quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Responsabilidade sócio empresarial faz parte do planejamento estratégico; afirma professora na UNED

Nídia M. Guerra Gomes: “Não existe pensamento em estratégia sem levar em consideração a responsabilidade sócio empresarial”.
A responsabilidade sócio empresarial e os indicadores para demonstrar o trabalho social desenvolvido nas empresas foram abordados na palestra com a professora Nídia M. Guerra Gomes, na X Semana do Administrador, na Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino (UNED).
 
“O administrador na hora que vai traçar o planejamento estratégico já tem que pensar na responsabilidade sócio empresarial. Não existe pensamento em estratégia sem levar em consideração esse conceito”, observou.
 
A palestrante defendeu a formação acadêmica do administrador, ressaltando que o ensino superior dá base para trabalhar todas as ferramentas necessárias para fazer gestão. “A graduação trabalha o conhecimento necessário e o que mais falta hoje nas empresas é a gestão”, complementou.
A palestra mostrou ações para minimizar as externalidades negativas, despontando que os efeitos contrários são preocupações presentes nos planejamentos da administração.
 
O coordenador Tabajara Garcia, das empresas Reciclamax e Maxvinil, mostrou exemplos práticos das ações sustentáveis, citou o exemplo do óleo de cozinha já utilizado que pode ser reciclado e transformado em matéria prima para fabricação de esmalte sintético e tinta óleo; a borra é incorporada ao cimento na fabricação de tijolos de construção.
 
O gerente da C-Vale, Francisco Alves Pereira relatou os projetos sociais implantados pela empresa, tanto internamente com os colaboradores, quanto externamente com os familiares dos associados e a comunidade, ideias partindo da matriz no Paraná e chegando às unidades em quatro Estados do país.
 
“O administrador tem que ter conhecimento amplo, saber de tudo um pouco e se especializar naquilo que é mais importante que é gestão de pessoas. Temos que ser gestores de pessoas, não há administrador, não há líder, se não saber administrar pessoas”, finalizou.
 
- Participação
 
Os acadêmicos de outros cursos participaram do ciclo de palestras, acompanhados da coordenadora adjunta Karina Nonato, discentes de Enfermagem marcaram presença.
 
Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário