quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Estado não paga; Hospital parcialmente fechado começa causar problemas em Diamantino e vira caso de polícia

Os atrasos nos repasses do Governo do Estado ao Hospital São João Batista em Diamantino causam problemas aos cidadãos, dois dias após o frei Tarcísio, que gerencia o Hospital, anunciar o encerramento, por tempo indeterminado, das internações e cirurgias já começaram surgir os problemas.

A gestante Elisângela Silva Nascimento, 24, entrou em trabalho de parto e procurou o São João Batista na noite de terça-feira (23.10), momento que, segundo consta no boletim de ocorrência, mesmo estando em situação de risco foi orientada a procurar o Pronto Atendimento (PA).

O Pronto Atendimento disponibilizou uma ambulância e encaminhou Elisângela para receber atendimento hospitalar em Nortelândia.

- Caso Hospital São João Batista

O Governo do Estado de Mato Grosso está em atraso com os repasses ao Hospital São João Batista em Diamantino, de acordo com o frei Tarcísio, que gerencia o hospital, o débito totaliza R$ 817 mil.

Devido esse problema financeiro houve uma reunião na segunda-feira (22.10) e ficou decidido que o São João Batista deixa de oferecer, por tempo indeterminado, os serviços de internações e cirurgias.

“Assim que tiver regularizada a situação nós voltamos, e à medida que for acabando nossos materiais nós vamos diminuindo o atendimento”, lamentou o frei.

Segundo o franciscano, a dívida do hospital se acumula em aproximadamente R$ 600 mil e hoje não é possível nem ao menos comprar material de limpeza. Os médicos e demais funcionários sofrem com atraso salarial.

Por enquanto continuam os atendimentos ambulatoriais, consultas médicas, raio-X, ultassonografia e endoscopia; mas não mais cirurgias e internações.

“Eu não posso oferecer um serviço sem qualidade e colocar em risco a vida da população”, acrescentou o administrador.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Diamantino informou que o prefeito Juviano Lincoln não medirá esforços para que o Governo do Estado resolva com celeridade o problema.

Segundo a assessoria, o prefeito entrou em contato com o presidente da Assembleia Legislativa, José Riva, para ajudar cobrar o Governo do Estado e agendou com o secretário estadual de Saúde Adjunto, Vander Fernandes, uma reunião para tratar sobre o caso na próxima quinta-feira (25.10).

Fonte: Redação – O Divisor

Nenhum comentário:

Postar um comentário