sexta-feira, 15 de junho de 2012

Nova Mutum: Saúde capacita candidatos ao cargo de ACS

Treinamento continua até às 11h de hoje (15) na Uninova
Como já ocorrera no início do ano, também agora a Secretaria Municipal de Saúde está capacitando candidatos ao cargo de Agente Comunitário de Saúde (ACS). A iniciativa é parte do processo de seleção, segundo informa a coordenadora de Educação em Saúde, Sandra Neves.

 “Adotamos a capacitação como uma ferramenta classificatória, pois, nesse período podemos observar os candidatos e verificar melhor quem realmente tem aptidão para o desenvolvimento das atividades inerentes à função”, diz. Os novos ACS irão atuar no Pontal do Marape, Ribeirão Grande e PSF Araras.

Sandra lembra que o ACS precisa ter várias habilidades, sobretudo, no que diz respeito a relacionamentos interpessoais, haja vista a função exigir o permanente contato com as famílias usuárias do Sistema Único de Saúde (SUS). “A política pública de desenvolvimento humano se configura realmente, quando se trabalha de modo a valorizar as pessoas e a minimizar ao máximo possível o conflito advindo das relações interpessoais”, observa.

 Por isso mesmo, segundo a coordenadora, dentro do programa proposto para o treinamento, o grupo recebe informações sobre gestão do SUS e Atenção Básica, enfim, passa a conhecer não só a estrutura e organização dos serviços como os diversos programas, projetos e ações desenvolvidos no sentido de ofertar uma assistência qualificada à população.

 “O nosso objetivo é que cada um dos novos agentes inicie suas funções preparado, ou seja, que tenha as informações necessárias para desempenhar a contento suas atividades”, diz. O curso, que teve início na segunda-feira, continua até às 11h desta sexta-feira, 15, na sala 8 de Uninova.

 Amanhã, de acordo com o cronograma serão abordados os temas: preenchimento das fichas A e B, Vigilância em Saúde do Trabalhador, Educação em Saúde e cartão da gestante, entre outros. Já na sexta-feira, além de informações sobre o funcionamento do Programa Bolsa Família, serão repassadas orientações sobre estrutura e funcionamento da Vigilância Epidemiológica e Central de Regulação de Vagas.

 “A primeira experiência com o treinamento já nos mostrou resultados satisfatórios, pois percebemos o perfil de cada um e, a avaliação individual ajuda a compor a nota final do processo seletivo. Com isso temos uma equipe mais bem qualificada e também um melhor resultado final do trabalho desenvolvido pela equipe”, diz Sandra.

 Fonte: Assessoria de Imprensa/Rosamar Silva


Nenhum comentário:

Postar um comentário