segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Plantio de soja avança 2,3% no Nortão

O plantio da nova safra da soja na região Médio-norte de Mato Grosso já atingiu 2,3% dos pouco mais de 3 milhões de hectares estimados para a cultura, segundo o recente levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA). As chuvas tem aumentado desde o início de setembro, favorecendo os trabalhos dos produtores.

Em Nova Mutum e Santa Rita do Trivelato o plantio avançou em 3% das áreas estimadas para cada. Na primeira, por exemplo, o instituto prevê que a safra seja plantada em 385,3 mil hectares. Já no segundo município, a expectativa é de 176,2 mil hectares.

Sorriso, maior produtor nacional, o plantio avançou em 2,5% dos 633,4 mil hectares estimados no levantamento. O mesmo percentual é aplicado para Lucas do Rio Verde, onde a área prevista para plantio é de 266,3 mil hectares e, para Nova Ubiratã, onde a área estimada é de 293,9 mil hectares.

Em Sinop, onde a oleaginosa deve ser cultivada em uma área estimada de 118,8 mil hectares, o plantio avançou 2%. Mesmo percentual para Ipiranga do Norte, onde o Imea prevê área de aproximadamente 240 mil hectares.

No Estado, a área estimada para cultivo da soja é de aproximadamente 7,8 milhões de hectares e, de acordo com o Imea, o plantio já avançou 1,7% até a última sexta-feira (28).

Na última semana, o presidente da Associações dos Produtores de Soja e Milho do país (Aprosoja Brasil) , Glauber Silveira, destacou a expectativa de produção em aproximadamente 24 milhões de toneladas.

Fonte: Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário