segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Missão Verão: Saúde de Diamantino pede envolvimento da população no combate à dengue

O calor do Verão junto com chuvas típicas traz preocupação com relação ao mosquito da dengue, desta forma a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino pede o envolvimento da população no extermínio dos criadouros do Aedes Aegypti.

A Secretaria Municipal Saúde informou que realiza ações permanentes, com inspeção dos agentes de saúde, mutirões em parceria com a Secretaria Municipal de Obras e ações educativas durante todo o ano e salientou que para o trabalho ter êxito a participação dos munícipes na limpeza dos seus quintais tem vital importância, principalmente na época de calor e chuva.

>> Fique sabendo:
O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquitos.

Não existe tratamento específico para dengue, apenas tratamentos que aliviam os sintomas. 

Deve-se ingerir muito líquido como água, sucos, chás. Não devem ser usados medicamentos à base de ácido acetil salicílico e antiinflamatórios, como aspirina e AAS, pois podem aumentar o risco de hemorragias.

>> Saiba como evitar a proliferação do mosquito:
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água.

O mesmo vale para qualquer recipiente com água. Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.  

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário