terça-feira, 5 de março de 2013

Valtenir recebe diretoria do Sicredi; Cooperativas buscam liberdade para direcionar recursos


O deputado federal Valtenir Pereira (PSB-MT) recebeu nesta segunda-feira (04), o presidente do Sistema de Crédito Cooperativo em Mato Grosso (Sicredi), João Carlos Spentolfi e o diretor executivo da Cooperativa, João Moyses Abdalla Júnior em seu gabinete. A visita que tinha a característica de cortesia, acabou se convertendo para outros assuntos.

A principal discussão foi acerca dos recursos do Fundo Constitucional do Centro Oeste (FCO) e o Fundo de Desenvolvimento do Centro Oeste (FDCO). O diretor de fundos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro Oeste (Sudeco), engenheiro Cleber Ávila, que também participou do encontro, recebeu as demandas do Sicredi, fez esclarecimentos e definiu algumas ações para solucionar os entraves encontrados pela cooperativa, principalmente sobre a liberdade para direcionar os recursos.

Segundo o presidente do Sicredi, o Banco do Brasil estabeleceu valores fixos e intransferíveis para as cooperativas de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal. Diante disso, o que a diretoria do Sicredi pleiteia é a liberdade para transferir os recursos não utilizados de um estado para outro. "Goiás tem poucas agências do Sicredi e, portanto, não tem a mesma capacidade de absorver os recursos disponíveis para investimentos como Mato Grosso. Sobra em um e falta em outro", disse João Carlos.

Na oportunidade, ficou acertado que o deputado Valtenir e o diretor de fundos da Sudeco agendarão audiência com a superintendência do Banco do Brasil para apresentar as necessidades do sistema cooperativo de crédito. "A liberdade do Sicredi para operar o remanejamento entre os estados, de acordo com a estrutura de cada local, vai permitir a otimização na aplicação dos recursos", disse o deputado.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário