quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Casas noturnas terão que divulgar desenho arquitetônico com saída de emergência

As boates e casas noturnas do Estado de Mato Grosso terão que afixar cartazes com o desenho arquitetônico (croqui) do estabelecimento na portaria e locais de fácil acesso e nos informes publicitários para orientar o cliente quanto à localização das saídas de emergência. O Projeto de Lei do deputado estadual Luiz Marinho (PTB) tem por objetivo evitar casos como a de Santa Maria, no Rio Grande do Sul que vitimou pelo menos 239 pessoas e feriu pelo menos 124 outras na boate Kiss e que foi considerada a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas com incêndio.

“Sabemos que muitas das vítimas não tiveram chance de lutar pela vida, o ambiente extremamente escuro, sem ventilação e no momento em questão muito tóxica, dificultou a fuga”, explica. O deputado avalia que alguns jovens que estavam no local e conseguiram se salvar já conheciam a saída de emergência e por serem frequentadores do estabelecimento ou porque moravam na região.  

Outro fato que chamou a atenção do parlamentar nas entrevistas aos veículos de comunicação é que jovens que moravam nos fundos da boate conseguiram se salvar porque conheciam a planta da boate. “Por esse motivo e para resguardar a vida dos frequentadores de casas de shows, boates e eventos de grande público em caso de tumultos, incêndios apresentamos este projeto”, explica. 

O projeto do deputado consiste em orientar o cliente quanto à localização das saídas de emergência do local, facilitando o acesso em caso de tumulto e incêndios. Cabe ao estabelecimento desenvolver estratégias para garantir a edição e distribuição gratuita dos cartazes e fixação em lugares visíveis para garantir mais segurança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário