de Cuiabá, a capital de Mato Grosso. Pelo volume de investimentos na casa do bilhão, a meta do comitê organizador local é que a cidade cresça 30 anos em três. Mas faltando apenas dois anos para o início do Mundial, o clima é de correria.

O governo local corre para entregar as obras - grande parte delas começou apenas neste ano - a tempo dos jogos. Sede de quatro partidas da Copa, Cuiabá viu consumir três anos de preparação – da confirmação como sede até a presente data – em desgastes políticos e mudanças de projeto.No período, o governo destituiu uma agência e criou uma secretaria extraordinária para organizar o Mundial. A pasta trocou de comando quatro vezes.

Saiu o perfil político e entrou o técnico. O projeto mais ambicioso de mobilidade urbana, o Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) foi escolhido após ter o Bus Rapid Transit (BRT) definido. Na mudança de um modal para outro, o projeto foi alvo de suspeitas de irregularidades no Ministério das Cidades e teve o preço licitado acima do previsto pelo governo.

O consórcio habilitado para implantar o modal cobrou R$ 1,4 bilhão, aproximadamente, R$ 200 milhões a mais do que queria o governo estadual.Já o palco dos jogos, a Arena Pantanal deve ser concluída só em 2013 contrariando o primeiro cronograma das obras, que previa término da estrutura para dezembro de 2012.

De acordo com a Secopa, a nova Arena está com 45% dos trabalhos concluídos e o calendário de conclusão era mantido para este ano porque a cidade ainda sonhava sediar os jogos da Copa das Confederações em 2013. Como ficou de fora da competição, o calendário foi revisto. - Isto está sendo pensado.

Nós estamos rediscutindo isso (mudança) com o consórcio, com o governo federal e internamente. O importante é que as obras estão no cronograma e estão sendo executadas no ritmo que têm que ser e estará efetivamente pronta para a realização da copa. A questão do cronograma é só um ajuste que nós vamos fazer com uma série de outras situações para que a gente tome uma decisão correta – afirmou o secretário da Secopa-MT, Maurício Guimarães.

O primeiro pilar de concreto da Arena Pantanal foi instalado no dia 26 de abril de 2011. Um ano e dois meses depois, o local já está com 45% dos trabalhos concluídos e, visivelmente, ganha contornos do que será a Arena Pantanal de 2014. Orçada em R$ 519 milhões, segundo o TCU, a nova Arena terá capacidade para 43 mil espectadores.

Ao final do mundial, os lugares poderão ser reduzidos em 30%, uma medida que poderá baratear os custos de manutenção do espaço. O estádio contará com 104 camarotes, banheiros espalhados em todos os setores e assentos para pessoas com necessidades especiais.

 - A ideia é que chegamos no final de 2012 com 70% do estádio concluído e, a partir de janeiro, vamos entrar na fase de instalações que é complexa e a tecnologia utilizada vai demandar certo controle nos serviços – explicou o engenheiro da Secopa, João Paulo Curvo. Concebida para ser um espaço multiuso, a Arena Pantanal busca certificação internacional de sustentabilidade e conta, atualmente, com 600 operários.

O projeto da Arena Pantanal: estádio ficará pronto somente em 2013

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